Autor Tópico: Update do computador para SSD  (Lida 8584 vezes)

Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #30 Online: 03 de Julho de 2015, 15:08:09
Samsung explicando detalhes sobre SSD
http://www.samsung.com/global/business/semiconductor/minisite/SSD/global/html/whitepaper/whitepaper04.html
Existe uma combinação de fatores para o correto funcionamento do SSD e depende da correta interação entre
o SSD e o sistema operacional, é por isto que é recomendado a instalação do Intel RST até para quem não
vai usar RAID.
« Última modificação: 03 de Julho de 2015, 15:09:09 por Pictus »


JNSCCL

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #31 Online: 24 de Julho de 2015, 17:56:26
Não sei se já conhecem o site abaixo, eu gosto bastante para dar uma acompanhada no desempenho de SSDs e GPUs:
http://www.userbenchmark.com/


thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Resposta #32 Online: 26 de Julho de 2015, 18:22:24
Consegui um amigo que vai me trazer um SSD da Samsung. Chega amanha, logo que instalar relato aqui a experiência com ele..


thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Resposta #33 Online: 28 de Julho de 2015, 08:15:42
Update realizado.
Bem, a primeira diferença que se nota é o tempo de boot do windows... ele reduz bastante.
Desdo momento que se aberta o botão de ligar do computador, o tempo de boot reduziu de 2min para 1min aproximadamente.
A segunda diferença notável é o tempo de abertura dos programas que é bem maior. Não cronometrei, mas a redução de tempo é extremamente perceptível.

Finalmente, o lightroom e photoshop que eram minhas motivações.
No lightroom a navegação ficou mais fluida. Os ajustes tb acontecem bem mais fluidos, respondem mais rápido.
Não tive tanto tempo assim para mexer ainda..
Pretendo fazer uma cronometragem no lightroom realizando uma panoramica em raw.
Aparentemente foi MUITO mais rápido que no hd.

A princípio foi um upgrade não muito caro e que deu uma melhorada no ambiente.

Durante a semana faço uma medidas e talvez algum vídeo e compartilho aqui depois.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #34 Online: 28 de Julho de 2015, 10:26:03
Sim, é um upgrade q vale muito a pena. Não importa qual o computador, vc terá um ganho considerável. Só achei estranho o seu tempo de inicialização, meu mac inicia em 20 segundos contando o tempo de fazer login :eek:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #35 Online: 28 de Julho de 2015, 16:23:58
1 minuto ? Isso só se você carregar um monte de coisas em memoria na hora de iniciar, ou se a maquina tiver pouca memoria (menos de 4 gigas).

Essa máquina é um desktop ou notebook ? Se for desktop e você tiver um segundo HD convencional junto com ele, recomendo fortemente desativar o swap file no SSD e configurar para faze-lo no HD comum. Senão a vida útil do SSD vai cair muito.



NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 28 de Julho de 2015, 17:28:45
 Tenho um computador bem antigo, Core2Quad Xeon 3.3Ghz forçado a 4Ghz, 12GB DDR2, SSD Samsung 240GB SATA2.

 A diferença do SATA2 para o 3 é notável somente em transferência e leitura de arquivos grandes, e notável mais em benchmarck do que usando o PC, já a leitura aleatória é basicamente a mesma coisa e é ai que esta a graça do SSD. Vale cada centavo ter um SSD em Sata2.
 É um assunto batido que já existe muitos reviews e comparações entre as duas Satas.

 Sobre os HDs da Samsung linha EVO tem o software RAPID que consiste basicamente em estender o HD que o Windows enxerga até uma parte da memória física, que por sua fez é infinitamente mais rápida, então se vc tem 8 GB de RAM pode usar 2GB como se fosse um HD e ter na prática 6GB de RAM, tudo o que precisa ser gravado no HD é primeiro gravado na memória e entra em buffer para ser gravado no HD. Já a leitura o RAPID faz um cache dos programas mais usados e deixa lá, mas se tiver no SSD vai ter a mesma velocidade de um SSD comum.
 O RAPID é um sistema interessante, mas na pratica o boot tem a mesma velocidade, já que tem que fazer a primeira leitura no SSD para cache. Existe um problema, se por acaso acabar a força quando o RAPID ainda não gravou da memória para o HD vc pode perder arquivos e até danificar o sistema, é bem difícil de acontecer, mas é um problema que pode sim acontecer.


fyamaguti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #37 Online: 28 de Julho de 2015, 18:06:20
Colega, vou expressar minha opinião...

Colocar um SSD com certeza vai melhorar, isso é um fato. (já está mais que explicado pelos colegas)

Tamanho do SSD - Pelo menos 240gb pra trabalhar nele com um disco de backup. Instale windows, LR e coloque as fotos pra trabalhar no momento, após finalizar, mande pro disco backup.

O meu tem 240gb e é um saco, coloca foto numa pasta, trata e tira.. não dá pra ficar mantendo uma biblioteca no disco e adicionando mais e mais porque uma hora lota.


EVITE RAID - SSD x HD = muitos dizem que melhora a velocidade, não vou me atrever pois não tenho experiencia ate aí, mas se juntar, queimou um, perdeu todos.

Vamos acompanhar porque sempre estamos melhorando nossos equipamentos, e isso aqui ainda vai longe.... :snack:

Canon SL1 // 18-55(Kit) f3.5-5.6 // 18-135 f3.5-5.6 // 40mm 2.8 STM // 50mm 1.8 // Tripé // Bolsinha


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 28 de Julho de 2015, 19:33:10
Colega, vou expressar minha opinião...

Colocar um SSD com certeza vai melhorar, isso é um fato. (já está mais que explicado pelos colegas)

Tamanho do SSD - Pelo menos 240gb pra trabalhar nele com um disco de backup. Instale windows, LR e coloque as fotos pra trabalhar no momento, após finalizar, mande pro disco backup.

O meu tem 240gb e é um saco, coloca foto numa pasta, trata e tira.. não dá pra ficar mantendo uma biblioteca no disco e adicionando mais e mais porque uma hora lota.


EVITE RAID - SSD x HD = muitos dizem que melhora a velocidade, não vou me atrever pois não tenho experiencia ate aí, mas se juntar, queimou um, perdeu todos.

Vamos acompanhar porque sempre estamos melhorando nossos equipamentos, e isso aqui ainda vai longe.... :snack:

RAID 0 deve ser feito somente com HD/SSD idênticos. Se misturar de tamanhos diferentes o maior será configurado com tamanho igual ao menor, se misturar com velocidades diferentes o mais rápido será limitado com a velocidade do mais lento. Misturar HD com SSD e jogar fora todas as vantagens do SSD e ainda com o risco de perda de dados em dobro. O ideal é SSD para sistema/temporário e HD RAID 1 (espelho) para armazenamento.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #39 Online: 28 de Julho de 2015, 19:36:24
Sobre os HDs da Samsung linha EVO tem o software RAPID que consiste basicamente em estender o HD que o Windows enxerga até uma parte da memória física(...)

O RAPID é somente um cache sofisticado +- no esquema do
http://www.romexsoftware.com/en-us/primo-cache/
Muito bom para quem tem RAM sobrando e NOBREAK.


fyamaguti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #40 Online: 28 de Julho de 2015, 20:37:37
RAID 0 deve ser feito somente com HD/SSD idênticos. Se misturar de tamanhos diferentes o maior será configurado com tamanho igual ao menor, se misturar com velocidades diferentes o mais rápido será limitado com a velocidade do mais lento. Misturar HD com SSD e jogar fora todas as vantagens do SSD e ainda com o risco de perda de dados em dobro. O ideal é SSD para sistema/temporário e HD RAID 1 (espelho) para armazenamento.

ta aí ..

no final era isso que eu queria dizer.. ahha
Canon SL1 // 18-55(Kit) f3.5-5.6 // 18-135 f3.5-5.6 // 40mm 2.8 STM // 50mm 1.8 // Tripé // Bolsinha


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #41 Online: 28 de Julho de 2015, 21:34:14
O RAPID é somente um cache sofisticado +- no esquema do
http://www.romexsoftware.com/en-us/primo-cache/
Muito bom para quem tem RAM sobrando e NOBREAK.


Pois é, se der um pico de luz tá lascado...
Isso me lembra os tempos das placas controladoras IDE-Cache da Promise.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #42 Online: 10 de Agosto de 2015, 17:41:11
Andei pesquisando bastante pela internet e as conclusões que eu cheguei são:

Vá na marca certa que tem confiabilidade que a satisfação é garantida e o resultado realmente é até maior do que fazer upgrade de memória RAM. Sobre marcas/modelo, não tem muita dúvida (é quase unânime na internet), Samsung 840 ou 850 EVO.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #43 Online: 11 de Agosto de 2015, 09:35:38
Eu tenho um laptop LG E200 com processador Intel Dual Core T3200 e faz tempo que ensaio colocar um SSD nele.

O maior problema que tenho com este laptop é a temperatura... bate facil nos 100c quando utilizo o processamento, de modo que tenho que "travar" o clock em 50%...  o processador é 2Ghtz mas uso na prática apenas 1Ghtz... coisa que só um Dual Core faz para você ;-)

Alguém já sofreu problema similar com temperatura e conseguiu resolver?
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


mlopess

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 11 de Agosto de 2015, 10:01:50
Trabalho com TI e posso informar com conhecimento de causa, SSD mesmo em SATA 2 trará uma enorme melhoria para o Computador, principalmente na abertura de programas e cópia de arquivos.  tenho um notebook com C2D e depois do SSD melhorou absurdamente.

Também sugiro a instalação de um S.O que aproveite mais o desempenho do SSD, Windows 8.1 ou 10, no 7 a performance cai um pouco devido ao desenvolvimento ter sido feito antes da popularização do SSD.

O Lightroom vai melhorar um pouco pela velocidade de leitura do disco mas o principal que é o processamento vc ainda vai ter um gargalo com seu C2D.

Eu, particularmente acho que se fosse para um uso cotidiano (Emails, Internet, Word, Excel) O Upgrade seria uma boa, mas como o uso é especifico para imagens, eu aconselharia a pensar em um upgrade de CPU e Placa mãe, e depois no futuro um SSD.

Para a sua utilização o C2D já está abrindo chegando no limite da vida útil, é mais ou menos fazer uma viagem de 1000 km com um carro  ano 1997, você vai chegar lá com mas vai ter alguma perda de rendimento no caminho.

Qualquer duvida estou por aqui pra ajudar, se for de SP tenho até como indicar locais com preços bacanas de peças.


- Canon Rebel EOS T5 + 18-55mm f/3.5-5.6 III + 55-250mm f/4-5.6 STM + 50mm 1.8 II - Youngnuo 565EXII