Caro Gilberto, no início o entendimento da fotometria, realmente causa um nó na nossa cabeça !!
O link citado acima pelo Silvio é excelente e também aprendi muito com ele.
Algumas dicas e pontos para que você possa refletir e depois procurar informação adicional.
1- Ler e entender como o fotômetro da câmera trabalha, que ele lê a luz refletida e não a incidente. Como padrão o ponto "0" da barrinha de exposição significa uma exposição equivalente a um cinza médio (ou mais técnicamente que reflete 18% da luz) - não pense em cores, mas sim em tons - assim temos o amarelo claro, escuro e o médio e por aí vai.
2- Inicialmente em uma grande maioria de situações deixar o fotômetro no centro (zero) garante a foto, muitas vezes com boa exposição e é uma forma conservadora para não perder a foto (normalmente evita estouro nas altas luzes)
3- Conforme for refinando o conhecimento verá que muitas imagens ficarão "planas", sem contraste, sem graça e muitas sub expostas ao zerar o fotômetro...
4- Aqui começa a brincadeira: primeiro entenda como a câmera mede a luz e o que significa os modos matricial, ponderado ao centro, pontual, etc...
5- Utilizar o fotômetro em pontual é um exercício legal para "ler" a luz da cena, entender como cada objeto reflete de forma diferente a luz, etc..
6- Leia um pouco sobre o sitema de zonas do Ansel Adams, o conceito é importante para pensar em fotometria de forma mais precisa.
7- Compre um cartão cinza - olha muitos vão te falar que é bobeira - realmente não o utilizará no dia a dia, mas é muito legal utilizar o mesmo como exercício de aprendizagem.
8- Na foto que postou com a parede branca, poderia fazer o seguinte teste:
- Colocar a câmera em medição pontual.
- Imagine a sua barrinha de fotometro como uma escala onde o -2 (seria próximo ao preto) 0 (cinza) e o +2 (seria próximo ao branco).
- O fotometro em pontual não mede a luz da cena, mas sim pontualmente do objeto que se encontra no centro do visor.
- Pois bem deixe a sua câmera em modo monocromático (Preto e branco), preencha o centro do visor com a parede branca, e deixe o fotometro centralizado em ZERO (Barrinha no meio) - registre a foto e veja o resultado a sua parede branca saíra na foto mais próxima do cinza (foi o que você disse para a sua câmera ao centralizar a barrinha)
- Agora faça o mesmo procedimento acima e coloque o fotômetro em + 1 2/3 (última barrinha antes de chegar ao +2), veja a foto - a parede se parece mais com o branco - pois você disse para a sua câmera que ela era quase dois pontos mais clara que o cinza médio (fotômetro no centro)
- Se tivesse o cartão cinza poderia fazer mais um teste interessante, cole ele na parede, e faça a fotometria (em modo manual preferencialmente ou AV e TV e depois bloqueio de exposição) com o cartão cinza preenchendo o centro do visor - aqui você já sabe que este cartão é padronizado e é cinza médio, portanto repasse esta informação para a sua câmera, coloque o fotômetro no centro - barrinha em zero - recomponha a cena (lembre-se para todos os testes se estiver em Av ou Tv - utilize o botão de bloqueio de exposição antes de recompor "*" pois senão a máquina mudará os parâmetros, no caso de fotografar em manual não é necessário) - registre a foto - veja o resultado - a parede se aproxima do branco, o cartão do cinza médio, etc..
Os testes podem parecer simples, e muitos podem pensar "não vou utilizar este cartão no dia a dia" - e realmente não irá, mas as informações fazendo os testes irão sedimentar, pelo menos foi assim comigo...
Outro detalhe - não utilize o flash nos testes. Depois de aprender os conceitos acima, aí começa outra luta para entender como o flash se comporta e interpreta a fotometria.. Bons estudos!!!