Autor Tópico: Quais lentes posso usar na NX 3000  (Lida 19021 vezes)

markusslima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Julho de 2015, 09:55:51
Fala galera, estou brincando ainda com a minha NX 3000 e mesmo ainda sendo iniciante já penso em comprar novas lentes para ampliar minhas opções de fotos. Em fim.

Gostaria de saber quais tipos de lentes servem na NX 3000, pois ficaria bastante triste
se eu tivesse que usar somente lentes NX já que não são tão fáceis de achar e algumas como a
NX 50-200mm está bem salgada.

Se não, existe algum adaptador ou algo do gênero para usar lentes de outras marcas?
Se é uma pergunta trivial galera me perdoem, pois sou novato e essa e a primeira câmera decente
que já peguei em mãos.

Vlw, abraços a todos!
Samsung NX3000 + 30mm F2


Williknot

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Julho de 2015, 10:02:28
Sim,  existe adaptador no mercado livre pra venda. Já vi de nikon, canon e fujifilm. Deve ter de outras marcas também.
As da linha nx, tem a 16mm, 30mm, 45mm...  Da uma olhada no site da comclick, na parte de lentes. Lá eles te dão várias opções.
Um eterno aprendiz.
Samsung NX 3000 -  Lente 20-50 f/3.5-5.6.
https://www.flickr.com/people/williknot/
F4F!! =)


Mauro.assis

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Julho de 2015, 18:28:33
Markusslima !  Boa tarde ...

Primeiro , faça a pergunta a você mesmo - "eu preciso" de mais lentes ou algumas lentes ??? e para que tema ?

Digo isso porque ??? - tente usar um pouco mais a lente do kit . Veja qual a distancia focal que mais agrada , a que você gosta  e sente mais confortável...

Quando estava com a NX300 - usei a lente do kit por muito tempo - até mudar para outra câmera  .. mas sempre gostei das distancias entre 18mm , 20..25 , 30 e 55mm ...

18 porque ?? - gosto de angulares - principalmente para rua , arquitetura e "mostrar uma pouco mais "
20-25 - para um enquadramento de 3 ou 4 pessoa juntas e lente meia fechada ..
30 - foto em tamanho maior , corpo inteiro ou somente uma parte
55 - para fazer um retrato com close-up ..

Portanto a lente do kit ( não sei qual você usa ) pode ser bem aproveitada !!  - e depois comprar uma lente mais clara - como a 16, 30 e 45mm !! - vai do seu gosto...

Nesse post  http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=103333.20   mostrei algumas imagens feitas com a lente do kit ...

Finalmente , se que um pouco mais de qualidade em imagem e for preciso iso mais baixo ou pouca luz .. tem as lentes manuais com os adaptadores - perde o AF , mas vai ganhar mais nitidez , dof mais curto etc...

Abrs...

Mauro.



sbkfoto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2015, 12:42:36
Também gostaria de saber quais outras lentes funcionam na Nx 3000.

Ví os adaptadores, mas será que qualquer lente adaptada irá funcionar? Fico com receio de comprar e não ser compatível.


Luiz Victor

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 153
Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2015, 16:12:06
Também gostaria de saber quais outras lentes funcionam na Nx 3000.

Ví os adaptadores, mas será que qualquer lente adaptada irá funcionar? Fico com receio de comprar e não ser compatível.
Qualquer lente manual básica com o respectivo adaptador vai funcionar. Só vai ser ruim de fazer o foco manual, a NX3000 não tem focus peaking - a NX300M seria mais indicada neste caso.
sem equipamento no momento


João da Ega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Eu, caçador de mim.
Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2015, 08:27:45
Qualquer lente manual básica com o respectivo adaptador vai funcionar. Só vai ser ruim de fazer o foco manual, a NX3000 não tem focus peaking - a NX300M seria mais indicada neste caso.

Deixa ver se entendi.
Usando lentes de outras marcas (canon, nikkor) com adaptador na nx 3000, não se tem a possibilidade de foco automático, somente manual. é isso?

por exemplo, se usar uma 50tinha da canon, querendo um baixo DOF, fica mais difícil estabelecer o foco e a área em desfoque?


Luiz Victor

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 153
Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2015, 13:30:15
Deixa ver se entendi.
Usando lentes de outras marcas (canon, nikkor) com adaptador na nx 3000, não se tem a possibilidade de foco automático, somente manual. é isso?

por exemplo, se usar uma 50tinha da canon, querendo um baixo DOF, fica mais difícil estabelecer o foco e a área em desfoque?
Se você adaptar uma lente de outro fabricante na nx3000 com esses adaptadores mais simples, a lente vai virar um vidro sem inteligência alguma, de forma que o foco será completamente manual (e acho que nem fotometrar rola, mas não tenho certeza disso).

Resumindo: a NX300M tem o focus peaking que é pra ajudar com isso, já a NX3000 só dá um zoom de 5X a 8X no provável local focado, o que ao meu ver não ajuda muito.
« Última modificação: 17 de Julho de 2015, 13:30:41 por Rohaz »
sem equipamento no momento


João da Ega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Eu, caçador de mim.
Resposta #7 Online: 18 de Julho de 2015, 08:38:14
Obrigado, Rohaz e demais foristas.

Acabei de comprar a NX 3000 no site da ricardo eletro.

Quero uma lente com grande abertura. Alguém conhece-usa-recomenda essa?

https://www.comclickshop.com.br/lente-externa-dslr/2380-lente-externa-intercambiavel-ex-s30nb-30mm-f20-pancake-preta-para-camera-nx-samsung.html

É original sansung?


robertaamil

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #8 Online: 20 de Julho de 2015, 12:39:23
Boa tarde,
Comprei a Samsung NX 3000 e gostaria de obter um filtro UV e um parasol para ela, porém não encontro.
Vocês possuem algum site para indicar?


Luiz Victor

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 153
Resposta #9 Online: 20 de Julho de 2015, 19:20:08
Boa tarde,
Comprei a Samsung NX 3000 e gostaria de obter um filtro UV e um parasol para ela, porém não encontro.
Vocês possuem algum site para indicar?
Comclick costuma ser o melhor. Entretanto parece que não tem parasol oficial pra esta lente.
sem equipamento no momento


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #10 Online: 20 de Julho de 2015, 22:47:38
A 20-50, bem como a 16-50 Powerzoom e as pancakes, não possuem pára-sol. O diâmetro de filtro da maioria das lentes NX é 43mm, mas a 20-50 usa o ainda mais incomum 40,5 mm. Pesquisei por filtros nesses diâmetros e é bem difícil encontrar algo compatível no Brasil. A 18-55, com filtros de 58mm, tem uma oferta bem melhor de filtros UV, polarizador, ND, além de possuir pára-sol. Pra quem curte filtros seria a melhor escolha na minha opinião, bem mais compacta que uma 18-55 da Canon p.ex.

T+


sbkfoto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #11 Online: 21 de Julho de 2015, 11:17:09
Obrigado, Rohaz e demais foristas.

Acabei de comprar a NX 3000 no site da ricardo eletro.

Quero uma lente com grande abertura. Alguém conhece-usa-recomenda essa?

https://www.comclickshop.com.br/lente-externa-dslr/2380-lente-externa-intercambiavel-ex-s30nb-30mm-f20-pancake-preta-para-camera-nx-samsung.html

É original sansung?

Não possuo essa lente, mas é a que pretendo comprar. Aparenta ser muito boa.
Mas caso você queira realmente grande abertura, recomendo a de 16mm.

É original sim da Samsung, ela não vem na caixa da marca, vem numa caixa genérica, porém todos que compraram falaram ser original. Acabei de comprar uma bateria na comclick, e está funcionando perfeitamente na nx3000


João da Ega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Eu, caçador de mim.
Resposta #12 Online: 22 de Julho de 2015, 16:19:03
 
Não possuo essa lente, mas é a que pretendo comprar. Aparenta ser muito boa.
Mas caso você queira realmente grande abertura, recomendo a de 16mm.

É original sim da Samsung, ela não vem na caixa da marca, vem numa caixa genérica, porém todos que compraram falaram ser original. Acabei de comprar uma bateria na comclick, e está funcionando perfeitamente na nx3000
:ok:


João da Ega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Eu, caçador de mim.
Resposta #13 Online: 29 de Julho de 2015, 15:15:45
Na comclick não está mais disponível.
Estou com a impressão de que quem não comprar rapidamente uma lente pra nx3000 agora vai ficar só com a lente do kit. Tá sumindo de todas as lojas.

Encontrei aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-682573539-lente-samsung-nx-30mm-f20-pancake-_JM , mas esse vendedor não tem ainda qualificação no mercado livre.
Como não tenho muita experiência de compra no ML, pergunto se é confiável comprar de vendedores como esse.

Obrigado.

Editado: só agora verifiquei que o sujeito só aceita transferência, então, no way.
« Última modificação: 29 de Julho de 2015, 15:24:17 por João da Ega »


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #14 Online: 29 de Julho de 2015, 15:30:44
Na comclick não está mais disponível.
Estou com a impressão de que quem não comprar rapidamente uma lente pra nx3000 agora vai ficar só com a lente do kit. Tá sumindo de todas as lojas.

Encontrei aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-682573539-lente-samsung-nx-30mm-f20-pancake-_JM , mas esse vendedor não tem ainda qualificação no mercado livre.
Como não tenho muita experiência de compra no ML, pergunto se é confiável comprar de vendedores como esse.

Obrigado.

Editado: só agora verifiquei que o sujeito só aceita transferência, então, no way.

Já tinha visto esse cara aí, mas tá na cara que é malandragem! E a lente não é nova, já que só tem uma e não possui qualificação!
Falei com o atendimento da ComClick e disseram que a previsão de estoque é só fim de agosto!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm