Autor Tópico: Como ficar aceitavel? Foco... ISO... Abertura... exposição...  (Lida 9798 vezes)

juniorbrxq

• Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
    De buenas?  :D
    Minhas perguntas abaixo vão parecer de novato inexperiente, não se assustem, é verdade... :hysterical:

To começando agora e não tenho as manhas, sei que é importante ler livros, cursos, e etc.
    Mas não consigo aprender desta forma, preciso ver na pratica, e praticar, então vejo vídeos e participo aqui do fórum MF.  :D

Vejam a foto abaixo, ela nao tem edição nenhuma, ainda nao aprendi a fuçar nos software da camera.

IMG_1212[1] by Gilberto Farias Jr, no Flickr

Canon EOS REBEL T5
EF-S18-55mm f/3.5-5.6 III
ƒ/5.6 
53.0 mm
1/80 
iso 400
Flash (desligado, não disparado)

• Fotometria
Era 8 da manha e tava nublado.
A 18-55 em 53mm fecha o diafragma pra f5.6 entao eu estava com a lente mais aberta possivel.
A exposição ideal seria a cima de uns 1/125 eu acho, mas tive que por o obturador mais lento em 1/80 pra nao fica escuro.
Usei um iso 400 que pensei ate ser muito alto, mas sera q um 800 tinha ficado melhor? talvez eu pudesse por o obturador a 1/100 com iso 800?

• Foco
A foto ta um pouco fora de foco, eu foquei no rosto da menina do meio.
Será que se eu tivesse fechado mais o diafragma, nao teria ficado mais focado?
Porem ai eu teria q diminuir o obturador lá pruns 1/60 e com criança se mechendo ia fica pior.

• Enquadramento
Sei que ficou estranho.
Mas se eu deixasse as crianças retas na horizontal, eu iria pegar a parte de cima dos baloes que atras era um terreno aberto e feio, cheio de carros.

Outra coisa que me atrapalha nessa hora é o oculos que me afasta do viewfinder, e eu nao consigo ver as bordas do que estou fotografando, nesta foto por exemplo eu poderia ter deichado a menina da esquerda mais inteira e menos balão.

Neste caso eu acho que assim esta menos pior.
O q vcs acham, era melhor enquadrar somente as crianças e ficar torto, ou ficar reto mas com um fundo muito feio?

• Flash
Neste caso o flash poderia ser usado? mesmo de dia? tinha ajudado a aumentar o obturador e manter a fotometrica correta?

Desde de ja Obrigado a todos  :D :D :D[/list]
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos

Silvio Takahata

• Membro Ativo
Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2015, 06:11:05
pelo exif vc citou 5.6,mas no texto fala que deixou na maior abertura possivel..mas a maior abertura dela eh 3.5!Realmente,para fotos de grupo,manter o foco em todos,tem que se fechar o diafragma mesmo.Quanto a iso,nw existe um valor X especifico(exceto em dias de sol)O que tem que ser revisto,eh sobre a fotometria,a forma que vc faz,se vc compensa ou nw.E sobre a composicao,ta estranho pacas,mesmo na horizontal ficara feia,pois vc mesmo disse sobre o fundo...mas para treino ta valendo.Se for ensaio e remunerado,tem que procurar outro local.Bom,opniao minha ta,vamos esperar alguem com mais experiencia comentar!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II

Tupiniquim

• Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
    • Flickr
Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2015, 06:26:25
Quanto à composição, talvez se abaixar até o nível das crianças ajudasse. Note que elas tiveram que ficar "olhando para cima"..., em uma posição meio estranha.
T3i + Sigma 10-20; Sigma 17-50 f 2.8; Canon 55-250; 50 F 1.8
5D Mark II + 24-105; YN 35; 85 F 1.8; 70-200 f4 USM
580EX II x 2

Raphael Sombrio

• Colaborador(a)
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2015, 08:07:42
Cara, primeira coisa: Se vc vai fotografar pessoas, mesmo em uma praia num dia de sol, vc pode e até deve usar o flash, mesmo que ó pra preenchimento.

Segunda coisa: não tenha medo de ISO alto. Melhor um pouco de ruido do que foto tremida ( que ai não tem jeito ).
Um rebatedor tbm vai te ajudar pra fazer esse trabalho.

O foco não minha opinião é o mais xarope na fotografia, ou vc tem o olho bom ou tem que confiar na camera, o que nem sempre da, então sempre confira a imagem na revisão ( quando der, claro ) pra ver se ficou focada.
E claro, em 50mm ou mais, menos de f8 provavelmente não vai ser suficiente pra deixar todos em foco, prq sempre vai ter alguem mais a frente e outro mais pra traz.

