Autor Tópico: Flash em cima da câmera - Fotometria - Como você usa?  (Lida 7769 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #15 Online: 14 de Julho de 2015, 09:19:46
Ronaldo, se usar o modo de medição Evaluative, ele leva em conta mais o centro do quadro (ou então ao redor do ponto de AF escolhido, não lembro direito). Já o Average leva em conta o quadro todo e faz uma média. Já transitei bastante de um pra outro, mas acho que o mais importante é se acostumar com um deles e saber usar bem.

Eu gosto de usar a compensação da exposição por dois motivos. Na trava de exposição você precisa estar sempre com o quadro todo ou quase todo preenchido pelo tom que você quer travar. E ter a certeza de que a refletividade dessa superfície está próxima do cinza médio. A refletividade, e não a cor. Isso é um pouco complicado para nossos olhos avaliarem de primeira. O outro motivo é que a trava de exposição solta um flash ao apertarmos o botão *, e aí muita gente acha que a foto já foi e simplesmente sai da posição. Além do quê, fotos de grupos eu sempre faço umas 4 ou 5, e aí teria que travar a exposição do flash pra cada foto.

Por isso acostumei a usar a compensação de exposição do flash. Avalio a cena na hora e já tenho meio de cabeça o quanto devo compensar pra cima ou pra baixo, mais ou menos. Faço pequenos ajustes na pós, mas na maioria das vezes já consigo acertar de cara. Isso requer um certo treino, mas acho mais prático. Como passei meus primeiros 2 anos de fotografia amadora usando praticamente só o modo Av da câmera (prioridade de abertura), me acostumei bem a ver a cena e fazer compensação de exposição.  ;)


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 14 de Julho de 2015, 10:42:48
Ronaldo, se usar o modo de medição Evaluative, ele leva em conta mais o centro do quadro (ou então ao redor do ponto de AF escolhido, não lembro direito). Já o Average leva em conta o quadro todo e faz uma média. Já transitei bastante de um pra outro, mas acho que o mais importante é se acostumar com um deles e saber usar bem.

Eu gosto de usar a compensação da exposição por dois motivos. Na trava de exposição você precisa estar sempre com o quadro todo ou quase todo preenchido pelo tom que você quer travar. E ter a certeza de que a refletividade dessa superfície está próxima do cinza médio. A refletividade, e não a cor. Isso é um pouco complicado para nossos olhos avaliarem de primeira. O outro motivo é que a trava de exposição solta um flash ao apertarmos o botão *, e aí muita gente acha que a foto já foi e simplesmente sai da posição. Além do quê, fotos de grupos eu sempre faço umas 4 ou 5, e aí teria que travar a exposição do flash pra cada foto.

Por isso acostumei a usar a compensação de exposição do flash. Avalio a cena na hora e já tenho meio de cabeça o quanto devo compensar pra cima ou pra baixo, mais ou menos. Faço pequenos ajustes na pós, mas na maioria das vezes já consigo acertar de cara. Isso requer um certo treino, mas acho mais prático. Como passei meus primeiros 2 anos de fotografia amadora usando praticamente só o modo Av da câmera (prioridade de abertura), me acostumei bem a ver a cena e fazer compensação de exposição.  ;)

 :ok: :ok: Valeu Humberto, grande contribuição.
Realmente a trava de exposição do flash não é nada prática!! Vou treinando, abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #17 Online: 14 de Julho de 2015, 10:55:05
:ok: :ok: Valeu Humberto, grande contribuição.
Realmente a trava de exposição do flash não é nada prática!! Vou treinando, abraços

Só reforçar um ponto aqui: a trava de exposição não é muito prática para o jeito como EU trabalho. Sei de muita gente que usar a trava de exposição muito bem e tem ótimos resultados. Para mim, nunca funcionou muito bem, mas não quer dizer que para você não possa funcionar. O lance é experimentar bastante os dois modos e ver qual se adequa melhor para você.  :ok:


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 14 de Julho de 2015, 10:59:23
Só reforçar um ponto aqui: a trava de exposição não é muito prática para o jeito como EU trabalho. Sei de muita gente que usar a trava de exposição muito bem e tem ótimos resultados. Para mim, nunca funcionou muito bem, mas não quer dizer que para você não possa funcionar. O lance é experimentar bastante os dois modos e ver qual se adequa melhor para você.  :ok:

Valeu Humberto, estou na fase de experimentação com iluminação e flash, concordo com você, existem várias formas ou caminhos para se chegar a resultados semelhantes, estou testando vários caminhos para encontrar um que me adapte melhor e consiga reproduzir os resultados com maior facilidade!
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #19 Online: 14 de Julho de 2015, 11:00:30
Valeu Humberto, estou na fase de experimentação com iluminação e flash, concordo com você, existem várias formas ou caminhos para se chegar a resultados semelhantes, estou testando vários caminhos para encontrar um que me adapte melhor e consiga reproduzir os resultados com maior facilidade!

 :)


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #20 Online: 14 de Julho de 2015, 13:10:41
Pesquise como se usa o fotômetro, como se usa um flash no manual e como se tira uma foto no manual que vai entender, se não entendeu estude as 3 coisas de novo
:clap: :clap: :clap: :clap:

Pena que no mecanismo de busca você não irá encontrar "como ser educado ou fazer uma redação".

Pra mim, assunto encerrado.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #21 Online: 14 de Julho de 2015, 21:29:18
Olá Humberto, obrigado por comentar, grande parte do estímulo que tive em começar a utilizar o Flash foi após ler os seus posts aqui no fórum.
Comecei a ler o livro do Neil "On-Camera Flash Techniques" , deve ser este né?

Estou começando a entender que fotografia com o flash  passa por 2 fases:

1- Fotometrar o ambiente como fazemos habitualmente, tenho mantido os parâmetros até onde vão os limites para o resultado desejado/aceitável - velocidade para evitar movimento/tremidas - geralmente 1/60 ou 1/80; abertura compatível com o DOF desejado para a cena, e ISO até o limite aceitável pelo equipamenteo - considerando o destino final/tamanho de impressão - tenho utilizado de 800 a 6400 na 6D, sei que ainda há margem para subir mais.

2- Definir compensações no FLASH: pelo que entendi o TTL emitirá um pré flash, e calculará a potência necessária para deixar a cena em cinza médio, caberá a mim compensar dependendo do resultado desejado.

Já entendo bem como funcionam os modos de medição da câmera - Matricial, Parcial, Centro e Pontual e consigo me adaptar bem ao fazer fotometria, analisar a cena, luz - sem o uso do flash. Utilizo quase sempre em modo M.

A minha maior dúvida é tentar entender como é feita a medição pelo TTL, pelo que pude entender é uma medição independente da medição definida na câmera para o ambiente.
No caso da canon temos duas opções de flash metering - Evaluative (pelo que entendi considera mais a cena completa e luz ambiente) e o Average (que leva em conta mais o objeto principal e menos a luz ambiente) - segundo o livro do Neil - o primeiro mais adequado para flash de preenchimento e o segundo quando o flash é luz principal.

A dúvida surgiu pois utilizo muito o ponto central para focar e depois recompor e tenho percebido diferenças de potência do flash quando após recompor a cena. Exemplo: criança de pele clara em frente a uma parede de balões azul escuro e marrom - fotometrei o ambiente: Veloc 1/80 Iso 1600 F 4.0 DF 70mm, formato - retrato - ao focar no rosto e manter a câmera centralizada, Metering da Cãmera em Matrix e do Flash em Average - Flash + 2/3 - imaginei ser essa a tonalidade da pele em relação ao cinza médio, flash rebatido - resultado OK, próximo do que desejava. Depois com as mesmas configurações, apenas foquei nos olhos e recomposição da cena, ao recompor e no momento do disparo o centro do visor apontava para a parede de balões de tonalidade escura e a criança no extremo à direita do quadro - resultado foto com exposição excessiva, pele estourada.

Não encontrei material que defina como e onde o TTL-II faz a medição para os seus cálculos, pelo meu teste fica a impressão que ele utiliza o centro do visor como referência (independente do modo de medição que a câmera esteja utilizando para medir a luz ambiente), ao menos no modo Average, no primeiro caso compensou 2/3, tendo por base a pele da criança, no segundo compensou + 2/3 tendo por base a parede de balões de tonalidade mais escura ( que ao meu ver estaria em -2/3 ou mesmo -1) e aí estourou os tons mais claros da cena.

Bem é isso, se alguém tiver alguma idéia, a questão principal é:

1- Como e onde o TTL calcula a exposição, utiliza qual frame do visor?

2- Sei que as variações podem ser corrigidas em alguns casos na pós, mas o entendimento facilitaria a consistência e reprodutibilidade das cenas.

3- Se o local de medição for realmente o centro do visor, e existir diferença de tonalidade importante entre o sujeito e o fundo, como no caso, talvez a solução seja utilizar o bloqueio do flash ao focar.

O caso citado foi na festa do meu sobrinho, interessante que os resultados mais consistentes que obtive, foi após o parabéns: posicionei pais, criança e padrinhos em frente da decoração, medi a cena, testei 3 disparos com o flash em manual e rebatido, encontrei potência 1/8 como adequada ao restante da configuração, fiz vários disparos, todos com exposição correta e sem mudanças independente de focar e recompor - fato esperado já que a câmera estava em M e o Flash também em M.

Abraços e aguardo sugestões... Vamos estudando
nao lembro onde li,o cara falava que o pre-flash eh disparado somente qd vamos fazer a foto.Ou seja,vc focou,ao recompor e por estar usando matricial o ttl "erra" na exposição.Nao sei se eh verdade isso,vamos ver o que falarao os experts!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #22 Online: 15 de Julho de 2015, 14:00:14
nao lembro onde li,o cara falava que o pre-flash eh disparado somente qd vamos fazer a foto.Ou seja,vc focou,ao recompor e por estar usando matricial o ttl "erra" na exposição.Nao sei se eh verdade isso,vamos ver o que falarao os experts!


Isso, Silvio, o pré-flash do TTL é só na hora do disparo mesmo, milissegundos antes. Então, mesmo que foque e recomponha, você precisa analisar a cena pós-recomposição para fazer a compensação da exposição.


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #23 Online: 16 de Julho de 2015, 03:36:59

Isso, Silvio, o pré-flash do TTL é só na hora do disparo mesmo, milissegundos antes. Então, mesmo que foque e recomponha, você precisa analisar a cena pós-recomposição para fazer a compensação da exposição.
obrigado por responder Humberto!Ja percebi esses erros,mas nunca liguei uma coisa na outra,achava q era normal kkkk soh lembrei desse detalhe por causa do topico e comentarios do ronaldom1.Sao tantos detalhes,lendo tanta coisa todo dia,acabo me esquecendo das importantes.Valeu Humberto
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 16 de Julho de 2015, 08:15:40
 :ok: :ok: :ok: Valeu Humberto e Silvio, vamos esclarecendo aos poucos.
Parece exagero ou excesso, mas percebo que depois de um certo nível básico de entendimento sobre o processo fotográfico, está no acúmulo destes pequenos detalhes um grande ganho para o resultado final.
Algo como a teoria do "ganho marginal"

Abraços e vamos estudando, aguardando a confirmação do Workshop de Flash do Humberto e Mike aqui em BH!!!
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #25 Online: 16 de Julho de 2015, 09:21:06
obrigado por responder Humberto!Ja percebi esses erros,mas nunca liguei uma coisa na outra,achava q era normal kkkk soh lembrei desse detalhe por causa do topico e comentarios do ronaldom1.Sao tantos detalhes,lendo tanta coisa todo dia,acabo me esquecendo das importantes.Valeu Humberto

Pois é, são muitos pequenos detalhes mesmo. O importante é ter sempre em mente que o fotômetro da câmera vai tentar trazer tudo pro cinza médio, e daí ver a cena e imaginar o quanto tem que compensar pra cima ou pra baixo.  :ok:

Abraços e vamos estudando, aguardando a confirmação do Workshop de Flash do Humberto e Mike aqui em BH!!!

Opa! Acho que vai rolar sim, fique de olho aberto porque certamente iremos divulgar aqui no fórum!  ;)


fyamaguti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #26 Online: 16 de Julho de 2015, 14:46:35
Humberto, você disse na página anterior que deixa rebatendo lateralmente, no caso usa algum difusor?

Este seria uma opção? se não, qual você usa?


http://photo-tips-online.com/review/promaster-universal-bounce-reflector/images/large/promaster-flash-bounce-reflector-portrait-orientation.jpg

Abraços
Canon SL1 // 18-55(Kit) f3.5-5.6 // 18-135 f3.5-5.6 // 40mm 2.8 STM // 50mm 1.8 // Tripé // Bolsinha


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #27 Online: 16 de Julho de 2015, 14:52:37
Humberto, você disse na página anterior que deixa rebatendo lateralmente, no caso usa algum difusor?

Não uso difusores, fyamaguti (meu xará de sobrenome!). Rebato direto na parede que eu desejo, no máximo eu uso um anteparo para não deixar vazar luz do flash direto para o assunto, como esse: http://neilvn.com/tangents/the-black-foamie-thing/

 ;)


fyamaguti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #28 Online: 16 de Julho de 2015, 14:59:04
Humberto, muito obrigado! Será que somos parentes? HAhaha

em caso de ambientes abertos como boates por ex. ou que a parede está longe... funciona?

Abraços
Canon SL1 // 18-55(Kit) f3.5-5.6 // 18-135 f3.5-5.6 // 40mm 2.8 STM // 50mm 1.8 // Tripé // Bolsinha


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #29 Online: 16 de Julho de 2015, 15:06:26
Humberto, muito obrigado! Será que somos parentes? HAhaha

em caso de ambientes abertos como boates por ex. ou que a parede está longe... funciona?

Abraços

Yamaguti é o que não falta por aí, rsrs...

Olha, coincidentemente, ontem mesmo postei um texto sobre flash rebatido em ambientes amplos na fanpage dos nossos WS de flash. Pra não ficar propaganda muito descarada, vou te passar o link por MP, pode ser? Eu e o Mike periodicamente postamos textos lá sobre flash, se quiser acompanhar pode ser de alguma valia.

 :ok: