Autor Tópico: Backup de fotos  (Lida 4343 vezes)

DinoNinja

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
    • MineiroDoido
Resposta #15 Online: 06 de Julho de 2015, 09:48:51
Gosto do Onedrive pelo preço, assino o office 360 e tenho direito a 1TB de espaço na nuvem....
O googledrive para guardar as fotos na resolução original, consome espaço e não achei o preço tão atraente...
Vou fazer uma pesquisa sobre o Crashplan e o Backblaze, não conhecia estes dois.

Muito bom saber como vocês fazem seu backup.
Gostei da opção ANO + MES + DIA + EVENTO.
Acredito que para mim seria o ideal tambem, estava tentando colocar os eventos em TAG no exif da foto através do picasa, mas acho que não é a melhor solução...
:)

Esqueci de citar o flickr, lá jogo direto por nao mesmo, parei em 2013  :D
Quando chegar em 2015 no fickr eu vou separar por mês por lá e para ai....


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #16 Online: 07 de Julho de 2015, 02:08:10
De olho nesse tópico.
Meu backup é uma bagunça. Apenas 1 Hd externo com tudo jogado lá dentro.  :doh:
Mas tenho que resolver isso, agora que estou começando profissionalmente.

Estou pensando seriamente em comprar um D-Link DNS-320L.
Alguém tem ou já usou?


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #17 Online: 07 de Julho de 2015, 08:26:42
Estou pensando seriamente em comprar um D-Link DNS-320L.

Hoogle, esse NAS da D-Link é bem barato, mas, se você puder investir mais, compre um da Synology. É a melhor marca, com o melhor sistema operacional. Uma coisa bacana é que as funcionalidades avançadas estão disponíveis desde os modelos mais baratos.

O problema é que a distribuição deles no Brasil é muito ruim, então você teria que trazer de fora pagando os impostos (US$ 200 viram cerca de R$ 1.600 para um DS215j de 2 baias) ou pedir para alguém trazer.

Considere também que a performance de armazenamento de rede é geralmente menor que de uma HD ligada diretamente ao computador. O bacana do NAS são as funcionalidades a mais que ele tem. O meu funciona aqui em casa para tudo: backup, backup dos servidores, VPN, acesso remoto aos arquivos, backup das fotos dos celulares pelo Bittorrent Sync, servir vídeos para meu HTPC da sala, etc.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #18 Online: 07 de Julho de 2015, 08:35:58
Parece legal esse D-Link, o preço é bom, pena que o USB não é 3.0

De um look no painel de controle e das funcionalidades, para ver se é intuitivo, se isso fizer diferença para você.

Eu tenho um LinkStation Live - LS-CHL da Buffalo, ( Product Datasheet) o legal nele é a funcionalidade de plugar um pendrive no USB, apertar um botão e ele faz o backup automático... bem útil quando você está com pressa e não quer ligar o PC para fazer isto... deixando a organização para depois. Tem outras frescuras... mas nunca usei.

Acho bem versátil estes backup em NAS... deixo ligado no roteador e consigo acessa-lo até fora de casa.

Para profissional, acho que tem que ter redundância com 2 ou 4 Hd's nestes armazenadores NAS, com RAID 1 ou preferencialmente RAID 5, tem que avaliar o custo.
« Última modificação: 07 de Julho de 2015, 08:42:34 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #19 Online: 07 de Julho de 2015, 08:48:04
Synology, WD, QNAP, entre outas marcas consagradas e de griffe, não á como negar sua fama e qualidades, mas os preços na minha opinião não justifica o investimento para o pequeno empresário ou usuário amador.

Da para comprar 3 D-Link pelo preço de 1 Synology.

E Synology também falham...
« Última modificação: 07 de Julho de 2015, 08:48:36 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #20 Online: 07 de Julho de 2015, 09:06:09
Hoogle, esse NAS da D-Link é bem barato, mas, se você puder investir mais, compre um da Synology.
Esse é o problema. Grana tá curta.  :hysterical:
E tô precisando meio pra logo. :S

O problema é que a distribuição deles no Brasil é muito ruim, então você teria que trazer de fora pagando os impostos (US$ 200 viram cerca de R$ 1.600 para um DS215j de 2 baias) ou pedir para alguém trazer.
Legal. Vou ver se acho no PY e considerar segurar a compra até a próxima vez que eu for.
Problema é que, se depender desse dolar, vai demorar.  :no:

Considere também que a performance de armazenamento de rede é geralmente menor que de uma HD ligada diretamente ao computador. O bacana do NAS são as funcionalidades a mais que ele tem. O meu funciona aqui em casa para tudo: backup, backup dos servidores, VPN, acesso remoto aos arquivos, backup das fotos dos celulares pelo Bittorrent Sync, servir vídeos para meu HTPC da sala, etc.
Exato.
Eu tava quase comprando um HD externo, mas um NAS seria muito mais útil.
E já que tenho alguns HDs sobrando mesmo, pq não né?

Parece legal esse D-Link, o preço é bom, pena que o USB não é 3.0
Isso é realmente uma grande desvantagem. :/

Eu tenho um LinkStation Live - LS-CHL da Buffalo... o legal nele é a funcionalidade de plugar um pendrive no USB, apertar um botão e ele faz o backup automático...
Bem interessante. Seria muito útil.

Obrigado pelas respostas pessoal.  :clap:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 07 de Julho de 2015, 09:27:31
O melhor NAS é o que você monta. Tenho 3 deles aqui com o Nas4Free, gratuito.

Os meus tem 4 HDs, dois sets de 2T em espelhamento e conexão gigabit ethernet. Saiu por menos de mil reais cada e tem uma performance absurda.

Os micros são mini gabinetes PC, com placas mini ITX da Gigabyte. Basta um processador Atom D525 ou similar e 4 gigas de ram.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #22 Online: 07 de Julho de 2015, 09:30:06
O melhor NAS é o que você monta. Tenho 3 deles aqui com o Nas4Free, gratuito.

Os meus tem 4 HDs, dois sets de 2T em espelhamento e conexão gigabit ethernet. Saiu por menos de mil reais cada e tem uma performance absurda.

Os micros são mini gabinetes PC, com placas mini ITX da Gigabyte. Basta um processador Atom D525 ou similar e 4 gigas de ram.

Bota umas fotos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #23 Online: 07 de Julho de 2015, 10:04:31
Muito interessante AFShalders. Não tinha pensado nessa possibilidade.  :ponder:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #24 Online: 07 de Julho de 2015, 10:41:10
Bota umas fotos.

Foto pra que ? É um micro simples em um gabinete slim, trivial.

Depois de muito penar, cheguei ao ponto ideal para mim. O NAS principal é uma placa Gigabyte ITX com processador on board Celeron 1.1 com 4 gigas. São, como disse, 4 HDs Hitachi de 2 terabytes cada, fazendo duas unidades RAID 1. A placa tem 2 portas Giga ethernet. Uma esta ligada no switch que distribui para os micros e para o wifi. A outra, no NAS secundário. De tempo em tempo, o NAS primario faz sincronismo para o secundário.

O secundário é mais simples, com uma placa ITX Asrock Atom D525, com 2 HDs Hitachi de 2T em Raid 1. É usado como redundância do principal. Tenho um terceiro igual, de reserva, caso algum deles pife.

Os NAS estão em salas separadas.

Paranóia ? Não. É quem tem 20 anos de trabalhos diversos neles, muita coisa de programação, planilhas, e umas 90 mil fotos, catalogadas.

Fora isso, uma vez por mes, copio tudo para um HD Externo e guardo em outro local.


Tem duas distribuições de NAS interessantes, o FreeNas e o Nas4Free. São parecidas e pesa mais a preferencia pessoal na escolha.
« Última modificação: 07 de Julho de 2015, 10:42:45 por AFShalders »


Alexandre Rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 489
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 07 de Julho de 2015, 12:29:33
HD Externo (gerenciado pelo FBackup) e Google Drive
Alexandre Rodrigues


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #26 Online: 07 de Julho de 2015, 13:14:29
Lembro-me do AFShalders citar estas implementações em algum tópico lá no Hardware, hehehe.
Belo "arcenal" hehehe... da para sobreviver até do boot da SkyNet  :D
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #27 Online: 07 de Julho de 2015, 15:28:16
Montar é bacana. Tem vários sistemas operacionais gratuitos bons, tipo UnRAID, FreeNAS, NAS4Free, etc. O problema é a curva de aprendizado. Quem é entusiasta e tem tempo consegue fazer um NAS de alta performance por menos grana que um modelo comercial.

Eu optei por um Synology porque o investimento de tempo montando o meu acabaria saindo caro demais. E isso porque monto meus próprios computadores há mais de 20 anos e me viro muito bem no Linux. Também gosto dos "mimos" que as marcas tradicionais oferecem, tipo aplicativos de celular e configuração mais simples. É aquela coisa do "simplesmente funciona".

Voltando a falar do D-Link, mesmo pelo preço não acho que vale a pena. É um hardware muito antiquado e fraco. Por isso é barato. USB 3 não mudaria nada porque o processador é fraco e não consegue nem saturar um USB 2.

Se a necessidade é muito básica e a grana curta, porque não usar um HD USB ligado ao roteador? Tem modelos da TP-Link que são excelentes, baratos e que têm essa funcionalidade. Dê uma olhada no TL-WDR4300 (uns R$ 250) ou a linha Archer (C7 a R$ 400, por exemplo). Só é bom pesquisar como fica a compatibilidade com seu aplicativo de backup, antes de comprar, especialmente para quem vai usar o Time Machine do Mac.

Às vezes, seu roteador atual já até tem essa funcionalidade.  ;)

« Última modificação: 07 de Julho de 2015, 15:31:56 por fabiopili »


DinoNinja

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
    • MineiroDoido
Resposta #28 Online: 07 de Julho de 2015, 16:47:30
O melhor NAS é o que você monta. Tenho 3 deles aqui com o Nas4Free, gratuito.

Os meus tem 4 HDs, dois sets de 2T em espelhamento e conexão gigabit ethernet. Saiu por menos de mil reais cada e tem uma performance absurda.

Os micros são mini gabinetes PC, com placas mini ITX da Gigabyte. Basta um processador Atom D525 ou similar e 4 gigas de ram.
Meu sonho é ter um NAS em meu AP.
Será que com um raspberry Pi conseguimos montar um NAS com HDs ligados em fonte externa?  :ponder:
« Última modificação: 07 de Julho de 2015, 16:50:31 por DinoNinja »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 07 de Julho de 2015, 19:30:38
O Nas4free é bem tranquilo. É relativamente simples de configurar e não tem um monte de plugins como o FreeNas. Ambos tem a mesma performance.

O bom é que ao contrário do que a galera prega, um NAS não precisa ter uma CPU poderosissima. Os meus, como já disse tem CPUs bem chinfrins e a taxa de transferência cola em mais de 100 MB/s pela rede. Outra coisa é não usar NAS por USB, fica lento pra caramba.