Autor Tópico: Como ficar aceitavel? Foco... ISO... Abertura... exposição...  (Lida 23782 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #60 Online: 09 de Julho de 2015, 10:39:55
junior.. Vou te passar a minha impressão de fotografador, ok?
Para conseguir uma exposição e balanço de cores perfeitos em ambientes internos, só com ótima iluminação (flashS - no plural mesmo - rebatedores, etc...
Pra amadores, como eu, vale a pena tirar fotos com um pouco de subexposição e tratá-las na pós..
O tratamento não é um luxo, é parte da fotografia.
Então, amigo, invista algumas horas estudando algum aplicativo de tratamento (Lightroom, PS, etc..) e poderá utilizar mais fotos do seu portifólio..
PS.: Flash na cinquentinha, vai chapar demais as fotos, mesmo um flash mais potente.. Se não for uma penumbra, usa a tua máquina, aumenta um pouco o ISO (800 p. ex. - tem como limitar a ISO máxima para funções SEMI AUTOMÁTICAS) e deixa ela nos modos Av ou Tv, dependendo do que você quer (prof. de campo ou parar movimentos).
Abraço..
« Última modificação: 09 de Julho de 2015, 10:50:06 por nandoespinosa »


danielperpetuo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #61 Online: 09 de Julho de 2015, 13:20:28
O caminho é esse.

Pontos importantes, alguns já mencionados.

Trocar de 50tinha não vai mudar quase nada, melhor comprar o flash.
Usar f1.8 para retrato é complicado, 2.8 já é tenso.
ISO até 1600 na Rebel. Melhor não passar disso!!
Mesmo com flash, é bom apontar os pontos de melhor iluminação nos espaços de festa. O Flash pode "apagar" o fundo, por exemplo.
Fotometria você está indo bem, fotografando em RAW vai ver que se for pra errar, melhor errar para menos (subexposição).
Programas de edição fazem parte do processo, são indispensáveis.
A foto do tópico está sem foco pela pequena velocidade.

No mais, parabéns pela iniciativa de estudar e correr atrás de informação para obter resultados cada dia melhores!! Eu já venho estudando há algum tempo e sempre saio mais motivado com tópicos como este.

Abs,


danielperpetuo.com


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 09 de Julho de 2015, 13:40:00
Cara, primeira coisa: Se vc vai fotografar pessoas, mesmo em uma praia num dia de sol, vc pode e até deve usar o flash, mesmo que ó pra preenchimento.

Segunda coisa: não tenha medo de ISO alto. Melhor um pouco de ruido do que foto tremida ( que ai não tem jeito ).
Um rebatedor tbm vai te ajudar pra fazer esse trabalho.

O foco não minha opinião é o mais xarope na fotografia, ou vc tem o olho bom ou tem que confiar na camera, o que nem sempre da, então sempre confira a imagem na revisão ( quando der, claro ) pra ver se ficou focada.
E claro, em 50mm ou mais, menos de f8 provavelmente não vai ser suficiente pra deixar todos em foco, prq sempre vai ter alguem mais a frente e outro mais pra traz.

A composição da sua foto até achei legal, só fecharia um pouco mais nas crianças.

Resposta massa. E além disso, um bom flash "define" "melhora" a pele das pessoas e melhora a definição da imagem. Flash bem usado só acrescenta na fotografia.


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #63 Online: 10 de Julho de 2015, 00:17:56
Sim o Yongnuo 568 EX II - faz os movimentos para cima e para baixo e rotação lateral sim, pode inclusive rodar ele para rebater em uma parede atrás de você, por exemplo.

O flash ja entrou na lista como proxima compra.  :ok:

ao meu ver,esta sub!Se aumentar a exposicao ja da uma boa melhorada.Comparando com a "original",parece q soh mudou a exposicao....

Coloquei um pouco de contraste e nitidez, e uma pequena fuçada nas cores, aumentei pra +15 se nao me engano.

vale a pena tirar fotos com um pouco de subexposição e tratá-las na pós..
O tratamento não é um luxo, é parte da fotografia.

Eu  tento compensar pra mais, so q fico com medo de saturar tudo e no fim acaba ficando escuro, tenho q perde esse medo na hora de fotometra.  :(

fotografando em RAW vai ver que se for pra errar, melhor errar para menos (subexposição).

Isso vou começas a fazer, ate agora so usei Jpeg, vou usar o Raw+Jpeg q nessa funçao meu cartao ainda suporta  quase mil fotos.

Flash bem usado só acrescenta na fotografia.

Li algo parecido ontem noutro topico sobre flash  :D


 :worship: :clap: :worship: :clap: :worship:
Valeu gurisada, dicas valiosas aqui neste topico  :D
Obrigado a todos que perderam um tempinho pra ajuda um novato  :clap: :clap:

Agora é pratica tudo isso que aprendi nesse topico, testar e testar essas dicas que vcs me deram.

Ate compra o flash, ai vem mais duvidas e vai rende mais alguns topicos  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Abs!
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #64 Online: 10 de Julho de 2015, 13:42:35
Fui a Balneário Camboriú hoje de manha, tinha medico no hospital de olhos de lá.
aproveitei e passei no camelo de lá que me falaram q tinha muita coisa.

Tinha tres lojas especializadas, em duas só tinha flash original canon segundo eles , e o preço era superior a $!.200,00  :o :doh:

Em outra loja achei o flash Yongnuo YN 468 II, o cara me pediu $650,00

Agradeci e quando ia saindo ele perguntou se não gostei, então disse que tinha achado um por 559,99 no ML.
O cara olhou pro outro e disse, da desconto? O outro mandou fazer por 550,00, eu tava quase comprando quando ele perguntou, dinheiro?  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Eu disse, na :hysterical:o, é cartão em umas 24 vezes  :D

ai morreu o desconto, ele ofereceu por 600,00 em 3 vezes no cartão, eu disse que queria em 6 vezes e nao deu rolo.

então ele ofereceu 600,00 em 5 vezes, eu tava botando a não na carteira e parei, resolvi vir aqui dar uma olhada, peguei o celular e fui ver o nome correto do flash q o Ronaldo recomendou, e eis que é diferente, o que eu tava prestes a comprar é inferior ao mencionado aqui.

não comprei e fui embora.

Ainda bem que vim olha no forum, pq esse flash que eu estava prestes a comprar custa no ML 400,00 reais.

Entao amigos de Balneario e regiao, nao comprem no camelodromo de BC banca nº100, pois o camarada queria me cobrar 200 reais a mais pelo produto  >:( >:( >:(

vou comprar no ML em algumas vezes e sem juros ainda  :ok: :ok: :ok:

abs!
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 10 de Julho de 2015, 14:07:27
Fui a Balneário Camboriú hoje de manha, tinha medico no hospital de olhos de lá.
aproveitei e passei no camelo de lá que me falaram q tinha muita coisa.

Tinha tres lojas especializadas, em duas só tinha flash original canon segundo eles , e o preço era superior a $!.200,00  :o :doh:

Em outra loja achei o flash Yongnuo YN 468 II, o cara me pediu $650,00

Agradeci e quando ia saindo ele perguntou se não gostei, então disse que tinha achado um por 559,99 no ML.
O cara olhou pro outro e disse, da desconto? O outro mandou fazer por 550,00, eu tava quase comprando quando ele perguntou, dinheiro?  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Eu disse, na :hysterical:o, é cartão em umas 24 vezes  :D

ai morreu o desconto, ele ofereceu por 600,00 em 3 vezes no cartão, eu disse que queria em 6 vezes e nao deu rolo.

então ele ofereceu 600,00 em 5 vezes, eu tava botando a não na carteira e parei, resolvi vir aqui dar uma olhada, peguei o celular e fui ver o nome correto do flash q o Ronaldo recomendou, e eis que é diferente, o que eu tava prestes a comprar é inferior ao mencionado aqui.

não comprei e fui embora.

Ainda bem que vim olha no forum, pq esse flash que eu estava prestes a comprar custa no ML 400,00 reais.

Entao amigos de Balneario e regiao, nao comprem no camelodromo de BC banca nº100, pois o camarada queria me cobrar 200 reais a mais pelo produto  >:( >:( >:(

vou comprar no ML em algumas vezes e sem juros ainda  :ok: :ok: :ok:

abs!

Dá pra procurar melhor, porque acha o 565ex por 500 contos.

468II por 600 pilas, o cara tá arrancando seu couro, ou te achou com cara de trouxa, só pode


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #66 Online: 11 de Julho de 2015, 20:09:54
f1.8 e abertura entre 1/100 pra cima.

Não estou querendo bancar o professor, até pq ainda estou aprendendo, mas acho que vc ainda está com certos conceitos confusos: abertura no seu exemplo é 1.8, enquanto 1/100 é velocidade do obturador!

Citar
Mas muitas fotos ficaram desfocadas, tremidas, escuras ou muito claras, algumas precisava de uma profundidade de campo maior, mas ai tinha que baixar a velocidade do obturador pra nao escurecer de mais e resultaria em foto tremida

Outro exemplo da confusão no post seguinte!
Pelo que aprendi até agora, profundidade de campo (bokeh, DoF) não depende da velocidade do obturador, mas sim da abertura menor, distância focal e distância entre o assunto e o fundo/frente a ser desfocado.

As fotos não ficaram ruins, só acho que pecou justamente na exposição, que ao meu ver foi prejudicada justamente pq o obturador estava rápido demais em todas elas (com exceção da 7). Nessas minhas leituras/estudos, li que até 1/30 dá pra fotografar tranquilamente sem tremidos.

OBS: Vi que o tópico está cheio de feras, e me perdoem se falei alguma besteira!

Abraços e ótimo fim de semana a todos...
« Última modificação: 11 de Julho de 2015, 20:35:52 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #67 Online: 12 de Julho de 2015, 17:48:30
A foto de fundo azul das garotas caipiras está ótima.


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #68 Online: 13 de Julho de 2015, 20:56:42
Amigo andreluigo, nao se apegue a detalhes  :D

Se ler desde o principio veras que escrevi errado mas pensando correto.
Citar
f1.8 e abertura entre 1/100 pra cima.
me referia a velocidade, ate por que nao existe abertura contada em segundos (1/100)

Citar
Citar
Outro exemplo da confusão no post seguinte!
algumas precisava de uma profundidade de campo maior, mas ai tinha que baixar a velocidade do obturador pra nao escurecer de mais e resultaria em foto tremida
Nao existe confusao nenhuma, voce apenas leu e nao interpretou  :ok:

Profundidade de campo tem a ver com diafragma, mas será q só isso?? :no: :no:

Quando fechamos o diafragma, menos luz entra pela lente e a foto fica mais escura, eu estava em um ambiente com pouca luz e sem flash, apenas com o flash embutido.

 para contornar isso, eu teria que diminuir a velocidade do obturador para compensar a falta de luz que




Abraço. :ok:
« Última modificação: 13 de Julho de 2015, 21:08:20 por juniorbrxq »
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #69 Online: 13 de Julho de 2015, 23:35:59
A foto de fundo azul das garotas caipiras está ótima.

Vlw Ivan  :D :ok:
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #70 Online: 15 de Julho de 2015, 04:11:35
Sabado 11 foi o aniversario da minha filha, Isabella.  :D
Aproveitando para treinar  :ok:

Prevejo alguns anos de briga com o bendito foco  :fight:

Nao sei se estou fazendo errado, se minha lente tem defeito, ou minha miopia alta somado a baixa visao (80% se comparado a uma pessoa noprmal) só sei que a maioria das minhas fotos ficam fora de foco e/ou tremidas.  :( :(

Abaixo uma comparação da primeira foto deste topico, com a ultima tirada neste final de semana, o que acham?

1. foto do inicio do topico.



2. Sabado 11/7



3. Essa foi um amigo que é fotografo, tirou com minha maquina.
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #71 Online: 15 de Julho de 2015, 04:20:05
para mim,olhando pelo iphone,a moça palhaça esta focada,a garotinha fora de foco.Na terceira,se seu amigo eh fotografo,fale a ele para abandonar a profissão kkkkk
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #72 Online: 15 de Julho de 2015, 04:38:54
Na terceira,se seu amigo eh fotografo,fale a ele para abandonar a profissão kkkkk

Meu cunhado que é mais chegado dele, falou a mesma coisa  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #73 Online: 15 de Julho de 2015, 04:48:35
Meu cunhado que é mais chegado dele, falou a mesma coisa  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
o foco parece estar a esquerda(direita dela)na tela colorida
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #74 Online: 15 de Julho de 2015, 06:56:33
Gostei mais da n. 2.
O rosto da moça está em foco, segundo me pareceu.