Autor Tópico: Como ficar aceitavel? Foco... ISO... Abertura... exposição...  (Lida 23646 vezes)

juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #30 Online: 03 de Julho de 2015, 22:26:06
Se o objeto a ser fotografado tiver como cor predominante o Branco  :  usar fotometria em +2

Isso nao me entra na cabeça, a parede branca fotometrada em +2 fica estourada (super exposta - branca de mais)

Vejam nesta imagem que o Artigo --->  http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=98201.80 mostra como forma correta de medir o amarelo, mas notem que o muro la atras esta estourado/super exposto!

Citar
Imagem 7  : Modo de medição spot , com fotometria medida na cor amarela , ajustada  em + 1

Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #31 Online: 03 de Julho de 2015, 23:05:00
E apareceu outra duvida,

A camera faz a fotometria em um unico ponto focal?
Ou ela mede a luz que entra por toda a lente?

Alguem falou em fotometrar no vestido branco (em uma cena de casamento por exemplo) ai me veio esta duvida.

=====================
EDITADO
=====================


Duvida sanada pelo manual da camera, eu ia apagar, mas deixa ai caso mais alguem tenha esta duvida  :D
Só nao consegui importar as imagens de exemplo :(

Medição matricial
É um modo de medição de aplicação geral,
indicado até mesmo para motivos em contraluz.
A câmara define automaticamente a exposição
de acordo com a cena.

Medição parcial
Eficaz quando o fundo é muito mais claro do que
o motivo devido a contraluz, etc. A área cinzenta
na figura da esquerda representa o local onde é
medido o brilho para obter a exposição padrão.

Medição ponderada com predominância ao centro
O brilho é ponderado ao centro da imagem e utilizado
para calcular a média da cena completa. Este modo
de medição destina-se a utilizadores avançados.
« Última modificação: 03 de Julho de 2015, 23:28:52 por juniorbrxq »
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #32 Online: 03 de Julho de 2015, 23:30:28
E apareceu outra duvida,

A camera faz a fotometria em um unico ponto focal?

Ou ela mede a luz que entra por toda a lente?

Alguem falou em fotometrar no vestido branco (em uma cena de casamento por exemplo) ai me veio esta duvida.
Uma dica que te dou é ler o manual da câmera. Pode parecer uma resposta daquelas de quem não quer ajudar, mas não é o caso. Tem várias características da câmera que você nem imagina!  :D
Sobre a área da fotometria, tem vários modos que vai desde todo o sensor até um ponto central.


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #33 Online: 03 de Julho de 2015, 23:34:50
Uma dica que te dou é ler o manual da câmera. Pode parecer uma resposta daquelas de quem não quer ajudar, mas não é o caso. Tem várias características da câmera que você nem imagina!  :D
Sobre a área da fotometria, tem vários modos que vai desde todo o sensor até um ponto central.

Enquanto vc escrevia, eu tava justamente fazendo isso, rsrsrsrs.

Eu ja li o manual duas vezes, ele tem um total de 341 paginas (pequenas) e como tenho dificuldade de gravar as coisas lendo, nao lembrava dessa parte  :D
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #34 Online: 03 de Julho de 2015, 23:37:19
Enquanto vc escrevia, eu tava justamente fazendo isso, rsrsrsrs.

Eu ja li o manual duas vezes, ele tem um total de 341 paginas (pequenas) e como tenho dificuldade de gravar as coisas lendo, nao lembrava dessa parte  :D
É pq antes de escrever eu enviei por telepatia....kkkkkk
O manual tem muita coisa mesmo. De vez em quando eu tenho que pegar ele e dar uma revisada em alguns pontos.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 04 de Julho de 2015, 00:51:57
Se o objeto a ser fotografado tiver como cor predominante o Branco  :  usar fotometria em +2

Isso nao me entra na cabeça, a parede branca fotometrada em +2 fica estourada (super exposta - branca de mais)

Vejam nesta imagem que o Artigo --->  http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=98201.80 mostra como forma correta de medir o amarelo, mas notem que o muro la atras esta estourado/super exposto!

