Autor Tópico: 3 fotografias, Barcos no Quadrado da Urca  (Lida 752 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 01 de Julho de 2015, 09:21:13
Panasonic LX2, RAW.

Meu parque de diversões fotográfico. Varia a câmera, varia a lente. Nunca vou com duas coisas nem com duas lentes, é uma só, e isso significa mergulhar no tipo de coisa que a lente e a câmera permitem. É interessantíssimo comparar depois, ver que mesmo com a mesma lente nossa abordagem varia.

Cada dia temos uma ênfase. Lá foi o lugar onde mais distingui o delicioso transe fotográfico, comecei a fotografar (geralmente nosso começo é mais bobo, mais sem graça) e fui entrando no transe, e aí o transe conduz a abordagem. Chamo de transe aquele estado de presença onde esquecemos tudo em função da fotografia, e onde vamos seguindo uma tendência formada na hora.

Estas fotos são do mesmo dia, na verdade são muito mais que essas, sei lá, umas dez legais no mínimo, e não são piores, são só cada uma diferente e temos de escolher o que postar aqui.

Todas as conversões foram feitas com o perfectRAW, meu conversor preferido. Cru, sem aplicação de contraste forte, etc. Isso, contraste, etc, é feito depois, é claro, já no Photoshop. O que não gosto do Photoshop é sua conversão de RAW que já aplica contrastes que não são finos e cores chapadas.







Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 01 de Julho de 2015, 09:30:36
Vou postar novamente, as fotos ficaram cortadas pelo site...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 01 de Julho de 2015, 09:35:05




Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 01 de Julho de 2015, 09:36:32
Aqui neste fórum o tamanho bom é 750 pixels na largura...


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #4 Online: 01 de Julho de 2015, 10:55:59
caro ivan,
gostei da composição, da ideia do reflexo no espelho d'água (princ naquela em que pela posição o reflexo ficou maior que o ppio barco, ficou demais), gostei da fidelidade das cores, da luz de tardinha.
até a ligeira subexposição em 2 delas me pareceu vir a calhar e servir bem à ideia central.
mas gostei mais de como o olhar é conduzido horizontalmente mas de forma antinatural, pro extremo oposto da proa em cada um dos barcos (explico melhor: na foto dos 3 barcos, p.ex, somos levados ao barril de água, na popa, no sentido oposto ao que apontam as 3 "flechas" q são os barcos), de como na última foto o olhar vai e volta até ser interrompido, cortado..




Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 01 de Julho de 2015, 11:19:17
Obrigadíssimo, Angelo!

O jogo fotográfico ali é uma delícia. E você tem razão, o tonel azul traz o olho de volta para o lado direito, ele tende inicialmente ao esquerdo devido aos barcos. Esta foto especialmente é minha preferida, é complexa, é um troço que parece vazio e cheio ao mesmo tempo.

O preto das sombras me parece graficamente eficaz, digamos assim. A sombra vira um desenho.

Um abraço, e muito obrigado


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 01 de Julho de 2015, 11:32:21
Continuação da mesma sessão fotográfica, com ênfase nas sombras que desenham sobre a água: