Autor Tópico: Como ficar aceitavel? Foco... ISO... Abertura... exposição...  (Lida 23663 vezes)

Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #75 Online: 15 de Julho de 2015, 08:20:51
Estou engatinhando na fotografia. Tenho lente 50mm 1.8, e digo que se o foco não estiver muito perto, a imagem não vai ser boa. Nessa terceira foto eu diria que no minimo deveria usar f4. é minha opinião. Se quiserem ver alguns modelos rsrs de foto usando f/2.5 a 1 metro de distancia que tirei: https://www.flickr.com/photos/131593054@N05/
Até eu me acostumar, f/1.8 só pra objetos parados e muito proximos.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #76 Online: 15 de Julho de 2015, 08:37:56
Gilberto,
Com f2.8 ou f4, vc usa q velocidade em media?

Eu costumo usar uma abertura grande para nao perder em velocidade, pq eu tremo muito e com velocidades de 1/60 já complica pra mim.

Digamos q 1/60 eu já bato umas 7 fotos pra aproveitar talvez 1.

Eu ja tinha pensado nisso de usar abertura maior pra melhorar minhas fotos desfocadas, bora treinar isso....
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #77 Online: 15 de Julho de 2015, 08:49:20
Essas fotos eu me apoiei na grade. Pra segurar no braço o ideal pra mim é de 1/200 pra cima, se tiver escuro uso o flash. Penso assim, prefiro nitidez ao desfoque, veja nas minhas fotos que só a cabeça dos cães está nitido, era o que eu queria. Criei uma tabelinha (rsrsrs): desfoque parado e com apoio 1.8, desfoque sem apoio 2.5, sem desfoque perto f/4, paisagem f/8. Vi em videos de fotografia que o melhor ponto de nitidez é em f/8. Minha camera trabalha com bom ISO até 800, então não tenha medo de usá-lo. Como eu disse, estou aprendendo, se alguém tiver mais dicas, agradeço.
Procure diminuir a abertura e aumentar o ISO, esqueça a velocidade, a menos que vc queira congelar ou fazer panning.
« Última modificação: 15 de Julho de 2015, 08:52:29 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #78 Online: 15 de Julho de 2015, 10:09:53
Gente.. a velocidade e a abertura vão trabalhar em conjunto, dependendo DO SEU OBJETIVO NA FOTO.
Lembrem, quanto maior a abertura (número menor) menor será o DOF. Quanto menor a velocidade (mais tempo de obturador aberto) mais estática fica a imagem. Portanto, não existe abertura ideal, conforme a velocidade ou o contrário. Vai depender do seu objetivo.
Em fotos de crianças e animais, como eles estão sempre se mexendo, é importante trabalhar com velocidades de obturador mais altas (1/400 pra cima) e ajustar a abertura ou o ISO, conforme a necessidade de exposição.
Então, podemos usar abertura f2.8 e uma velocidade de 1/4000 ou 1/100, dependendo do objetivo e da luminosidade presente.
Gilberto, também sou iniciante e fotógrafo amador, ok? Mas acho que estás com alguns conceitos um pouco confusos, que vão fazer suas fotos ficarem todas muito parecidas, talvez sem graça. Perceba que nas fotos que usaste como exemplos, encontrei 1 só com foco bem feito (nos olhos do cão) e outra que, embora o foco tenha ficado no focinho, deu até um charme especial.
Indico esses vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=gFxCdfNVSkA
https://www.youtube.com/watch?v=-3m69raPeVU
https://www.youtube.com/watch?v=34jkJoN8qOI
E esse site, que calcula a distância do campo (DOF) conforme a máquina, Dist. Focal e a velocidade do obturador.
http://www.dofmaster.com/dofjs.html

Espero que os ajude, como me ajudou.
Grande abraço.


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #79 Online: 15 de Julho de 2015, 11:29:24
Nando talvez eu coloquei o texto de forma confusa, o que eu me referia era a nitidez, então vou colocar meu ponto sobre seu texto:
1. sei que a base da fotografia é ISO, Velocidade e abertura
2. o fato da imagem estar estática não quer dizer que esteja nítida. Vc pode parar a hélice de um helicoptero em 1/500 com uma abertura menor, ou em 1/4000 com grande abertura. Vc vai ver como é mais nítido com menos abertura.
3. No ex. do cachorro, a lente estava aberta, e o cachorro não parava prá fazer pose, daí os focos errados.
4. voltando as crianças, acho que uma abertura f4 e veloc. 1/200 é melhor que f2 e vel.1/500 em mesmo ISO.
5. toda dica nova é bem vinda, no fundo quase todos aqui são amadores (profissional recebe pelo serviço), alguns iniciantes, como nós. Mas estamos em evolução.
São minhas opiniões, mas posso estar errado.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #80 Online: 15 de Julho de 2015, 12:25:41
Concordo contigo.. acho muito interessantes as discussões (no sentido literal, lógico), pois podemos aprender muito...
Justificando minhas observações
Criei uma tabelinha (rsrsrs): desfoque parado e com apoio 1.8, desfoque sem apoio 2.5, sem desfoque perto f/4, paisagem f/8.
Aí tá a confusão... a abertura não irá alterar se alterar com a lente estável ou tremendo.. isso quem pode ajudar é a velocidade do obturador... Desfoque do quê? Qual a Dist.Focal? veja no site que isso é muuuito variável.
[/quote]
Lembrem que a "medição" do foco pode ser pontual, mas o que se tem realmente é um plano de foco, com um limite de distancia entre objetos que se obtém um foco aceitável. Quanto maior a abertura, menor esse range. Para fotos de grupos de pessoas (4-5) pode-se usar uma abertura de f/8 ou algo perto disso. Se tentares tirar uma foto de 2 pessoas, com f/1.8 da 50mm, tu pode usar tripé e ajeitar os modelos milimetricamente, que provavelmente ainda vai ter desfoques neles..
Concordo contigo que podemos trabalhar com uma velocidade fixa (modo Tv) ao tirar uma série de fotos.
Mas veja que o amigo postou uma foto com 3 crianças pousando pra foto.. paradinhas, e outra com uma criança pulando numa cama elástica.. São 2 momentos muito distintos pra considerar fotos com mesma velocidade, sem que tenhamos perda da qualidade.
Enfim, não quero que penses que são críticas e sim observações.. Talvez alguém mais experiente possa nos auxiliar mais.. :ponder: Abraço..


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #81 Online: 15 de Julho de 2015, 12:52:59
Achei a segunda foto boa, com a palhaça e a criança, a abertura de f/4,5 é suficiente. Outra forma de ganhar profundidade de campo nesses casos é se afastar um pouquinho. Já fiz fotos de grupos com aberturas maiores me afastando um pouquinho e pedindo para as pessoas se alinharem. Mas pra mim a foto já está boa.

A foto 3 tem uma complicação, que é o fato da 50tinha ter o AF bem lento, não sendo uma lente ideal para se fotografar crianças em movimento, sobretudo toda aberta. Nesse caso a f/1.4 USM é um bom upgrade.


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #82 Online: 15 de Julho de 2015, 19:02:16
Nando, vc é um safado....(no bom sentido).... criou tanta polemica e a foto (flickr) mais aberta sua foi um gato em f/2.8 e em preto e branco....o resto tudo de 5.6 prá cima, mesmo com pouca distancia focal.... que coisa feia, heim!!!!  rsrsrsrs ..... é assim que a gente pega os espertinhos kkkkkk..... Vc tirou com a 50mm algumas em f/4...mas podia ter ido em f/1.8..... tudo na brincadeira, ok!
« Última modificação: 15 de Julho de 2015, 19:10:51 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #83 Online: 15 de Julho de 2015, 23:07:03
Gilberto.
Tabelinha interessante, vou testar  :ok:

Nando.
Vou dar uma olhada nesses videos em casa, aqui no trampo é bloqueado, nao carrega os players.  >:( >:( >:(