Vc está certo, a parede branca estourou. Mas vamos lá tentar explicar:

Se o objetivo era expor o amarelo bem, o objetivo foi atingido. A placa amarela está bem exposta. Mas o que ocorre com essa cena é que ela está na sombra, enquanto o muro está no sol a pino. Se a fotometria foi feita pra expor corretamente a placa que está na sombra, o que está no sol vai estourar, mas se a fotometria estivesse sido feita usando o muro de referência, ele estaria bem exposto e a placa estaria subexposta. Nada de anormal visto que a luz incidente em cada área da foto é diferente. Essa é uma das dificuldades de fotografar cenas com alto contraste de luz. Eu teria deixado o muro bem exposto e a placa mais subexposta, na sombra mesmo.
« Última modificação: 04 de Julho de 2015, 00:52:18 por Rafa_Meira »


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #36 Online: 04 de Julho de 2015, 01:45:57
Vc está certo, a parede branca estourou. Mas vamos lá tentar explicar:

Se o objetivo era expor o amarelo bem, o objetivo foi atingido. A placa amarela está bem exposta. Mas o que ocorre com essa cena é que ela está na sombra, enquanto o muro está no sol a pino. Se a fotometria foi feita pra expor corretamente a placa que está na sombra, o que está no sol vai estourar, mas se a fotometria estivesse sido feita usando o muro de referência, ele estaria bem exposto e a placa estaria subexposta. Nada de anormal visto que a luz incidente em cada área da foto é diferente. Essa é uma das dificuldades de fotografar cenas com alto contraste de luz. Eu teria deixado o muro bem exposto e a placa mais subexposta, na sombra mesmo.

Entao eu nao estou louco  :hysterical: :hysterical:

Nesta fotografia entao ele teve que escolher onde ficaria a "cagada", ou no muro muito claro, ou na placa muito escura.

Entendiiiii  :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:
Entao se eu estou dentro de um salao com pouca iluminação, eu poderia tbm aumentar a compensação da Exposição para +1 no menu da camera, (Manual pg111 a 113) e na hora de fotografar usar o fotometro zerado, o resultado final seria +1, certo?

Ou ate mesmo usar a Variação Automática da Exposição deixando o ponto central no zero, -1 e +1 e tirar tres fotos da mesma cena para depois escolher a que ficou com melhor exposiçao.


Depois destas duas paginas, e depois do artigo ali, a Fotometria ja esta bem mais clara na minha cabeça  :ok: :ok: :ok: :ok:



 :D Mas como eu nao posso deixar de perguntar, vai mais uma hahahahahaha
No meu manual diz assim:


Ja li esta bendita pagina varias vezes e nao consegui entender.
Motivos contraluz seria uma pessoa e o sol atraz, certo?

1. Usando o ponto AF central eu foco na pessoa e faço a fotometria.
2. aperto o botao de bloqueio.
<>Sempre que carregar no botão *,
a definição de exposição atual é
bloqueada.

O que exatamente esta bloqueado? a luz do sol?

3. Recomponha a imagem e dispare.

Como assim Recomponha a imagem? Eu ainda to com a pessoa em foco e com o botao de bloqueio apertado.....  :ponder:
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #37 Online: 04 de Julho de 2015, 08:52:32
Tem algumas palavras no manual que são fruto de tradução bem tosca, ai complica um pouco o entendimento mesmo.

Entao eu nao estou louco  :hysterical: :hysterical:

Motivos contraluz seria uma pessoa e o sol atraz, certo?
Contra luz é exatamente isso mesmo.
Citar
O que exatamente esta bloqueado? a luz do sol?
Você está bloqueando a "leitura" do fotômetro. Ou seja, nos modos automáticos, ao mudar a câmera de posição, ela não vai mudar as configurações. Ela vai ficar "bloqueada" nas configurações de exposição de onde você apontou.
Citar
Como assim Recomponha a imagem? Eu ainda to com a pessoa em foco e com o botao de bloqueio apertado.....
Recompor é a técnica de apontar para o objeto que deverá ficar focado, apertar o botão para a câmera focar e reposicionar a câmera de forma a compor a cena (por isso recompor). No caso da foto dos Correios, você apontou para a placa, apertou o botão até metade para focar e recompôs a cena de forma que ela fique no canto.



Esse recurso é muito útil quando utilizamos o modo automático e os modos de prioridade de abertura e velocidade.
Para entender melhor, imagine aquela cena da frente dos Correios e você está utilizando algum daqueles modos automáticos (automático ou prioridade de abertura ou velocidade). Imagina que  você apontou para a placa, apertou o botão até metade para focar e recompôs a cena de forma que esta placa fique no canto. Legal, a câmera focou e expôs para a placa, portanto o céu ficou estourado. Agora você vai tirar outra e quer continuar com a placa em foco e no canto direito, porém quer que a câmera regule a exposição para o céu e não para a placa. Como fazer? Você "mira" no céu" e aperta o botão de Bloqueio AE (assim a câmera vai fazer a leitura do céu, escolher uma configuração para este e "bloquear" desta forma), mira para a placa e aperta o botão do obturador até metade (para focar, porém, como a câmera está com o Bloqueio AE ativo, ela não vai mudar as configurações de exposição), recompõe a cena e bate a foto. Entendeu?
« Última modificação: 04 de Julho de 2015, 08:55:14 por Leo P »


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #38 Online: 04 de Julho de 2015, 09:41:54
Bom dia!

Ta, então recompor eu já fazia sem saber, eu foco no motivo e com o botso do obturador ainda apertado eu recomponho a cena pra deixar o motivo como eu quero  :ok:

O bloqueio não funciona em M (manual) então...

Eu uso so o modo M, e as vezes muito raro uso prioridade de abertura ou obturador.

Hoje a tarde e o aniversario da minha sobrinha, vou treinar bastante rsrsrsrsrsrsrrs
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #39 Online: 06 de Julho de 2015, 05:52:43
Juniorbrxq,leia com atencao aquele topico do link que postei.Sobre a parte estourada,ele fala claramente sobre isso.Como o Rafa citou,el teve de escolher o que ficaria bem exposto!Li umas 3 vezes aquele topico para entender os conceitos tb,ate entao,nw fazia direito,apenas zerava e mandava ver kkkkkk.Sobre sistema de zonas,se entender um pouquinho,ira te ajudar muito.E alguem ja citou tb sobre as tonalidades de cada cor,no proprio topico sobre fotometria o autor fala tb,entao eh estudar e praticar.Bons estudos rsrs
« Última modificação: 06 de Julho de 2015, 05:57:15 por Silvio Takahata »
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #40 Online: 07 de Julho de 2015, 01:41:15
Silvio.
Li todo aquele topico, muito bom  :clap: :clap:

Sabado foi o aniversario da minha sobrinha, salão pouco iluminado a tarde e a noite pior ainda.
Levei a 50tinha 1.8 q acabei de comprar, das 775 fotos que tirei, umas 20 prestaram pra alguma coisa  :( :(

Tive muita dificuldade para fotometrar, por que um lado do salao era mais escuro que o outro, eu fotometrava de um lado e quando me virava ja tava tudo fora de novo, ou estourado ou escuro, foi dificil  :doh:
Usei o modo Manual e medição Matricial.
La pelas tantas depois de muita foto ruim, mudei para prioridade de obturador e deixei a maquina escolher a exposiçao  :ok:

As melhores fotos foram tipo retrato com a 50tinha com ISO 800, flash -1, f1.8 e abertura entre 1/100 pra cima.
Algumas em 18mm com a 18/55 tbm se aproveita, mas bem poucas.

No canto do salao q era mais claro, usei ISO 400 e no mais escuro 800,1600.
Acho que eu poderia ter usado mais alto, depois lembrei do camarada que disse para "nao ter medo do iso"  >:(

To carregando a bateria da maquina, ja ja boto umas fotos aqui pra analizarem  :D
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 07 de Julho de 2015, 01:48:21
É difícil mesmo fotometrar em ambiente que a luz varia. Mas no canto vc ainda conseguia usar ISO 800 então tava bom. ISO é o que menos mudo na minha fotometria. Costumo deixar configurado para o espaço mais escuro. Quando vou pro claro, escolho entre mudar apenas a velocidade ou a abertura. Facilita a vida deixar um ou dois fixos nessas situações.
To no aguardo cara. Posta as fotos pra darmos nossos pitacos. Fotografou em RAW?
 :D


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #42 Online: 07 de Julho de 2015, 02:59:52
Ai esta.

Fotografei em JPEG mesmo, como ainda nao aprendi a fuçar nos editor, nem me preocupei com RAW.
Tenho que tira um tempo na frente do PC e ver uns videos no youtube sobre ediçao.

Mas muitas fotos ficaram desfocadas, tremidas, escuras ou muito claras, algumas precisava de uma profundidade de campo maior, mas ai tinha que baixar a velocidade do obturador pra nao escurecer de mais e resultaria em foto tremida   :D

Outras eu focava na criança e quando batia, a criança ja tinha se mechido e saido do foco, criança e buxa, nao para de se mexer.....

To confiando de mais na focagem automatica e ela ta me sacaneando, e como sou fraco de visao, eu nao consigo focar manualmente, nao acho o foco nunca....

1.
IMG_1417[1] by Gilberto Farias Jr, no Flickr
ƒ/1.8  50.0 mm 1/125  400 Flash (ligado, disparado em -1)

2.
IMG_1435[1] by Gilberto Farias Jr, no Flickr
ƒ/1.8  50.0 mm 1/100  400 Flash (ligado, disparado em -1)

3.
IMG_1516[1] by Gilberto Farias Jr, no Flickr
ƒ/1.8  50.0 mm 1/160  200 Flash (ligado, disparado em -1)

4.
IMG_1497[1] by Gilberto Farias Jr, no Flickr
ƒ/1.8  50.0 mm 1/160  200 Flash (ligado, disparado em -1)

5.
IMG_1634[1] by Gilberto Farias Jr, no Flickr
ƒ/1.8  50.0 mm 1/200  800 Flash (ligado, disparado em -1)

6.
IMG_1770[1] by Gilberto Farias Jr, no Flickr
ƒ/1.8  50.0 mm 1/160  400 Flash (ligado, disparado em -1)

7.
IMG_2003[1] by Gilberto Farias Jr, no Flickr
ƒ/3.5  23.0 mm 1/60  400 Flash (ligado, disparado)
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #43 Online: 07 de Julho de 2015, 05:56:14
em vista da foto que postou ao criar o topico,melhorou bem juniobrxq.Na sua camera nw tem opção de deixar pre configurada para determinada iluminacao?Na minha tem seletores C1,C2e C3,facilita muito pre configurar para cada tipo de ambiente.Ainda estou aprendendo,mas uma vez que tem a base(conhecimento)de como fotometrar,logo pegara o jeito e agilidade.Agora,fotografar crianças eh o bicho mesmo!Com tantos pontos de foco q tem minha camera e eu apanho p tirar fotos da minha filha kkkk
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #44 Online: 07 de Julho de 2015, 06:03:45
vc eh usuario canon?Se sim,pq nw pegou a stm??Vendi a minha justamente por causa do foco lento...apesar de ja ter essa df na minha lente,penso em ter uma,treinar com primes tb pra sair da zona de conforto kkk
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II