Autor Tópico: Backup de fotos  (Lida 4345 vezes)

DinoNinja

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
    • MineiroDoido
Online: 03 de Julho de 2015, 19:30:45
Pessoal, como vocês organizam e fazem backup de suas fotos? Aceito dicas....
Eu faço o seguinte sempre:
Tenho criado duas pastas no Onedrive, uma de fotos e outra de videos.
Em meu PC, tenho um drive virtual do Onedrive que mantenho sempre sincronizado.

Sempre que chego em casa com meu cartão de memória cheio, faço o seguinte:

1) Movo as fotos da câmera para uma pasta qualquer do HD
2) Abro o programa AmoK Exif Sorter e dentro dele seleciono para criar os diretórios e nomes dos arquivos automaticamente conforme a data e hora que consta no exif da fotografia. Desse jeito minha pasta no Onedrive fica com o seguinte caminho: "ANO/MES/DIA/ANOMESDIA/ANOMESDIAHORAMINUTOSEGUNDO.jpg"
Deixo a opção de mover os arquivos para o diretorio do meu PC que o Onedrive criou.
3) Os arquivos que não foram movidos são os videos, estes utilizo a mesma estrutura de pasta jogando para dentro da pasta videos.

Aqui eu não sei se o Amok Exif Sorter fará o mesmo para arquivos RAW, preciso fazer este teste.

Se tenho alguma dúvida sobre o video, de quando ele foi criado, utilizo o programa exiftool que me mostra a data em que o video foi criado além de outras informações que para mim são irrelevantes.

Se tem algum arquivo de imagem com mesmo dia, hora, minuto e segundo e tenho certeza que são duplicados, uso o programa XnView para encontrar os arquivos duplicados, no AmoK Exif Sorter tem a opção de gerar uma combinação de caracteres caso encontre arquivos gerados neste mesmo dia, hora, minuto e segundo e com isso fica faço de fazer a busca dos arquivos duplicados com o XnView através destes caracteres pré determinados.

Além de armazenar no Onedrive, faço o upload com o Picasa como quebra galho, mandando redimensionar para poder ter upload infinito de fotos, salvo em um blue-ray e em um HD externo as fotos.
E vocês? Como fazem com seus backups?
« Última modificação: 03 de Julho de 2015, 19:31:56 por DinoNinja »


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #1 Online: 04 de Julho de 2015, 08:28:39
Nossa, seu backup é bem massa. Eu utilizo apenas os HD's mesmo. Tenho cinco backups. A partir desse ano, deixei 3 para os aquivos antigos e adquiri mais um Hd, totalizando 03 para as fotos mais antigas e 03 para as mais novas. E sempre vou deixando os arquivos de casamentos mais recentes no próprio cartão, como tenho vários vou revezando. E por ai vamos.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


DinoNinja

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
    • MineiroDoido
Resposta #2 Online: 04 de Julho de 2015, 10:04:41
Nossa, seu backup é bem massa. Eu utilizo apenas os HD's mesmo. Tenho cinco backups. A partir desse ano, deixei 3 para os aquivos antigos e adquiri mais um Hd, totalizando 03 para as fotos mais antigas e 03 para as mais novas. E sempre vou deixando os arquivos de casamentos mais recentes no próprio cartão, como tenho vários vou revezando. E por ai vamos.
Eita, só isso? hehe
E como fica a organização? Separa por nome do evento?


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2015, 19:29:26
Fotos digitais meu unico backup eh um HD externo e o que eu coloco em midias sociais. Quando o HD morrer tchau para todas.

Mas em geral fotos digitais sao somente as antigas e raras recentes. Fotografando tudo em filme meu backup sao os filmes guardados. Separados por tema e data.


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #4 Online: 04 de Julho de 2015, 20:47:34
Eita, só isso? hehe
E como fica a organização? Separa por nome do evento?

Eu separava por nome do evento e data, mas hoje separo somente por ano.

Meu volume não é tão grande...
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 05 de Julho de 2015, 09:42:47
Pegando carona no tópico, comprei recentemente um note da Dell, e eles me oferecem espaço em nuvem (obviamente pago) para backup. Vale à pena pagar por isso? Por mais que eu tenha HDs externos, eles estão sujeitos a dar problema, e aí vai-se tudo...
Tenho em mente que uma nuvem realmente seria uma boa, mas daí a saber se realmente é e qual seria o valor justo por isso.... Nunca fiz backup assim. Vale pagar por essa nuvem, afinal?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 05 de Julho de 2015, 12:21:39
Eu pago o crashplan. O bom de nuvem é que é um backup geograficamente diferente dos outros.
Se roubarem sua casa ou ela pegar fogo, dá para recuperar as fotos ainda.

"ANO/MES/DIA/ANOMESDIA/ANOMESDIAHORAMINUTOSEGUNDO.jpg"
Não achei esse caminho nada amigável para se procurar um foto depois, muito difícil lembrar o dia que foi feita.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


GeoPhoto

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Julho de 2015, 12:40:17
Uso HDDs externos, a nuvem é confiável entretanto pouco pratico dependendo da velocidade de conexão.


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #8 Online: 05 de Julho de 2015, 13:52:45
Eu faço a ingestão pelo Lightroom, renomeando os arquivos pela data e hora o completos do EXIF e gravando tudo em uma pasta com a data: 20150705. Backup local em um NAS da Synology pelo TimeMachine do OS X e backup externo usando o Backblaze.

Não se esqueçam que backup de verdade nunca pode ser somente local, porque aí você fica sujeito a um acidente, roubo, incêndio, etc. Tem sempre que ter uma cópia das fotos em outro lugar e, na minha experiência, esse processo tem que ser simples e automático. Eu já tentei manter uma HD externa na casa de um amigo, mas sempre acabava demorando para atualizar os dados.

Acho que o mais prático para esse armazenamento externo é um serviço de backup nas nuvens. Os dois melhores são o Crashplan e o Backblaze. O preço é bacana, em torno de US$ 5 por mês para armazenamento ilimitado. O Crashplan tem o diferencial de permitir que você faça backup gratuito em outro computador. Dessa forma é possível instalar o programa em um computador de algum familiar o amigo e fazer o backup lá.
« Última modificação: 05 de Julho de 2015, 13:53:25 por fabiopili »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 05 de Julho de 2015, 15:31:59

Acho que o mais prático para esse armazenamento externo é um serviço de backup nas nuvens. Os dois melhores são o Crashplan e o Backblaze. O preço é bacana, em torno de US$ 5 por mês para armazenamento ilimitado. O Crashplan tem o diferencial de permitir que você faça backup gratuito em outro computador. Dessa forma é possível instalar o programa em um computador de algum familiar o amigo e fazer o backup lá.

Vou considerar essas dicas. obrigada!!!


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 05 de Julho de 2015, 17:57:20
Para meu uso beeem amador faço backup de meus arquivos (não somente fotografias) num HD externo e na nuvem com serviços grátis Copy, One Drive e Google Drive.
Como tenho os programas do Copy e One Drive instalados em dois computadores, tenho também estes arquivos sincronizados em dois computadores.

Organização das fotografias:
ano-mês-dia/tema da fotografia.jpg/raw

Pretendo melhorar a organização das fotos para facilitar buscas futuras...
César L. T.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 05 de Julho de 2015, 18:50:48
essa parte da organização ainda é algo que me falta, se bem que não tenho tido maiores dificuldades em como tenho feito de 2 anos pra cá. Vai tudo por mês... uma pasta para cada mês do ano. Eu não tiro muuuuuuuuuuuuita foto, tiro mais qdo viajo e qdo meus sobrinhos estão por aqui. Fora isso, é bem pouca coisa, então até o momento, essa forma tem me atendido.


cquevedo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.749
  • Sexo: Masculino
    • Todas as Minhas Fotos
Resposta #12 Online: 05 de Julho de 2015, 19:38:21
Dando o meu pitaco, hoje eu tenho dois HDs externos: Gravo as fotos (raw e jpg processados) no HD do desktop e faço uma cópia num dos HDs externos. De tempos em tempos eu atualizo o segundo HD. Os jpg eu também copio para o flickr.

Pretendo pagar um espaço na nuvem também. Além de estar distante dos originais eu não preciso me preocupar com questões de infra como disponibilidade.
"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #13 Online: 06 de Julho de 2015, 08:45:02
A ressalva que deixo para quem utiliza backup na nuvem, principalmente para os planos baratos é... leia com muita atenção os termos do contrato do serviço, principalmente as cláusulas das responsabilidades do provedor para com os arquivos armazenados em caso de descontinuamento do serviço.
Tão importante quanto possuir um  backup na nuvem é o fato de poder acessá-lo a hora que quiser e o principal, fazer o download de tudo quando quiser, com a segurança de que seus arquivos estarão em local seguro.

Meu uso é amador, separo as fotos e vídeos em 2 HD (NAS / USB) e arquivos muito importantes eu gravo em DVDs e subo na nuvem, google Drive e DropBox.

A regra é... quanto mais backup, melhor será, mas outra coisa muito importante é achar o que se armazena.

Eu separo por ANO + MES + DIA + EVENTO

Não é dos modos de organizar mais performáticos mas atende ao meu uso amador.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 06 de Julho de 2015, 09:38:18
Separo as fotos por evento, ano, mês.
Armazeno em um nas seagate blackarmor, com 2 hd de 3tb e 2 de 4tb, discos espelhados, se 1 falhar, tem o outro como segurança