Autor Tópico: Como ficar aceitavel? Foco... ISO... Abertura... exposição...  (Lida 23520 vezes)

juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
    De buenas?  :D
    Minhas perguntas abaixo vão parecer de novato inexperiente, não se assustem, é verdade... :hysterical:

    To começando agora e não tenho as manhas, sei que é importante ler livros, cursos, e etc.
    Mas não consigo aprender desta forma, preciso ver na pratica, e praticar, então vejo vídeos e participo aqui do fórum MF.  :D

    Vejam a foto abaixo, ela nao tem edição nenhuma, ainda nao aprendi a fuçar nos software da camera.

IMG_1212[1] by Gilberto Farias Jr, no Flickr

Canon EOS REBEL T5
EF-S18-55mm f/3.5-5.6 III
ƒ/5.6 
53.0 mm
1/80 
iso 400
Flash (desligado, não disparado)

  • Fotometria
Era 8 da manha e tava nublado.
A 18-55 em 53mm fecha o diafragma pra f5.6 entao eu estava com a lente mais aberta possivel.
A exposição ideal seria a cima de uns 1/125 eu acho, mas tive que por o obturador mais lento em 1/80 pra nao fica escuro.
Usei um iso 400 que pensei ate ser muito alto, mas sera q um 800 tinha ficado melhor? talvez eu pudesse por o obturador a 1/100 com iso 800?

  • Foco
A foto ta um pouco fora de foco, eu foquei no rosto da menina do meio.
Será que se eu tivesse fechado mais o diafragma, nao teria ficado mais focado?
Porem ai eu teria q diminuir o obturador lá pruns 1/60 e com criança se mechendo ia fica pior.

  • Enquadramento
Sei que ficou estranho.
Mas se eu deixasse as crianças retas na horizontal, eu iria pegar a parte de cima dos baloes que atras era um terreno aberto e feio, cheio de carros.

Outra coisa que me atrapalha nessa hora é o oculos que me afasta do viewfinder, e eu nao consigo ver as bordas do que estou fotografando, nesta foto por exemplo eu poderia ter deichado a menina da esquerda mais inteira e menos balão.

Neste caso eu acho que assim esta menos pior.
O q vcs acham, era melhor enquadrar somente as crianças e ficar torto, ou ficar reto mas com um fundo muito feio?

  • Flash
Neste caso o flash poderia ser usado? mesmo de dia? tinha ajudado a aumentar o obturador e manter a fotometrica correta?

Desde de ja Obrigado a todos  :D :D :D[/list]
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2015, 06:11:05
pelo exif vc citou 5.6,mas no texto fala que deixou na maior abertura possivel..mas a maior abertura dela eh 3.5!Realmente,para fotos de grupo,manter o foco em todos,tem que se fechar o diafragma mesmo.Quanto a iso,nw existe um valor X especifico(exceto em dias de sol)O que tem que ser revisto,eh sobre a fotometria,a forma que vc faz,se vc compensa ou nw.E sobre a composicao,ta estranho pacas,mesmo na horizontal ficara feia,pois vc mesmo disse sobre o fundo...mas para treino ta valendo.Se for ensaio e remunerado,tem que procurar outro local.Bom,opniao minha ta,vamos esperar alguem com mais experiencia comentar!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2015, 06:26:25
Quanto à composição, talvez se abaixar até o nível das crianças ajudasse. Note que elas tiveram que ficar "olhando para cima"..., em uma posição meio estranha.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2015, 08:07:42
Cara, primeira coisa: Se vc vai fotografar pessoas, mesmo em uma praia num dia de sol, vc pode e até deve usar o flash, mesmo que ó pra preenchimento.

Segunda coisa: não tenha medo de ISO alto. Melhor um pouco de ruido do que foto tremida ( que ai não tem jeito ).
Um rebatedor tbm vai te ajudar pra fazer esse trabalho.

O foco não minha opinião é o mais xarope na fotografia, ou vc tem o olho bom ou tem que confiar na camera, o que nem sempre da, então sempre confira a imagem na revisão ( quando der, claro ) pra ver se ficou focada.
E claro, em 50mm ou mais, menos de f8 provavelmente não vai ser suficiente pra deixar todos em foco, prq sempre vai ter alguem mais a frente e outro mais pra traz.

A composição da sua foto até achei legal, só fecharia um pouco mais nas crianças.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2015, 08:53:35
A 18-55 é chata :D, você foca e parece que ta fora de foco (mesmo no foco), a nitidez dela não é das melhores, ainda mais na abertura máxima ai parece que ta fora de foco. A profundidade de campo é inevitavel em distancias focais maiores...pra reduzir isso use ela em 35, 24mm quando for fotografar grupos, vai ter que se aproximar (quando der), mas evita deixar pessoas desfocadas.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Joel Gonçalves da Cruz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
  • "Parar, sacar los sueños del cajón y empezar"
Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2015, 09:07:29
Lembrando que o viewfinder tem um pequeno ajuste de foco....experimente tirar os oculos e fotografar sem ate pegar mais confiançaa.
"Lo mejor de la fotografia es que ella no cambia, mismo cuando las personas lo hacen"

http://www.flickr.com/photos/118018927@N03/

Canon AE-1 / 50mm / Hoya HMC 28-85mm / Prorokinon MC 80-200mm


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #6 Online: 02 de Julho de 2015, 10:57:33
pelo exif vc citou 5.6,mas no texto fala que deixou na maior abertura possível..mas a maior abertura dela eh 3.5!
Mas eu tava em 53mm, e aqui essa era a abertura máxima  :(
pra fica em 3.5 eu tinha q puxar nos 18mm e tinha uma mesa na frente, eu estava meio longe das crianças.
pensando agora, eu deveria ter levado eles mais pro lado onde não tinha mesa.  :(

A menina da esquerda e minha filha, e os outros dois são coleguinhas de escolinha. Eu comprei essa câmera pq queria tirar fotos boas, da família, amigos, em viagens, passeios e etc. Nao pretendo trabalhar com isso ou vender esse tipo de trabalho, só quero boas fotos que eu nao conseguia com a compacta e em modo automático.

Sobre a fotometria, eu nao fiz nenhum ajuste na camera, vi que tem opção pra compensação, tipo, eu mecho num treco ali que ele tira 3 fotos, uma como esta a camera, uma mais escura e uma mais clara, é disso que estas falando?

Quanto à composição, talvez se abaixar até o nível das crianças ajudasse. Note que elas tiveram que ficar "olhando para cima"..., em uma posição meio estranha.
Cagada 100% minha
Deveria ter me abaixado mesmo.  :clap:

em uma praia num dia de sol, vc pode e até deve usar o flash, mesmo que ó pra preenchimento.
Melhor um pouco de ruido do que foto tremida ( que ai não tem jeito ).
Um rebatedor tbm vai te ajudar pra fazer esse trabalho.

Flash  :ok:
ISO  :ok:
Mas o que seria um rebatedor?

evita deixar pessoas desfocadas.
:D :ok:

Lembrando que o viewfinder tem um pequeno ajuste de foco.
Tenho -11,0 de miopia, a regulagem dele não me fez nem cocegas sem óculos  :o
Então regulei ele usando o óculos, mas ai fico longe dele e nao vejo tudo.
lente de contato ja usei e nao consigo ficar com ela no olho, me da uma agonia ..



 :ok: :ok: :ok: :ok:
Obrigado a todos pelas dicas, no meu caso elas são valiosas!

é q nem eu falo sobre o corredor polonês, gosto de postar lá pq só vou levar paulada  :hysterical: :hysterical:
Mas sao essas pauladas que me ajudam a saber o que estou fazendo de errado. :ok:

Abraço! :)
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Julho de 2015, 12:24:14
Vamos lá.

Fotometria: fotômetro no meio não significa exposição correta. Significa exposição cinza médio. Se sua foto tem mtos tons médios (cinza do asfalto, verde da grama, vermelho sangue por exemplo) o meio será correto, mas se tiver mtos tons claros (branco, azul bebê), colocar o fotômetro no meio fara com que esses tons não fiquem claros, mas sim médios, ou subexposto. Ou seja, quando os tons são claros vc deve colocar o fotômetro acima do meio. Se forem brancos, por exemplo pode precisar colocar até quase dois pontos acima. A mesma coisa o inverso. Se os tons forem escuros, vc precisa compensar o fotômetro pra menos.
Na sua foto, acho que poderia subir a exposição talvez em 1/3 ou 2/3 de EV.

Foco: A foto está levemente fora de foco mesmo. As vezes acontece. Não acho que tenha sido questão de profundidade de campo. f/5.6 em APS-C, pra mim, é suficiente pra colocar todos em foco nessa foto.

Enquadramento: Geralmente, como dizem, é melhor fotografar no nível dos olhos das crianças. Fotos em mergulho podem ser legais, mas tem que saber trabalhar dessa forma.

Flash: Flash pode ser usado de três formas, como luz principal, modificador e preenchimento. A luz está chegando legal nas crianças, de forma lateral e suave. Nesse caso, eu usaria flash apenas por preenchimento, pra clarear um pouquinho as sombras, principalmente da crianças da esquerda. Dessa forma, vc mantém a fotometria e coloca o flash com uma potência relativamente fraca e frontal.

A T5 deve aguentar ISO tranquilo até 1600. Sua lente é escura, então eh melhor subir um pouco o ISO e deixar o obturador mais rápido. Como disseram, é melhor ter um foto com um pouco de ruído que tremida/borrada. Mas se quer ganhar um pouco mais de luz, pode pensar em uma lente zoom standard f/2.8, como a Sigma ou Tamron.


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #8 Online: 02 de Julho de 2015, 18:07:04
Pow, vlw Rafa.  :ok: :ok:

Esse negocio de compensar a fotometria conforme os tons eu ainda não tinha ouvido falar, vou começar a fazer.

Eu acabei de pegar minha 50tinha, usada e bem baratinha, de um camarada aqui na City, agora me falta uma zoom mesmo, porem as 2.8 são um pouco carinhas... Tenho um camarada do Rio que tem uma 75-300 f4 se não me engano, e bem provável que eu pegue essa.
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #9 Online: 02 de Julho de 2015, 22:05:14
Ou seja, quando os tons são claros vc deve colocar o fotômetro acima do meio. Se forem brancos, por exemplo pode precisar colocar até quase dois pontos acima. A mesma coisa o inverso. Se os tons forem escuros, vc precisa compensar o fotômetro pra menos.


IMG da internet

Rafa
É a esta barra que voce se refere correto?

Voce disse para eu compensar mara cima (+) quando for motivos claros/brancos.
Fiz isso e ficou saturado, nao seria ao contrario?

Quando tiver tons claros, movo o indicador da barra para a esquerda (entendo como abaixo) escurecendo a foto.
Quando tiver tons escuros, movo o indicador para a direita (entendo como acima) para clarear a foto.

Seria isso ou nao entendi bulhufas de nada?  :assobi:
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Julho de 2015, 22:16:04
Como assim saturados? Não entendi o que vc quis dizer.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #11 Online: 02 de Julho de 2015, 23:14:43
Como assim saturados? Não entendi o que vc quis dizer.

Acho que ele quis dizer superexposta!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #12 Online: 02 de Julho de 2015, 23:16:32

É a esta barra que voce se refere correto?

Não perguntou pra mim, mas é essa barrinha mesmo... Só que o Rafa tinha dito pra vc aumentar para 1/3 (primeiro "pauzinho" depois do 0) ou 2/3 (primeiro "pauzinho" antes do 1)...
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #13 Online: 02 de Julho de 2015, 23:19:16
Acho que ele quis dizer superexposta!


# Nao sei o termo correto, vou tentar explicar.

Aqui eu deixei a foptometria em zero, onde a camera disse que era o correto.

normal by Gilberto Farias Jr, no Flickr
ƒ/2.8  50.0 mm 1/400  400 Flash (desligado, não disparado)

# Aqui deixei acima (para a Direita) em +1

+1 by Gilberto Farias Jr, no Flickr
ƒ/2.8  50.0 mm 1/200  400 Flash (desligado, não disparado)

# Aqui deixei acima (para a Direita) em +2

+2 by Gilberto Farias Jr, no Flickr
ƒ/2.8  50.0 mm 1/100  400 Flash (desligado, não disparado)
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #14 Online: 03 de Julho de 2015, 08:14:54

# Nao sei o termo correto, vou tentar explicar.

Aqui eu deixei a foptometria em zero, onde a camera disse que era o correto.

normal by Gilberto Farias Jr, no Flickr
ƒ/2.8  50.0 mm 1/400  400 Flash (desligado, não disparado)

# Aqui deixei acima (para a Direita) em +1

+1 by Gilberto Farias Jr, no Flickr
ƒ/2.8  50.0 mm 1/200  400 Flash (desligado, não disparado)

# Aqui deixei acima (para a Direita) em +2

+2 by Gilberto Farias Jr, no Flickr
ƒ/2.8  50.0 mm 1/100  400 Flash (desligado, não disparado)
exatamente o que o rafa falou!Qd fotometrar em algo preto,faca o contrario.Fique atento ao histograma,se colocar em +2 dependendo do branco,podera perder informacao
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II