Autor Tópico: Os caçadores de estrelas: Fotografia de longa exposição do céu noturno  (Lida 92436 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.633
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #135 Online: 08 de Fevereiro de 2016, 18:45:08
Sunriser, a imagem é bonita, mas não sei, para mim tudo parece fora de foco.

Sei que as árvores estavam balançando e as nuvens borraram tbm por estarem em movimento, mas mesmo as estrelas me parecem desfocadas.

Hehe, acho que é porque é tão claro que vemos os halos das estrelas que normalmente não vemos. Ao clicar, aparece a foto um pouquinho maior, mas dá pra ver que as estrelas pequenas continuam como pontos bem definidos. Também achei esquisito, mas acho que é assim mesmo!


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.062
  • Sexo: Masculino
Resposta #136 Online: 09 de Fevereiro de 2016, 23:41:59
Será que fica legal o céu com lente de 50mm?


Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Resposta #137 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 09:16:33
Eu tb achei meio fora de foco essa foto....

Cara, com 50mm nao vai dar pra fazer uma paisagem aberta né, tb não vai dar pra compor o céu e alguma coisa na terra... mas da pra fazer foto focada em constelação, dependendo da mesma....
~ Know your limits, but never accept them ~


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.062
  • Sexo: Masculino
Resposta #138 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 10:07:11
Eu tb achei meio fora de foco essa foto....

Cara, com 50mm nao vai dar pra fazer uma paisagem aberta né, tb não vai dar pra compor o céu e alguma coisa na terra... mas da pra fazer foto focada em constelação, dependendo da mesma....

É mesmo né?

Agora eu fiquei super curioso para saber como vai ficar. Se o céu estiver limpo hoje, acho que vou testar  :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 12.001
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #139 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 10:10:17
Parabéns!!!!  :clap: :clap: :clap: :clap:

Agora falta escrever um bom tutorial pra gente sobre como fotografar estrelas... Já estou gardando umas doletas pra comprar uma lente reflex 500mm e um mount desse aqui:
http://www.amazon.com/gp/product/B00EFRN1GE?colid=3KOSDWZ4HQ3RB&coliid=INPL2NZW7SHPS&psc=1&ref_=wl_it_dp_o_pC_nS_ttl

Porque 500mm?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.633
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #140 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 12:33:51
Porque 500mm?

Pra fotos como essa aqui (não é minha!):
Flame and Horsehead Nebula by Pat Gaines, no Flickr

 :wub:


Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Resposta #141 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 19:08:22
Cara, isso aí acima é com telescópio!!
A nomenclatura para milimetragem do telescópio funciona de forma diferente que a camera.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2016, 19:09:16 por Leorreia »
~ Know your limits, but never accept them ~


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.633
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #142 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 20:05:00
Cara, isso aí acima é com telescópio!!
A nomenclatura para milimetragem do telescópio funciona de forma diferente que a camera.

Você tem razão. Na verdade, a distância focal é uma coisa só. Mas concordo que um telescópio, não sendo "35mm", não vê da mesma forma os 500mm da câmera. O exemplo foi mal escolhido.

Minha ideia é usar uma lente reflex 500mm (vem com um teleconverter 2x) junto com um SkyTracker:
http://www.amazon.com/gp/product/B00EFRN1GE?colid=3KOSDWZ4HQ3RB&coliid=INPL2NZW7SHPS&psc=1&ref_=wl_it_dp_o_pC_nS_ttl

Daí, sim, dá pra fazer algo mais neste nível:
http://www.dpreview.com/forums/post/52136989


Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Resposta #143 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 22:04:19
Cara, que da hora... mas essa parafernália que faz a camera rodar junto com o céu deve ser foda usar!
~ Know your limits, but never accept them ~


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.633
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #144 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 22:45:03
Cara, que da hora... mas essa parafernália que faz a camera rodar junto com o céu deve ser foda usar!

Nem é. Vc remove a cabeça do tripé, enrosca o SkyTracker. Coloca a cabeça do tripé no SkyTracker e a câmera na cabeça do tripé. Daí acha o polo celeste. Polo norte é moleza, só mirar o SkyTracker na Estrela Polar. O polo sul é mais difícil. Finalmente ajusta a câmera, inicia o motor e faz a(s) foto(s).


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #145 Online: 14 de Fevereiro de 2016, 00:41:14
Sunriser, a imagem é bonita, mas não sei, para mim tudo parece fora de foco.

Sei que as árvores estavam balançando e as nuvens borraram tbm por estarem em movimento, mas mesmo as estrelas me parecem desfocadas.

Acho que existem três fatores para as estrelas não estarem 100% nítidas: A abertura grande (f2.8), o foco feito no chão e não no céu, e também a resolução que foi bastante reduzida...

Mas ainda assim esse resultado é consideravelmente melhor que o obtido com a Bower 8mm que tenho.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2016, 00:42:54 por Sunriser »


Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Resposta #146 Online: 15 de Fevereiro de 2016, 11:05:10
Nem é. Vc remove a cabeça do tripé, enrosca o SkyTracker. Coloca a cabeça do tripé no SkyTracker e a câmera na cabeça do tripé. Daí acha o polo celeste. Polo norte é moleza, só mirar o SkyTracker na Estrela Polar. O polo sul é mais difícil. Finalmente ajusta a câmera, inicia o motor e faz a(s) foto(s).

Foda é achar o polo norte aqui em SP, kkkkkkk

Onde eu acho esse SkyTracker, pra pesquisar valores, aqui no ueheubrasil ?
~ Know your limits, but never accept them ~


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 12.001
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #147 Online: 15 de Fevereiro de 2016, 14:43:30
Pra fotos como essa aqui (não é minha!):
Flame and Horsehead Nebula by Pat Gaines, no Flickr

 :wub:

Não entendo muita coisa de astrofotografia mas até onde sei não se usa teles e por uma boa razão, o tempo de exposição.

Existe uma formula para calcular o tempo de exposição maximo sem deixar rastros, e quanto mais grande angular for a lente, maior o tempo sem rastro.
Uma 500mm teria um tempo de exposição proibitivo, resultando em um ceu preto.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #148 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 17:24:39
Olá Vangelismm.
Para distâncias focais elevadas usamos ou um SkyTracker, ou uma montagem equatorial motorizada. Aí é possível tempos elevados de exposição.
O Armazém do Telescópio, loja super confiável, tem um:

http://armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/astrofotografia/adventurerkit-detail


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 12.001
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #149 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 20:46:18
Interessante, ele move a camera em cima do tripe, correto?
Vi o video com os modos e algumas configurações, ele é independente da distancia focal?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs