Autor Tópico: Os caçadores de estrelas: Fotografia de longa exposição do céu noturno  (Lida 89691 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #90 Online: 04 de Setembro de 2015, 13:35:05
Boa Silvano.
Mas acho que a primeira coisa é ver seu objetivo na foto. Quer fotografar uma paisagem + estrelas? Só estrelas? Uma constelação específica?
A partir daí, sim, define qual será melhor..


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #91 Online: 04 de Setembro de 2015, 14:50:16
(y)
Mas nove segundos, pra fotos de estrelas, pelo que tenho pesquisado, é muito pouco tempo.
Acho que devo então ter que aumentar muito o ISO pra ver se pega algo.
A fotometria usada deve ser a matricial, né?
Sim, terá que aumentar bastante o ISO. Eu uso geralmente 1600, mais há quem use menor.
Cara, esquece o tipo de fotometria, você vai utilizar quase sempre o máximo de luz possível entrando no sensor, coloca no "M", ISO no máximo aceitável e vai testando os tempos de exposição.
Eu começo sempre com 5s e vou aumentando.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2015, 14:55:58 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #92 Online: 04 de Setembro de 2015, 14:58:28
Silvano, vc não usa a "Rule of 600"?


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #93 Online: 04 de Setembro de 2015, 15:21:13
Silvano, vc não usa a "Rule of 600"?
Eu não me prendo muito nisso não, geralmente uso 400. Mais nada me impede de, no momento do click, ver o resultado e passar um pouco do limite.
Uns usam 400, outros 500 e outros 600. Acho que tudo depende também dos MP da camera de cada um.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2015, 15:21:58 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #94 Online: 04 de Setembro de 2015, 16:50:59
Não, Silvano.. Me refiro a regra dos 600 pra evitar rastros nas estrelas.. Tem o aplicativo de celular que calcula o tempo de exposição máximo em cada DF.. "rule of 600".
Pois em DF 45mm em FF, 13 s é o máximo.. em 20 mm vai pra 30 s.. Em cropadas (como a minha) isso fica ainda mais restrito..
p.ex. se usar uma lente fixa que tenho de 135 mm posso usar, no máximo 2.8s de exposição..
« Última modificação: 04 de Setembro de 2015, 16:52:23 por nandoespinosa »


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #95 Online: 04 de Setembro de 2015, 16:56:52
Fotometria e foco sempre manuais galera.
A única coisa que limita a exposição (seja aumentando tempo, abertura ou iso) é a poluição luminosa (ou o rastro das estrelas, no caso do tempo).
A regra dos 600 / distância focal não é absoluta.
Latitudes mais próximas dos polos permitem tempos maiores de exposição.
Latitudes mais próximas da linha do equador permitem tempos menores.
O mesmo se diga com relação à região do céu fotografada.
Mais perto dos polos celestes, maior tempo de exposição. Mais perto do equador celeste as estrelas correm mais rápidos.
E vamos pra mais uma foto. Dessa vez, nebulosa Eta Carinae. Meu setup padrão: 60D + 200mm f/2.8L. Sempre lembrando que eu usava uma montagem equatorial para compensar o movimento de rotação da Terra.
A Nebulosa Eta Carinae é uma das mais brilhantes. Linda de se ver com um binóculo. Com um telescópio mais ainda. Distinguível a olho nu se a poluição luminosa for baixa e se sua acuidade visual for boa. Aliás, saudades de varrer o céu com o telescópio...

Nebulosa Eta Carinae by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #96 Online: 04 de Setembro de 2015, 23:37:42
Não, Silvano.. Me refiro a regra dos 600 pra evitar rastros nas estrelas.. Tem o aplicativo de celular que calcula o tempo de exposição máximo em cada DF.. "rule of 600".
Pois em DF 45mm em FF, 13 s é o máximo.. em 20 mm vai pra 30 s.. Em cropadas (como a minha) isso fica ainda mais restrito..
p.ex. se usar uma lente fixa que tenho de 135 mm posso usar, no máximo 2.8s de exposição..
Eu sei o que é a regra, como comentei, nao uso 600 e sim 400 no calculo, é mais seguro pois da um tempo menor. Mais nao me prendo a isso nao, o paulo explicou certinho.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #97 Online: 05 de Setembro de 2015, 10:08:03
 :ok: :ok: :ok: :worship:


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #98 Online: 05 de Setembro de 2015, 12:19:32
Dicas de aplicativos para astrofotografia e astronomia


Carta Celeste (Star Chart)

O aplicativo, encontrado na App Store como Star Chart, destaca a localização de estrelas e constelações ao apontar a câmera do smartphone na direção do céu. Você ainda pode mudar sua localização e apreciar o céu noturno de outros pontos da Terra.

Nasa App

O aplicativo é perfeito para quem gosta de ficar por dentro das descobertas da Nasa. O app é atualizado diariamente com notícias da agência americana, traz informações sobre missões e até live stream da Nasa TV. Todos os dias o aplicativo também recebe novas imagens incríveis do universo que funcionam como ótimos papéis de parede.

Night Sky Lite

O aplicativo conta com uma comunidade que sugere os melhores locais para observar as estrelas ao redor do mundo. Ele ainda checa as condições do tempo para aquela noite, assim você sabe se vale a pena ficar acordado para observar o céu.

Sky View Free

O aplicativo usa a câmera traseira para dar informações sobre objetos no céu e seus nomes. Você também pode procurar e localizar estrelas específicas, estações espaciais e compartilhar suas descobertas no Twitter, Facebook ou Instagram.

GoSkyWatch

O aplicativo mostra informações sobre qualquer estrela ou planeta que pode ser visto a olho nu. Ao tocar qualquer objeto espacial na tela, abre-se um pop up que mostra suas informações.

ISS Detector

Poucas pessoas sabem, mas é possível ver a Estação Espacial Internacional a olho nu. O ISS Detector emite um alarme 5 minutos antes que a Estação Espacial Internacional esteja acima da sua localização.

Sky Map

O aplicativo vem equipado com o Google Sky Map e usa dados da bússola e do GPS para identificar corpos celestes para os quais você aponta o smarphone. Ele ainda pode te direcionar a um objeto que você queira observar e fazer uma "viagem no tempo" para mostrar onde ele vai estar em alguma outra hora da noite.

SkEye Astronomy

O aplicativo funciona como um guia para telescópios, indicando para onde olhar para observar objetos específicos. Ele conta com um banco de dados de 180 objetos e permite saber onde eles estarão em outros momentos.

Star & Planet Finder

Escolha estrelas, planetas e satélites na lista do aplicativo para que ele te mostre onde os astros estão por meio da câmera traseira do smartphone, te colocando na direção certa. A versão gratuita vem com apenas alguns planetas, outras estrelas e satélites devem ser comprados dentro do aplicativo.

Satellite AR

O app é para quem quer observar e rastrear satélites ao redor da Terra em vez de objetos naturais. Você pode procurar em um banco de dados pelo satélite que quiser e apontar o dispositivo para o céu para que o aplicativo te mostre.


Fonte com imagens: http://canaltech.com.br/dica/ciencia/os-10-melhores-aplicativos-de-astronomia/#ixzz3kWSpoc2r


Baixei o Carta Celeste e achei MUITO legal! Porém ele é meio pesado (uns 45mb). Testei também o Sky Map (app super leve), porém achei ele meio impreciso.


« Última modificação: 05 de Setembro de 2015, 12:22:22 por Sunriser »


FOCUS Magazine

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
    • FOCUS Magazine
Resposta #99 Online: 06 de Setembro de 2015, 22:56:26
Aproveitando que foi mencionada a questão da abertura da lente, pergunto:
qual seria a lente mais adequada pra foto de estrelas, entre essas duas que possuo:
45mm, 1.8 (ou seja, grande abertura), ou a do kit: 20-50mm f/3.5-5.6 (maior ângulo)?

Obs: o fator de corte, segundo pesquisa (tô sem o manual aqui) é de aprox. 1,5.

João, conforme foi mencionado aqui, depende do seu propósito - imagens mais fechadas ou mais amplas incluindo estrelas e outros elementos, por exemplo.

Porém, eu pessoalmente prefiro a 45mm em função da abertura de 1.8. Além disso, provavelmente irá te dar uma imagem melhor por ser uma lente prime.


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
« Última modificação: 08 de Setembro de 2015, 21:54:48 por Sunriser »




paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #102 Online: 14 de Setembro de 2015, 15:27:08
Mais uma fotinha pro tópico não morrer. No centro temos a Nebulosa do Camarão. Uma nebulosa bem tênue, difícil de fotografar. Já os aglomerados de estrelas da região são facilmente visíveis mesmo bom binóculos. Essa área do céu fica na "cauda" da constelação de Escorpião.

Nebulosa do Camarão by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #103 Online: 15 de Setembro de 2015, 13:54:09
Fiz essa aqui, mas dei bobeira: fiz algumas fotos com ISO 3200, que deu exposições relativamente rápidas (cerca de 8 segundos) usando uma Rokinon 12mm f/2. Poderia ter usado um ISO bem mais baixo e aumentado o tempo.

No lone star in Texas by Felipe Mendes, no Flickr

Fotografei também a galáxia de Andromeda, mas como ficou com muito ruído, vou ter que misturar as várias exposições que fiz.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #104 Online: 15 de Setembro de 2015, 13:55:16
Mais uma fotinha pro tópico não morrer. No centro temos a Nebulosa do Camarão. Uma nebulosa bem tênue, difícil de fotografar. Já os aglomerados de estrelas da região são facilmente visíveis mesmo bom binóculos. Essa área do céu fica na "cauda" da constelação de Escorpião.

Nebulosa do Camarão by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr


 :clap: :clap: :clap: :clap:

Muito bom!