Autor Tópico: Quem usou full frame consegue voltar para APSC?  (Lida 20595 vezes)

Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #75 Online: 02 de Julho de 2015, 06:02:32
Vou dar a minha opinião:
Eu prefiro Fullframe porque eu aprendi a fotografar com filme. Gosto de pegar a minha 50mm e ela me parecer uma 50mm...
Quando voltei para a fotografia comprei uma D40, e a minha 50 era uma 75 e isso me incomodava muito! Logo comprei uma D700 e tudo se normalizou. Atualmente tenho uma D4s que é grande e pesada e viajo com ela apenas porque uso lente TS nas minhas últimas viagens.
Com o tempo fui estudando e aprendendo a usar APS-c e uso a minha X-Pro1 com extrema facilidade e geralmente é a minha câmera de escolha, reservando as DSLR apenas para filmagem ou quando preciso desempenho de AF e velocidade que só a D4s ou 7D MkII me dão.
A qualidade das imagens geradas pela X-Pro1 com as lentes Prime da Fuji me fizeram largar, acreditem, uma Mamiya com Back digital para retratos.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #76 Online: 02 de Julho de 2015, 12:27:01

A logica "internautica" é:
APS-C em mirrorless Fuji é PRO e o futuro e a diferença de qualidade com FF imperceptivel (Zack Arias, por ex, em 2013-2014)
APS-C em DSLR é AMADORA e é o passado e até FF sofre perto de medio formato porque tamanho do sensor e a física e tal mostram grande diferença  (o mesmo Zack Arias falando da hassel em 2010-2012, lembrando que a hassel nao é fullframe em medio, ela é uma medio formato cropada) .vai entender..
Por favor explique a verdadeira lógica pois está confuso demais para minha inteligência absorver ou realmente o texto é pura brincadeira.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #77 Online: 02 de Julho de 2015, 12:36:11
Por favor explique a verdadeira lógica pois está confuso demais para minha inteligência absorver ou realmente o texto é pura brincadeira.

também li umas 3x e não entendi lhufas :ponder:


Roger Fraga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
Resposta #78 Online: 02 de Julho de 2015, 14:15:30
Sebastião usa 1D e 5D, mas no doc Revelando Sebastião Salgado ele aparece andando pelas ruas de Paris usando uma 70D se não me engano.
Mas esse bicho fotografa até com uma caixa de fósforo...
Isso mostra que cada equipamento tem suas finalidades.
Claro que nas fotos pesadas ele usa 1d e 5D porque realmente precisa de corpos selados e robustos quando vai para lugares mais punk´s

Abraços
« Última modificação: 02 de Julho de 2015, 14:16:14 por Roger Fraga »
Canon 5Dc / Canon 6D / Canon T2i / EF 16-35 2.8 USM L II / EF 50 1.8 / EF 70-200 F4 USM / EF-s 18-55 / Flash Canon 580 EXII / RF YN 603


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #79 Online: 02 de Julho de 2015, 14:42:29
Por favor explique a verdadeira lógica pois está confuso demais para minha inteligência absorver ou realmente o texto é pura brincadeira.

Pelo que entendi, ele está separando a opinião dos user mirroless APS-C dos user de DSLR.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #80 Online: 02 de Julho de 2015, 14:45:01
.... mas poucos aceitaram dizer qual é a foto da câmera cropada nos dois exemplos...

aviasom, pode ter passado despercebido para mim, mas em momento algum você deu informações importantes para que eu pudesse dar qualquer chute. Se eu soubesse que todas foram tiradas com a mesma abertura, com a distancia focal praticamente equivalente, eu (e acredito que muitos) teria chutado.
Olhando para o tronco da foto com o passarinho colorido da full frame, percebe-se que o DOF é menor, pois a lateral do tronco está fora de foco, já na APS-C até o passarinho que está atrás está com um foco bom.
Nas fotos com o beija-flor e o passarinho amarelo, o bokeh do fundo na primeira é bem mais suave. Nem vou considerar a granulação, que está mais acentuada na segunda, pois não sei qual foi o ISO de cada uma.
Essas diferenças que citei podem ser alteradas com configurações e escolha de lente, portanto não quis arriscar um chute com o risco de ser uma pegadinha.
Faz estas fotos novamente, só que de noite. Ai acho que fica bem mais evidente qual é qual.

