Autor Tópico: Flash em bebês  (Lida 7216 vezes)

Sgozzi

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Online: 08 de Julho de 2015, 20:12:36
Com quantos meses pode usar flash rebatido em um bebê sem problemas? Sei q em refém nascidos não deve usar por conta da pálpebra muito fina e a luz do flash mesmo rebatida pode incomodar o bebê. Algum pediatra amante da fotografia aqui? 

Digam o que vocés pensão sobre isso.

Obrigado.
Canon EOS 6D
EF 35 f2 is / EF 50 f1.4 / EF 85 F1.8 / EF 100 f2.8 / EF 17-40 f4 L / EF 24-70 f2.8 L / EF 70-200 f4.0 L IS /  580 EX / 2x 430 EX / ST-E2.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/sandrogozzi/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2015, 22:38:19
Não existe um artigo serio na internet que diga que flash prejudica a visão de qualquer recém nascido.
Só leio isso em artigos de fotógrafos de newborn que só usam luz natural.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #2 Online: 08 de Julho de 2015, 22:45:12
Pelo que sei cientificamente não há artigo que comprove que não se deve usar o flash...o flash não faz mal ao olhos do bebe. Oque acontece é que pode incomodar, acorda-lo, mas ainda sim se ele não estiver em sono profundo.  Eu uso em meus ensaios, sempre rebatido pq prefiro o resultado, e já usei flash de estúdio com um grande softbox, não houve problemas.

Abraço,
M Rezende


Sgozzi

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Julho de 2015, 14:13:14
Blz, vou fazer uns poucos testes com meu pequeno e ver como ele reage.  :ok:
Canon EOS 6D
EF 35 f2 is / EF 50 f1.4 / EF 85 F1.8 / EF 100 f2.8 / EF 17-40 f4 L / EF 24-70 f2.8 L / EF 70-200 f4.0 L IS /  580 EX / 2x 430 EX / ST-E2.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/sandrogozzi/


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Canon


Sgozzi

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2015, 17:17:29
Obrigado    jefersonperrot.
Na dúvida, sigo sem usar o flash.
Canon EOS 6D
EF 35 f2 is / EF 50 f1.4 / EF 85 F1.8 / EF 100 f2.8 / EF 17-40 f4 L / EF 24-70 f2.8 L / EF 70-200 f4.0 L IS /  580 EX / 2x 430 EX / ST-E2.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/sandrogozzi/


livsoul

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
Resposta #6 Online: 18 de Julho de 2015, 10:35:34
Segunda este site pode ter algum mal temporário .http://www.bolsademulher.com/bebe/fotos-de-bebes-usar-flash-pode-prejudicar-a-visao-deles


Flash no olho do bebê faz mal para a vista?

O oftamologista Bruno Guimarães Novaes, diretor medico do Hospital Oftalmológico Santa Beatriz, explica que os possíveis danos à visão do bebê acontecem porque existem dezenas de milhões de células fotossensíveis na retina, e essas células, no recém-nascido, são apresentadas aos estímulos visuais de forma lenta e gradativa. "Um estímulo intenso de luz como o flash acarreta incômodo visual. E esses estímulos, quando intensos, repetitivos e próximos aos olhos, podem acarretar transtornos temporários a visão", diz. No entanto, não há doença específica ou irreversível provocada pelo fash de luz.


THINKSTOCK
Luz natural é a melhor opção ao fotografar os pequenos
Visão do recém-nascido

Mas, ao contrário do adulto, cujas células da retina levam segundos para se recuperar da sensibilidade provocada pelo estímulo intenso do flash, a recuperação dessas células nos bebês ocorre de forma um pouco mais lenta. "O ideal é que sejam evitados estímulos frequentes e repetitivos. O estímulo luminoso momentâneo e não repetitivo não prejudica a visão", afirma.

A luz azul (lâmpadas de cor azul) também deve ser evitada, pois pode provocar queimaduras na superfície ocular, assim como a luz solar, que é fonte de radiação ultravioleta e pode, ainda, causar patologias maculares.
« Última modificação: 18 de Julho de 2015, 10:35:48 por livsoul »


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Julho de 2015, 22:57:44
Muitos fotógrafos fazem fotos normalmente com bebe usando o flash, mas eu ja ouviu falar também que faz mal. Foi algum artigo que li.
Talvez vc usar com muita cautela ou não usar ou usar sem direcionar aos olhos da criança....sei la :)


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Julho de 2015, 23:06:40
Tenho pouca experiência com fotografia de bebe. Mas sou pai e tenho dois filhos, ambos foram BEM clicados desde o nascimento, inclusive utilizando flash e flash com softbox......não percebo nenhum dano ou incômodo aos pequenos.......MAS, já percebi que o barulho do espelho batendo as vezes assusta eles, o que não vai matar ng. Mas se quiser dá pra selecionar o modo silencioso em nível 2 (na 5Dmkii, em outras câmeras n sei).

Dá pra fazer o flash (inclusive com softbox) rebater na parede mais próxima, mas eu n me preocuparia com isso.

Abraço.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #9 Online: 19 de Julho de 2015, 00:35:34
Eu ja ouvi falar que comer manga com leite mata


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #10 Online: 19 de Julho de 2015, 02:56:00
A simples possibilidade de incômodo a um bebê me parece razão forte o bastante para não usar o flash.
Possibilidade, não certeza. Incômodo, não doença.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 19 de Julho de 2015, 12:21:35
Eu ja ouvi falar que comer manga com leite mata

Nessa pegada rsrsrsrs

Isso é coisa de fotógrafos que tem medo de flash, coisa muito comum em newborn.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 19 de Julho de 2015, 20:17:47
A simples possibilidade de incômodo a um bebê me parece razão forte o bastante para não usar o flash.
Possibilidade, não certeza. Incômodo, não doença.

O incômodo mencionado é o mesmo que seria para nós adultos, nada sério.


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #13 Online: 21 de Julho de 2015, 14:16:15
Minha esposa trabalha com bebês recém nascidos usando luz contínua.
MAS... já vi dezenas de fotógrafos usando flash, sempre rebatido ou com softbox. Inclusive fotógrafos de referência aqui e no exterior. Nunca ouvi falar de danos aos bebês fotografados assim.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #14 Online: 21 de Julho de 2015, 18:07:21
Minha esposa trabalha com bebês recém nascidos usando luz contínua.
MAS... já vi dezenas de fotógrafos usando flash, sempre rebatido ou com softbox. Inclusive fotógrafos de referência aqui e no exterior. Nunca ouvi falar de danos aos bebês fotografados assim.

Ok, de acordo.
Na minha filha, não foi usado. Eu jamais concordaria.
Eu não usaria, se fosse chamado para algo do tipo; como dificilmente serei, fica tudo em ordem.