Autor Tópico: Os caçadores de estrelas: Fotografia de longa exposição do céu noturno  (Lida 90632 vezes)

sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #390 Online: 13 de Junho de 2019, 11:08:39
Achei um pouco sub, poderia ter dado mais ênfase pra nebulosa na pós mesmo


Ainda estou devendo de testar a 9mm para esse tipo de fotografia... até o fim do ano faço alguma

Aproveita até setembro/outubro, na primavera/verão a Via Láctea fica em posições mais ingratas para esse tipo de foto.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #391 Online: 13 de Junho de 2019, 11:42:32
Achei um pouco sub, poderia ter dado mais ênfase pra nebulosa na pós mesmo


Ainda estou devendo de testar a 9mm para esse tipo de fotografia... até o fim do ano faço alguma

A idéia foi retratar o mais fielmente, sem exagerar. Uma das coisas mais complicadas é manter o balanço de branco para bater com a percepção em baixa luz da visão humana.

Tenho outras, mas com a Pentax K5-II + Astrotracer, mas isso aqui já é outra estória... ISO 800, Sigma 17-50 2.8 e alguns minutos de exposição, sem stacking, mas com acompanhamento.

« Última modificação: 13 de Junho de 2019, 11:48:23 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #392 Online: 13 de Junho de 2019, 11:43:26
Aproveita até setembro/outubro, na primavera/verão a Via Láctea fica em posições mais ingratas para esse tipo de foto.

Sim, o inverno é a melhor época. Verão é bom para Órion e Pleiades, aguardem rsrsrsrs !


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #393 Online: 13 de Junho de 2019, 12:10:44
Muito legal o resultado com esse astrotracer! Quanto tempo rola usar essa função antes de ter algum rastro?


O meu problema pra fotografar a noite é que tenho que viajar pelo menos 3h pra conseguir um céu razoável. Céu bom mesmo só com umas 5h de viagem...
E nem pra lua nova cair num fds pra ajudar
SP é triste


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #394 Online: 13 de Junho de 2019, 12:29:08
Muito legal o resultado com esse astrotracer! Quanto tempo rola usar essa função antes de ter algum rastro?


O meu problema pra fotografar a noite é que tenho que viajar pelo menos 3h pra conseguir um céu razoável. Céu bom mesmo só com umas 5h de viagem...
E nem pra lua nova cair num fds pra ajudar
SP é triste

Aqui em Blumenau são umas 2 horas de carro para pegar algo sem muita poluição. 2 horas já dá uma preguiça,rs.

O ruim é que agora, nessa época que a VL está melhor, o tempo é muito doido. Pode estar bem limpo, ai você vai para os lugares sem muita poluição luminosa e quando chega lá a neblina baixou geral  :aua: :aua: :aua:


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #395 Online: 13 de Junho de 2019, 12:46:00
Pois é, no carnaval fui para um lugar que possui a zona mais escura do estado. A previsão era de chuva todo dia o dia todo.

Pegamos sol de rachar todos os dias, com exceção do penúltimo que caiu uma chuva por uma hora e depois o tempo abriu!

Em compensação eu estava cheio de planos de fotografar a noite. Todas as noites o tempo fechava a partir das 19h...

Lugares montanhosos são ainda mais instáveis


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #396 Online: 13 de Junho de 2019, 13:00:25
Muito legal o resultado com esse astrotracer! Quanto tempo rola usar essa função antes de ter algum rastro?


O meu problema pra fotografar a noite é que tenho que viajar pelo menos 3h pra conseguir um céu razoável. Céu bom mesmo só com umas 5h de viagem...
E nem pra lua nova cair num fds pra ajudar
SP é triste



Depende de vários fatores, o comprimento focal, latitude, longitude e para que parte do céu a câmera estiver apontando. Quanto mais próxima dos polos celestes, maior o tempo antes de deixar traços.

Nesse caso com 17mm, apontando para o centro da foto (óbvio) o tempo limite era de 5 minutos

http://www.ricoh-imaging.co.jp/english/photo-life/astro/
https://milkywayphotographers.com/article/2019/04/26/pentax-astrotracer-guide-what-it-is-and-how-to-use-it/


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #397 Online: 13 de Junho de 2019, 17:50:14
Muito legal o resultado com esse astrotracer! Quanto tempo rola usar essa função antes de ter algum rastro?


O meu problema pra fotografar a noite é que tenho que viajar pelo menos 3h pra conseguir um céu razoável. Céu bom mesmo só com umas 5h de viagem...
E nem pra lua nova cair num fds pra ajudar
SP é triste

Lua Nova no fds + zero compromissos pro fds + grana pra viajar nesse dia + tempo bom...


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #398 Online: 13 de Junho de 2019, 18:08:02
Podiam fazer isso aí pra Fuji ein, eu até animaria de pegar uma H1


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #399 Online: 13 de Junho de 2019, 18:24:09
Podiam fazer isso aí pra Fuji ein, eu até animaria de pegar uma H1

Tem muita Pentax K50/K70/K20/KX/K5 barata a venda por ai basta comprar o GPS externo e uma lente de foco manual M42 ou baioneta K por preço de banana e se divertir.

http://www.ricoh-imaging.co.jp/english/products/o-gps1/
« Última modificação: 13 de Junho de 2019, 18:28:55 por AFShalders »


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #400 Online: 13 de Junho de 2019, 19:59:51
Caramba, eu fiquei uns 2 anos meio desligado da fotografia e com isso não acompanhei mais o tal do Astrotracer (só tinha visto que tinha sido lançado).

Fiquei de cara com a qualidade da imagem acima, fui procurar na internet e vi algumas fotos incríveis feitas com esse recurso. Tipo essa aqui feita com uma lente 300mm russa "vintage": https://www.flickr.com/photos/55229792@N03/45526873542/ 


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #401 Online: 13 de Junho de 2019, 20:34:05
<...>
 Pentax K50/K70/K20/KX/K5
<...>

Outro dia mesmo estava pensando em uma Pentax  digital para usar  minhas Takumar e SMC K de forma nativa.

Tirando as K1 e K3 os preços são muito parecidos. Aproveitando, daria para colocar esta lista em ordem na sua preferência? Pelo pouco que li começaria pela K5-I, mas e as outras?

Obrigado
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #402 Online: 13 de Junho de 2019, 21:41:22
Carlos,

Atualmente tenho uma k3 e uma k5 ambas Mk2. A vantagem da K3-II é ter o GPS já na camera. As outras que eu saiba tem que usar a unidade externa.

A K1 é sensacional mas completamente fora do meu orçamento, ainda mais que todas as minhas lentes Pentax modernas são para sensor APS. Se você for usar somente as manuais antigas, a K1 é mais interessante.

Entre a K5-II e a K3-II, a principal diferença é a resolução, fora o GPS na camera ou fora. A qualidade de imagem das duas é equivalente.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #403 Online: 13 de Junho de 2019, 22:27:06
 :ok:
Valeu.
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #404 Online: 09 de Agosto de 2019, 10:21:23
Resolvi dar uma trabalhada a mais em minhas fotos, usar um pouco de stacking com mesmas fotos de uma cena para reduzir ruído e melhorar alguns detalhes. Nunca havia feito isso em fotos noturnas além de star trails.
Pode até parecer algum tipo trapaça fazer esse tipo de edição, mas a qualidade da imagem melhora demais! :eek:

Aqui uma das fotos que fiz isso pois os detalhes na montanha estavam me incomodando (além da distorção)

DSCF7953 by Lucas Dias, no Flickr