Rafa
Citar
Achei a segunda foto boa, com a palhaça e a criança, a abertura de f/4,5 é suficiente.
Pois é, ali eu tava com a 18-55mm, se tivesse com a 50mm certeza q eu ia ter usado f1.8  :(

Vou começar a prestar mais a atençao na abertura, vou testar essa tabelinha do Gilberto, meu chara...  :ok:
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #84 Online: 16 de Julho de 2015, 02:31:15
Nando, vc é um safado....(no bom sentido).... criou tanta polemica e a foto (flickr) mais aberta sua foi um gato em f/2.8 e em preto e branco....o resto tudo de 5.6 prá cima, mesmo com pouca distancia focal.... que coisa feia, heim!!!!  rsrsrsrs ..... é assim que a gente pega os espertinhos kkkkkk..... Vc tirou com a 50mm algumas em f/4...mas podia ter ido em f/1.8..... tudo na brincadeira, ok!
nao to puxando o saco dele,mas imagino que ele escreveu apenas como forma de contraponto ao seu comentario.E o fato de ter fotos com media de f4/5.6 nw significa que ele quis te "ludibriar"!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #85 Online: 16 de Julho de 2015, 07:01:59
nao to puxando o saco dele,mas imagino que ele escreveu apenas como forma de contraponto ao seu comentario. E o fato de ter fotos com media de f4/5.6 nw significa que ele quis te "ludibriar"!

Eu sei foi na zueira... sobre as fotos dele, tem uma parte só com flores que ele tirou em f4 e mesmo assim desfocou parte das mesma flor, imagine em f/1.8?  Como diz o coringa, vcs tem que sorrir mais....abraços a todos
« Última modificação: 16 de Julho de 2015, 07:10:47 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #86 Online: 16 de Julho de 2015, 09:35:59
Opa opa ... olha a difamação ae Gilberto  :eek:
 :hysterical: :hysterical:
Em minha defesa: https://flic.kr/p/vi93iY ...
Tá, eu sei, você vai dizer que a abertura é só 2.5, mas eu justifico..  :assobi:
Ainda não tô bem seguro de ficar usando 1.8 pois normalmente perco a foto. A minha cinquentinha tem o AF muito lento, o que atrapalha demais nas fotos com motivo mexendo.
Grande abraço..


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #87 Online: 16 de Julho de 2015, 10:08:47
Opa opa ... olha a difamação ae Gilberto  :eek:
 :hysterical: :hysterical:
Em minha defesa: https://flic.kr/p/vi93iY ...
Tá, eu sei, você vai dizer que a abertura é só 2.5, mas eu justifico..  :assobi:
Ainda não tô bem seguro de ficar usando 1.8 pois normalmente perco a foto. A minha cinquentinha tem o AF muito lento, o que atrapalha demais nas fotos com motivo mexendo.
Grande abraço..

Fiz uma sequencia de fotos usando variação de abertura, ISO 800 (sombra) e sem tripe....não analisem a qualidade e sim a profundidade/nitidez:
https://www.flickr.com/photos/131593054@N05/sets/72157655542461448

Imagine algo em movimento....
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #88 Online: 16 de Julho de 2015, 16:55:29
Vejam esse video, é sobre um aplicativo que eu acabei de instalar que calcula o DOF:
https://www.youtube.com/watch?v=AD02tfsQo1c
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #89 Online: 16 de Julho de 2015, 19:29:44
Fiz uma sequencia de fotos usando variação de abertura, ISO 800 (sombra) e sem tripe....não analisem a qualidade e sim a profundidade/nitidez:
https://www.flickr.com/photos/131593054@N05/sets/72157655542461448

Imagine algo em movimento....

Otimo exemplo Gilberto  :clap: :clap: :clap:

Mas note que conforme vc foi fechando o fiafragma, vc teve que ir diminuindo a velocidade !!!!!

E aqui esta a minha dificuldade:
(Eu, isso acontece comigo)
velocidade baixa = foto tremida
Diafragma fechado = Foto escura
« Última modificação: 16 de Julho de 2015, 19:30:11 por juniorbrxq »
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos