Autor Tópico: Sol na foto, oq fazer??  (Lida 954 vezes)

thatamatos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 570
  • Sexo: Feminino
Online: 15 de Julho de 2015, 08:36:49
Olá pessoal!!!
Sexta feira (10/07) foi aniversário de um priminho meu e claro que levei minha câmera para tirar umas fotos... Só que a mesa do bolo estava bem de frente para o Sol e a festa foi a tarde (15hrs às 19hrs) e o Sol ficou a pino durante toda a festa!! Quando as pessoas iam tirar a tradicional foto atrás da mesa do bolo, o Sol ficava na faixa entre abaixo do pescoço e barriga, aí dá um estouro nessa parte e o rosto fica no escuro!!!
Mesmo com flash, algumas fotos ficaram muito sub e outras muito super! kkkkkkkkkkkkkk Difícil foi achar um meio termo...  :no:

Algumas pessoas que estavam com roupas brancas ou amarelas ficou pior ainda!!!! :hysterical:

Como trabalhar com uma luz assim?
Thais Matos


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2015, 09:48:31
A luz do final da tarde é o melhor momento para se fotografar, acho q faltou um pouco de criatividade pra aproveitar ela, quanto à mesa entendi sua dificuldade, mas o flash deveria ser o bastante para iluminar as pessoas e como vc teve algumas fotos superexpostas foi problema de fotometria da câmera e do flash!
O jeito é vc estudar um pouco como o fotómetro deles funcionam e praticar nesse tipo de luz pra vc entender o q fez de errado, busque sobre flash para preenchimento, mas o que vc pode fazer pra corrigir isso a curto prazo e que alguns fazem é utilizar um difusor grande (na faixa de 1x1,5m) :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2015, 10:02:14
A metade de cima da foto estava na sombra né? Teria que fotometrar para a parte clara inferior e usar o flash para iluminar a parte de cima.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


thatamatos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 570
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 15 de Julho de 2015, 10:23:44
A luz do final da tarde é o melhor momento para se fotografar, acho q faltou um pouco de criatividade pra aproveitar ela, quanto à mesa entendi sua dificuldade, mas o flash deveria ser o bastante para iluminar as pessoas e como vc teve algumas fotos superexpostas foi problema de fotometria da câmera e do flash!
O jeito é vc estudar um pouco como o fotómetro deles funcionam e praticar nesse tipo de luz pra vc entender o q fez de errado, busque sobre flash para preenchimento, mas o que vc pode fazer pra corrigir isso a curto prazo e que alguns fazem é utilizar um difusor grande (na faixa de 1x1,5m) :ok:

Concordo que esse horário a luz é muito bom, meu problema era que só tinha uma parte da cena com a luz... rs
Mais tarde posto uma foto pra ilustrar... Vou estudar tbm a questão do preenchimento e fotometria!!! Obrigada por ajudar!!  :ok:
Thais Matos


thatamatos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 570
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 15 de Julho de 2015, 10:24:35
A metade de cima da foto estava na sombra né? Teria que fotometrar para a parte clara inferior e usar o flash para iluminar a parte de cima.

Exato, metade na sombra e metade no Sol... =/
Lugar terrível pra se colocar uma mesa de aniversário!!! :hysterical:
Thais Matos