Autor Tópico: Canon 85mm f/1.8 vs Sigma 85mm f/1.4 vs sigma 50mm f/1.4 ART. Foco cravado e nit  (Lida 5511 vezes)

PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Bom Dia,

Seguinte, estou numa dúvida cruel.

Primeiro um pouco de contexto. Eu tenho uma Canon 6d e uma lente canon 50mm f/1.4 (tb tenho a 24-105 f/4.0). Com pouco tempo de uso eu derrubei a 50mm no chão e o autofoco não funciona entre 0.45 e 0.60m. Mesmo assim tenho usado ela por 3 anos, apesar de tirar fotos muito boas e muitas vezes conseguindo cravar o foco, o autofoco dela é muito inconsistente, dependendo do tipo de luz ou do ambiente existe front focus, eu tento corrigir com microajuste +14, mas com leves variaçoes de luz eu tenho que verificar se ligo ou desligo o microajuste, é um inferno, as vezes tiro aquela foto maravilhosa naquela fração de segundo que a minha filha está sorrindo, mas quando dou o zoom no olho, o foco está no nariz, é frustrante.

Eu sempre pensei que esses erros de foco da  minha 50mm f/1.4 fossem pelo fato de eu ter derrubado no chão, mas ontem fui dar uma olhada nos reviews que tem no próprio site da canon e fiquei impressionado com a quantidade de gente reclamando do problema de autofoco dela. Vejam aqui http://www.usa.canon.com/cusa/consumer/products/cameras/ef_lens_lineup/ef_50mm_f_1_4_usm

A minha ideia inicial era comprar outra 50mm f/1.4 da Canon, mas depois de ler esse monte de reclamações, eu descartei essa alternativa.

Uma substituição direta para a minha 50mm da canon seria a 50mm sigma art f/1.4. Fiquei impressionado com a a nitidez dela, é fudidamente superior às 3 50mm da Canon. Só não sei no mundo real, se ela acerta bastante no foco ou erra como a minha canon.
Olhem uma comparação dela com a 50mm f/1.2, tanto no centro como nas bordas a sigma tem nitidez superior
https://www.youtube.com/watch?v=9yHcoPF9hNE

Outra alternativa seria a canon 85mm f/1.8 - Eu vi um video onde o cara faz uma comparação do autofoco dela com a 50mm f/1.4 e disse que ela é bem melhor pra focar, apresentando  boa nitidez em f/1.8. Além de ter um desfoque mais bonito. Nos reviews do site da canon tb está bem conceituada. Esse é o video que eu vi dela https://www.youtube.com/watch?v=fsD6-3FwAMY

Considerando a possibilidade de uma 85mm, tb entra na disputa a sigma 85mm f/1.4, não consegui muita informação sobre a qualidade de foco e nitidez dela, mas é sem dúvida uma boa alternativa apesar de um pouco mais cara.

E aí? Alguem que ja tenha usado estas lentes por favor contribuam!!!
« Última modificação: 07 de Julho de 2015, 11:55:18 por PEMAMETAL »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Vc tem que decidir o que quer, 50mm é uma df diferente de 85mm e, portanto, vai te render fotos diferentes. Se vc quer uma lente mais multi uso pegue a 50mm da sigma que é muito boa (deve ter em mente que ela é bem pesada), se quiser uma lente pra retratos pegue a 85mm 1.8 que é uma maravilha (o único defeito que considero nela é a AC bem forte em 1.8, mas fácil de corrigir na pós).
Quanto às 50mm 1.4 da Canon, tem que fazer micro ajuste mesmo, não tem jeito. A minha tive que fazer em +10, depois disso ela nunca mais errou o foco. O fato da sua ter caído pode ter piorado a situação, aí só assistência mesmo :ok:


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Vc tem que decidir o que quer, 50mm é uma df diferente de 85mm e, portanto, vai te render fotos diferentes. Se vc quer uma lente mais multi uso pegue a 50mm da sigma que é muito boa (deve ter em mente que ela é bem pesada), se quiser uma lente pra retratos pegue a 85mm 1.8 que é uma maravilha (o único defeito que considero nela é a AC bem forte em 1.8, mas fácil de corrigir na pós).
Quanto às 50mm 1.4 da Canon, tem que fazer micro ajuste mesmo, não tem jeito. A minha tive que fazer em +10, depois disso ela nunca mais errou o foco. O fato da sua ter caído pode ter piorado a situação, aí só assistência mesmo :ok:

O problema da minha 50mm 1.4 é que tem hora que tem que corrigir com +14, e tem hora que tem que desligar o microajuste, é uma loucura. Fico tirando varias fotos com e sem o MA por que eu nunca sei o que ela vai fazer.

Eu to pendendo mais para a 85mm, por que multiuso eu ja tenho a 24-105, que é bem versatil. Uma coisa que eu reparei é que eu sempre acabo cropando um pouco as fotos que tiro na 50mm f/1.4 então talvez a 85mm já me de isso pronto.

A 85mm 1.8 da Canon acerta bastante o foco? E a da Sigma, vc tem alguma experiencia com ela?
« Última modificação: 07 de Julho de 2015, 12:25:22 por PEMAMETAL »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
85 da sigma nunca usei, o AF da Canon é ótimo, um dos melhores que usei, extremamente rápido e preciso!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Vamos lá....
Já tive todas elas então posso falar com propriedade.
Primeiro você tem que decidir se vai querer mudar de 50 mm para 85 mm. Lembre-se que há anos você já se acostumou com 50 mm. Eu não mudaria se fosse você, diante deste contexto.

A 50 1.4 Art é uma cavala em vários sentidos. Nítida de doer com lindo contraste, grande, pesada (mas muito bem construída e tem um bokeh melhor do que a 1.4 da Canon mas distante do bokeh da 1.2 L.

A Canon 50 1.4 eu esperava mais. Também vou precisar fazer um micro-ajuste pois não estou com a mesma eficiência de cravar o AF que eu tinha quando usava outros modelos.

A 85 1.8 é espetacular (Lucas resumiu muito bem)  e com um AF fenomenal.

Eu, na sua posição, iria de 50 1.4 Art.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


GeoPhoto

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Não dá pra ter uma lente assim, que não passe confiança. A 85 cânon é linda mesmo! Mas a 50 é mais versátil... O que precisas?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Dê uma chance a 50mm 1.8 STM.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


marcos_lima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Cara, acho que posso te ajudar nessa...
Eu tive a 50mm 1.4 por quase 3 anos, vendi agora e comprei a 85mm 1.8. Estou curtindo muito, mas muito mais a 85mm.
Mas digo isso pq comprei a sigma 35mm 1.4 art, então 35 e 50mm ficavam muito próximos.
Agora vai do range que vc quer, tanto de sigma ou 85 1.8 vc estará bem servido.
Ah, tenho a 6D tb.
Abraços


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Vamos lá....
Já tive todas elas então posso falar com propriedade.
Primeiro você tem que decidir se vai querer mudar de 50 mm para 85 mm. Lembre-se que há anos você já se acostumou com 50 mm. Eu não mudaria se fosse você, diante deste contexto.

A 50 1.4 Art é uma cavala em vários sentidos. Nítida de doer com lindo contraste, grande, pesada (mas muito bem construída e tem um bokeh melhor do que a 1.4 da Canon mas distante do bokeh da 1.2 L.

A Canon 50 1.4 eu esperava mais. Também vou precisar fazer um micro-ajuste pois não estou com a mesma eficiência de cravar o AF que eu tinha quando usava outros modelos.

A 85 1.8 é espetacular (Lucas resumiu muito bem)  e com um AF fenomenal.

Eu, na sua posição, iria de 50 1.4 Art.

Thales,

Valeu pela contribuição. Por que não mudaria para a 85mm? Eu estou bem tentado a fazer essa mudança. Ultimamente tenho usado a 50mm basicamente para tirar fotos da minha filha, então acho que a 85mm cairia bem, ainda mais que comparando o preço dela com a sigma 50mm e a sigma 85mm, a canon é bem mais em conta


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Dê uma chance a 50mm 1.8 STM.

Cara, valeu pela sugestão mas a idéia é evoluir, trocar uma 50mm f1.4 por uma f1.8 não seria muito vantajoso na minha opinião


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Cara, valeu pela sugestão mas a idéia é evoluir, trocar uma 50mm f1.4 por uma f1.8 não seria muito vantajoso na minha opinião

Foco cravado seria uma evolução, falei dela porque vc citou outra lente 1.8, a 85mm.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Cara, acho que posso te ajudar nessa...
Eu tive a 50mm 1.4 por quase 3 anos, vendi agora e comprei a 85mm 1.8. Estou curtindo muito, mas muito mais a 85mm.
Mas digo isso pq comprei a sigma 35mm 1.4 art, então 35 e 50mm ficavam muito próximos.
Agora vai do range que vc quer, tanto de sigma ou 85 1.8 vc estará bem servido.
Ah, tenho a 6D tb.
Abraços

No meu caso eu tenho a 24-105 pra fazer esse papel que a 35mm faz pra voce, tudo bem que a minha é f/4.0 e a sua é f/1.4, mas sinceramente eu não tenho muita necessidade de grandes aberturas quando fotografo em grande angular. Normalmente são lugares abertos com bastante luminosidade e sem necessidade de desfoque de fundo.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Também nunca acho muito legal comparar lentes com distâncias focais diferentes.

Eu tenho uma 85 1.8 e sou do time que aplaude em pé essa lente. Não sei se tive a sorte de pegar uma cópia mais afiada ou o que, mas acho que jamais vou vendê-la. É de longe a lente que mais uso. E não digo nem só para retratos: mesmo algumas paisagens que queremos comprimir mais o plano, deixo de usar uma 70-200 que tenho aqui e espeto a 85 mesmo! Ela é nítida do centro às bordas! E o auto-foco (que parece ser o foco da sua decisão) é sim muito rápido, preciso e silencioso, o melhor que já usei. Desempenho geral da lente é fantástico pelo que custa.

Dentre as 50mm, temos já bíblias de discussões sobre todas as versões Canon e Sigmas, incluindo aí agora a nova f/1.8 STM.

Quer saber o que eu faria no seu lugar? Compraria a nova 50mm STM que é baratinha e a 85mm f/1.8 da Canon pra ver se gosta da DF. Se gostar, terá um belo combo de lentes "honestas", com ótimo custo/benefício. Se não gostar, pode vender as duas, comprar a Sigma Art, e ainda sobra troco!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Foco cravado seria uma evolução, falei dela porque vc citou outra lente 1.8, a 85mm.

A 50mm f/1.8 crava o foco? Eu fico com o pé atrás, se a f/1.4 que é melhor construída e tem um sistema de foco TEORICAMENTE superior erra o foco desse jeito, nem cogitei a possibilidade de uma f/1.8.

Sim ambas tem a mesma abertura, mas a 85 vai me dar muito mais desfoque de fundo para retratos, além de ter mais qualidade de construção. Uma custa $126 a outra $420
« Última modificação: 07 de Julho de 2015, 17:03:32 por PEMAMETAL »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Eu vendi a 40 e a 85 porque com essa crise toda precisei me capitalizar e fiquei só com a 50 1.4 e também quero a longo prazo partir pra 24-70 2.8 II.
A 85 é espetacular no quesito bokeh e nitidez e para retratos não tem melhor mas muitas vezes fica apertado para enquadrar mais de 2 pessoas.

Desafio: sem abrir o Flickr, consegue adivinhar qual é 50 mm e qual é 85 mm?

1.
130615_2060 by Thales Souto, no Flickr

2.
300515_1841 by Thales Souto, no Flickr

3.
060714_5026 by Thales Souto, no Flickr
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales