Autor Tópico: Meu teste do calibrator Datacolor Spyder5  (Lida 8069 vezes)

fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Online: 05 de Julho de 2015, 14:32:05
Olá, pessoal.

Publiquei em meu site uma análise completa do calibrador de monitor Datacolor Spyder5. Deixo aqui o link para a versão original, em inglês, (Datacolor Spyder 5 review) e abaixo um resumo dos resultados. Acho que é um produto interessante e que tem pouca informação aqui no fórum.

O Spyder5 resolve as duas principais críticas em relação ao modelo anterior, o Spyder4: tempo de calibração e resultados ruins na medição dos tons mais escuros. A Datacolor anuncia que essa nova versão tem uma performance 55% melhor na resposta tonal, especialmente nas áreas mais escuras. Comparando meus resultados com a versão anterior, os perfis têm mais de detalhe nas sombras e menos posterização / banding. O tempo total de calibração também é bem mais curto: cerca de 5 minutos e 30 segundos.

Calibrei uma variedade de monitores com o Spyder5 Pro e também com meu calibrador de referência, o i1 Display Pro, comparando os resultados. Em monitores IPS de boa qualidade, os perfis gerados pelo Spyder5 têm ótima qualidade, com um resultado muito próximo do i1 Display Pro. Percebi apenas um pouco mais de banding e transições levemente mais abruptas nos tons azuis e vermelhos. É uma diferença muito pequena e preciso me esforçar para percebê-la quando alterno entre os perfis.

Já em monitores TN, os resultados não foram tão positivos. Em geral, todo monitor TN mais simples que calibrei apresentou um tom um pouco esverdeado, muito mais banding e uma escala de cinzas impura. O caso mais extremo foi o de um MacBook Air 13", onde o Spyder5 gerou um perfil com um volume de cores muito pequeno, claramente errado.

Nesses casos, o i1 Display Pro se saiu melhor e com resultados mais constantes, com apenas um senão: o i1 tende a gerar um perfil mais quente, avermelhado. Comparando com meu monitor IPS de referência, um Dell wide gamut de 30”, o ponto branco do Spyder5 me parece mais neutro. Com o i1, há um pouco menos de banding e as escalas de cinza são mais neutras.

Monitores TN não são adequados para aplicações que requerem uma boa reprodução das cores. Mesmo calibrando com o i1, o resultado é insatisfatório, na minha opinião. Melhor do que não calibrar, mas ainda muito ruim. Se possível, invista em um monitor com painel tipo IPS para fotografia.

O site da Datacolor tem uma comparação completa entre as três versões, Express, Pro e Elite. Acho que a versão Pro tem o melhor custo x benefício. Muitas das funcionalidades disponíveis na versão Elite são de pouca utilidade prática e a versão Express é limitada a 6500K e 2.2 de gamma, o que pode não atender às suas necessidades.

Fazendo uma comparação direta com os calibradores da X-Rite, acho que o Spyde5 Express é imbatível pelo preço, US$ 129, especialmente se usado com o software gratuito dispcalGUI e Argyll CMS, que não apresenta as mesmas limitações do programa original. Há um ótimo tutorial para isso aqui no fórum, escrito pelo Pictus. Nesse caso, o único porém é o tempo de calibração. O Argyll CMS ainda não foi otimizado para o novo calibrador, então a leitura dos alvos de cor demora muito, muito mais do que com um i1. Pense em coisa de 2 horas para gerar um perfil. Se você não se importar de deixar o computador fazendo isso a noite, acho uma ótima pedida pelo preço.

A versão Pro, intermediária, custa cerca de US$ 189 e compete diretamente com o X-Rite Colormunki Photo. Nesse caso, o Spyder5 Pro ganha em termos de software, mas perde como hardware. O Colormunki Photo é uma boa pedida se você puder viver com as limitações do software dele ou usar o dispcalGUI + Argyll CMS.

Por $279, a versão Elite apresenta um monte de funcionalidades a mais, porém pouca coisa que faça diferença no uso diário do calibrador. Por esse preço, ou melhor, por $30 a menos, eu prefiro comprar o i1 Display Pro.

Estou às ordens para tirar qualquer dúvida sobre o aparelho.  :ok:


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2015, 22:22:26
 :ok:

Não gosto do resultado que o software da Datacolor produz, nunca consegui neutros realmente
neutros principalmente nos tons mais escuros enquanto o software da X-rite produz bons
resultados, mas é uma kaka de software intrometido que pode fazer bagunça com o correto
funcionamento do Windows. A salvação é o Argyll+dispcalGUI que produz os melhores resultados
e tem compatibilidade com praticamente tudo.

Um tutorial já defasado para o Argyll+dispcalGUI
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=55190.0

O i1Display Pro tem a vantagem de usar um filtro não orgânico resultando em maior
durabilidade, é um puck mais rápido, mais sensível e consegue ler melhor os tons escuros.
http://www.youtube.com/watch?v=QAwKOGSow-s
Para quem quer um puck mais em conta melhor pegar um Spyder Express e usar junto como
Argyll+dispcalGUI, Pro/Elite é jogar dinheiro fora.

BTW, caso for testar o  Argyll+dispcalGUI com o i1Display Pro tem que carregar a matriz de
correção de acordo com o tipo de painel sendo que no Spyder 4/5 se não me engano elas
costumam ser internas e seleciona ali no “Mode” para o modo apropriado. Não deixa de ler a
documentação http://dispcalgui.hoech.net/ implementaram muitas opção sofisticadas, não perca
a parte “Advanced gamut mapping options”
« Última modificação: 05 de Julho de 2015, 22:22:46 por Pictus »


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2015, 09:13:38
Pictus,

Fiquei surpreso quando comparei o Spyder5 com meu i1Display Pro e a versão anterior dele. A Datacolor fez o dever de casa e realmente melhorou o dispositivo. Se você tiver a oportunidade, faça um teste. Comprar um Express de $129 e usar com o Argyll CMS é uma opção muito boa e a X-Rite não oferece nada competitivo nesse preço.

Respondendo algumas coisas que você comentou:

Os filtros hoje são anorgânicos, não se deterioram. Parece que já são assim desde o Spyder4, mas o fabricante não divulga a mudança, provavelmente por medo dos usuários de modelos antigos se revoltarem.

Calibrando monitores IPS, consegui neutros excelentes e muito próximos com os dois dispositivos. A diferença é que o Spyder5 sempre media 200K abaixo pro white point. Isso é consistente e acontecia com os dois colorímetros que testei. Também encontrei outros usuários comentando dessa diferença, então imagino que seja uma questão de metodologia entre os fabricantes. Sem um espectrofotômetro de referência fica difícil dizer quem está certo.

Monitores TN realmente nunca ficaram neutros. O resultado é sempre meio esverdeado. Mas o i1 também não me deu um resultado 100% neutro e puxava para o vermelho. A diferença é que o i1 sempre produz um perfil de cores usável em LCDs TN, enquanto o Spyder5 gerou alguns perfis completamente sem pé nem cabeça, com gamut pequeno e irregular. Muito estranho.

Um problema crítico dos Spyders antigos era a consistência. Eu só tive acesso a duas unidades e ambas mediam muito próximo. Essa é uma dúvida que só dá pra responder tendo acesso a muitos aparelhos. De qualquer forma, a Datacolor disse que diminuir a variação entre as unidades era um dos objetivos deles, então alguma coisa eles devem estar fazendo.

Mas o bom mesmo é usar o Argyll + dispcalGUI, como você recomenda. Tirando o fato de que o Argyll ainda não foi otimizado para o Spyder5 e a medição demora horas, os resultados são muito bons, mesmo em tons bem escuros. O i1 com o Argyll é imbatível, concordo 100% com sua recomendação.  :ok:


jstellafotografia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #3 Online: 19 de Janeiro de 2017, 02:01:49
Amigos é meu primeira vez que entro aqui no forum, não sei se teria que colocar um novo post ou se podem me ajudar por aqui, ganhei um calibrador Spyder 5 de uma pessoa que veio de NY porem a caixa do produto foi jogada fora, fiz o doenload do software para usar o calibrador e para minha surpresa preciso de um serial para poder usar o produto, vi nos videos da empresa que o serial fica embaixo de onde vem o calibrador na caixa,
Alguem poderia me ajudar com isso?


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #4 Online: 19 de Janeiro de 2017, 02:27:30
As vezes tem o serial numa etiqueta no plug/cabo.
Nem precisa do software da Datacolor, muito melhor o Argyll+dispCAL
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=55190.0


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2017, 21:02:53
Amigos magnânimos, permitam-me explicar minha situação e tirar uma grande dúvida: meu monitor é um Dell U2713HM. Preciso urgentemente de um calibrado mas minha grana neste mês e no próximo não chega no valor de um X-rite. Encontrei este no mercadolivre. Seria esse o mesmo que você fez o review? Valeria investir nesse usado? Li em outro anuncio que ele não serve para monitores mais novos como o meu.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-866383829-spyder-2pro-calibrador-de-monitor-colorvision-_JM

Enfim, só queria saber se quebraria o galho ou se esses 300,00 já seriam melhores investidos no futuro, em um Colormunki.

Valeu!

16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #6 Online: 22 de Maio de 2017, 21:15:43
Esquece, não  rola…
Experimenta o profile do TFT Central http://www.tftcentral.co.uk/icc_profiles/dell_u2713hm_collection.zip

Ajustar o monitor no esquema http://www.tftcentral.co.uk/reviews/dell_u2713hm.htm#calibration


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #7 Online: 22 de Maio de 2017, 23:51:52
Esquece, não  rola…
Experimenta o profile do TFT Central http://www.tftcentral.co.uk/icc_profiles/dell_u2713hm_collection.zip

Ajustar o monitor no esquema http://www.tftcentral.co.uk/reviews/dell_u2713hm.htm#calibration


Ah sim sim, Pictus. Estou usando esse perfil. Você que me recomendou o TFT Central e esse profile em um outro post  :ok:

Mas com os testes que vinha fazendo, depois de colocar esse perfil e fazer ajustes direto no RGB do monitor (conforme o TFT) notei uma coisa: esse monitor no modo Custon Color, Standard ou sRGB tem uma saturação enorme. Desproporcional. Isso é normal?

Pra navegar, editar, apreciar uma foto, assistir a um vídeos em 2560x1440 ele é maravilhoso. Mas trato a foto e quando vou testar em outras telas ela está com menos saturação e com uma baixa de tons vermelhos. As fotos-teste impressas ficaram assim também, menos saturadas e com leve falta de tons quentes.

Pra você ter uma idéia: Tenho um notebook (sei que não é parâmetro) e ele foi o que mais se assemelhou a cor das fotos impressas. Tanto que a saída que encontrei (sem a droga de um calibrador) foi colocar o monitor no modo Game, desligar o Contraste Dinâmico para assim poder ter o controle da saturação, e tentar igualar as fotos impressas. Diminui 11 pontos da saturação (de 50 ficou em 39) para chegar perto da impressão, da tela do notebook e de um terceiro notebook (de minha namorada).

Cara, eu tô até com olheiras pois isso tá me tirando o sono. Será que tô fazendo tudo certo?

Ele tá ligado em uma placa nVídia GTX 770, com um cabo DVI-D, usando esse perfil icc do TFT.

Fiquei pensando se, com o calibrador, além da correção das corres se ele conseguiria diminuir essa saturação natural.

Pow, desculpa o textão. Já tem uns dias que eu tô buscando uma alternativa pra melhorar as impressões das fotos.         
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #8 Online: 23 de Maio de 2017, 00:31:49
Se o esquema usado funciona, ok.
Um calibrador resolve, o calibrador mais barato que funciona é o
https://www.bhphotovideo.com/c/product/894645-REG/X_Rite_cmunsml_ColorMonki_Smile_Color_Calibration.html


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #9 Online: 23 de Maio de 2017, 01:27:04
Se o esquema usado funciona, ok.
Um calibrador resolve, o calibrador mais barato que funciona é o
https://www.bhphotovideo.com/c/product/894645-REG/X_Rite_cmunsml_ColorMonki_Smile_Color_Calibration.html

Serio que esse quebra um galho? Cheguei a ler em um blog que ele tinha funções bem limitadas e era apenas um modelo para "valorizar" o Colormunki Display. Porque esse tá saindo 599,00 no mercadolivre. Já se tornaria mais real.

Só não peço pela BH porque com as taxas sai mais do que o triplo do preço.
Será que pedindo sem taxa a lapada é grande quando chegar aqui? Ele custa menos que 100 dólares.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #10 Online: 23 de Maio de 2017, 10:24:36
Esquece, não  rola…
Experimenta o profile do TFT Central http://www.tftcentral.co.uk/icc_profiles/dell_u2713hm_collection.zip

Ajustar o monitor no esquema http://www.tftcentral.co.uk/reviews/dell_u2713hm.htm#calibration


Bem, deixa que a melhor maneira de comprar eu me viro. Mas focando na qualidade desse Smile: ele é muito diferente do Display ou i1? Em um post aqui do Fórum você escreveu:

"Qual calibrador comprar?
Se for um monitor barato, vai de X-Rite ColorMunki Smile
Se for um monitor mediano, vai de X-Rite ColorMunki Display"

Em outro post li que ele (Smile) "não traz algumas funções como ajuste de white point, gamma, etc., que são ajustes mais necessários para grandes monitores"


A diferença entre eles, além do preço e (acredito) do sensor, é também aquele sensor do outro lado para calibração da luz do ambiente? Será que resolveria aqui nesse Dell U2713HM?

Valeu desde já! 

Ah, editei aqui porque lembrei de mais uma coisa: um Smile novo tá saindo por 599,00. Mas encontrei esse Display usado. O cara tá pedindo 700,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-853158020-calibrador-x-rite-colormunki-display-_JM
A aparência não está lá essas coisas, o vendedor diz que ele tem data de 2013. Não faço ideia da durabilidade desses aparelhos. Será que vale mais investir nesse usado?
« Última modificação: 23 de Maio de 2017, 10:33:10 por adrianojsmoreira »
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #11 Online: 23 de Maio de 2017, 11:00:21
Não vai usar o software da X-rite e sim o Argyll+DisplayCAL
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=55190.0

O Smile assim como os Spyders usam filtro orgânico que pode envelhecer
com o tempo, o ColorMunki Display  e o i1DisplayPRo usam filtro inorgânico
que não envelhece e tem maior sensibilidade para medir os tons mais escuros.
Ser de 2013 para o ColorMunki Display não é problema.

Você está usando algum programa com gerenciamento do cor tipo Photoshop/Lightroom
para conferir as fotos?
Programas sem gerenciamento de cor não vão reproduzir as cores  corretas.

BTW, sensor de luz do ambiente é inútil...
« Última modificação: 23 de Maio de 2017, 11:13:32 por Pictus »


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #12 Online: 23 de Maio de 2017, 12:23:55
Não vai usar o software da X-rite e sim o Argyll+DisplayCAL
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=55190.0

AH, SENSACIONAL! USAREI ESSE, COM CERTEZA!

O Smile assim como os Spyders usam filtro orgânico que pode envelhecer
com o tempo, o ColorMunki Display  e o i1DisplayPRo usam filtro inorgânico
que não envelhece e tem maior sensibilidade para medir os tons mais escuros.
Ser de 2013 para o ColorMunki Display não é problema.

INTERESSANTE. ENTÃO ACHO QUE IREI NESSE USADO MESMO. NÃO AGUENTO MAIS NOITES EM CLARO POR CONTA DE CORES MUDADAS.

Você está usando algum programa com gerenciamento do cor tipo Photoshop/Lightroom
para conferir as fotos?
Programas sem gerenciamento de cor não vão reproduzir as cores  corretas.

EITAAAA, MAS QUE BURRO. NÃO ESTOU USANDO NÃO. USO O VISUALIZADOR DO WINDOWS, AQUI E NO NOTEBOOK DE REFERÊNCIA. CLARO QUE DEVE PARECER DIFERENTE, CLARO! SOU MUITO DESATENTO, QUE MERDA. ENTÃO É POR ISSO QUE QUANDO TIRO UM PRINT DE UMA FOTO NO NAVEGADOR E COLO NO PHOTOSHOP ELA IMEDIATAMENTE MUDA DE COR, FICANDO MAIS SATURADA E COM OS TONS QUENTES MAIS FORTES.
ENTÃO O IDEAL SERIA CONFERIR AS FOTOS (OS ARQUIVOS FINAIS EXPORTADOS, OS JPEGs) NO PHOTSHOP OU LIGHTROOM?

BTW, sensor de luz do ambiente é inútil...

ENTENDI. DE QUALQUER FORMA ACHO QUE NÃO FARIA DIFERENÇA POIS TENHO UM AMBIENTE CONTROLADO, EDITO EM UMA SALA ESCURA.

Carai, Pictus, só te enviando uma garrafa de wisque pra te agradecer!!!  :worship:
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #13 Online: 23 de Maio de 2017, 12:48:04

Obrigado, mas não precisa...  :ok:

Tem que ser no Photoshop/Lightroom ou coisa do tipo…
O visualizador(METRO) default do Windows 10 nem tem gerenciamento de cor, mas
o anterior(não METRO) tinha...
https://www.tenforums.com/tutorials/14312-restore-windows-photo-viewer-windows-10-a.html

Outra, vai precisar de luz adequada(cor/intensidade/resposta espectral) nos impressos…
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=109186.msg1174088#msg1174088

No http://digitaldog.net/ tem um monte de vídeos, não pode deixar de ver:
http://digitaldog.net/files/Why_are_my_prints_too_dark.mp4
http://digitaldog.net/files/SoftProofingInPhotoshopCC.mp4
http://digitaldog.net/files/LR4_softproof.mov
http://digitaldog.net/files/LR4_softproof2.mov

Gerenciamento de cores para fotógrafos
https://www.eduk.com.br/cursos/7-design-e-fotografia/4662-gerenciamento-de-cores-para-fotografos








vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 23 de Maio de 2017, 14:41:18
Prezados,

Meu monitor é um LG ips 22MP55.
Esse calibrador smile é suficiente para calibrar esse monitor?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs