Autor Tópico: Como ficar aceitavel? Foco... ISO... Abertura... exposição...  (Lida 23518 vezes)

Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 07 de Julho de 2015, 09:43:30
Olha, tem fotos legais ai. Eu nem pensaria em foco manual, muito difícil de focar crianças, especialmente com uma APS-C, que costumam ter viewfinder menores. É melhoer rever direitinho sua técnica de foco com AF.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 07 de Julho de 2015, 10:28:59
Legal as fotos, aos poucos vai melhorando...

Provavelmente os problemas de foco que citou devem estar relacionados com a abertura em 1.8 - sinceramente fotografar pessoas em 1.8 ou menos, focar e recompor a cena mantendo a câmera no plano de foco correto - não considero tarefa das mais simples !!.

Para o tipo de evento, acredito que as suas fotos e possibilidades irão melhorar muito com a adição de um flash dedicado, em cima da câmera e rebatido no teto ou paredes... te permitirá utilizar aberturas menores e manter o foco de forma mais adequada, nesta fase inicial, e ainda utilizar velocidades maiores e iso menor...

Abraços e boas fotos.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 07 de Julho de 2015, 10:32:00
P.S.: Você citou o uso de flash, imagino que foi o flash embutido na câmera, correto?
O problema dele é o que você percebeu aí - com a 50mm - e próximo ao objeto fotografado, e com o flash frontal - chapa tudo e muitas vezes o fotografado fica com exposição excessiva enquanto o fundo sub exposto.

Já está sendo um "ninja" em começar utilizando o modo M em um evento como estes, é trabalhoso mas acredito que lhe trará muito aprendizado e aos poucos vai definindo quando será mais apropriado o uso M, Tv, Av, de acordo com a sua adaptação e resultados esperados...
« Última modificação: 07 de Julho de 2015, 10:33:26 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #48 Online: 07 de Julho de 2015, 13:26:30
Acho que fez certinho quanto aos modos da câmera. Vai mesclando entre o manual e o de prioridade do obturador que naturalmente você começará a deixar mais no manual.


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #49 Online: 07 de Julho de 2015, 18:47:36
em vista da foto que postou ao criar o topico,melhorou bem juniobrxq.Na sua camera nw tem opção de deixar pre configurada para determinada iluminacao?Na minha tem seletores C1,C2e C3,facilita muito pre configurar para cada tipo de ambiente.Ainda estou aprendendo,mas uma vez que tem a base(conhecimento)de como fotometrar,logo pegara o jeito e agilidade.Agora,fotografar crianças eh o bicho mesmo!Com tantos pontos de foco q tem minha camera e eu apanho p tirar fotos da minha filha kkkk

Tem os modos M, AV, TV, P onde creio que o P seja o modo programavel, e claro, tem os outros modos automaticos.

Vou dar uma olhada de novo no manual pesquisando isso.

vc eh usuario canon?Se sim,pq nw pegou a stm??Vendi a minha justamente por causa do foco lento...apesar de ja ter essa df na minha lente,penso em ter uma,treinar com primes tb pra sair da zona de conforto kkk
Peguei a 50tinha usada, paguei mixaria, e a 18/55 e do kit

Legal as fotos, aos poucos vai melhorando...

Provavelmente os problemas de foco que citou devem estar relacionados com a abertura em 1.8 - sinceramente fotografar pessoas em 1.8 ou menos, focar e recompor a cena mantendo a câmera no plano de foco correto - não considero tarefa das mais simples !!.

Para o tipo de evento, acredito que as suas fotos e possibilidades irão melhorar muito com a adição de um flash dedicado, em cima da câmera e rebatido no teto ou paredes... te permitirá utilizar aberturas menores e manter o foco de forma mais adequada, nesta fase inicial, e ainda utilizar velocidades maiores e iso menor...

Abraços e boas fotos.
Eu tava usando abertura em 1.8 para ter mais enyrada de luz, e assim aumentar a velocidade do obturador.
Caso eu feche o diafragma, eu precisaria diminuir a velocidade lá pruns 1/60 e ai sim nao ia ter nenhuma foto sem ser tremida  :( :(

O flash ajudaria, mas com valores entre 700, 900, vai ter que esperar...

P.S.: Você citou o uso de flash, imagino que foi o flash embutido na câmera, correto?
O problema dele é o que você percebeu aí - com a 50mm - e próximo ao objeto fotografado, e com o flash frontal - chapa tudo e muitas vezes o fotografado fica com exposição excessiva enquanto o fundo sub exposto.

Já está sendo um "ninja" em começar utilizando o modo M em um evento como estes, é trabalhoso mas acredito que lhe trará muito aprendizado e aos poucos vai definindo quando será mais apropriado o uso M, Tv, Av, de acordo com a sua adaptação e resultados esperados...

Sim, era o flash integrado  :D




Vlw pessoal, realmente essas ultimas fotos deram uma melhoradinha, mas a 50tinha ajuda muito  :clap:
Fotos com a 18-55 nem se comparam com a 50tinha, gostei muito da lente e assim que sobrar uns pilas, vou pegar uma ja do modelo novo III pois a minha e a antiguinha  :assobi:
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #50 Online: 08 de Julho de 2015, 10:06:03
Tem os modos M, AV, TV, P onde creio que o P seja o modo programavel, e claro, tem os outros modos automaticos.

Vou dar uma olhada de novo no manual pesquisando isso.

A sua não tem isso não. C1, C2... Só na 6D e 7D pra cima.

Citar
Eu tava usando abertura em 1.8 para ter mais enyrada de luz, e assim aumentar a velocidade do obturador.
Caso eu feche o diafragma, eu precisaria diminuir a velocidade lá pruns 1/60 e ai sim nao ia ter nenhuma foto sem ser tremida  :( :(

Cara, eu NUNCA uso abertura f/1.8 para mais de uma pessoa, pois com certeza uma sairá desfocada. Era preferível aumentar o ISO. Até f/2.8 eu evito usar quando são duas pessoas e também não uso quando é um grupo é maior. Nestes casos eu sempre tento utilizar pelo menos f/4.

Citar
O flash ajudaria, mas com valores entre 700, 900, vai ter que esperar...

Vlw pessoal, realmente essas ultimas fotos deram uma melhoradinha, mas a 50tinha ajuda muito  :clap:
Fotos com a 18-55 nem se comparam com a 50tinha, gostei muito da lente e assim que sobrar uns pilas, vou pegar uma ja do modelo novo III pois a minha e a antiguinha  :assobi:

Tenta pegar um flash Yongnuo com TTL que são muito bons e são bem mais baratos (e tente usá-lo rebatido). É mais negócio que trocar a sua 50tinha e gastaria praticamente a mesma coisa.
« Última modificação: 08 de Julho de 2015, 10:06:46 por Leo P »


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 08 de Julho de 2015, 10:46:14
A sua não tem isso não. C1, C2... Só na 6D e 7D pra cima.

Cara, eu NUNCA uso abertura f/1.8 para mais de uma pessoa, pois com certeza uma sairá desfocada. Era preferível aumentar o ISO. Até f/2.8 eu evito usar quando são duas pessoas e também não uso quando é um grupo é maior. Nestes casos eu sempre tento utilizar pelo menos f/4.

Tenta pegar um flash Yongnuo com TTL que são muito bons e são bem mais baratos (e tente usá-lo rebatido). É mais negócio que trocar a sua 50tinha e gastaria praticamente a mesma coisa.

10x   :D :D

Acho as sugestões do colega acima muito corretas e são o caminho para melhorar seus resultados...
Você já está estudando bem, ganhando conhecimento, entendendo o tripé da exposição, etc...
Eu fiquei os primeiros 3 anos fotografando (por hobby) sem uso de flash dedicado, achava que o integrado da câmera resolvia, que era só abrir a 50mm em 1.8, etc... enfim achei que o investimento era desnecessário...

Há 1 ano comprei um Yongnuo TTL no ML, novo por 600,00 (modelo 568 II), cara vou te falar que deveria ter feito a compra muito antes !! Tive de ler mais sobre luz, TTL, como é a fotometria com o flash, etc... mas os resultados e possibilidades, melhoraram muito!!

Em aniversários aqui em casa, uso a 50mm em 1.8 ou 2.8 apenas para registros de detalhes da decoração, ou retratos bem fechados com o retratado bem paralelo ao sensor, mantendo no plano de foco...

Para o restante utilizo a minha zoom, que é f4 em todo o range, e flash rebatido na parede.

Novamente... no lugar de comprar outra 50mm, guarde a grana, junte e compre um flash TTL Yongnuo...

Abraços e boas fotos
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #52 Online: 08 de Julho de 2015, 12:47:49
10x   :D :D

Acho as sugestões do colega acima muito corretas e são o caminho para melhorar seus resultados...
Você já está estudando bem, ganhando conhecimento, entendendo o tripé da exposição, etc...
Eu fiquei os primeiros 3 anos fotografando (por hobby) sem uso de flash dedicado, achava que o integrado da câmera resolvia, que era só abrir a 50mm em 1.8, etc... enfim achei que o investimento era desnecessário...

Há 1 ano comprei um Yongnuo TTL no ML, novo por 600,00 (modelo 568 II), cara vou te falar que deveria ter feito a compra muito antes !! Tive de ler mais sobre luz, TTL, como é a fotometria com o flash, etc... mas os resultados e possibilidades, melhoraram muito!!

Em aniversários aqui em casa, uso a 50mm em 1.8 ou 2.8 apenas para registros de detalhes da decoração, ou retratos bem fechados com o retratado bem paralelo ao sensor, mantendo no plano de foco...

Para o restante utilizo a minha zoom, que é f4 em todo o range, e flash rebatido na parede.

Novamente... no lugar de comprar outra 50mm, guarde a grana, junte e compre um flash TTL Yongnuo...

Abraços e boas fotos
verdade amigo,o flash abre novas possibilidades!Eu particularmente nao gosto muito de fotos sem ele(pessoas)para mim falta brilho,vira foto normal kkk.E lendo o livro do Neil,no comeco gostei de uma frase
-Nao uso flash porque e tao artificial
Traducao:Nao sei usar o flash
gostei dessa parte,embora dificil o seu uso,eu quero me aprimorar mais,a possibilidade de fazer uma foto bacana eh o que me alimenta nesse estudo diario
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 08 de Julho de 2015, 13:01:51
 :ok: :ok:

Interessante é quando saio com a família para algum parque e durante os retratos utilizo o flash na câmera como preenchimento, ou fora com radioflash, sempre alguém pergunta, " para que este flash ? Está um dia tão bonito, com sol..?"
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 08 de Julho de 2015, 13:04:52
:ok: :ok:

Interessante é quando saio com a família para algum parque e durante os retratos utilizo o flash na câmera como preenchimento, ou fora com radioflash, sempre alguém pergunta, " para que este flash ? Está um dia tão bonito, com sol..?"

hahahahaha,

Já vi relatos de fotógrafos usando flash rebatido e alguém chegar e falar "Olha, seu flash ta apontado pro lugar errado".


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #55 Online: 08 de Julho de 2015, 21:16:20
Cara, eu NUNCA uso abertura f/1.8 para mais de uma pessoa, pois com certeza uma sairá desfocada. Era preferível aumentar o ISO. Até f/2.8 eu evito usar quando são duas pessoas e também não uso quando é um grupo é maior. Nestes casos eu sempre tento utilizar pelo menos f/4.

Tenta pegar um flash Yongnuo com TTL que são muito bons e são bem mais baratos (e tente usá-lo rebatido). É mais negócio que trocar a sua 50tinha e gastaria praticamente a mesma coisa.

Otimas dicas, porem sem flash vai fica uma M....  :aua:

To sem minha camera agora pra testar, mas creio que com abertura em f3.5 terei de usar velocidade 1/60 ou ate inferior, só vai sair foto tremida   :( :(

Mas gostei da ideia do flash, vou ver no ML os valores.
Só um detalhe, eu ja li aqui no forum alguem falando que o TTL nao era muito bom, a pessoa apontou um defeito, só nao me lembro qual era agora.  :ponder:

(Sera que era velocidade?)
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 09 de Julho de 2015, 00:32:18
Só um detalhe, eu ja li aqui no forum alguem falando que o TTL nao era muito bom, a pessoa apontou um defeito, só nao me lembro qual era agora.  :ponder:

(Sera que era velocidade?)

Duas coisas que o TTL pode ser pior que o manual: gasta mais pilha por conta do pré-disparo e, em algumas situações pode dar uma leve diferença de potência. Mas na minha opinião não é nada alarmante nenhum dos dois casos. Com ISO alto e grandes aberturas, faz-se um evento as vezes com um único jogo de pilha (mais de mil fotos). Além disso, os sistemas atuais de TTL são bem precisos.
Sinceramente, só uso TTL.


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #57 Online: 09 de Julho de 2015, 07:29:24
Essa noite o trampo tava tranquilo, aproveitei e dei uma pesquisada sobre flash.
Vou pegar o que o Ronaldo comentou, o Yongnuo TTL 568 II, achei por $559.99 no ML e pelo que li esta noite, pro que eu quero esta perfeito, só nao encontrei nada falando do movimento, tipo, sei q ele se move na vertical (cima/baixo) mas nao vi nada sobre movimento horizontal, pra rebater nas paredes seria bom se ele se movese lateralmente  :ponder:

E aproveitando, segue uma foto que editei no lightroom, pra ser as primeiras ate q achei legal.


abraço.
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 09 de Julho de 2015, 08:02:37
Sim o Yongnuo 568 EX II - faz os movimentos para cima e para baixo e rotação lateral sim, pode inclusive rodar ele para rebater em uma parede atrás de você, por exemplo.
« Última modificação: 09 de Julho de 2015, 08:03:06 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #59 Online: 09 de Julho de 2015, 10:27:47
Essa noite o trampo tava tranquilo, aproveitei e dei uma pesquisada sobre flash.
Vou pegar o que o Ronaldo comentou, o Yongnuo TTL 568 II, achei por $559.99 no ML e pelo que li esta noite, pro que eu quero esta perfeito, só nao encontrei nada falando do movimento, tipo, sei q ele se move na vertical (cima/baixo) mas nao vi nada sobre movimento horizontal, pra rebater nas paredes seria bom se ele se movese lateralmente  :ponder:

E aproveitando, segue uma foto que editei no lightroom, pra ser as primeiras ate q achei legal.


abraço.
ao meu ver,esta sub!Se aumentar a exposicao ja da uma boa melhorada.Comparando com a "original",parece q soh mudou a exposicao....
« Última modificação: 09 de Julho de 2015, 10:31:28 por Silvio Takahata »
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II