Mas acho que o importante para o criador do tópico é entender que tudo depende de satisfação. O colega aviasom, por exemplo, não conseguiria tirar estas fotos com uma D5100 ao invés da D7000? Sem sombra de dúvidas. Esta troca poderia limita-lo em algumas situações? Talvez, mas ele fotografaria mesmo assim. Se os resultados são tão parecidos, porque ele tem uma D800? Só ele pode responder. Quem usou full frame consegue voltar para APSC? Lógico que sim! Então vai ficar ainda encanado com a 6D? Com certeza, pois, por mais que você seja convencido que não precisa de uma FullFrame, quando ver uma vai dar aquele "Ahhhh".
« Última modificação: 02 de Julho de 2015, 14:47:52 por Leo P »


afelipe

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
    • Flickr
Resposta #81 Online: 02 de Julho de 2015, 15:26:13
Olhando para o tronco da foto com o passarinho colorido da full frame, percebe-se que o DOF é menor, pois a lateral do tronco está fora de foco, já na APS-C até o passarinho que está atrás está com um foco bom.
Mais uma vez, só isso não resolve para matar a charada...

Casal de Corujas Buraqueiras - A de trás, muito próxima, já não pegou o foco.

Nikon D7200 + Nikkor 18-300mm 3.5-5.6, a 285mm de distância focal.
Eu devia estar a no mínimo 10 metros das aves.
https://www.flickr.com/photos/andrefelipecarvalho/19166479012




https://www.flickr.com/photos/andrefelipecarvalho/19358471025

Granado 2: Experimentando com Profundidade de Campo
Nikon D7200 com Nikkor 35mm 1.8DX, a cerca de 30 cm de distância do sujeito(ou assunto).
O foco está exatamente ou eu quis que ele estivesse: no ramo de flores mais à direita.


O que penso é que dá para se fazer com uma DX "tudo" que se faz com a FF, menos obter a nitidez bem melhor das FF, que permite que voce use um zoom moderado e ainda consiga cropar a foto, simulando um zoom maior, porém mantendo a excelente nitidez e riqueza de detalhes.

Então, voltando para o assunto do tópico, creio que seja possível sim, retornar às DSLR APSC, se o fator limitante for grana. Se a grana não é problema, não teria porque ir para uma DX.

Já APSC FUJI X-T1, considero que seja outro equipamento, outra classe. Fica difícil comparar.
Fuji HS50EXR | Nikon D7200 + 35mm + 18-300mm | Sony HX50v | Meu celular | (não necessariamente nessa mesma ordem)


Câmera Cega

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #82 Online: 02 de Julho de 2015, 15:32:24
« Última modificação: 02 de Julho de 2015, 15:33:11 por Câmera Cega »


Câmera Cega

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #83 Online: 02 de Julho de 2015, 15:34:51
Sebastião usa 1D e 5D, mas no doc Revelando Sebastião Salgado ele aparece andando pelas ruas de Paris usando uma 70D se não me engano.
Mas esse bicho fotografa até com uma caixa de fósforo...
Isso mostra que cada equipamento tem suas finalidades.
Claro que nas fotos pesadas ele usa 1d e 5D porque realmente precisa de corpos selados e robustos quando vai para lugares mais punk´s

Abraços

:ok:


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #84 Online: 02 de Julho de 2015, 15:56:02
Mais uma vez, só isso não resolve para matar a charada...

Concordo. Tanto que falei que essas diferenças podem ser alteradas com configurações e escolha de lente, portanto não quis arriscar um chute com o risco de ser uma pegadinha. Mas comparando duas fotos tiradas na mesma distância, com a mesma abertura e distância focal equivalente, é possível determinar qual é FullFrame pelo DOF.


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #85 Online: 02 de Julho de 2015, 16:39:30
Mas comparando duas fotos tiradas na mesma distância, com a mesma abertura e distância focal equivalente, é possível determinar qual é FullFrame pelo DOF.
Usando lentes TELE realmente não da pra perceber muito a diferença.
Sem falar que esses arquivos em 800*600 que voces postam aqui da até raiva, não entendo porque não colocam a foto inteira no tamanho original no Flickr. Só ampliando bem da pra ver a diferença.

A grande diferença do FF pra mim e que fez eu migrar pra FF está nas lentes WIDE e normal.

Eu não volto pra APS-C, pois venho do Filme e minhas lentes 28/2.0, 50/1.4 e 135/2.5 simplesmente não existem relativas no APS-C.

Ter os 2 sistemas realmente é o ideal e dá pra viver sem FF, mais lembre, desfoque e nitidez não serão iguais, só em teste de produto com foto de perto fica igual, na vida real você é limitado pela distância do objeto e acaba tendo que ir mais longe pra ter o enquadramento que quer, e aí o DOF aumenta, dando um visual diferente a foto (nem estou falando no tamanho do DOF e sim do look).
Sem falar que nem sempre é possível ir mais longe, geralmente se tem paredes etc.. chegar mais perto geralmente é mais fácil.

Outra coisa é a definicao em lentes Wide, no FF é incomparavelmente maior a definição, pelo menos no meu equipamento, comparando os arquivos da 5Dc (de 2005) com minha ex T3i de 2012. Mais aqui pode ser a questão da densidade dos pixels. Não sei, só sei que a 5Dc DESTRÓI a T3i nas Bordas.

MInhas fotos ficaram mais bonitas? Talvez não, mais é igual quando você troca seu Chevrolet Cruze por uma BMW serie 5. Ambos possuem Ar, DH, ABS etc... e te levam ao mesmo lugar. Mais quem anda de BMW nunca mais quer um cruze.

Abraços e está muito legal e saudavel as conversas, boa semana a todos.

Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #86 Online: 02 de Julho de 2015, 17:22:40
Quem usou full frame consegue voltar para APSC?
O mais triste, é que para saber disso o sujeito precisa ter passado pelos 2 sistemas (mesmo que seja emprestando o equipamento de alguém).

Outro agravante é o consumismo, as vezes procuramos desculpas para trocar de equipamento.

Lentes Antigas + Sony E-Mount


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #87 Online: 03 de Julho de 2015, 07:13:14
O Sebastiao usa o que está interessante para a fotografia dele no momento,
Já usou Pentax Spotmatic, Pentax 645, Leica e ultimamente usa Canon.
Eu conheço ele.
A maioria dos fotógrafos enxerga suas máquinas como ferramentas. O conhecimento técnico e escolha do equipamento adequado para cada projeto faz parte de ser fotógrafo! O Amador é quem se pega mais na questão de marca, tamanho da película...
« Última modificação: 03 de Julho de 2015, 07:16:14 por Pope »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #88 Online: 03 de Julho de 2015, 07:15:52
Outra coisa:
Usar uma 14mm em uma APS-C é a mesma coisa do que usar uma 21 em FF ou uma 50mm em uma 6X8. Tem que saber qual é a linguagem que você quer dar... O problema é o cara que quer usar apenas lentes FF em corpos Crop... Ai se perde inteiro...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Roger Fraga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
Resposta #89 Online: 03 de Julho de 2015, 09:17:17
Outra coisa:
Usar uma 14mm em uma APS-C é a mesma coisa do que usar uma 21 em FF ou uma 50mm em uma 6X8. Tem que saber qual é a linguagem que você quer dar... O problema é o cara que quer usar apenas lentes FF em corpos Crop... Ai se perde inteiro...

Exato cara
Eu usava uma 16-35 L em uma 70D e não estava contente...
Quando comprei uma FF, ai sim minha 16-35 fez uma baita diferença mesmo.
Canon 5Dc / Canon 6D / Canon T2i / EF 16-35 2.8 USM L II / EF 50 1.8 / EF 70-200 F4 USM / EF-s 18-55 / Flash Canon 580 EXII / RF YN 603