Autor Tópico: Problema com a D80  (Lida 2680 vezes)

renon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Online: 29 de Outubro de 2006, 23:48:11
Estou com um problema com a D80, adquirida há 2 semanas, e que ainda está em fase de testes. Não sei se o problema é com a máquina ou com o cartão SD, mas o fato é que algumas imagens são gravadas pela metade, ou simplesmente não gravam, apesar de aparecerem no visor após a foto ser batida.


 Ainda não experimentei trocar o cartão, vou fazer isso, mas gostaria de saber se alguém tem algum problema parecido...
Nikon D80 e Nikon F401x (inteirona)

.:. Fotógrafo amador ..::.. Jornalista profissional .:.
Londrina/PR


renon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2006, 23:49:57
acho que não soube postar a imagem...
 
Nikon D80 e Nikon F401x (inteirona)

.:. Fotógrafo amador ..::.. Jornalista profissional .:.
Londrina/PR


Gustavo Santiago

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
    • http://photobucket.com/albums/v432/gustavosantiago/
Resposta #2 Online: 30 de Outubro de 2006, 00:35:12
Renon,
Acredito q o problema seja mesmo do SD, a imagem q aparece no visor é gerada apartir do buffer da camera e ainda nem descarregou no cartão a imagem "a ser gravada". mas ai pode estar acontecendo 3 problemas distintos....

1 a camera não grava a imagem pq está com problemas (defeito na camera)
2 o cartão não aceita a gravação ou interrompe está no meio (Defeito do Cartão)
3 o cartão grava mas na hora q vc coloca no leitor de midia o leitor não consegue transmitir os dados corretamentes para o PC.

Mas acho q isso vc já sabia né....

Solução ao meu ver:

Troca o cartão pq é mais facil e testa, se continuar com o problema, troca o leitor de cartão e ai se o problema persistir... troca a camera.

Espero não ter dito nehuma grande bobeira.... e tb espero ter ajudado

Att.

 
Gustavo Santiago Passos
santiagopassos@yahoo.com.br
MSN evolutionu2@hotmail.com
MINHAS FOTOS
Nikon D200, Sigma 24-70mm 2.8, Nikon VR 70-300mm 3.5-5.6 Flash SB-800


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #3 Online: 30 de Outubro de 2006, 00:39:14
Problema no cartão é o mais provável, mas também pode ser problema na placa que ficam os terminais para encaixe do cartão.
Primeiro experimente um outro cartão.
Eu apostaria mais no cartão.
Tive um problema parecido com a minha D70 e o problema era mau contato nos terminais onde se encaixa o Compact flash. A solução no meu caso foi simples e sem custo (apenas um leve ajuste).
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #4 Online: 30 de Outubro de 2006, 00:49:03
Citar
Estou com um problema com a D80, adquirida há 2 semanas, e que ainda está em fase de testes. Não sei se o problema é com a máquina ou com o cartão SD, mas o fato é que algumas imagens são gravadas pela metade, ou simplesmente não gravam, apesar de aparecerem no visor após a foto ser batida.


 Ainda não experimentei trocar o cartão, vou fazer isso, mas gostaria de saber se alguém tem algum problema parecido...
Esclareça-me uma dúvida....
Vc diz que a imagem aparece logo após a foto, mas depois que vc segue fotografando consegue depois vizualizar as imagens pelo LCD quando está em modo "play"?

Já aconteceu comigo uma vez com a D50 uma coisa parecida. Fiz mais ou menos 400 fotos em um cartão e quando fui passar para o laptop pelo leitor de cartões num determinado momento da transferência meu computador travava e interrompia a transferencia. E isso sempre no momento da transferencia de uma determinada foto. Para resolver o problema transferi todas as fotos até a anterior à foto problema e logo depois transferi todas as posteriores.
Não consegui de jeito nenhum transferir a foto para o PC, mas conseguia visualizá-la normalmente na câmera.
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 30 de Outubro de 2006, 09:40:47
Eduardo e renon, onde vocês compraram suas cameras e cartoes?
:D


renon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #6 Online: 01 de Novembro de 2006, 23:02:07
Obrigado pelas respostas...

A minha câmera um cara trouxe dos EUA. Creio que o problema seja meio com o cartão, porque a imagem aparece imediatamente no LCD, e depois as imagens com problema simplesmente não aparecem. Quando descarrego no PC, as com defeito ficam com 0 bytes, ou seja, não existe nenhuma imagem gravada, apesar da máquina nomear um arquivo na sequência dos disparos.

Percebi que o problema não se repete quando formato o cartão após descarregar no PC. Não sei se tem alguma coisa a ver, mas ainda preciso trocar o cartão para ter mais certeza. Tomara que não seja nada com a câmera.

Gostaria de mostrar a imagem a vocês...alguém pode me dar uma dica de como faço isso?
Nikon D80 e Nikon F401x (inteirona)

.:. Fotógrafo amador ..::.. Jornalista profissional .:.
Londrina/PR


renon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #7 Online: 01 de Novembro de 2006, 23:33:25
Consegui! Aí está um exemplo típico. A abertura e velocidade estavam no automático, num dia bem ensolarado, mas desgraçou tudo. Façam sua análise.

Nikon D80 e Nikon F401x (inteirona)

.:. Fotógrafo amador ..::.. Jornalista profissional .:.
Londrina/PR


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #8 Online: 02 de Novembro de 2006, 00:02:39
Olha, isso tanto pode ser o cartão quanto a máquina.
Já tive problema bem parecido com a D70 e era mau contato nos pinos onde se encaixa o Compact Flash (e não SD). O problema teve fácil solução no meu caso e nem me foi cobrado nada. Uma coisa para se imaginar em problema de cartão é o fato dos SDs usarem uma forma de contato muito menos sujeito a falhas do que nos CFs, embora também possa estar ocorrendo algum problema mais sério em alguma placa interna responsável pelo processamento ou gravação das imagens.
Também já vi coisa parecida acontecer com cartão ruim.

De qualque forma o jeito é testar a máquina com outro cartão, coisa que já imaginava que vc tivesse feito.
Qual a sua cidade? Tá tão difícil achar alguem que empreste um cartão para um teste?
Se for do Rio a gente marca  e eu te empresto um cartão para vc testar.
 
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


renon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #9 Online: 02 de Novembro de 2006, 00:28:58
Obrigado Luzio, estou no Paraná. Na verdade falta tempo pra tentar resolver isso. Estou pra comprar um cartão reserva. Aí te falo como resolvi essa parada.
Nikon D80 e Nikon F401x (inteirona)

.:. Fotógrafo amador ..::.. Jornalista profissional .:.
Londrina/PR


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #10 Online: 02 de Novembro de 2006, 00:32:06
Citar
Eduardo e renon, onde vocês compraram suas cameras e cartoes?
:D
Helder, minha camera veio da BH e o cartão comprei com um forista de outro fórum que trouxe da Alemanha. Marca Cnmemory.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2006, 00:32:32 por Eduardo Proença »
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #11 Online: 02 de Novembro de 2006, 00:32:31
Valeu!
Vou ficar na torcida para que seja coisa simples :thmbup:  
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #12 Online: 02 de Novembro de 2006, 00:35:03
Citar
Obrigado Luzio, estou no Paraná. Na verdade falta tempo pra tentar resolver isso. Estou pra comprar um cartão reserva. Aí te falo como resolvi essa parada.
Renon, mais uma perguntinha.
Qual a capacidade e marca do seu cartão?
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


NEUMANN

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
    • http://
Resposta #13 Online: 02 de Novembro de 2006, 13:15:18
AMIGO TAMBEM TENHO UMA D80 COMPREI A 1 MES,NO TERCEIRO DIA TIVE PROBLEMAS COM MEU CARTAO ,NOS 2 PRIMEIROS DIAS TIREI FOTOS BELEZA MAIS DEPOIS A CAMERA NAO ACEITAVA O CARTAO,MANDEI DE VOLTA ELES MANDARAM OUTROS.ERA UM DE 4 GIG ELES MANDARAM 2 DE 2 GIG E NAO DEU MAIS PROBLEMAS NAO
 


renon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #14 Online: 02 de Novembro de 2006, 15:54:28
Edu, meu cartão é um Kingston de 1Gb
Nikon D80 e Nikon F401x (inteirona)

.:. Fotógrafo amador ..::.. Jornalista profissional .:.
Londrina/PR