Autor Tópico: Os caçadores de estrelas: Fotografia de longa exposição do céu noturno  (Lida 89689 vezes)

Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #30 Online: 04 de Agosto de 2015, 09:38:32
Com uma boa montagem equatorial, uma DSLR e sua lente favorita e um cabo disparador já dá pra conseguir ótimos resultados.

Destaquei a necessidade de ser uma boa montagem equatorial, porque elas existem nos mais diversos padrões de qualidade, tamanho, capacidade de carga, precisão etc.

Há desde aquelas que tremem mais que vara verde até aquelas que suportam mais de 50 kg de equipamentos.

Há aquelas que você precisa comprar o motor avulso e há aquelas já motorizadas e computadorizadas, em que você digita o código de catálogo do objeto astronômico e ela aponta sozinha a câmera ou telescópio.

Há aquelas que custam 300 reais e há aquelas que custam 50 mil.

A montagem que eu usava, por exemplo, tinha uma capacidade de carga de 15 kg (eu usava uma fração disso) e já era motorizada e computadorizada.

Eis mais uma das minhas fotos, com a mesma Canon 60D, mas dessa vez usando a lente EF 200mm f/2.8L.

Complexo Nebular Rho Ophiuchi by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Isso sim, é fotografia de estrela de verdade!  :clap: :clap: :clap:

Sensacional!
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #31 Online: 04 de Agosto de 2015, 09:43:45
Eu achava essa minha foto boa, até ver essa outra, da mesma região do céu, feita pelo astrofotógrafo brasileiro Carlos Farbain, algumas semanas atrás, durante o 8º Encontro Brasileiro de Astrofotografia, usando a mesma lente, numa Canon 5D Mark III:

http://www.astrobin.com/198358/0/


João da Ega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Eu, caçador de mim.
Resposta #32 Online: 04 de Agosto de 2015, 10:12:50
Qual dentre essas duas lentes é a melhor para fotografar céu estrelado:

LENTE EXTERNA INTERCAMBIÁVEL PRETA EX-S2050NB 20-50MM ULTRA COMPACTA F3.5-5.6 ED II PARA CÂMERAS DSLR SAMSUNG

ou

LENTE EXTERNA PRETA EX-S45ANB 45MM F1.8 PARA CÂMERAS DSLR SAMSUNG

Uma tem maior ângulo, mas em compensação a outra tem maior abertura.

Pelo que andei lendo, um grande problema é conseguir um bom foco.
Na NX3000 uma solução pode ser colocar o foco no manual e focar no infinito?


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #33 Online: 04 de Agosto de 2015, 10:16:51
João, a segunda lente é mais apropriada, por ser mais rápida.
O foco deve ser sempre manual, mas nem sempre focar no infinito resolve.
Aponte a câmera para uma estrela bem brilhante, dê zoom óptico no liveview, e ajuste o foco manualmente para deixar a estrela o mais pontual possível.
Depois recomponha para a posição do céu desejada e faça o clique.


João da Ega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Eu, caçador de mim.
Resposta #34 Online: 04 de Agosto de 2015, 10:33:41
João, a segunda lente é mais apropriada, por ser mais rápida.
O foco deve ser sempre manual, mas nem sempre focar no infinito resolve.
Aponte a câmera para uma estrela bem brilhante, dê zoom óptico no liveview, e ajuste o foco manualmente para deixar a estrela o mais pontual possível.
Depois recomponha para a posição do céu desejada e faça o clique.

Obrigado pela dica, mas ainda fiquei com uma dúvida:
se a lente é fixa (45mm), não dá pra dar zoom optico no liveview.


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #35 Online: 04 de Agosto de 2015, 10:39:13
Certeza que não dá pra dar zoom óptico no liveview?
Não para clicar, mas apenas para visualizar em melhor tamanho...
Bom, não sei na sua Samsung.
Nas DSLR Canon é possível dar zoom óptico no liveview independentemente da lente. Claro que, na hora da foto, o zoom óptico se desfaz. É só para ajudar no foco mesmo.


João da Ega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Eu, caçador de mim.
Resposta #36 Online: 04 de Agosto de 2015, 10:47:41
[editado] Sou recém-proprietário da câmara, vou conferir no manual. E a 45 mm ainda nem recebi.

Mas eu entendo que zoom óptico depende sempre da lente. O zoom apenas no liveview seria zoom digital.

Mas, como disse, vou conferir no manual.

Valeu mesmo.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2015, 10:51:41 por João da Ega »


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #37 Online: 04 de Agosto de 2015, 10:57:11
João, me desculpe, falha minha na digitação.  :aua:
Aliás, lapso cerebral mesmo.
Eu pensei zoom digital, e escrevi zoom óptico  :doh:
A ideia é zoom digital no liveview, para ajudar o foco...
Foi mal...


Luiz_Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 04 de Agosto de 2015, 11:11:20
(...)
Aponte a câmera para uma estrela bem brilhante, dê zoom óptico no liveview, e ajuste o foco manualmente para deixar a estrela o mais pontual possível.
Depois recomponha para a posição do céu desejada e faça o clique.

Ótima dica paulchess!

Esses dias me empolguei e tentei fotografar uma região do céu sem nenhuma estrela bem brilhante e não consegui, já que estava em 10mm.  :doh:

Vou tentar fazer essa recomposição da próxima vez.  :ok:


Luiz_Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 04 de Agosto de 2015, 11:12:55
[editado]
(...)
Mas eu entendo que zoom óptico depende sempre da lente. O zoom apenas no liveview seria zoom digital.
(...)

Esse zoom que ele falou é só para visualiação do foco, não influenciando na imagem captada.  :ok:


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #40 Online: 04 de Agosto de 2015, 11:41:02
Creio que ele tenha se confundido ao escrever "zoom ótico", pois na verdade esse zoom é dado na tela em live view somente para aproximar a estrela a ser usada para cravar o foco, coisa que alias já foi falada aqui anteriormente.


sopa_ls

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 04 de Agosto de 2015, 14:16:41
paulchess10,

Que trabalho fantástico!!!
 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship:

Tenho um Celestron Powerseeker 125, mas infelizmente a montagem não é motorizada....
Estou pensando seriamente em comprar os motores para ela. Você recomenda isso ou recomenda alguma outra montagem?

Abraços
Gabriel Gomes
__________________________________
Canon 5Dc (2x) + Canon 1000D
50mm 1.8 + 18-55mm modificada para FF + 85mm 1.8 + 70-300mm
YN568EX + YN468


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #42 Online: 04 de Agosto de 2015, 14:37:12
paulchess10,

Que trabalho fantástico!!!
 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship:

Tenho um Celestron Powerseeker 125, mas infelizmente a montagem não é motorizada....
Estou pensando seriamente em comprar os motores para ela. Você recomenda isso ou recomenda alguma outra montagem?

Abraços

Obrigado amigo!
Olha, tenho quase certeza que esse telescópio não consegue foco com câmeras DSLR.
Mas teoricamente seria possível usar a montagem para fazer fotos só com a câmera + lente.
Por outro lado confesso que até hoje não vi motores para montagens Celestron. Não sei se importando é possível achar.
Talvez ela seja compatível com o motor da SkyWatcher EQ1, mas teria que dar uma pesquisada.


sopa_ls

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 04 de Agosto de 2015, 14:49:08
Obrigado amigo!
Olha, tenho quase certeza que esse telescópio não consegue foco com câmeras DSLR.
Mas teoricamente seria possível usar a montagem para fazer fotos só com a câmera + lente.
Por outro lado confesso que até hoje não vi motores para montagens Celestron. Não sei se importando é possível achar.
Talvez ela seja compatível com o motor da SkyWatcher EQ1, mas teria que dar uma pesquisada.

Infelizmente tenho foco somente na parte central da imagem com o meu telescópio quando acoplo a minha DSLR através de um adaptador para rosca M2, então provavelmente não poderei usá-lo de forma proveitosa...  :no: :no:

Com esse problema de foco, o meu objetivo atualmente tem sido usar somente a montagem com a minha DSLR e a 70-300 acopladas.
Estava pesquisando sobre motorizações e encontrei essa:
http://www.celestron.com/browse-shop/astronomy/accessories/mount-accessories/motor-drives/astromaster-and-powerseeker-motor-drive



A minha montagem é exatamente igual a da foto, então creio que servirá. A grande questão é se eu conseguirei estabilidade o suficiente para realizar boas fotos.
A propósito, estive pensando em montar o próprio conjunto do motor, com motores de passo NEMA17 e arduino, assim, creio, poderei ter maior controle da velocidade e um custo menor na montagem. O que acha? Abraços
Gabriel Gomes
__________________________________
Canon 5Dc (2x) + Canon 1000D
50mm 1.8 + 18-55mm modificada para FF + 85mm 1.8 + 70-300mm
YN568EX + YN468


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #44 Online: 04 de Agosto de 2015, 15:32:06
Pela descrição esse motor é compatível com as montagens CG-2 e CG-3. Seria interessante apurar a especificação da sua montagem, pois nas fotos são todas parecidas, hehehehehe.

Quanto à estabilidade, se a montagem aquenta bem o telescópio, acredito que ela tenha estabilidade o suficiente para tocar a DSLR + a lente.

Procure fechar um pouco a lente para evitar aberrações ópticas e deixar as estrelas mais pontuais. Você vai ter que usar tempos de exposição maiores, e aí a estabilidade da montagem e a precisão do alinhamento polar se tornam cruciais.

Já ouvi relatos de gente que manufaturou motores e controladores, inclusive usando Arduino. Mas isso já foge das minhas habilidades, não posso ajudar, rsrsrsrs.

É importante também, para conseguir resultados melhores, fazer vários frames e integrá-los por meio de algum software. O mais fácil é o Deep Sky Stacker.

Em fotografia com DSRL integrar dark frames também é importante, para atenuar o problema do ruído térmico causado pelas grandes exposições.

Seguem mais alguns links para conferência e pesquisa.

Boa diversão!

https://www.youtube.com/embed/e2XRw8TIqYA

http://observatoriolupus.blogspot.com.br/2013/10/guia-para-astrofotografia-de-grande.html

http://observatoriolupus.blogspot.com.br/2014/02/guia-para-astrofotografia-de-grande.html

Atualmente o Facebook é um repositório bacana de informações para astrônomos e astrofotógrafos dos mais diversos níveis. Sugiro participar dos grupos "Equipamentos Astronômicos" e "Astrofografia Amadora"
« Última modificação: 04 de Agosto de 2015, 15:32:39 por paulchess10 »