Autor Tópico: Meu teste do calibrator Datacolor Spyder5  (Lida 8077 vezes)

Pictus

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Resposta #15 Online: 23 de Maio de 2017, 18:28:40
Calibra  qualquer tipo de monitor.
A única exceção é o Dell DUCCS para monitores com PremierColor que é
artificialmente limitado para trabalhar somente com o i1Display Pro/i1Pro, mas
mesmo assim poderia usar o Smile+Argyll+DisplayCAL para  calibrar
como um monitor comum com a calibração no LUT da GPU(8-bits) contra
a calibração no LUT(12/14 bits) do monitor via DUCCS.


vangelismm

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Resposta #16 Online: 23 de Maio de 2017, 21:40:05
Minha duvida era seu perderia muita coisa comprando a versão Smile ao invés da Display.
Mas seguindo esse tutorial com outros programas, basicamente, só não vou ter a parte de luz ambiente e o filtro que não estraga.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


adrianojsmoreira

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Resposta #17 Online: 27 de Maio de 2017, 14:25:54
Obrigado, mas não precisa...  :ok:

Tem que ser no Photoshop/Lightroom ou coisa do tipo…
O visualizador(METRO) default do Windows 10 nem tem gerenciamento de cor, mas
o anterior(não METRO) tinha...
https://www.tenforums.com/tutorials/14312-restore-windows-photo-viewer-windows-10-a.html

Outra, vai precisar de luz adequada(cor/intensidade/resposta espectral) nos impressos…
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=109186.msg1174088#msg1174088

No http://digitaldog.net/ tem um monte de vídeos, não pode deixar de ver:
http://digitaldog.net/files/Why_are_my_prints_too_dark.mp4
http://digitaldog.net/files/SoftProofingInPhotoshopCC.mp4
http://digitaldog.net/files/LR4_softproof.mov
http://digitaldog.net/files/LR4_softproof2.mov

Gerenciamento de cores para fotógrafos
https://www.eduk.com.br/cursos/7-design-e-fotografia/4662-gerenciamento-de-cores-para-fotografos

Pictus, agora que tive tempo de verificar o restante da tua reposta e também de comparar novos testes impressos que chegaram na quarta feira. Cara, me pergunto se algum fotógrafo já abandonou a fotografia para seguir apenas no time da impressão, porque É UM MUNDO A PARTE!!! Não havia me tocado que (lógico) o ambiente de análise dos impressos influencia na percepção. Bem como a luz.

De qualquer forma ainda não pude comprar o calibrador. Resolvi juntar grana e comprar ao menos o Colormunki Display, que (pelo que li) não é o melhor e mais profissional do mundo, mas servirá muio bem para o meu uso.

No comparativo os impressos tiveram um resultado bem satisfatório, levando em conta que fiz em minilab (a Digipix) impressão de 29x21 em papel fotográfico da Kodak. Não sei a referência do papel. Fiz uma gambiarra e liguei uma lampada branca em um softbox para analisar as fotos. Também analisei na sombra, day light. As cores se aproximaram bastante do que vejo no monitor (do que vejo depois daquela "calibração comparativa gambiarra no olhômetro" que fiz, diminuindo a saturação geral).

Os pontos que não bateram foram: leve tom azulado na transposição das sombras para os claros, e nos pretos também. Bem leve, só pra quem tá ligado mesmo. Um tantinho menos de contraste geral  também (esse talvez seja normal levando em conta o minilab). Eu também não havia notado a aplicação forte (forte além da conta, pra tentar compensar falta de foco) de nitidez em algumas partes de algumas fotos, o que causou aqueles pontos pretos. Isso eu só li que poderia acontecer depois de impresso. Vivendo e aprendendo.

Mas no geral, se pegar as fotos soltas ou em um álbum, passa tranquilamente. Cores vivas, bons detalhes, ótima nitidez, tom de pele na medida. 
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro