Autor Tópico: Fotografia de Casamento - Comprar equips ou pagar divulgação?  (Lida 4942 vezes)

Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #30 Online: 04 de Julho de 2015, 02:23:42
eu tentaria vender a t2 e t4+lentes do kit e 75-300 e compraria a 6D.Investir no mkt desde que bem pensado e estudado tb seria uma boa.Mas se tivesse que priorizar alguma coisa,seria em equipamentos!Ressalto que gostei do seu trabalho,pelo pouco que vi e os equipos atuais nw te limitam tanto...entao eh questao de escolher o mais importante e botar a mao na massa!
corrigindo,equipamentos novos nao te limitaria,acrescentaria e muito no trabalho
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #31 Online: 04 de Julho de 2015, 02:40:07
Cara, crop e lentes fixas na canon são foda de montar um set, principalmente para ter alguma DF menor ou equivalente a 35mm. Sei bem como é, pois não gosto de lentes zoom.

No seu lugar eu compraria a 24mm 2.8 STM e a 50mm STM. Esse seria o kit de um de vcs.
O outro ficaria com a 28mm 1.8 e com uma 85mm 1.8.

Venderia a 50mm antiga e a 40mm.

Sobre a Sigma 30mm 1.4, só se fosse para substituir a 28mm. Mas talvez seja mais vantagem investir numa sigma 18-35 1.8.

Ah, venderia sem pensar 2 vezes essas 75-300.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #32 Online: 04 de Julho de 2015, 11:27:31
Ah, venderia sem pensar 2 vezes essas 75-300.

guizaunzin

Desculpe a pergunta, mas vc comprou essas lentes para casamento mesmo?

Não sou fotografo e a unica vez que fiz algo "profissional" foi num improviso pra um amigo, na época de película com uma 50mm sem flash

Aliás, acrescentaria na lista flash, se tem dois fotógrafos, pelo menos mais um .

Campanhas de mkt tanto GG como FB levam acessos até sua página e de lá o contato, se necessário e possível investiria no site também



guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #33 Online: 04 de Julho de 2015, 17:41:15
eu tentaria vender a t2 e t4+lentes do kit e 75-300 e compraria a 6D.Investir no mkt desde que bem pensado e estudado tb seria uma boa.Mas se tivesse que priorizar alguma coisa,seria em equipamentos!Ressalto que gostei do seu trabalho,pelo pouco que vi e os equipos atuais nw te limitam tanto...entao eh questao de escolher o mais importante e botar a mao na massa!

Vou cogitar fazer isso. O problema disso eh que eu teria na mão uma 6D quase sem lentes, e a grana tá meio curta, principalmente pq vamos ter que fazer também uns álbuns de portfólio pra mostrar.

Equipamento é muito importante quando se faz necessário. Na minha opinião o mínimo para eventos é uma Full Frame uma lente 2.8 ou 4.0 e flash, eu trabalho com uma 6D e minha esposa trabalhava com uma 60D, era nítida a diferença na qualidade, enquanto eu podia utilizar ISO 3200 tranquilo pra puxar luz daquela recepção estilo caverna, ela não podia passar de 800 e as fotos ficavam com aquela aparência terrível de flash, sombras duras e pouca luz ambiente, fundo escuro, mesmo rebatendo, costumo fazer muitas fotos sem flash e puxando ISO até 6400 com abertura 1.4, 1.8, 2.0, é minha parte artística, com a 60D nem pensar, e no final acabei comprando uma 6D para ela para emparelhar o trabalho, fica feio no álbum fotos de padrão de qualidade diferentes, talvez eles não notem, mas eu noto, e quero ter certeza do melhor resultado possível.

Invista primeiro em equipamento e conhecimento, depois que você tiver o melhor resultado possível, divulgue-o bem, o conhecimento vai lhe pedir o equipamento.

Também sofro por isso. Nossas câmera não são um exímio com ISO e estamos sofrendo um pouco com isso.
No ultimo casório, os noivos pediram uma determinada foto pra capa do álbum e do estojo. Quando chegou a impressão, quase tive um treco quando vi o ruiído que ficou na impressão.

No seu lugar eu compraria a 24mm 2.8 STM e a 50mm STM. Esse seria o kit de um de vcs.
O outro ficaria com a 28mm 1.8 e com uma 85mm 1.8.

Venderia a 50mm antiga e a 40mm.

Sobre a Sigma 30mm 1.4, só se fosse para substituir a 28mm. Mas talvez seja mais vantagem investir numa sigma 18-35 1.8.

Ah, venderia sem pensar 2 vezes essas 75-300.

Cheguei a cogitar esse set, mas o preço que estão praticando nessa 24mm STM me desanimou. Nunca vi uma lente custar a mesma coisa que a 40mm (em USD) e aqui no Br custar quase o DOBRO.
Essa 18-35mm eh um sonho, pena ser cara T_T

guizaunzin
Desculpe a pergunta, mas vc comprou essas lentes para casamento mesmo?
Aliás, acrescentaria na lista flash, se tem dois fotógrafos, pelo menos mais um .

Campanhas de mkt tanto GG como FB levam acessos até sua página e de lá o contato, se necessário e possível investiria no site também

Não. Comprei ela antes de começar a fazer casamentos pra usar como Hobby mesmo. O problema é que ela fica aqui encostada, quase nunca uso ela.

Sobre o Flash, temos dois atualmente. Precisa mesmo de + 1?


Valeu galera! Estão ajudando pra kct!!!  ;) :ok: :worship:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


paulo.lopes

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.276
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #34 Online: 06 de Julho de 2015, 21:37:57
Também penso como o colega Araújo..

Vi no seu blog o último casamento postado e não gostei da linha de edição que vc adota. Uma mistura de P&B, Sépia e alguns presets tipo instagram.. tudo no mesmo evento.. uma salada..
Outra coisa.. notei algumas fotos bastante tortas e algumas outras com problema de foco.
Não sei se teus clientes e os potenciais notaram isso, mas pode ser que esse seu estilo de trabalho influencie na percepção que eles tem da sua qualidade como fotógrafo.
Eu não investiria em equipos e nem em divulgação. Primeiramente tentaria melhorar as fotos, para depois começar a partir pesado p. a competição.
Desculpe a sinceridade. É a minha visão sobre a sua dúvida. Espero que entenda isso como uma crítica construtiva.

Abraço

E para isso só depende de vc, do seu estilo e da EDIÇÃO. E ai que mora o problema, vc compra uma Canon 24mm 1.4 L que é uma obra prima de engenharia e taca um preset que imita negativos antigos e deixa a foto com vinheta e ruído? Pra que? Era melhor ter feito como uma lente mais barata.
CANON 1Dx + 7D MK II + 24-105mm L f/4 + 16-35mm L f/2.8 III + 100-400mm L f/4-5.6 II + Canon EF 50mm L f/1.2 + Tamrom 90mm SP DI Macro f/2.8 + Sigma 15mm f/2.8 Fisheye + Flash Godox V860c + Canon Speedlight 550 EX
www.facebook.com/BWpressfoto


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #35 Online: 07 de Julho de 2015, 10:46:04
Também penso como o colega Araújo..

Vi no seu blog o último casamento postado e não gostei da linha de edição que vc adota. Uma mistura de P&B, Sépia e alguns presets tipo instagram.. tudo no mesmo evento.. uma salada..
Outra coisa.. notei algumas fotos bastante tortas e algumas outras com problema de foco.
Não sei se teus clientes e os potenciais notaram isso, mas pode ser que esse seu estilo de trabalho influencie na percepção que eles tem da sua qualidade como fotógrafo.
Eu não investiria em equipos e nem em divulgação. Primeiramente tentaria melhorar as fotos, para depois começar a partir pesado p. a competição.
Desculpe a sinceridade. É a minha visão sobre a sua dúvida. Espero que entenda isso como uma crítica construtiva.

Abraço

Opa, valeu pelos comentários! Curto sim umas críticas pq sempre acho que posso evoluir com elas.
Gosto da sinceridade pq acrescenta mais do que quando alguém só chega e fala "Ai, que lindo!" e não acrescenta nada...  :ok:

Mas tenho algumas desculpas a dar :D
Se o casamento a que se referiu era do casal Japa, não foi nosso último, na verdade foi o primeiro que fizemos.
Nele a gente ainda não tinha estabelecido nenhum padrão pro tratamento das fotos, e algumas foram eles que pediram, mas concordo com o que vc disse, que isso vira uma Salada, por isso estamos evitando fazer isso.

Sobre o problema de foco, descobri só depois que a cinquentinha que eu tinha dava uns problemas (que eu não sei exatamente o nome) de errar o foco. Mesmo de longe, ela confirmava que focou e, sem recompor a cena, quando eu olhasse a foto via que ela focou em outro lugar  :shock: Depois disso, troquei ela pela 40mm onde não tive mais esse problema.
Também não sabia nessa época que ela tinha péssima nitidez em 1.8 e usei bastante ela assim, comprometendo o trabalho.

Onde quero chegar com essas desculpinhas? Veja, não estou tirando a culpa das minhas costas. Todos os meus erros eu percebi FAZENDO os eventos, ou lendo críticas da galera, assim como as suas. Entendo a parte que vc diz "Primeiramente tentaria melhorar as fotos, para depois começar a partir pesado p. a competição" mas não acredito que ficar praticando em casa, ou sair pra fotografar uma festinha de aniversário de um priminho, ou essas coisas vão agregar MUITO na fotografia de casamento, porque o ambiente é outro, o horário é outro, a história é outra, é tudo diferente. Eu costumo fazer uns ensaios de vez em quando com colegas pra melhorar a questão da edição, tentar algumas composições diferentes, praticar direção de casal e etc, mas não é nem um pouco parecido com um Casamento. Entendo que pra melhorar meu trabalho com casamentos, só fazendo MAIS casamentos.

Tem a questão de fazer freela pra outros fotógrafos pra ganhar conhecimento e experiência, mas é sempre simples falar pra alguém fazer isso, arranjar o tal freela é que pega, basta ver a quantidade de gente BOA por aí que não arranja...

Mas concordo que, mesmo assim, preciso melhorar bastante nesses quesitos que vc citou.
Valeu  :ok:
« Última modificação: 07 de Julho de 2015, 11:06:39 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #36 Online: 07 de Julho de 2015, 11:09:52
Opa, valeu pelos comentários! Curto sim umas críticas pq sempre acho que posso evoluir com elas.
Gosto da sinceridade pq acrescenta mais do que quando alguém só chega e fala "Ai, que lindo!" e não acrescenta nada...  :ok:

Mas tenho algumas desculpas a dar :D
Se o casamento a que se referiu era do casal Japa, não foi nosso último, na verdade foi o primeiro que fizemos.
Nele a gente ainda não tinha estabelecido nenhum padrão pro tratamento das fotos, e algumas foram eles que pediram, mas concordo com o que vc disse, que isso vira uma Salada, por isso estamos evitando fazer isso.

Sobre o problema de foco, descobri só depois que a cinquentinha que eu tinha dava uns problemas (que eu não sei exatamente o nome) de errar o foco. Mesmo de longe, ela confirmava que focou e, sem recompor a cena, quando eu olhasse a foto via que ela focou em outro lugar  :shock: Depois disso, troquei ela pela 40mm onde não tive mais esse problema.
Também não sabia nessa época que ela tinha péssima nitidez em 1.8 e usei bastante ela assim, comprometendo o trabalho.

Onde quero chegar com essas desculpinhas? Veja, não estou tirando a culpa das minhas costas. Todos os meus erros eu percebi FAZENDO os eventos, ou lendo críticas da galera, assim como as suas. Entendo a parte que vc diz "Primeiramente tentaria melhorar as fotos, para depois começar a partir pesado p. a competição" mas não acredito que ficar praticando em casa, ou sair pra fotografar uma festinha de aniversário de um priminho, ou essas coisas vão agregar MUITO na fotografia de casamento. Eu costumo fazer uns ensaios de vez em quando com colegas pra melhorar a questão da edição, tentar algumas composições diferentes, praticar direção de casal e etc, mas não é nem um pouco parecido com um Casamento. Entendo que pra melhorar meu trabalho com casamentos, só fazendo MAIS casamentos.

Tem a questão de fazer freela pra outros fotógrafos pra ganhar conhecimento e experiência, mas é sempre simples falar pra alguém fazer isso, arranjar o tal freela é que pega, basta ver a quantidade de gente BOA por aí que não arranja...

Mas concordo que, mesmo assim, preciso melhorar bastante nesses quesitos que vc citou.
Valeu  :ok:
pensei em escrever sobre isso tb!Treinar eh bem diferente de um real.Fyi algumas vezes com meu irmao,mas a dinamica muda rapido,entao tem que se acostumar com a coisa mesmo.E se eh complicado achar alguem que aceite freelas,parte pra real mesmo se aparecer..
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #37 Online: 07 de Julho de 2015, 12:31:03
pensei em escrever sobre isso tb!Treinar eh bem diferente de um real.Fyi algumas vezes com meu irmao,mas a dinamica muda rapido,entao tem que se acostumar com a coisa mesmo.

Concordo, só descobri qual era a emoção de fotografar uma noiva entrando quando fiquei de frente fotografando a noiva entrando :D

É aquela velha comparação de expectativa x realidade... pensava em fazer mil fotos diferentes, ousadas e tal, mas quando chega na hora e você lembra que tem que garantir a entrada da noiva toda perfeitinha (aquele foto qua vai encher os olhos da noiva de lágrimas) aí é outra história...

Pelo menos comigo é assim, eu posso treinar um milhão de vezes, e isso vai aprimorar minha técnica para conseguir bons resultados. Mas controle emocional eu só adquiri (e ainda adquiro) na vivência da situação.

Tem a questão de fazer freela pra outros fotógrafos pra ganhar conhecimento e experiência, mas é sempre simples falar pra alguém fazer isso, arranjar o tal freela é que pega, basta ver a quantidade de gente BOA por aí que não arranja...

Mas concordo que, mesmo assim, preciso melhorar bastante nesses quesitos que vc citou.
Valeu  :ok:

E concordo também com a questão de trampos para freelas... o mercado de segundos fotógrafos (e terceiros) já ta bem saturado.
« Última modificação: 07 de Julho de 2015, 12:33:36 por jefersonperrot »
Canon


paulo.lopes

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.276
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #38 Online: 07 de Julho de 2015, 16:09:15
Amigo.. que bom que não se ofendeu com meu comentário..

Entendi as explicações.. sem problemas..

Única coisa que cabe esclarecer.. quando disse que valeria a pena melhorar sua fotografia antes de partir p/ a competição, não me referia a treinar ou a simular.. estava me referindo continuar trabalhando, até o ponto que sinta que suas fotos estão no nível necessário para bater no peito de dizer: "eu me garanto".. (brincadeira) ... mas se vc quer divulgar seu trabalho p/ buscar mais clientes, é importante que as imagens que divulga "encham os olhos" dos seus potenciais clientes..

Talvez esse seja o ponto que faça vc ter likes, curtidas e visualizações, mas não conseguir clientes.... percebeu onde queria chegar ?

Continue trabalhando, buscando aprimorar cada vez mais até o momento que se sentir seguro p/ "competir" no mercado..

Boa sorte..

Abraços
CANON 1Dx + 7D MK II + 24-105mm L f/4 + 16-35mm L f/2.8 III + 100-400mm L f/4-5.6 II + Canon EF 50mm L f/1.2 + Tamrom 90mm SP DI Macro f/2.8 + Sigma 15mm f/2.8 Fisheye + Flash Godox V860c + Canon Speedlight 550 EX
www.facebook.com/BWpressfoto


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #39 Online: 07 de Julho de 2015, 17:32:24
Única coisa que cabe esclarecer.. quando disse que valeria a pena melhorar sua fotografia antes de partir p/ a competição, não me referia a treinar ou a simular.. estava me referindo continuar trabalhando, até o ponto que sinta que suas fotos estão no nível necessário para bater no peito de dizer: "eu me garanto".. (brincadeira) ... mas se vc quer divulgar seu trabalho p/ buscar mais clientes, é importante que as imagens que divulga "encham os olhos" dos seus potenciais clientes..

Talvez esse seja o ponto que faça vc ter likes, curtidas e visualizações, mas não conseguir clientes.... percebeu onde queria chegar ?

Continue trabalhando, buscando aprimorar cada vez mais até o momento que se sentir seguro p/ "competir" no mercado..

Show, agora entendi melhor o que quis dizer.  ;) :D

Mas uma coisa que eu estava em dúvida era a questão de não estar sabendo vender o meu peixe.
Tipo, mostro a foto, o pessoal curte, gosta, mas eu só coloquei a foto lá, não coloquei nenhuma frase do tipo "Quer ter uma foto dessas no seu casamento? Venha falar comigo", ou algo desse tipo
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket