Autor Tópico: Preço - como cobrar por fotos de ambientes  (Lida 5667 vezes)

Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Julho de 2015, 14:02:23
Prezados,

Eu trabalho com casamentos mas fui convidado a fazer umas fotos de apartamentos decorados para uma construtora. Estou muito interessado em fazer o serviço (não pela grana, embora goste muito dela, mas porque acho interessante mesmo) mas não tenho a menor ideia de quanto cobrar, especialmente quando considero que muito provavelmente as imagens serão veiculadas nas mais variadas mídias (presumo, outdoor, site, panfletos, etc).

Peço aos parceiros que tenham experiência no assunto que me ajudem com esta questão.

Forte abraço.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Julho de 2015, 14:05:20
Calcula entre R$100,00 a R$150,00 por hora trabalhada, mas inclui R$350,00 já pela saída.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Julho de 2015, 09:52:19
Araújo,

Obrigado pela ajuda, mas isso vale para fotos que o dono da empresa vai guardar na gaveta e para aquelas que ele vai investir 10 milhões de reais em veiculação (tv, outdoor, revistas de circulação nacional, internet, etc)?

Esse é o X da questão.

Calcular a minha hora de trabalho eu faço com tranquilidade.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2015, 10:03:59
Araújo,

Obrigado pela ajuda, mas isso vale para fotos que o dono da empresa vai guardar na gaveta e para aquelas que ele vai investir 10 milhões de reais em veiculação (tv, outdoor, revistas de circulação nacional, internet, etc)?

Esse é o X da questão.

Calcular a minha hora de trabalho eu faço com tranquilidade.

Tem uns artigos na net que falam em cobrar uma porcentagem em cima do falo pago ao veiculo de comunicação.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


GeoPhoto

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Julho de 2015, 12:36:16
Tem uns artigos na net que falam em cobrar uma porcentagem em cima do falo pago ao veiculo de comunicação.


Essa é melhor ideia, royalties...


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 06 de Julho de 2015, 10:11:23
Como faz pra fiscalizar isso? É uma pergunta movida por curiosidade - não por questionamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 06 de Julho de 2015, 10:16:00
Como faz pra fiscalizar isso? É uma pergunta movida por curiosidade - não por questionamento.

Boa pergunta.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


katia Sacco Fotos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 06 de Julho de 2015, 11:34:15

Olha, sou publicitaria ha 30 anos, e fotógrafa ha 3. Nunca fiz esse tipo de trabalho, ainda faço aniversario infantil, ja fiz um casamento, e alguns ensaios, até porque tenho MUITO a aprender. Mas na minha área de publicidade eu ja vi gente pagando 80.000 pra fotografo fazer foto de carro de uma grande montadora, que iria veicular em inumeras midias.
Creio que deve ter tido um peso bem grande, aí também, o nome do fotografo ( que nesse caso eu não sei quem foi). Mas as agencias de publicidade pagam valores altíssimos pra esses caras, ja cansei de ver.
katia Sacco Fotos
www.katiasaccofotos.com.br
face: katia sacco>fotos
instagran: katia_sacco_fotos
sacco.katia@gmail.com


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Julho de 2015, 13:46:48
a prática pelo que ouço falar é de 10 a 15% do valor dos anuncios. por exemplo, se a foto for usada num anuncio que custa 5000 por dia, por 10 dias, dá 50000. Cobra-se 10 a 15% disso como licença de uso.
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 06 de Julho de 2015, 14:02:48
Ok, gente. Valeu, Abc

 :ok:
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.