Autor Tópico: 6D ou 5D mkIII?  (Lida 3062 vezes)

rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Online: 08 de Julho de 2015, 10:38:18
Galera, estou na dúvida entre a 6D ou a 5D mkIII. Li vários reviews, mas nada melhor do que ouvir a opinião de quem usa mesmo. Apesar de não fotografar casamentos SEMPRE (faço mais books), de vez em quando faço e me preocupa que o AF da 6D seja tão "rudimentar" quando comparado ao da 5D mkIII. Por outro lado, pelo pela diferença de preço entre as duas eu posso basicamente comprar uma 28mm 1.8, uma 50mm 1.4 e uma 85mm 1.8.

Outra pergunta, em relação a isos altos vocês veem muita diferença? Nos reviews falam que o da 6D é até melhor do que o da 5D MKIII.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2015, 10:50:39
rawfa, essa é uma discussão eterna, e quem tem uma das duas sempre vai defender até a morte, rsrs...

Eu acabei de pegar umas 5D III,  e o fiz basicamente por causa do sistema de AF, que é simplesmente incrível. Ainda não uso nem 50% do que ele oferece. Mas o AF da 6D não é ruim não, desde que você use o ponto central. É rápido e preciso, mas você tem que se acostumar a focar e recompor.

O que eu definitivamente não gosto na 6D é a ergonomia. Saí de uma 40D, pra uma 7D, pra 5D e pra 5D mark II. A ergonomia da 60D, 70D e 6D definitivamente não me agrada, acho a pegada pior, faltam botões de comando, não é pra mim. Essa eu acho que é a maior diferença entre a 6D e a 5D III.

Mas ergonomia é algo absolutamente pessoal. Sugiro que experimente ambas na sua mão e veja a que mais lhe agrada. Muita gente acaba optando pela 6D justamente pela ergonomia, por ser menor e mais leve.

Sobre os ISOs altos, a diferença é bem pouca, mas tem uma ligeira vantagem pra 6D mesmo. O que não quer dizer que a 5D III seja ruim. Tenho usado ISO10.000 com frequência e ótimos resultados dependendo da situação. Isso era algo absurdamente impensável nos modelos anteriores que eu já tive.

Resumindo: teste ambas na sua mão antes de decidir.  :ok:


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Julho de 2015, 10:57:31
Olha, comprei recente uma 6D... adoro tudo o que ela me dá, acho a câmera excepcional.
Fotografo por hobby.
Tive previamente T2i e T5i, então o salto para mim foi grande!
Nunca tive problemas com o foco da 6D - uso preferencialmente o ponto central, muito sensível mesmo em ambientes com pouca luz.
Quanto a "pegada", "corpo" - adorei, acho o tamanho um pouco menor e peso um pouco menor bem vindo, novamente lembre-se que eu vinha de uma Rebel... tem gente que vem da 5D I ou II e não se adapta - questão pessoal.
Falta do Joystick - para mim, não fez a menor diferença, até porque não tinha ele na minha T5i - adorei os controle adicionais da 6D, a forma de controle do dial traseiro, etc... novamente questão pessoal, talvez quem esteja acostumado com o joystick vá sentir falta.
Nunca nem cogitei em comprar a 5DMK III - valor muito distante das minhas possibilidades, mas li bastante sobre as duas, em resumo:

Qualidade final da imagem + desempenho em ISO - excelente nas duas, não considero critério de desempate.
5DMK III - Corpo mais robusto, seguindo a linha 5D; sistema de foco mais avançado; controles (botões) proximo ao LCD superior com dupla função, joystick, etc...

Como conjunto da obra, evidente que a 5DMk III ganha nos quesitos acima descritos, cabe a você definir se os adicionais dela farão diferença no tipo de trabalho que faz e na forma como fotografa e se justifica a diferença de valor.

Abraços
« Última modificação: 08 de Julho de 2015, 10:58:11 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2015, 10:57:36
Rawfa, não posso falar da 5D3 por que nunca tive uma, mas posso falar da 6D.

O AF não é rudimentar, é apenas lento, mas para evento é mais do que suficiente, e sua capacidade de focar a -3EV é algo muito interessante, com a 6D eu nunca liguei a emissão de luz auxiliar de foco, não precisa, em evento você não precisa de um AF como o da 5D3, você está fotografando pessoas, e não carros de corrida ou bolas de futebol em voo, eu pelo menos preciso de um ponto de foco e mais nada, e o central da 6D, ainda que um tanto lento, é muito sensível e preciso, não erra foco nem a pau.

ISO não tem o que falar, mas isso qualquer uma das duas vai te deixar satisfeito.

O que me incomoda na 6D em comparação com a 5D3 é o fato dela ter um slot de cartão, isso para quem trabalha com casamento é um tanto complicado, muita gente argumenta: "Ah, nunca aconteceu de dar pau no cartão, isso é neura", realmente é muito dificil de tiver usando um bom cartão, mas basta uma vez e pronto, ferrou.

A 6D satisfaz com folga a necessidade de um evento ou de um ensaio. Mas se você tem condições de ter uma 5D3, vá nela, eu não hesitaria.



Sgozzi

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Julho de 2015, 10:59:53

Para book a 6D não vai te deixar na mão não ( e poderá comprar suas lentes junto com a maquina).
Para casamentos, se usa o ponto central, ele é até melhor que o da 5D III. Deve ter muito forista aqui que pode te responder sobre o desempenho dela em casamentos.
EU, iria de 6D só para poder comprar junto as lentes. Agora, se dinheiro não for problema, vai de 5DIII. :ok:

Canon EOS 6D
EF 35 f2 is / EF 50 f1.4 / EF 85 F1.8 / EF 100 f2.8 / EF 17-40 f4 L / EF 24-70 f2.8 L / EF 70-200 f4.0 L IS /  580 EX / 2x 430 EX / ST-E2.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/sandrogozzi/


rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Resposta #5 Online: 08 de Julho de 2015, 11:00:14
Valeu, Humberto.
Eu tenho mãos pequenas e aliás prezo muito sistemas compactos...nesse sentido a 6D ser menor seria um bônus para mim.

Se as duas aguentam iso 10.000 já está muito bom. Aliás, dando para usar 6400 sem problemas já está ótimo.

Honestamente, sempre estive muito inclinado para a 6D, mas a grande questão mesmo fica no AF. Eu não fotografo esportes, etc...mas em casamentos não dá para perder fotos.


rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Resposta #6 Online: 08 de Julho de 2015, 11:00:50
Valeu, Sgozzi.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2015, 11:12:33
O que me incomoda na 6D em comparação com a 5D3 é o fato dela ter um slot de cartão

Verdade, esqueci desse "pequeno" detalhe. Tenho curtido muito a tranquilidade a mais que usar 2 cartões me dá.  ;)


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #8 Online: 08 de Julho de 2015, 12:00:28
eu tinha a 7D e qd pensei em fazer um up,testei a 6D e nw a comprei justamente pelo fato de ter poucos botoes.O joystick eh bem pratico e por estar habituado com a 7D fui na mk3.Fora que,o fato de usar apenas cartoes SD me deixou com um pe atras..ja tive varios problemas com sd rsrsrs.Mas a camera eh boa sim,meu camarada comprou uma,com a 70-200II,eh uma maravilha kkkk soh o valor delas eh qnw sao!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #9 Online: 08 de Julho de 2015, 12:05:33
Uso profissional - 5D mk3
Hobby - 6D


carlosvitor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
Resposta #10 Online: 08 de Julho de 2015, 12:18:50
Vocês têm algum problema em focar e recompor usando o ponto central da 6D com lentes abertas em f/1.2 ou f/1.4?
5DIV - 35LII - 85L IS


Câmera Cega

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Julho de 2015, 12:53:22
Sobre os ISOs altos, a diferença é bem pouca, mas tem uma ligeira vantagem pra 6D mesmo. O que não quer dizer que a 5D III seja ruim. Tenho usado ISO10.000 com frequência e ótimos resultados dependendo da situação. Isso era algo absurdamente impensável nos modelos anteriores que eu já tive.

pelo que eu pesquisei (em fotos, não em estatísticas), o ISO da 6D é bem melhor nos ISOs altos, então, se fosse apenas por isso, eu compraria a 6D. mas como ISO alto não é a única coisa que importa (até pq eu uso uma 5D em 3200, que é o H, e acho o máximo :) ), eu compraria a 5D3. eu tô pra ir pra uma 5D2 ao invés de uma 6D, então...

:ok:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #12 Online: 08 de Julho de 2015, 14:02:51
pelo que eu pesquisei (em fotos, não em estatísticas), o ISO da 6D é bem melhor nos ISOs altos, então, se fosse apenas por isso, eu compraria a 6D.

Eu também comparei em fotos, não em estatística. E fotos que eu mesmo tirei. A vantagem da 6D fica em 1/3EV ou até menos, se fosse uma vantagem um pouco maior acho que justificaria. Como não é, daí as outras características contam bastante.

Como você, eu optei pela 5D II ao invés da 6D a uns anos atrás. E agora fui pra 5D III.  :ok:


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Julho de 2015, 14:22:48
Não tiver grana pra Mki3 vaid e Mk2......aqui na minha região tem bastante gente abandonando a 6D pelos motivos já colocados pelos colegas.


Sgozzi

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 08 de Julho de 2015, 14:47:00
Eu concordo com o Rick99. As duas câmeras vão te entregar qualidade de imagem semelhantes. A diferença se faz na hora do trampo. E nesse ponto eu fico sem sombra de duvidas com a 5DIII.
O problema do seu dilema, é que se vc não tem lentes claras ainda, comprando o kit (6D e lentes) vc trabalha tranquilamente, faz caixa, vende a 6D e compra a 5DIII. Tudo de forma tranquila e não traumática.

Lembrando ainda que para book vc não tem problemas como perder aquele momento do clique e pode com o Wi-fi da 6D ja ir fazendo cópia em seu computador em tempo real. Para book a 6D te atende.
Canon EOS 6D
EF 35 f2 is / EF 50 f1.4 / EF 85 F1.8 / EF 100 f2.8 / EF 17-40 f4 L / EF 24-70 f2.8 L / EF 70-200 f4.0 L IS /  580 EX / 2x 430 EX / ST-E2.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/sandrogozzi/