Autor Tópico: Dúvidas sobre marcas e modelos de câmera  (Lida 1170 vezes)

Aksentijevic

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Online: 11 de Julho de 2015, 20:17:08
Me interesso por fotografia desde criança, mas a inclinação de fazer algum curso na área e trabalhar como fotógrafo começou há alguns meses. Desde então, tenho pesquisado sobre cursos na área e suas faixas de preço.

Mas, antes de tudo, tenho que planejar a compra de uma câmera, porém não sei muitas coisas sobre marcas e modelos. Basicamente conheço apenas duas marcas de câmeras semi e profissionais: Canon e Nikon e já dei uma olhada nos sites sobre os modelos disponíveis.

Por isso gostaria de uma ajuda. Há mais marcas de câmeras semi e profissionais? Qual modelo seria interessante para começar, numa faixa de uns R$ 1000 até R$ 2000?

Agradeço a compreensão.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2015, 21:40:33
É um assunto bem complexo, mas como o Ernesto disse qualquer câmera Nikon ou Canon de entrada lhe servira muito bem, até prq o valor que vc pensa em gastar não dara mais do que isso se vc não optar por usadas.

Só destaco que fotografia não é só a câmera, muito estudo, pesquisa e pratica é o que faz a diferença, além de diversos acessórios que, dependendo do tipo, tema ou necessidade, serão obrigatórios.

Mais pra frente, quando vc estiver mais inserido nesse Universo vc mesmo saberá o que precisará e poderá então escolher mais adequadamente seu equipamento.

Bem vindo ao mundo da fotografia!


Aksentijevic

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Julho de 2015, 13:43:33
Se eu puder dar uma opinião mais direta,  eu compraria a D3300 ou a D5300 da Nikon.

Toda opinião é bem-vinda, vou verificar estes modelos.


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Julho de 2015, 15:05:20
Para aprender,  eu iria de usada em boas condições.
Com o aprendizado, poderá gastar mais em lentes, flash, etc.

D200


ricardofleck

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 168
  • Sexo: Masculino
  • Viver é aprender.
    • Flickr Ricardo Fleck
Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2015, 18:56:40
  Eu comecei minha jornada de aprendizado a duas semanas. Comprei uma Nikon D3100 usada por R$800,00 com a lente do kit(18-55 VR). Maquina muito bem conservada com 2000 e poucos clics. Quando dominar tudo parto para outras lentes.
Nikon D3100
AF-S 18-55 VR
SB-400


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 12 de Julho de 2015, 21:59:53
Primeira coisa: esqueça esta história de câmera semi ou profissional. Isso não existe, foi só uma jogada de marketing do mercado para diferenciar câmeras superzoom e DSLRs. O que torna a máquina profissional ou não é o seu uso.

Segunda coisa: terá de fazer escolhas: novo x usado, DSLR x Mirrorless, Canon x Nikon x Outras marcas

Terceira coisa: busque bastante aqui pelo fórum pois já há muitas opiniões e discussões.

Eu, particularmente, recomendo DSLR para quem está começando pois são "mais fáceis de usar" e ajudam no aprendizado.
Há inúmeras sugestões mas eu indico Canon SL1 ou Canon T3i com a lente do kit (18-55) e uma das duas lentes pancakes (24 ou 40 2.8).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales