Autor Tópico: Fotografia Vs Likes nas redes sociais.  (Lida 2137 vezes)

Fotocom

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.667
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/paolofotocom/
Online: 07 de Julho de 2015, 13:20:18
- Já a bastante tempo sem postar nada... Me deparei hj com uma situação inusitada.
- Discussões... Será isso útil ou inútil ???
- Depois de quase 6 anos como profissional  (significa que vivo disto) as questões técnicas ou estéticas (avaliações)
com relação ao meu trabalho deixo por conta de vc´s.
- Mas me deparar com uma pessoa; dizer que a competência de uma foto dependerá de quantos "likes" ela atinge
ou que a fotografia não passa de um segundo de registro que tem valor só para os envolvidos ((rs))
- Isso me parece hilário. Para não dizer triste ou mesmo, patético.
- O link vem do meu facebook mas esta em um formato que até quem não tem FB pode visualizar;
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=883403765040775&l=21c93b0e4c 

- Onde será que a fotografia vai parar ??? Que especie de fotógrafos teremos no futuro???


pseudo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #1 Online: 07 de Julho de 2015, 13:32:08
Boa tarde amigo,

Tentei por algum tempo entender o escrito por você aqui e no facebook, mas não obtive sucesso.

abs


Fotocom

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.667
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/paolofotocom/
Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2015, 18:52:40
Desculpe pseudo.
Achei que postando um link externo do facebook além da foto os comentárias seriam mostrados.
Mas vou pedir para o administrador deletar o tópico que em nada vai ajudar alguém. Vira só um bate boca.


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Julho de 2015, 19:10:36
Não sei se entendi direito as colocações e discussão que elas suscitam.

Mesmo sendo evidente que uma rede social não é o suficiente para avaliar a qualidade de uma fotografia, felizmente ou infelizmente hoje em dia o Facebook é fundamental pra quem fotografa comercialmente. Felizmente ou infelizmente, muitos likes levam aos próximos clientes.


dadozen

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 652
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Julho de 2015, 21:24:34
Mesmo sendo fotógrafo amador, percebi que redes sociais podem acabar te deixando ainda mais confuso. Obviamente uma foto bem tirada é sempre bem recebida, mas em minha última viagem tirei muitas fotos de paisagens e a que meus amigos mais "deram likes" foi uma que achei pouco nítida, que tive que deixar um pouco mais subexposta por causa do grande contraste entre o céu e o restante( levantar muito as sombras ia dar aquela cara de HDR mal feito ), e não gostei muito das cores.

As que eu achei bem nítidas, com bom tratamento de cores e composição legal, não ganharam tantos likes.  :ponder:

D750 + 20 1.8G + 35 1.8G ED + 50 1.8G + 85 1.8G + 70-300 VR / SB910 + SB700
wish list: 135 DC f/2 / 70-200 f/4


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #5 Online: 07 de Julho de 2015, 21:32:17
Likes de rede sociais valem tanto quanto um montinho de bosta . Pode ser uma foto desfocada ,com a cabeça cortada, se for amigo vai curtir . sE vc posta: bebi mijo . um monte de gente curte .  agora se vc posta uma sessão de fotos no utube e ganha 1 milhão de view e 100 mil positivadas , aí sim pode botar fé. No utube as pessoas tendem a serem mais autenticas , se acham uma bosta, negativam sem dó.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 07 de Julho de 2015, 21:52:24
Olha, tenho uma ideia muito pessimista acerca das chamadas redes sociais. Muito.
Não sei quem foi que disse, mas concordo com a frase de que "ser popular no FB é igual a ser rico no Banco Imobiliário".

Acho que são muito poucas as pessoas no FB; quem está ali, senão na maioria, certamente grande parte das vezes, são os personagens que as pessoas queriam ser...

Conheço uma pessoa, cuja vida é pautada por condições muito, muito diferentes das que aparecem no FB que ela cultiva, e do qual não se afasta!


ti_rosso

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2015, 02:16:26
O facebook talvez não seja a melhor maneira, pois ali tem de tudo, até mesmo nas comunidades específicas, tirando o desastre de compressão dos arquivos.

agora o que vejo de bons fotógrafos aderindo o instagram é bastante notório. Até pela plataforma ser independente de texto, as fotos costumam ganhar likes com mais rigor (a não ser que vc seja uma menina popular mostrando o corpo por jovens insaciáveis por peitos [absolutamente nada contra isso]).


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #8 Online: 08 de Julho de 2015, 11:27:38
Um "like" de uma foto pode querer dizer:
- que o assunto é interessante
- que você fotografou algo que praticamente todo mundo gosta (cachorrinhos ou crianças, por exemplo)
- que a pessoa quer ser simpática com você
- que sua mãe entrou no Facebook
- que você fez um HDR cheio de halos e super saturado (o povo gosta disso, gente - reparem)
- etc
- etc

Eu recebo tantos "likes" nas minhas fotos informais de Instagram quanto nas minhas fotos sérias.
Tudo depende basicamente do assunto fotografado.

Minha opinião:
Para divulgação de trabalho - ok. Para avaliação da qualidade da foto - não.

Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #9 Online: 08 de Julho de 2015, 11:36:39
Conheço uma pessoa, cuja vida é pautada por condições muito, muito diferentes das que aparecem no FB que ela cultiva, e do qual não se afasta!
Conheço várias pessoas assim! Na verdade ninguém vê como é uma pessoa realmente no Facebook.
Eu mesma, pareço legal, mas deixo meias sujas jogadas pela casa. Exemplo bobo, mas niguem posta sobre suas meias sujas, né?

Rede social é material para tese de doutorado em psicologia. Uma tese inconclusiva, mas ainda assim, com um material bem extenso!  :D

Eu gosto de publicar fotos em redes sociais.
Não em busca de aprovação ou busca de melhoria (como seria num fórum, por exemplo), mas para divulgar mesmo meu lado fotógrafa. Na verdade meu facebook é um verdadeiro "livro de recortes" - uma hora o povo vê fotos sérias, outra hora vê o vídeo do Jaspion, e outra hora vê foto tosca de Instagram.
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #10 Online: 08 de Julho de 2015, 12:24:18
Um "like" de uma foto pode querer dizer:
- que o assunto é interessante
- que você fotografou algo que praticamente todo mundo gosta (cachorrinhos ou crianças, por exemplo)
- que a pessoa quer ser simpática com você
- que sua mãe entrou no Facebook
- que você fez um HDR cheio de halos e super saturado (o povo gosta disso, gente - reparem)
- etc
- etc

Eu recebo tantos "likes" nas minhas fotos informais de Instagram quanto nas minhas fotos sérias.
Tudo depende basicamente do assunto fotografado.

Minha opinião:
Para divulgação de trabalho - ok. Para avaliação da qualidade da foto - não.
esses dias um camarada disse assim;Deixa eu curtir ne,senao a muie ficara brava!Ja ouvi e presenciei fatos do tipo,posta e fica pendurado la se alguem visualizou ou curtiu kkkk
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 08 de Julho de 2015, 13:47:01
- Já a bastante tempo sem postar nada... Me deparei hj com uma situação inusitada.
- Discussões... Será isso útil ou inútil ???
- Depois de quase 6 anos como profissional  (significa que vivo disto) as questões técnicas ou estéticas (avaliações)
com relação ao meu trabalho deixo por conta de vc´s.
- Mas me deparar com uma pessoa; dizer que a competência de uma foto dependerá de quantos "likes" ela atinge
ou que a fotografia não passa de um segundo de registro que tem valor só para os envolvidos ((rs))
- Isso me parece hilário. Para não dizer triste ou mesmo, patético.
- O link vem do meu facebook mas esta em um formato que até quem não tem FB pode visualizar;
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=883403765040775&l=21c93b0e4c 

- Onde será que a fotografia vai parar ??? Que especie de fotógrafos teremos no futuro???
Meu caro amigo
a fotografia ja existia bem antes que o mundo dos "likes", e so uma forma de se mostrar
eu nunca fechei um contrato porque alguem viu meu trabalho no face.
Nao sei qual seria a real importancia dos "likes".
abs.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #12 Online: 08 de Julho de 2015, 22:36:10
Tenho procurado algo sobre isso, aproveitando muito de ter alguém da família trabalhando no meio

Like não tem efeito, serve pra ego
Fan Page com curtidas sim
Os curtidores da Fun Page sempre irão receber suas publicações e se eles compartilharem, todos que estão no seu network receberão o seu conteúdo

A ideia é que este conteúdo seja objetivo, fotos é obvio de um fotógrafo. Acho que precisa de algo mais....


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #13 Online: 09 de Julho de 2015, 04:32:12
Quem vai curtir sua foto em rede social sao seus amigos, e cada um tem o amigo que merece  :hysterical: :hysterical:

Agora, falar que uma foto é boa somente se ela tiver likes e ridiculo, ja postei foto feia, com cabeça cortada, fora de foco, etc. e teve uns bons likes  :hysterical:
Agora posta uma foto boa para quem conhece fotografia e se bobear ainda sera criticado.  :eek:



FB não é e nunca será lugar de referencia para nada  :ok:

Como ja foi dito abaixo, se tu posta uma foto de acidente com gente despedaçada receberas muitas visualisaçoes e likes, agora posta uma paisagem linda q nao teras nada, nem um like.....

Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos


juniorbrxq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
    • Lokona
Resposta #14 Online: 09 de Julho de 2015, 04:35:50
Eu mesma, pareço legal, mas deixo meias sujas jogadas pela casa.

 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Gilberto Farias
T5 / 50mm / 18-55mm / YN568EXII
https://www.flickr.com/photos/orelhanos