Autor Tópico: Quem usou full frame consegue voltar para APSC?  (Lida 20589 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #15 Online: 29 de Junho de 2015, 19:04:08
@Roberto Dellano
Acho que o AF da tamron vai pesar negativamente na sua escolha.

Rapaz, eu ja tive uma Tamron para Canon, na época não pude ficar com ela justamente por conta do AF, eu fotografava em academias e ela não conseguia acompanhar um movimento, mas ao que me parece até agora o desempenho da Tamron na D7100 é bem melhor, mas quero ver em baixa luz quando a festa começa.


matheusmacedo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #16 Online: 29 de Junho de 2015, 19:13:16
Da nada não..

Tendo boas lentes, não pesa tanto... pelo menos pro meu tipo de serviço...


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #17 Online: 30 de Junho de 2015, 07:04:55
O que eu quis dizer, Paulo, é que vc está sentindo não a diferença de FF para mirrorless, e sim de equipamento com qualidade profissional para outro nem tanto. Se vc tivesse saído da 6D+24-105L para uma Fuji XT-1 com XF 16-55 f/2.8, garanto que não estaria querendo trocar. Muito pelo contrário: estaria satisfeitíssimo em obter qualidade de imagem comparável carregando menos peso e volume e dispondo de vantagens que só a mirrorless oferece...

Dê uma segurada no entusiasmo antes que comece a gastar demais com o hobby. É hobby e não fonte de aborrecimento... Suas fotos são bacanas, e acho que vc não depende de equipo x ou y para manter seus resultados :ok:
essa de equipamento com qualidade profissional e cara de profissional eh por ai mesmo!E tem pessoas que sentem vergonha da mirrorless qd ha alguem por perto com uma "profissional" kkkkkk...conheci gente assim,que nw ousou nem tirar a bichinha da bolsa e hj partiu para uma mais profissa..nw estou falando do amigo q criou o topico,a dele talvez seja diferente o motivo
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #18 Online: 30 de Junho de 2015, 09:25:00
Claro que consegue voltar. Ainda mais se for pra hobby, APS-C é mais que suficiente, ainda mais se usar umas boas objetivas. Se eu não trabalhasse com fotografia, provavelmente ficaria só com a minha SL1 e um par de fixas (que é o que eu costumo fazer quando não estou fotografando a trabalho). Ou então partiria pra umas mirrorless mesmo.

Mesmo para trabalho eu uso APS-C de vez em quando, dependendo do caso. Não vejo demérito no formato. As FF se destacam mais quando se precisa de ISOs altos ou muita definição, mas as APS-C hoje em dia estão num nível muito bom.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #19 Online: 30 de Junho de 2015, 09:48:48
Depende de seu nível de exigência.

EU como "hobbysta", poderia migrar da FF para uma APS-C sem problemas. Só não abriria mão de minhas objetivas prime f/1.2 e f/1.4.
Se fosse profissional, dificilmente faria o "downgrade".


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #20 Online: 30 de Junho de 2015, 10:09:01
Depende...

Mas acho que a dependência não é nem do nível de exigência e sim do uso que se faz.

Se está claro que as principais vantagens das FF estão em ISO alto, DOF curto e uso de GA (essa até já tem boas alternativas para APS-C), sente muito a diferença quem precisa disso.

Acho que quem faz ensaio externo e social ainda se beneficia muito de FF.

Eu, pessoalmente, ainda que reconheça as qualidades da FF e, hoje, tendo os dois formatos, acho que viveria bem apenas com a APS-C.

De resto, faço coro com os colegas: tu sentes mais a diferença do vidro e da usabilidade do equipamento que do sensor.

Abs!
« Última modificação: 30 de Junho de 2015, 10:17:24 por fernandomaues »


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 30 de Junho de 2015, 10:15:19

Como era só hobbista e precisava investir em outros projetos, vendi meu todo equipamento Canon e comprei is itens Fuji da assinatura.
Mas não estou me adaptando ao sistema mirrorless e pensei em voltar para o mundo DSLR.
Citando o Efilho, “Sair de uma 6D com prime e zoom L para uma Fuji básica APS-C com as lentes zoom mais baratas da marca é um exercício mais de resignação do que de adaptação...”

Você está comparando laranjas com quiabo.

A X-M1 é uma das máquinas mais simples da série X, só tem LCD

A 16-50 e a 50-230 são boas mas são a linha "b" da Fuji.

Ou seja, você está comparando uma 6D com lente L com uma Rebel (sem viewfinder) usando uma 18-55 e uma 70-300 da vida.

Eu tenho uma uma X-E2 e uma X-M1. Já tive a 16-50 (que veio no Kit da X-M1) e tenho a 18-55.  A X-M1 e a X-E2  são dois bichos completamente diferentes na usabilidade e a 16-50 perto da 18-55 parece brinquedo, apesar de ser muito boa.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 30 de Junho de 2015, 10:17:29
essa de equipamento com qualidade profissional e cara de profissional eh por ai mesmo!E tem pessoas que sentem vergonha da mirrorless qd ha alguem por perto com uma "profissional" kkkkkk...conheci gente assim,que nw ousou nem tirar a bichinha da bolsa e hj partiu para uma mais profissa..nw estou falando do amigo q criou o topico,a dele talvez seja diferente o motivo

Cara que não confia no próprio taco, rs. Eu quando estou com minha Fuji olho com pena para quem está com aquela trombolhada toda de DSLR  :D


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 30 de Junho de 2015, 10:58:20
Minha opinião: não se trata de FF x APS-C ou DSRL x Mirrorless; você é amador/hobby assim como no meu caso, no caso de uso profissional a escolha pode ser mais racional e direta: define as demandas do seu tipo de trabalho, retorno financeiro, custos, etc e conclui-se pelo melhor para o tipo de trabalho específico.

Quando é hobby, aí é duro, envolve paixão, desejo e tudo isso equilibrado com os limites do bolso!!
Racionalmente falando a 70D te daria a "pegada" das DSRL e qualidade de imagem que em 90% da sua utilização não perderia em nada para a sua antiga 6D, porém já passei por situação semelhante e afirmo que não ficará satisfeito...

Quando não há condição financeira possível para adquirirmos algo, de imediato nem pensamos no assunto, por exemplo não sofro por não poder comprar uma Ferrari,  :D :D :D, não tem jeito mesmo...

Como colocou a questão em foco, acredito que tenha condições de comprar, mas está analisando se o ganho em qualidade será proporcional ao aumento de preço... a resposta é não, o ganho de qualidade será marginal, comparando com o aumento de preço.... este tipo de análise raramente da certo, em poucos meses pensará em trocar novamente!!

Como os colegas já citaram, a comparação seria mais justa e correta utilizando equipamentos de linhas semelhantes, 6D lente L x Fuji XT1 + Lentes Top Fuji, etc..

Abraços e boa sorte...
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 30 de Junho de 2015, 11:16:15
....tudo isso equilibrado com os limites do bolso!!

Isso é que é difícil...  :(


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 30 de Junho de 2015, 11:28:03
Depois que o bichinho do FF já entrou na sua cabeça, dificilmente irá tirá-lo. Só vai gastar dinheiro comprando outra coisa e depois pra trocar.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


paulodime

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 30 de Junho de 2015, 11:29:55
Claro que consegue voltar. Ainda mais se for pra hobby, APS-C é mais que suficiente, ainda mais se usar umas boas objetivas. Se eu não trabalhasse com fotografia, provavelmente ficaria só com a minha SL1 e um par de fixas (que é o que eu costumo fazer quando não estou fotografando a trabalho). Ou então partiria pra umas mirrorless mesmo.

Mesmo para trabalho eu uso APS-C de vez em quando, dependendo do caso. Não vejo demérito no formato. As FF se destacam mais quando se precisa de ISOs altos ou muita definição, mas as APS-C hoje em dia estão num nível muito bom.

Concordo com vc Humberto.
02 6D - 35mm f/2 IS -  85mm f/1.8


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 30 de Junho de 2015, 11:45:03
Depois que o bichinho do FF já entrou na sua cabeça, dificilmente irá tirá-lo. Só vai gastar dinheiro comprando outra coisa e depois pra trocar.

2X
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 30 de Junho de 2015, 12:07:09
O ideal é manter o equipamento que se gosta com pelo menos uma cinquentinha (ou outra lente mais usada) e então partir para o "objeto de desejo". Infelizmente como são equipos caros, é muito difícil comprar outro sistema sem vender o anterior... Eu acho que quem usou FF deve experimentar outras câmeras sem se desfazer da sua "big bad" Canikon: a Internet está cheia de relatos de gente que "se desfez" e comprou tudo de novo... 6D (ou qq outra) em seu trono no armário e a "Fujinha" no dia a dia, mas nunca na posição de substituta... :)


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 30 de Junho de 2015, 12:43:07
Não é nem questão de corpo, mas sim de lente, full frame aproveita mais as lentes boas.