A composição da sua foto até achei legal, só fecharia um pouco mais nas crianças.

pablo.ebani

• Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2015, 08:53:35
A 18-55 é chata :D, você foca e parece que ta fora de foco (mesmo no foco), a nitidez dela não é das melhores, ainda mais na abertura máxima ai parece que ta fora de foco. A profundidade de campo é inevitavel em distancias focais maiores...pra reduzir isso use ela em 35, 24mm quando for fotografar grupos, vai ter que se aproximar (quando der), mas evita deixar pessoas desfocadas.
EOS 6D MK II -  EOS 5D MK II.
Tamron SP 45mm 1.8 | Sigma 30mm 1.4 Art
EF 50mm 1.8 STM | EF 100mm f/2 |
https://500px.com/PabloEbani
http://ebaniphoto.46graus.com

Joel Gonçalves da Cruz

• Freqüentador(a)
  • **
  • "Parar, sacar los sueños del cajón y empezar"
Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2015, 09:07:29
Lembrando que o viewfinder tem um pequeno ajuste de foco....experimente tirar os oculos e fotografar sem ate pegar mais confiançaa.
"Lo mejor de la fotografia es que ella no cambia, mismo cuando las personas lo hacen"

http://www.flickr.com/photos/118018927@N03/

Canon AE-1 / 50mm / Hoya HMC 28-85mm / Prorokinon MC 80-200mm

juniorbrxq

• Conhecendo
  • *
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #6 Online: 02 de Julho de 2015, 10:57:33
pelo exif vc citou 5.6,mas no texto fala que deixou na maior abertura possível..mas a maior abertura dela eh 3.5!
Mas eu tava em 53mm, e aqui essa era a abertura máxima  :(
pra fica em 3.5 eu tinha q puxar nos 18mm e tinha uma mesa na frente, eu estava meio longe das crianças.
pensando agora, eu deveria ter levado eles mais pro lado onde não tinha mesa.  :(

A menina da esquerda e minha filha, e os outros dois são coleguinhas de escolinha. Eu comprei essa câmera pq queria tirar fotos boas, da família, amigos, em viagens, passeios e etc. Nao pretendo trabalhar com isso ou vender esse tipo de trabalho, só quero boas fotos que eu nao conseguia com a compacta e em modo automático.

Sobre a fotometria, eu nao fiz nenhum ajuste na camera, vi que tem opção pra compensação, tipo, eu mecho num treco ali que ele tira 3 fotos, uma como esta a camera, uma mais escura e uma mais clara, é disso que estas falando?

Quanto à composição, talvez se abaixar até o nível das crianças ajudasse. Note que elas tiveram que ficar "olhando para cima"..., em uma posição meio estranha.
Cagada 100% minha
Deveria ter me abaixado mesmo.  :clap:

em uma praia num dia de sol, vc pode e até deve usar o flash, mesmo que ó pra preenchimento.
Melhor um pouco de ruido do que foto tremida ( que ai não tem jeito ).
Um rebatedor tbm vai te ajudar pra fazer esse trabalho.

Flash  :ok:
ISO  :ok:
Mas o que seria um rebatedor?

evita deixar pessoas desfocadas.
:D :ok:

Lembrando que o viewfinder tem um pequeno ajuste de foco.
Tenho -11,0 de miopia, a regulagem dele não me fez nem cocegas sem óculos  :o
Então regulei ele usando o óculos, mas ai fico longe dele e nao vejo tudo.
lente de contato ja usei e nao consigo ficar com ela no olho, me da uma agonia ..

:ok: :ok: :ok: :ok:
Obrigado a todos pelas dicas, no meu caso elas são valiosas!

é q nem eu falo sobre o corredor polonês, gosto de postar lá pq só vou levar paulada  :hysterical: :hysterical:
Mas sao essas pauladas que me ajudam a saber o que estou fazendo de errado. :ok:

Abraço! :)
Gilberto Farias

Rafa_Meira

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (2)
  • Referência
Resposta #7 Online: 02 de Julho de 2015, 12:24:14
Vamos lá.

Fotometria: fotômetro no meio não significa exposição correta. Significa exposição cinza médio. Se sua foto tem mtos tons médios (cinza do asfalto, verde da grama, vermelho sangue por exemplo) o meio será correto, mas se tiver mtos tons claros (branco, azul bebê), colocar o fotômetro no meio fara com que esses tons não fiquem claros, mas sim médios, ou subexposto. Ou seja, quando os tons são claros vc deve colocar o fotômetro acima do meio. Se forem brancos, por exemplo pode precisar colocar até quase dois pontos acima. A mesma coisa o inverso. Se os tons forem escuros, vc precisa compensar o fotômetro pra menos.
Na sua foto, acho que poderia subir a exposição talvez em 1/3 ou 2/3 de EV.

Foco: A foto está levemente fora de foco mesmo. As vezes acontece. Não acho que tenha sido questão de profundidade de campo. f/5.6 em APS-C, pra mim, é suficiente pra colocar todos em foco nessa foto.

Enquadramento: Geralmente, como dizem, é melhor fotografar no nível dos olhos das crianças. Fotos em mergulho podem ser legais, mas tem que saber trabalhar dessa forma.

Flash: Flash pode ser usado de três formas, como luz principal, modificador e preenchimento. A luz está chegando legal nas crianças, de forma lateral e suave. Nesse caso, eu usaria flash apenas por preenchimento, pra clarear um pouquinho as sombras, principalmente da crianças da esquerda. Dessa forma, vc mantém a fotometria e coloca o flash com uma potência relativamente fraca e frontal.

A T5 deve aguentar ISO tranquilo até 1600. Sua lente é escura, então eh melhor subir um pouco o ISO e deixar o obturador mais rápido. Como disseram, é melhor ter um foto com um pouco de ruído que tremida/borrada. Mas se quer ganhar um pouco mais de luz, pode pensar em uma lente zoom standard f/2.8, como a Sigma ou Tamron.

juniorbrxq

• Conhecendo
  • *
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #8 Online: 02 de Julho de 2015, 18:07:04
Pow, vlw Rafa.  :ok: :ok:

Esse negocio de compensar a fotometria conforme os tons eu ainda não tinha ouvido falar, vou começar a fazer.

Eu acabei de pegar minha 50tinha, usada e bem baratinha, de um camarada aqui na City, agora me falta uma zoom mesmo, porem as 2.8 são um pouco carinhas... Tenho um camarada do Rio que tem uma 75-300 f4 se não me engano, e bem provável que eu pegue essa.
Gilberto Farias

juniorbrxq

• Conhecendo
  • *
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #9 Online: 02 de Julho de 2015, 22:05:14
Ou seja, quando os tons são claros vc deve colocar o fotômetro acima do meio. Se forem brancos, por exemplo pode precisar colocar até quase dois pontos acima. A mesma coisa o inverso. Se os tons forem escuros, vc precisa compensar o fotômetro pra menos.

IMG da internet

Rafa
É a esta barra que voce se refere correto?

Voce disse para eu compensar mara cima (+) quando for motivos claros/brancos.
Fiz isso e ficou saturado, nao seria ao contrario?

Quando tiver tons claros, movo o indicador da barra para a esquerda (entendo como abaixo) escurecendo a foto.
Quando tiver tons escuros, movo o indicador para a direita (entendo como acima) para clarear a foto.

Seria isso ou nao entendi bulhufas de nada?  :assobi:
Gilberto Farias

Rafa_Meira

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (2)
  • Referência
Resposta #10 Online: 02 de Julho de 2015, 22:16:04
Como assim saturados? Não entendi o que vc quis dizer.

andreluigo

• Solidário
  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • *
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #11 Online: 02 de Julho de 2015, 23:14:43
Como assim saturados? Não entendi o que vc quis dizer.

Acho que ele quis dizer superexposta!
Canon 80D || 5Dc
Tamron 17-50mm 2.8 || 85mm 1.8 USM || 50mm 1.8 STM || 55-250 STM || 10-18 STM
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm

andreluigo

• Solidário
  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • *
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #12 Online: 02 de Julho de 2015, 23:16:32

É a esta barra que voce se refere correto?

Não perguntou pra mim, mas é essa barrinha mesmo... Só que o Rafa tinha dito pra vc aumentar para 1/3 (primeiro "pauzinho" depois do 0) ou 2/3 (primeiro "pauzinho" antes do 1)...
Canon 80D || 5Dc
Tamron 17-50mm 2.8 || 85mm 1.8 USM || 50mm 1.8 STM || 55-250 STM || 10-18 STM
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm

juniorbrxq

• Conhecendo
  • *
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #13 Online: 02 de Julho de 2015, 23:19:16
Acho que ele quis dizer superexposta!

# Nao sei o termo correto, vou tentar explicar.

Aqui eu deixei a foptometria em zero, onde a camera disse que era o correto.

normal by Gilberto Farias Jr, no Flickr
ƒ/2.8  50.0 mm 1/400  400 Flash (desligado, não disparado)

# Aqui deixei acima (para a Direita) em +1

+1 by Gilberto Farias Jr, no Flickr
ƒ/2.8  50.0 mm 1/200  400 Flash (desligado, não disparado)

# Aqui deixei acima (para a Direita) em +2

+2 by Gilberto Farias Jr, no Flickr
ƒ/2.8  50.0 mm 1/100  400 Flash (desligado, não disparado)
Gilberto Farias

Silvio Takahata

• Membro Ativo
Resposta #14 Online: 03 de Julho de 2015, 08:14:54

# Nao sei o termo correto, vou tentar explicar.

Aqui eu deixei a foptometria em zero, onde a camera disse que era o correto.

normal by Gilberto Farias Jr, no Flickr
ƒ/2.8  50.0 mm 1/400  400 Flash (desligado, não disparado)

# Aqui deixei acima (para a Direita) em +1

+1 by Gilberto Farias Jr, no Flickr
ƒ/2.8  50.0 mm 1/200  400 Flash (desligado, não disparado)

# Aqui deixei acima (para a Direita) em +2

+2 by Gilberto Farias Jr, no Flickr
ƒ/2.8  50.0 mm 1/100  400 Flash (desligado, não disparado)
exatamente o que o rafa falou!Qd fotometrar em algo preto,faca o contrario.Fique atento ao histograma,se colocar em +2 dependendo do branco,podera perder informacao
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II