Autor Tópico: "Choque de obturador" nas Olympus OM-D  (Lida 2434 vezes)

efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Julho de 2015, 11:34:17
Alguém já percebeu nitidamente esse problema do "shutter shock" em suas E-M5, E-M10 ou E-M1 (tremida na imagem em velocs abaixo de 1/350s)? Dizem que as E-M5 (I e II) não sofrem desse problema...

Por conta desse problema a Oly atualizou os firmware para oferecerem a opção "Anti-Shock", mas infelizmente isso faz com que o disparo contínuo seja desabilitado. Como dizem que as E-M10 também são afetadas por esse problema, "pixel-pipei" várias fotos e não vi isso acontecendo. Será outro "cabelo em ovo" que, na prática, se revela algo totalmente aceitável para uso amador?

Não consegui ver nada de diferente "com anti-shock" e "sem anti-shock"...  :shock:


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Julho de 2015, 11:42:27
Nunca reparei, mas também nunca pesquisei à fundo. Até onde li, parece que o problema ocorre principalmente com a E-M1 - o Ming Thein, que é o mais chato a respeito do assunto, reclama bastante disso na E-M1, mas já disse que não notou nem na E-M5 nem na E-M5 II (acho que ele nunca testou a E-M10).

Na verdade, o anti-shock (se não me engano) implementado pela Olympus na verdade é somente um electronic first curtain, e só é ativo em determinadas velocidades (geralmente mais baixas, que era onde o problema ocorria mais frequentemente). Uso ele sempre ativado, mas raramente tiro foto em burst, então nunca reparei se impede ou não.

A E-M5 II tem opção de electronic shutter também, o que elimina de vez esse fator - com a ressalva que pode ocorrer problema de rolling shutter, e não sei se no caso da Olympus o número de bits da imagem é reduzido (era o caso em algumas Panasonic, preciso investigar isso).
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Julho de 2015, 12:13:29
Oi Marcio,

Pois é, como não conseguir ver nada aqui de diferente queria saber se alguém percebeu isso. O impedimento da foto em burst é justamente pelo fato de o "antichoque" ser uma opção de menu exclusiva. Ou vc seleciona single-frame, burst H, burst L, vários temporizadores ou o antichoque. Só para saber...

Como vão as fotos de show com sua MkII? Grande câmera, não é? Vou pegar uma em setembro, pois toda estabilização é pouca para essa 75-300... Estou realmente impressionado com a qualidade da imagem. E eu que estava pensando em comprar aquele monstro da Sigma 150-600 para a D750... Será Pana 12-32 superpanqueca na E-M10 com a "patroa" e a 12-40P ou 75-300 na MkII... Chega de peso, definitivamente, uma das razões (além do preço e do próprio uso) para não adotar o trambolho 40-150 Pro...  ;)

Grande abraço!  :ok:


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Julho de 2015, 13:20:18
Nunca percebi isso.....Nem na antiga E-M5, nem na E-M1....o que percebo, pode ser tbém pela ergonomia melhor para a minha mão é que consigo usar vel. mais baixas na E-M1...e  as vezes uso velocidades BEM baixas...1/20 - 1/8 e até 1/4 arrisco a fazer na mão...sem problemas.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2015, 11:50:56
Oi Marcio,

Pois é, como não conseguir ver nada aqui de diferente queria saber se alguém percebeu isso. O impedimento da foto em burst é justamente pelo fato de o "antichoque" ser uma opção de menu exclusiva. Ou vc seleciona single-frame, burst H, burst L, vários temporizadores ou o antichoque. Só para saber...

Como vão as fotos de show com sua MkII? Grande câmera, não é? Vou pegar uma em setembro, pois toda estabilização é pouca para essa 75-300... Estou realmente impressionado com a qualidade da imagem. E eu que estava pensando em comprar aquele monstro da Sigma 150-600 para a D750... Será Pana 12-32 superpanqueca na E-M10 com a "patroa" e a 12-40P ou 75-300 na MkII... Chega de peso, definitivamente, uma das razões (além do preço e do próprio uso) para não adotar o trambolho 40-150 Pro...  ;)

Grande abraço!  :ok:

As fotos vão boas - especialmente com as lentes m4/3 mais sharp (as Oly 45mm e 75mm e a Panasonic 20mm 1.7) a nitidez dela é incrivel. Precisava de um pouco melhor de performance em high ISO - até por isso devo parar com compras de câmeras até sair a nova geração de sensores (exceto talvez quando a G7 ou a NX500 entrarem em baratilho, hehehe - mas aí será pra vídeo).

Como você vai usar pra foto de landscape, mesmo com a excelente estabilização eu recomendaria um tripé - comprei um MeFoto Roadtrip excelente nessa última viagem, é super compacto, leve, mas mesmo assim chega a 1,80m de altura. E tem rating pra 8 kgs - em NY vi um cara usando dois desses pra timelapse noturno de Manhattan, com duas full frames penduradas, perguntei sobre a estabilidade do tripé e ele me disse que é melhor que a maioria dos tripés full que ele já usou.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2015, 11:52:04
Nunca percebi isso.....Nem na antiga E-M5, nem na E-M1....o que percebo, pode ser tbém pela ergonomia melhor para a minha mão é que consigo usar vel. mais baixas na E-M1...e  as vezes uso velocidades BEM baixas...1/20 - 1/8 e até 1/4 arrisco a fazer na mão...sem problemas.

É coisa muito a nível de detalhe, pelo que sei, só com muito nível de exigência você detecta.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #6 Online: 02 de Julho de 2015, 16:18:40
Nao percebi na M10. Mas nao conto pixels. Pra mim ta otimo!
D600 - E-M10


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Julho de 2015, 18:33:35
...Como você vai usar pra foto de landscape, mesmo com a excelente estabilização eu recomendaria um tripé - comprei um MeFoto Roadtrip excelente ...

Sempre tive, Marcio, e na última vez em NY ainda comprei na B&H um Sirui de fibra de carbono levíssimo e pequeníssimo (relativamente) mas não sai nem do quarto do hotel qdo viajo, daí a estabilização ser um plus...

Realmente, a esta altura do campeonato, não faço questão de nitidez absoluta a 100%, pois isso exige lentes $$$, pesadas, travamento de espelho, o maldito tripé e todas essas coisas que, para uso amador, é uma vitória tremenda do marketing sobre a razão... Inverso da distância focal equivalente a 35mm funciona que é uma beleza, exceto quando o bicho está andando mais rápido lá na frente, mas aí eu mudo de bicho ou espero ele parar...  :D

Grande abraço e poste suas excelentes imagens!!!!  :ok: