Autor Tópico: Dúvidas sobre marcas e modelos de câmera  (Lida 687 vezes)

Aksentijevic

• Trade Count: (0)
  • Novato(a)
Online: 11 de Julho de 2015, 20:17:08
Me interesso por fotografia desde criança, mas a inclinação de fazer algum curso na área e trabalhar como fotógrafo começou há alguns meses. Desde então, tenho pesquisado sobre cursos na área e suas faixas de preço.

Mas, antes de tudo, tenho que planejar a compra de uma câmera, porém não sei muitas coisas sobre marcas e modelos. Basicamente conheço apenas duas marcas de câmeras semi e profissionais: Canon e Nikon e já dei uma olhada nos sites sobre os modelos disponíveis.

Por isso gostaria de uma ajuda. Há mais marcas de câmeras semi e profissionais? Qual modelo seria interessante para começar, numa faixa de uns R$ 1000 até R$ 2000?

Agradeço a compreensão.

Ernesto

• Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2015, 21:00:54
Com a entrada do digital o numero de marcas diminuiu muito.

Na linha de camera profissionais 35mm e 24mm Reflex (DSLR) "e rua" , ou seja, jornalismo, casamento e cameras em geral que tem "mobilidade" e conseguem viver "fora do estudio".
Nas 35mm e 24mm, só temos Nikon, Canon e Pentax. (Existem outras especificas para estúdio como Hasselblad, Pentax 645, Phase One, Leica S)
Sendo que, no Brasil, o suporte a cameras e assistencia tecnica é forte mesmo entre Nikon e Canon.

Se você quiser uma camera não Reflex (dslr), existem mais marcas como Olympus, Sony, Panasonic, Fuji...

Os profissionais tem tido uma preferencia por reflex há muitas decadas mas há, na internet, quem defenda muito as não reflex (dslr), chamadas muito de mirrorless (sem espelho. O nome varia muito de um idioma para outro). Elas são compactas avançadas que permitem a troca de lentes e usam apenas um ou dois LCDs como visor. Não possuem o visor de espelho).

A utilidade do espelho é uma discussão que vai mais do gosto.

Cameras reflex (dslr), tem bateria mais longa por nao usar tanto o lcd e sim o visor de espelho entre outras caracteristicas que as sem espelho (mirrorless) já alcancaram ou estao perto, como foco muito rápido, perfeita visibilodade de noite e em locais com sol forte como praias e o sistema de flash ttl. O espelho também  ajuda o sensor eletronico a sujar menos.

Qualquer Nikon ou Canon atende qualquer estudante amador, as diferenças vão na velocidade de fotos, nos tipos de lentes que elas aceitam (antigas usadas ou atuais), se sao aprova de chuva, se tem lcd móvel, e os tamanhos dos sensores que tem cada uma deles,,vantagens especificas
« Última modificação: 11 de Julho de 2015, 21:13:50 por Ernesto »
#DeFérias

Raphael Sombrio

• Colaborador(a)
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2015, 21:40:33
É um assunto bem complexo, mas como o Ernesto disse qualquer câmera Nikon ou Canon de entrada lhe servira muito bem, até prq o valor que vc pensa em gastar não dara mais do que isso se vc não optar por usadas.

Só destaco que fotografia não é só a câmera, muito estudo, pesquisa e pratica é o que faz a diferença, além de diversos acessórios que, dependendo do tipo, tema ou necessidade, serão obrigatórios.

Mais pra frente, quando vc estiver mais inserido nesse Universo vc mesmo saberá o que precisará e poderá então escolher mais adequadamente seu equipamento.

Bem vindo ao mundo da fotografia!

Ernesto

• Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #3 Online: 12 de Julho de 2015, 00:20:59
Se eu puder dar uma opinião mais direta,  eu compraria a D3300 ou a D5300 da Nikon.
« Última modificação: 12 de Julho de 2015, 00:22:02 por Ernesto »
#DeFérias

Aksentijevic

• Novato(a)
Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2015, 13:43:33
Se eu puder dar uma opinião mais direta,  eu compraria a D3300 ou a D5300 da Nikon.

Toda opinião é bem-vinda, vou verificar estes modelos.

Emerson Bancho

• Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
Resposta #5 Online: 12 de Julho de 2015, 15:05:20
Para aprender,  eu iria de usada em boas condições.
Com o aprendizado, poderá gastar mais em lentes, flash, etc.

D200

ricardofleck

• Conhecendo
  • *
  • Viver é aprender.
    • Flickr Ricardo Fleck
Resposta #6 Online: 12 de Julho de 2015, 18:56:40
  Eu comecei minha jornada de aprendizado a duas semanas. Comprei uma Nikon D3100 usada por R$800,00 com a lente do kit(18-55 VR). Maquina muito bem conservada com 2000 e poucos clics. Quando dominar tudo parto para outras lentes.
Nikon D3100
AF-S 18-55 VR
SB-400

Thales Souto

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 12 de Julho de 2015, 21:59:53
Primeira coisa: esqueça esta história de câmera semi ou profissional. Isso não existe, foi só uma jogada de marketing do mercado para diferenciar câmeras superzoom e DSLRs. O que torna a máquina profissional ou não é o seu uso.

Segunda coisa: terá de fazer escolhas: novo x usado, DSLR x Mirrorless, Canon x Nikon x Outras marcas

Terceira coisa: busque bastante aqui pelo fórum pois já há muitas opiniões e discussões.

Eu, particularmente, recomendo DSLR para quem está começando pois são "mais fáceis de usar" e ajudam no aprendizado.
Há inúmeras sugestões mas eu indico Canon SL1 ou Canon T3i com a lente do kit (18-55) e uma das duas lentes pancakes (24 ou 40 2.8).
Sony A7III (2x) + Tamron 28-75 2.8 + Samyang AF 45 1.8 FE + Sony G 12-24 f/4 + Samyang 14 2.8 + Godox + Benro TMA28A
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales