Autor Tópico: Quem usou full frame consegue voltar para APSC?  (Lida 20592 vezes)

paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Online: 29 de Junho de 2015, 15:28:21
Olá amigos.
Opinião sincera de vocês:
- Quem já teve o gosto de usar full frame consegue acostumar novamente com APSC?
Durante vários anos fui usuário de Canon (tive corpos 60D e 6D, e lente 18-135, 24-105L e 200mmL).
Como era só hobbista e precisava investir em outros projetos, vendi meu todo equipamento Canon e comprei is itens Fuji da assinatura.
Mas não estou me adaptando ao sistema mirrorless e pensei em voltar para o mundo DSLR.
Citando o Efilho, “Sair de uma 6D com prime e zoom L para uma Fuji básica APS-C com as lentes zoom mais baratas da marca é um exercício mais de resignação do que de adaptação...”
É a mais pura verdade.
Depois de usar equipamento bom é difícil fazer downgrade, rsrsrs. Acho que tão logo eu possa vou comprar outra DSLR, provavelmente full frame, rsrsrs. Atualmente até inspiração pra fotografar está faltando, hehehehe.
Mas e se eu comprar por exemplo uma 70D com a lente 18-135 STM?
Vou ficar ainda encanado com a 6D?
Sou hobbista, não ganho dinheiro com fotografia, mas qualidade vicia, rsrs...
Ou a economia de uma boa grana vai valer a pena?


Rodrigo.Lima

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2015, 15:37:39
Defina seu nível de exigência como hobbista kkk


Sgozzi

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2015, 15:38:25
EU, só voltaria para cropada se fosse necessário fotografar com tele objetivas.
A única coisa que senti falta no FF foi minha 200mm virar 200mm mesmo kkkkkk
Estava querendo até comprar uma 100-400mm mas com esse dólar alto e com despesas de um filho recém nascido em casa. As prioridades deram uma guinada. :D
Canon EOS 6D
EF 35 f2 is / EF 50 f1.4 / EF 85 F1.8 / EF 100 f2.8 / EF 17-40 f4 L / EF 24-70 f2.8 L / EF 70-200 f4.0 L IS /  580 EX / 2x 430 EX / ST-E2.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/sandrogozzi/


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2015, 15:47:27
Exigente eu sou, mas gosto de fotografar natureza, principalmente paisagens.
Um kit 6D + 17-40 vai custar beeem mais que 70D + 10-18... Quase o dobro  :no:
Aí fica difícil equilibrar? Até quanto a qualidade a mais justifica o investimento bem maior?  :ponder:
Será que os resultados serão duas vezes melhor com a 6D?
Por outro lado, no mundo APSC já estou... embora com Fuji
Enfim...  :aua:
Quanto mais o tempo passa mais as dúvidas crescem e menos eu fotografo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2015, 16:10:34
Cara, você vai cometer o mesmo erro de novo e não tem nada haver com o tamanho do sensor.
Vc fala de lentes L e quer voltar para uma 18-135 STM, que é no maximo uma lente boa.
Porque não compra uma fixa da fuji de grande abertura?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roger Fraga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2015, 16:17:15
Só voltaria para uma crop se a grana apertar de fato ou precisar de muita tele.
É como todos dizem, e é pura verdade; FF é outro mundo!!!

Já pensou em pegar uma 5d Clássica?
Ótimo preço e não perderia o prazer de uma FF
Uso uma como hobby e só penso em adquirir mais lentes agora...

Canon 5Dc / Canon 6D / Canon T2i / EF 16-35 2.8 USM L II / EF 50 1.8 / EF 70-200 F4 USM / EF-s 18-55 / Flash Canon 580 EXII / RF YN 603


Rodrigo.Lima

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #6 Online: 29 de Junho de 2015, 16:22:56
Eu compraria a 70D + 10-18mm + fixa barata(40mm ou 50mm STM) no máximo. Atenderia a exigência de qualquer hobbista a meu ver


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2015, 16:24:04
Quer sensor full-frame com preço de cropada? Pense numa 5D (versão 1, clássica). Vira e meche aparece alguma nos classificados por 1700 ~ 1800 reais. Invista mais 1500 numa 17-40 e pronto, terá seu kit para paisagens (que por sinal é o que eu uso hoje!). Depois escolha mais alguma lente normal como a nova 50mm STM que é baratinha ou meia-tele tipo uma 85mm ou 100mm e pronto, estará coberto em praticamente qualquer ocasião.

Agora, como o pessoal disse, sua comparação não está se restringindo ao sensor. Comparar lentes "L" junto do sensor da 6D com lentes de kit das outras plataformas é no mínimo desproporcional. Ainda assim, não acho que perderia muito numa comparação de 6D + 17-40L contra uma T5i + EF-S 10-18 ou Tokina 11-16. Em reviews analisando pixel a 100% talvez sim, mas na prática mesmo (visualizações normais na internet e impressões) duvido muito.

Pra mim, o único grande "plus" que senti ao migrar de cropada para full-frame é a profundidade de campo relativa/percebida. Em retratos (e adoro fazer eles com minha 85mm), achei bem bacana esse up. De resto, totalmente normal...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 29 de Junho de 2015, 16:51:58
Já pensou em pegar uma 5d Clássica?
Quando fui comprar minha primeira digital eu já queria a 5D classica, mais na dificuldade de achar uma "novinha" acabei pegando a T3 nova.
O tempo passou e me iludi com a T3i, mais pensando sempre na 5D....Comprei a T3i, me arrependi e quando tive a chance não deixei passar a 5Dc.
Me arrependo de não ter pego antes ela, pois só perdi dinheiro nessas trocas, pense nisso, as vezes sai mais barato já pegar de primeira aquilo que sonha, independente de 5D ou 6D.
É o que minha esposa sempre fala, quando você já tem algo na cabeça, não tente se enganar, já vá direto ao ponto.
Na boa, depois que tu vê a definição da imagem da 5Dc + 40mm Pancake ou 50/1.4 tu nunca mais vai querer usar 70d, T4i da vida, é outro lance.
Veja essa, baixe em resolucao maxima e conte as pedrinhas rsrs.
Claro que, isso não me faz fotografo melhor e nem minhas fotos são melhores, mais eu tenho "arquivos" melhores, isso sim.
Bom, Eu não consigo voltar.
IMG_2731 by Silvano Rocha, no Flickr

Sem falar na possibilidade de fazer fotos desfocas e ao mesmo tempo pegar corpo inteiro numa pequena distância (5m) com uma 50mm, não adianta falar a teoria que for, é bem diferente, pois usando a mesma 50mm numa APS-C teria que ficar mais longe ou então usar uma 35/1.4 na mesma distancia, consequentemente não teria o mesmo desfoque.

IMG_8429 by Silvano Rocha, no Flickr

IMG_8461 by Silvano Rocha, no Flickr
« Última modificação: 29 de Junho de 2015, 16:53:01 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Junho de 2015, 16:55:54
O que eu quis dizer, Paulo, é que vc está sentindo não a diferença de FF para mirrorless, e sim de equipamento com qualidade profissional para outro nem tanto. Se vc tivesse saído da 6D+24-105L para uma Fuji XT-1 com XF 16-55 f/2.8, garanto que não estaria querendo trocar. Muito pelo contrário: estaria satisfeitíssimo em obter qualidade de imagem comparável carregando menos peso e volume e dispondo de vantagens que só a mirrorless oferece...

Dê uma segurada no entusiasmo antes que comece a gastar demais com o hobby. É hobby e não fonte de aborrecimento... Suas fotos são bacanas, e acho que vc não depende de equipo x ou y para manter seus resultados :ok:


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #10 Online: 29 de Junho de 2015, 17:21:04
eu passei para ff há algum tempo e confesso que não consigo confiar mais na qualidade das APS-C.

O nivel de detalhe, qualidade da imagem e cobertura são boas demais nas ff... Experiência minha!

pode ser que o pessoal não concorde, mas eu gostei demais. Até comprei uma cropada, mas a diferente em termos de fotografia é grande. Quando se acostuma com as ff é complicado.

Mas pra tudo tem jeito. Se você pegar numa crop vai acabar se acostumando novamente, eu imagino.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 29 de Junho de 2015, 18:15:50
Estou nesse exato momento passando por essa transição, mas no meu caso a fotografia não é hobby, tenho como câmera principal uma 6D que uso com uma 24-105 em todas as etapas do casamento, e tinha uma T3 que ficava pendurada com uma 50mm para fazer alguma foto ocasional, eis que vendi a T3 e pintou a oportunidade de experimentar o lado negro da força, comprei uma D7100 de um amigo aqui do fórum, e semana passada peguei uma Tamron 17-50 F2.8 com o pensamento de que se essa câmera me der 80% do que me da a 6D em um "conjunto da obra", eu venderia a 6D e abandonaria não só a Canon, quanto o mundo FF.

Fiz algumas fotos e gostei muito do resultado, mas foram fotos com luz abundante e em condições tranquilas de uso (fotos descompromissadas).

Sábado agora será o dia D para a Nikon, vou fazer um casamento com as duas câmeras no strap, ai então vou decidir se fico com FF(6d no caso), ou se volto para crop (D7100).

Segunda feira vou postar aqui neste mesmo tópico se o desempenho foi satisfatório e se volto para o crop, no lado negro da força.

Att
« Última modificação: 29 de Junho de 2015, 18:16:36 por Roberto Dellano »


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #12 Online: 29 de Junho de 2015, 18:21:13
Estou nesse exato momento passando por essa transição, mas no meu caso a fotografia não é hobby, tenho como câmera principal uma 6D que uso com uma 24-105 em todas as etapas do casamento, e tinha uma T3 que ficava pendurada com uma 50mm para fazer alguma foto ocasional, eis que vendi a T3 e pintou a oportunidade de experimentar o lado negro da força, comprei uma D7100 de um amigo aqui do fórum, e semana passada peguei uma Tamron 17-50 F2.8 com o pensamento de que se essa câmera me der 80% do que me da a 6D em um "conjunto da obra", eu venderia a 6D e abandonaria não só a Canon, quanto o mundo FF.

Fiz algumas fotos e gostei muito do resultado, mas foram fotos com luz abundante e em condições tranquilas de uso (fotos descompromissadas).

Sábado agora será o dia D para a Nikon, vou fazer um casamento com as duas câmeras no strap, ai então vou decidir se fico com FF(6d no caso), ou se volto para crop (D7100).

Segunda feira vou postar aqui neste mesmo tópico se o desempenho foi satisfatório e se volto para o crop, no lado negro da força.

Att

Aguardaremos ansiosamente Roberto!
No meu caso, eu inclusive estava "de olho" na D7100, embora ache que vá ficar com Canon mesmo, caso eu desista da Fuji.
Agradeço a todo mundo que comentou no tópico! Estão me ajudando bastante a refletir!


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 29 de Junho de 2015, 18:39:10
Volta sim, se não tiver dinheiro, ou seja, se não tiver outra opção. Caso contrário é natural desejarmos as coisas melhores.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 29 de Junho de 2015, 18:49:58
@Roberto Dellano
Acho que o AF da tamron vai pesar negativamente na sua escolha.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs