Autor Tópico: Quando devo usar a lente 18-55mm e a 50mm  (Lida 12851 vezes)

Aleffi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 30 de Junho de 2015, 21:32:43
óla!
Sou iniciante no mundo da fotografia e tenho algumas duvidas em relação as lentes
Tenho uma câmera Nikon D5200 uma lente 18-55mm e uma 50mm

Gostaria de sabe em que situações uso uma e outro
Reparei algumas diferencias entre elas mas gostaria de sabe um pouco mais


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 01 de Julho de 2015, 07:52:22
A principal diferença entre elas provavelmente é a abertura que 50mm te oferece. No meu caso, a 18-55 em 50mm deve me dar uma abertura máxima de F/5 ou 5.6 acho. Já a 50mm pode te dar até F/1.8 (se estivermos falando da 1.8 mesmo). Isso te proporciona muuuuito mais luz entrando e facilita tirar fotos em ambientes escuros e à noite.
Além também do fato que as lentes prime em geral oferecem melhor qualidade ótica que as zooms principalmente se comparada com a do Kit.
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #2 Online: 01 de Julho de 2015, 09:15:12
óla!
Sou iniciante no mundo da fotografia e tenho algumas duvidas em relação as lentes
Tenho uma câmera Nikon D5200 uma lente 18-55mm e uma 50mm

Gostaria de sabe em que situações uso uma e outro
Reparei algumas diferencias entre elas mas gostaria de sabe um pouco mais
Olá!
Seja bem-vindo a fotografia! :)

Sobre o uso das lentes, você tem algumas variáveis importantes:
1) distância focal: são duas lentes diferentes. Com a 50mm você terá fotos mais "fechadas" no assunto. Com a 18-55mm você tem mais versatilidade, por ser uma lente zoom
2) abertura: a 50mm é uma lente mais "clara", ou seja, você consegue captar mais luz com ela. Isso faz com que ela seja uma lente de maior qualidade ótica, e que possibilita belos desfoques (bokeh) na foto

Exemplos de uso com a 18-55mm: paisagens, fotos com várias pessoas, ambientes, etc
Exemplos de uso com a 50mm: retratos, detalhes de lugares ou paisagens, etc
Claro que esses exemplos que citei não te "engessam" no uso das lentes. É bem possível que você consiga bons retratos com a 18-55mm ou boas paisagens com a 50mm.  :ok:

As duas lentes são importantes.
Com o tempo, você provavelmente vai querer uma lente substituta à 18-55mm, com uma melhor qualidade ótica.

Espero ter ajudado. Não sei escrever de forma muito técnica, espero não ter confundido você!  ;)
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Aleffi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #3 Online: 01 de Julho de 2015, 20:02:05
Muito obrigado!
ajudou bastante. Abriu muito a minha cabeça :D


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Julho de 2015, 21:45:52
Minha opinião? Use a 18-55mm apenas quando realmente precisar fazer fotos mais aberta. Senão, a 50mm.


matheusmacedo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #5 Online: 01 de Julho de 2015, 21:48:37
Minha opinião? Use a 18-55mm apenas quando realmente precisar fazer fotos mais aberta. Senão, a 50mm.

Bem isso... 50mm é fantástica ! Dificilmente uso a do kit !


Aleffi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #6 Online: 01 de Julho de 2015, 21:53:54
estou tirando algumas fotos ja e realmente os resultados com a 50mm estão bem melhores.


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #7 Online: 02 de Julho de 2015, 12:07:17
A 50mm tem uma qualidade ótica bem melhor, sem dúvidas.
Mas não desfaça da 18-55 enquanto não tiver uma boa substituta. Você sentirá falta dela uma hora ou outra.

Uma boa substituta para a lente do kit é uma Tamron 17-50 f/2.8.
Sinto saudades da minha...  :wub:
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #8 Online: 02 de Julho de 2015, 18:18:00
50mm = SEMPRE
18-55 = NUNCA

 :D

Resolvido!


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #9 Online: 02 de Julho de 2015, 21:03:01
50mm = SEMPRE
18-55 = NUNCA

 :D

Resolvido!

Nao é pra tanto  :shock: :shock: :shock:
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 02 de Julho de 2015, 21:58:22
Vamos por partes.

A 18-55 é uma lente bem razoável em 18mm, que X1.5 dá 27mm-equivalente.

Serve para os disparos onde tudo focado seja importante, ou disparos onde a grande angular seja importante.

Há uns anos viajei para Florianópolis e levei uma Canon 20D e a lente correspondente a da Nikon. Esta lente eu não tinha, só usava minhas lentes manuais, mas quando transferi ao meu filho a Canon 20D comprei esta lente para ele, e usei o conjunto para viagem (não se preocupar com a câmera, não se preocupar com a lente, etc).

A lente usada na grande angular foi ótima. Um bom jogo de jogar. Mas, para nós acostumados com lentes claras, na outra ponta, 55mm, é... sem graça. Totalmente sem graça? Não, sem graça para os retratos com as pessoas próximas.

A diferença entre uma lente dessas em 55mm, que tem o diafragma f/5.5 e uma 58mm, por exemplo, baratíssima Helios 44m6, 2/58 é brutal. Caramba, uma é baratíssima e ótima (a Helios), outra é uma lente horrível de usar em retratos.

Mas viajei com ela e me diverti, embora os retratos tenham ficado sem graça, comparativamente, mas as fotos das praias, etc, não, essas ficaram como eu queria.

Então, grosso modo, a que vem com a câmera, 18-55, serve para paisagens, ambientes, etc. E lá na outra ponta, nos 55mm, não é boa para a linguagem comum de retrato. J[a a 50mm, serve meio que para tudo, variando colocar mais fechada ou não.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #11 Online: 02 de Julho de 2015, 22:19:07
Exemplos:

Duas fotos da mesma viagem, só mudando o assunto e o zoom.


18-55mm em abertura máxima usada em retrato. Observe o fundo não borrado e os tijolos na lateral esquerda pouco borrados. Fica um tanto sem graça.



Porém, fotografando paisagem, profundidade de campo fundíssima, fica tudo certo...

« Última modificação: 02 de Julho de 2015, 22:23:46 por Ivan de Almeida »


Aleffi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #12 Online: 02 de Julho de 2015, 22:41:57
Realmente tem uma diferencia
Estou começando a entender o angulo que a 18-55mm proporciona e as vantagens da 50mm
Muito obrigado!!
« Última modificação: 02 de Julho de 2015, 22:42:36 por Aleffi »


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #13 Online: 03 de Julho de 2015, 10:11:40
50mm = SEMPRE
18-55 = NUNCA

 :D

Resolvido!
:hysterical:

Eu ri, mas não concordo!
Não é a melhor lente do mundo não, mas já vi gente tirando foto legal com ela.
Em f/8, por exemplo dá pra obter resultados honestos sim (falando de qualidade ótica)

O legal é aprender a trabalhar da melhor forma possível com o equipamento que se tem em mãos.
« Última modificação: 03 de Julho de 2015, 10:14:40 por Cristiane Gellert »
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #14 Online: 03 de Julho de 2015, 10:21:03
dependendo das fotos, se tiver só a 50mm e estiver em um local um pouco que pequeno, e pelo menos 4 pessoas a ser fotografadas, vai sentir falta da lente do kit, se for uma câmera que não seja full frame vai sentir mais falta ainda, a lente do kit não é uma lente L porém na minha opinião faz falta, falo isso por tive as duas, e usava a 50mm só para retratos mesmo, pois até para tirar uma foto da fachada de uma igreja já complica um pouco, isso em minha experiências, claro que vai ter quem discorda kkkkkk, e isso que é o legal, você acaba sem tirar sua dúvida kkkkkk.