Autor Tópico: Câmera de grande formato Calumet CC 401-Fujinon 150 mm 5.6  (Lida 5918 vezes)

Marcellop

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Online: 08 de Julho de 2015, 13:35:24
Boa Tarde ,
Gostaria da opinião sobre a Calumet CC401 4 x 5 de grande formato. Sei que tem um fole bem grande.
Se alguém já fotografou em grande formato ,queria a opinião. Pertence a um amigo , ele quer nela ,
R$ 700.00 a câmera com lente Fujinon 150 mm , e R$ 900.00 com mais 06 chassis 4 x 5. Seria um bom custo e beneficio? Informando que tenho algumas caixas de filme que ganhei , e aqui do lado de casa em SP , tem um laboratório que revela 4 x 5 8 x 10 . Por esse preço vale a pena ? Não tenho noção dos preços de grande formato. Abraço à todos. Marcelo.
Canon F1 +Canon F1 New + Canon FTB QL + Lente Canon 50 mm 1.4 + 100-200 mm 3.5+ Canon FD 500 mm 5.6 + 55 mm Macro. Canon EOS 5000 Lente Canon 38.76 mm e 75 300 mm.Mamiya Rb 67 lente 90 mm 3.8. Mamiya 645 Pro + lente Sekor 55 mm + Sekor 80 mm + Sekor 150 mm. Voightlander Bessa 6 x 9 lente Skopar 105 mm 3.5 Câmera Calumet CC 401 4 x 5 Lente Fujinon W 150 mm. .Canon EOS 5D 50 mm 1.4 Sony Cybershot W320. Câmera submarina Snap. Câmera submarina Intova e Nikonos V.


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2015, 21:56:34
Câmera de tamanho grande pra 4x5, pesada, toda de ferro e alumínio, fora de linha há muitos anos, uma das mais baratas do mercado, parecida com a Omega View. Pra studio, ok, pra externas ou campo, difícil de transportar. Eu passaria, muito antiga, não vale a pena Tem algumas de vez em qdo. no ebay, em media 100 USD sem lente.
A lente é uma Fujinon A ou W?

Sds,

RSalles

Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Marcellop

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2015, 15:21:50
Câmera de tamanho grande pra 4x5, pesada, toda de ferro e alumínio, fora de linha há muitos anos, uma das mais baratas do mercado, parecida com a Omega View. Pra studio, ok, pra externas ou campo, difícil de transportar. Eu passaria, muito antiga, não vale a pena Tem algumas de vez em qdo. no ebay, em media 100 USD sem lente.
A lente é uma Fujinon A ou W?

Sds,

RSalles

Salles ,
A Lente é a Fujinon W. Obrigado pelas informações , pelas dicas , mas ela esta muito nova (Conservada) , por isso vou ficar um tempo com ela. Quem sabe depois passo para frente e pego outra. Parabéns pelos seus equipamentos , vi em sua assinatura , você só tem coisa boa ! Contax , Minolta , Sinar, Rollei , Zeiss ,Leica , Pentacon e etc... hehehe, Como eu tenho uns filmes 4 X 5 , Kodak T max 400 , vou ver se essa semana faço minhas primeiras fotos em GF. Depois falo como foi a experiência , e só posto as fotos se ficarem boas , hehehe ,Nunca fotografei em grande formato só médio formato com Mamiya e Voightlander 6 x 9 , mas tudo tem um começo , e é errando que se aprende. Já que comprei , vamos gastar o obturador.
Abraço.

Marcelo.
Canon F1 +Canon F1 New + Canon FTB QL + Lente Canon 50 mm 1.4 + 100-200 mm 3.5+ Canon FD 500 mm 5.6 + 55 mm Macro. Canon EOS 5000 Lente Canon 38.76 mm e 75 300 mm.Mamiya Rb 67 lente 90 mm 3.8. Mamiya 645 Pro + lente Sekor 55 mm + Sekor 80 mm + Sekor 150 mm. Voightlander Bessa 6 x 9 lente Skopar 105 mm 3.5 Câmera Calumet CC 401 4 x 5 Lente Fujinon W 150 mm. .Canon EOS 5D 50 mm 1.4 Sony Cybershot W320. Câmera submarina Snap. Câmera submarina Intova e Nikonos V.


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #3 Online: 27 de Julho de 2015, 09:33:39
Amigos, falando em grande formato, onde achar filme ou chapa para elas? Estou pensando em ficar com uma Graflex 4X5 de um amigo...  :snack:
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Marcellop

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2015, 20:04:10
Amigos, falando em grande formato, onde achar filme ou chapa para elas? Estou pensando em ficar com uma Graflex 4X5 de um amigo...  :snack:

Filmes para Grande formato no Brasil, mesmo em São Paulo , estão raros. Normalmente o pessoal importa. Compra na internet mesmo. Hoje levei duas chapas 4 x 5 ( 04 fotos )  para revelar no Lab. do Marcelo Guarnieri( vila 1136)tel 55051889 ,  aqui perto de casa. O Marcelo não estava , estava o assistente dele. Perguntei de filmes  e ele me falou que todos compram fora. semana que vem vou la pegar as fotos , demora uns dias , pois como grande formato não tem muita demanda , o Marcelo espera entrar uma quantidade razoavel , e  ja revela tudo de uma vez. Se quiser da uma ligada lá  e pergunta sobre compra de chapas e filmes , ele deve te falar de uns sites. Abraço.
Canon F1 +Canon F1 New + Canon FTB QL + Lente Canon 50 mm 1.4 + 100-200 mm 3.5+ Canon FD 500 mm 5.6 + 55 mm Macro. Canon EOS 5000 Lente Canon 38.76 mm e 75 300 mm.Mamiya Rb 67 lente 90 mm 3.8. Mamiya 645 Pro + lente Sekor 55 mm + Sekor 80 mm + Sekor 150 mm. Voightlander Bessa 6 x 9 lente Skopar 105 mm 3.5 Câmera Calumet CC 401 4 x 5 Lente Fujinon W 150 mm. .Canon EOS 5D 50 mm 1.4 Sony Cybershot W320. Câmera submarina Snap. Câmera submarina Intova e Nikonos V.


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #5 Online: 30 de Julho de 2015, 09:45:17
Grande Marcelo! Sempre ajudando nas dúvidas! Valeu pela dica! Estou pensando em pegar uma Graflex Marcelo, uma Graflex Crown Graphics 4X5. Tem um amigo querendo 900, está linda. Já fotografei em médio formato, mas não revelei nada ainda. Mas depois de ler e ver aqui no fórum os resultados com grande formato me encantei...rsrs.  :worship: A mudança é muito diferente?  :ok:
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Marcellop

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #6 Online: 30 de Julho de 2015, 13:47:41
Grande Marcelo! Sempre ajudando nas dúvidas! Valeu pela dica! Estou pensando em pegar uma Graflex Marcelo, uma Graflex Crown Graphics 4X5. Tem um amigo querendo 900, está linda. Já fotografei em médio formato, mas não revelei nada ainda. Mas depois de ler e ver aqui no fórum os resultados com grande formato me encantei...rsrs.  :worship: A mudança é muito diferente?  :ok:

Juliano , também sou novo em grande formato. Como você já fotografo em médio, mas grande é uma novidade para mim. É um pouco diferente , as câmeras são bem maiores e pesadas , e tem tudo os movimentos com o fole , na parte de trás ,frente , que mudam perspectiva e ângulos ,  que ainda não fiz , semana passada bati minhas primeiras fotos de GF. Bati com fole reto(neutro), rsrs ainda nem sei usar direito. É uma pena , tinham uns caras aqui no MF que são feras em GF , como Elmo , Braga ,Ballot  que eu lembro , já li muita coisa boa que eles escreveram, os caras manjam muito. Mas como tem muitos poucos que usam , acho que eles desanimaram de escrever por aqui. tem o Rsalles e Lordakner que eu lembro , deve ter mais alguém, eles são bons , sabem tudo de 35 mm , médio e grande , eles estão no MF , já me deram algumas dicas. Uma dica é se inscrever no fórum Large Format Fórum , é em inglês , tudo que perguntei lá , tive respostas rápidas. Essa Graflex 4 x 5 , pelo que eu li é uma boa câmera para começar. Se você já fotografa com médio , não vai sentir tanta diferença assim, lógico que é diferente , mas dá para encarar.   Abraço.
Canon F1 +Canon F1 New + Canon FTB QL + Lente Canon 50 mm 1.4 + 100-200 mm 3.5+ Canon FD 500 mm 5.6 + 55 mm Macro. Canon EOS 5000 Lente Canon 38.76 mm e 75 300 mm.Mamiya Rb 67 lente 90 mm 3.8. Mamiya 645 Pro + lente Sekor 55 mm + Sekor 80 mm + Sekor 150 mm. Voightlander Bessa 6 x 9 lente Skopar 105 mm 3.5 Câmera Calumet CC 401 4 x 5 Lente Fujinon W 150 mm. .Canon EOS 5D 50 mm 1.4 Sony Cybershot W320. Câmera submarina Snap. Câmera submarina Intova e Nikonos V.


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #7 Online: 30 de Julho de 2015, 16:50:16
Valeu Marcelo! Novamente obrigado! Quando revelar vai postar? Estou curioso...hahaha. Grande abraço  :ok:
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Marcellop

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #8 Online: 31 de Julho de 2015, 17:59:37
Valeu Marcelo! Novamente obrigado! Quando revelar vai postar? Estou curioso...hahaha. Grande abraço  :ok:

Valeu Joabe. Depois se sair legal eu posto. E você se comprar a Câmera , depois fale das características ,o que você achou dela . Vi algumas na net . Quem sabe uma hora pega uma. Como o RSalles falou , minha câmera é boa , mas toda de ferro e grande , ela é meio pesadona , e boa para estúdio , para fotos fora  até dá , mas da um pouco de trabalho. Mas como faço mergulho , tenho cilindro e todo o equipamento , ja fiz trilha carregando todo o equipamento de mergulho para achar lugares remotos , meu cilindro é antigo de aço duplo , igual os antigos da Marinha , só ele pesa 38 kg. Então andar com cameras de grande formato em mochilas ,pelo menos para mim não é tão ruim assim. Quem fez mergulho e usou esses cilindros  carrega qualquer coisa , heheheh. Abraço. 
Canon F1 +Canon F1 New + Canon FTB QL + Lente Canon 50 mm 1.4 + 100-200 mm 3.5+ Canon FD 500 mm 5.6 + 55 mm Macro. Canon EOS 5000 Lente Canon 38.76 mm e 75 300 mm.Mamiya Rb 67 lente 90 mm 3.8. Mamiya 645 Pro + lente Sekor 55 mm + Sekor 80 mm + Sekor 150 mm. Voightlander Bessa 6 x 9 lente Skopar 105 mm 3.5 Câmera Calumet CC 401 4 x 5 Lente Fujinon W 150 mm. .Canon EOS 5D 50 mm 1.4 Sony Cybershot W320. Câmera submarina Snap. Câmera submarina Intova e Nikonos V.


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #9 Online: 03 de Agosto de 2015, 15:07:45
Valeu Joabe. Depois se sair legal eu posto. E você se comprar a Câmera , depois fale das características ,o que você achou dela . Vi algumas na net . Quem sabe uma hora pega uma. Como o RSalles falou , minha câmera é boa , mas toda de ferro e grande , ela é meio pesadona , e boa para estúdio , para fotos fora  até dá , mas da um pouco de trabalho. Mas como faço mergulho , tenho cilindro e todo o equipamento , ja fiz trilha carregando todo o equipamento de mergulho para achar lugares remotos , meu cilindro é antigo de aço duplo , igual os antigos da Marinha , só ele pesa 38 kg. Então andar com cameras de grande formato em mochilas ,pelo menos para mim não é tão ruim assim. Quem fez mergulho e usou esses cilindros  carrega qualquer coisa , heheheh. Abraço.

KKKK...realmente não vai pesar muito.  :ok: Vou negociar essa semana. Se rolar posto ela aqui. Abs
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Marcellop

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #10 Online: 07 de Agosto de 2015, 12:27:11
Pessoal ,
Ontem fui no laboratório ver minhas primeiras chapas de 4 x 5, e acreditem, eu queimei 4 fotos. Eu coloquei os filmes em dois chassis aqui no banheiro de casa no escuro. O Marcelo Guarnieri , experiente com grande formato , me falou que mesmo no escuro  , deve ter entrado um pouco de Luz , e queimou os filmes, hehehehehe. Aproveitei que estava no laboratório dele , e pedi para ele colocar filmes em mais 08 chassis. Ele colocou os filmes nos chassis , no saco preto( Film changing bag ) , e disse para eu comprar um igual , ou arrumar em casa um local , escuro, mas muito escuro para manusear os filmes. Ele também falou que quando quiser eu levo os chassis para ele , ele coloca os filmes. Sorte nos dias de hoje ter do lado de casa um Laboratório que revela 35 mm  , 120 , 4 x 5 , 8 x 10 e também maiores, o 8 x 10 é um negativo do tamanho de uma capa de revista , ele mostrou um foto de ele revelou de 8 x 10 e imprimiu , se a foto sair certa , é uma resolução difícil de ser vista. Me mostrou também uma Câmera Alemã 8 x 10 , com cada lente , tantos movimentos de fole , pensei , isso é fotografia em outro nível ! Pena que no Brasil não temos essas Câmeras  , Lentes e filmes. Pelo menos é errando que se aprende , agora com os filmes colocados de maneira correta , vamos ver se consigo fazer minhas primeiras fotos em Grande Formato. Uma hora eu aprendo, hehehe.
Abraço à todos.
« Última modificação: 07 de Agosto de 2015, 12:52:57 por Marcellop »
Canon F1 +Canon F1 New + Canon FTB QL + Lente Canon 50 mm 1.4 + 100-200 mm 3.5+ Canon FD 500 mm 5.6 + 55 mm Macro. Canon EOS 5000 Lente Canon 38.76 mm e 75 300 mm.Mamiya Rb 67 lente 90 mm 3.8. Mamiya 645 Pro + lente Sekor 55 mm + Sekor 80 mm + Sekor 150 mm. Voightlander Bessa 6 x 9 lente Skopar 105 mm 3.5 Câmera Calumet CC 401 4 x 5 Lente Fujinon W 150 mm. .Canon EOS 5D 50 mm 1.4 Sony Cybershot W320. Câmera submarina Snap. Câmera submarina Intova e Nikonos V.


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #11 Online: 12 de Agosto de 2015, 00:58:57
Só postar...rsrs  :ok: Boa sorte Marcelo!  :ok:
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Marcellop

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #12 Online: 17 de Setembro de 2015, 16:42:36
Amigos, falando em grande formato, onde achar filme ou chapa para elas? Estou pensando em ficar com uma Graflex 4X5 de um amigo...  :snack:

Boa Tarde Juliano 

Ja comprou  a camera Graflex ? Tirei minhas primeiras fotos em PB de GF. Tirei no parque do Ibirapuera aqui perto de casa , só para teste , saiu mais ou menos  hehehe , não é muito fácil , mas vou melhorar , quero levar a cam pára Ubatuba e la sim fazer varias fotos , vou com ela para a ilha anchieta , mas fora de temporada. Um cara que revela perto de casa , me falou que tenho que comprar uma lupa , a lupa serve para vc focar cp, precisão , sem lupa é muito facil errar o foco , o fofo fazemos com o movimento do fole. se quiser te mando uma foto que fiz no parque.

Abraço.

Marcelo.
Canon F1 +Canon F1 New + Canon FTB QL + Lente Canon 50 mm 1.4 + 100-200 mm 3.5+ Canon FD 500 mm 5.6 + 55 mm Macro. Canon EOS 5000 Lente Canon 38.76 mm e 75 300 mm.Mamiya Rb 67 lente 90 mm 3.8. Mamiya 645 Pro + lente Sekor 55 mm + Sekor 80 mm + Sekor 150 mm. Voightlander Bessa 6 x 9 lente Skopar 105 mm 3.5 Câmera Calumet CC 401 4 x 5 Lente Fujinon W 150 mm. .Canon EOS 5D 50 mm 1.4 Sony Cybershot W320. Câmera submarina Snap. Câmera submarina Intova e Nikonos V.


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #13 Online: 18 de Setembro de 2015, 09:17:09
Boa Tarde Juliano 

Ja comprou  a camera Graflex ? Tirei minhas primeiras fotos em PB de GF. Tirei no parque do Ibirapuera aqui perto de casa , só para teste , saiu mais ou menos  hehehe , não é muito fácil , mas vou melhorar , quero levar a cam pára Ubatuba e la sim fazer varias fotos , vou com ela para a ilha anchieta , mas fora de temporada. Um cara que revela perto de casa , me falou que tenho que comprar uma lupa , a lupa serve para vc focar cp, precisão , sem lupa é muito facil errar o foco , o fofo fazemos com o movimento do fole. se quiser te mando uma foto que fiz no parque.

Abraço.

Marcelo.

Opa! Que maravilha. Manda sim, vou querer ver. Então a Graflex o vendedor entrou em desespero e vendeu por R$ 400. Fiquei ferrado, mas, vou ficar na vontade ainda...rs
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 08 de Maio de 2016, 19:15:59
Ressuscitando.

Amigos, estou pra negociar uma GF, mas minha única dúvida é sobre a digitalização das chapas 4x5. Como que o pessoal faz e com quem?

Agradeço quem possa me orientar.