Autor Tópico: Macro Fotografia ... duas lentes  (Lida 1810 vezes)

Mauro.assis

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Julho de 2015, 21:13:22
Macro Fotografia ....
Fujifilm X-M1 e duas lentes 18-50mm e uma 50mm f/2 invertida !











a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2015, 22:52:59
Gostei muito da primeira, embora a centralização do sujeito e o espaço entre as flores tenham incomodado um pouco. Enfim, gostei da técnica mas acho que o enquadramento poderia ter ficado melhor.

As demais não me chamaram a atenção.

Abs
Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/


Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2015, 08:21:53
Penso que o uso de uma lente é mais que suficiente.

Neste caso em específico ficou mais para close-up, houve também um desfoque o que causou um prejuízo a mais nas composições.
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2015, 11:06:52
Boas, mas não perfeitas. A primeira tem um pouco de estourado no branco, sinto falta do detalhe ali.


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.334
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Julho de 2015, 16:29:33
Gostei da segunda foto...  :ok:
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Bruno Souto

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 319
Resposta #5 Online: 12 de Julho de 2015, 02:21:36
Cara.. Parece que a primeira reação do pessoal aqui é detonar a foto. Pois ao meu ver, excelentes. Continua praticando que vão ficar ainda melhores.
Canon EOS 6D user


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 12 de Julho de 2015, 03:20:00
Cara.. Parece que a primeira reação do pessoal aqui é detonar a foto. Pois ao meu ver, excelentes. Continua praticando que vão ficar ainda melhores.

X 2

Eu gostaria também, se possível, de saber um pouco mais sobre essa técnica com 2 lentes.


Mauro.assis

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Julho de 2015, 10:10:33
Bom dia  pessoal ....

A.wick - depois que vi no monitor ; também não agradou muito , estava pensando em fazer um crop - por causa da composição , mas preferir deixar da forma como foi capturada !   :ok: :ok: Muito Obrigado .

Rui Pará - Se você ver o tamanho dessas pequenas ( menos de 5mm ) - se fosse somente usar a lente nativa , não daria pra "perceber" e chegar tão próximo para fazer a foto - por isso coloquei a segunda lente - para ter uma proporção do tipo 1:1 , 1:2 ... e desligar o AF ; fecha o primeiro diafragma e "acertar" o foco nas lentes - deitei na calçada (  :doh: ) apoiei a câmera nos cotovelos !! - o que não se faz pra ter alguma coisa !!  :shock: :shock: :shock:   --- Valeu !



Ivan , Muito obrigado !! - o estouro foi o sol saindo aos poucos das nuvens .... :D :D :D .. !!!

Pedreira - Muito obrigado ..

Bruno Souto - Tupiniquim ; Não "vejo"dessa forma - somos todos individuais em mente , gostos e personalidades ; isso é o ser humano  - já pensou se fôssemos uma coletividade de mente única ?? o mundo não seria perfeito !
Errar e acerta , vale muito apena - você cai e levanta novamente , a um passo de cada vez !
Muito obrigado !

Quanto a técnica com duas lentes ; É por uma de frete para a outra , usando uma anel adaptador para juntar as duas lente ( pode ser  step-up e step down ) - uso dois anéis colados com as respectivas roscas para fora - assim consigo por nas lentes e usar !!!

Há uma outra forma de usar uma lente qualquer ( de preferência manual ) como macro - e colocar um adaptador de baioneta e plugar a lente invertida na câmera . 

Abraço a todos !   
 


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2015, 10:49:01
Interessante. Obrigado pela atenção!
Vou ver se consigo algo com a 18-55, que está meio encostada.


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #9 Online: 12 de Julho de 2015, 13:33:13
Resultado surpreendente por ser usando lentes invertidas. Já usei algum tempo e posso dizer que não é fácil acertar o foco, não é?
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Mauro.assis

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Julho de 2015, 22:02:41
Lizandro 
- Realmente é difícil achar o foco ... principalmente  quando se usa uma lente de comprimento focal variável , estou pensando em modificar uma 100mm fixa e usar somente ela pra fazer alguns teste. 
Muito  Obrigado !