Autor Tópico: Os caçadores de estrelas: Fotografia de longa exposição do céu noturno  (Lida 90895 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #420 Online: 27 de Fevereiro de 2020, 13:16:56
Olha eu me metendo na astrofotografia...
Uma das primeiras experiências que tive.
O céu tava nublado, então tive poucas oportunidades pra conseguir os cliques.
O brilho à direita é da cidade de Canela/RS.

Enviado de meu motorola one vision usando o Tapatalk

Legal! Mas as fotos são recentes? Porque o centro da Via Láctea está alinhado com o sol (aparece durante o dia) nesta época do ano. Época ideal é de abril a agosto.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #421 Online: 28 de Fevereiro de 2020, 08:58:12
São sim, Felipe. Fiz agora no feriado.
Essa luminosidade é da cidade mesmo, não do sol.
Apesar de ser uma cidade pequena, ela é bastante luminosa.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #422 Online: 28 de Fevereiro de 2020, 12:21:42
São sim, Felipe. Fiz agora no feriado.
Essa luminosidade é da cidade mesmo, não do sol.
Apesar de ser uma cidade pequena, ela é bastante luminosa.

Legal! Vou ver se já consigo fazer umas fotos da Via Láctea aqui.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #423 Online: 03 de Março de 2020, 14:33:09
Nas fotos que fiz não consigo visualizar a Via Láctea. Vou vibrar no dia que conseguir essa façanha.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #424 Online: 04 de Março de 2020, 10:02:07
Olha eu me metendo na astrofotografia...
Uma das primeiras experiências que tive.
O céu tava nublado, então tive poucas oportunidades pra conseguir os cliques.
O brilho à direita é da cidade de Canela/RS.

Enviado de meu motorola one vision usando o Tapatalk

Bacana! Gosto do fato de a foto não ser um breu total na área do solo, coisas as vezes inevitável se estivermos em locais ermos.

Realmente parece, pela claridade que vc menciona ser de Canela, um nascer do sol, aquele último suspiro da noite antes do crepúsculo.

 


batman2001

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 843
  • Sexo: Masculino
Resposta #425 Online: 21 de Março de 2020, 18:21:58
Mesmo com uma cropada 80D, usando uma Tokina 11-16 e ISOs altos, estou tentando fazer uma captura das estrelas e parte da via láctea....muitos ruídos com ISOs altos, e distorção da lente em 11mm....
Será que seu tentar usar uma 24mm 2.8 fixa e fazer vários registro e depois um empilhamento vou ter um melhor resultado? Neste tópico não achei nada sobre isto....Alguma diga para fazer um registro melhor ?....A Lua nova esta chegando ..... 8-)


"Dê a um homem um peixe e Ele o alimentará por um dia. Compre uma câmera para Ele e você o manterá ocupado por anos." Michael Connor 1965


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #426 Online: 21 de Março de 2020, 23:41:09
Mesmo com uma cropada 80D, usando uma Tokina 11-16 e ISOs altos, estou tentando fazer uma captura das estrelas e parte da via láctea....muitos ruídos com ISOs altos, e distorção da lente em 11mm....
Será que seu tentar usar uma 24mm 2.8 fixa e fazer vários registro e depois um empilhamento vou ter um melhor resultado? Neste tópico não achei nada sobre isto....Alguma diga para fazer um registro melhor ?....A Lua nova esta chegando ..... 8-)

Dizem que as câmeras da Canon são muito boas pra astrofoto. E distorção não é relevante.

Pra fazer fotos usando só o tripé, tem a regra dos 400: Divida 400 pela distância focla da lente pra ter a máxima duração em segundos, pra evitar borrado das estrelas. Eu uso ISO máximo de 1600 e empilhamento. O empilhamento reduz bastante ruído  e vários defeitos do sensor e lente.

Pra empilhar, eu uso o Sequator (mais fácil, menos preciso) e o Deep Sky Stacker (mais difícil, mais preciso). Deve haver algum tópico explicando quais tipos de fotos fazer pro processamento correto.


batman2001

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 843
  • Sexo: Masculino
Resposta #427 Online: 22 de Março de 2020, 13:11:04
Dizem que as câmeras da Canon são muito boas pra astrofoto. E distorção não é relevante.

Pra fazer fotos usando só o tripé, tem a regra dos 400: Divida 400 pela distância focla da lente pra ter a máxima duração em segundos, pra evitar borrado das estrelas. Eu uso ISO máximo de 1600 e empilhamento. O empilhamento reduz bastante ruído  e vários defeitos do sensor e lente.

Pra empilhar, eu uso o Sequator (mais fácil, menos preciso) e o Deep Sky Stacker (mais difícil, mais preciso). Deve haver algum tópico explicando quais tipos de fotos fazer pro processamento correto.

Muito Grato Felipe pelas dicas..... :ok:
Estava usando a regra dos 500, e o fator de corte da cropada, tipo, para esta Tokina 11-16:
A 16MM QUE É 25,6mm na cropada / 500 = 19,53 segundos
A 11MM QUE É 17,6mm na cropada / 500 = 28,40 segundos

Sobre o empilhamento, vamos imaginar nesta foto minha acima, que fiz com 15 seg., se tirar 08 fotos de 15 seg. para o empilhamento vai formar o ``rastro´´ das estrelas, confere ??

Interessante este Deep Sky Stacker, estou assistindo uns tutoriais para tentar entender melhor....Obrigado Felipe !!!
"Dê a um homem um peixe e Ele o alimentará por um dia. Compre uma câmera para Ele e você o manterá ocupado por anos." Michael Connor 1965


Jonas Vaz

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Instagram
Resposta #428 Online: 25 de Março de 2020, 18:13:50

Sobre o empilhamento, vamos imaginar nesta foto minha acima, que fiz com 15 seg., se tirar 08 fotos de 15 seg. para o empilhamento vai formar o ``rastro´´ das estrelas, confere ??


Confere em parte, da pra empilhar, cropar e rotacionar pra nao ter rastro, mas se tiver alguma paisagem já era.


Jonas Vaz

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Instagram
Resposta #429 Online: 25 de Março de 2020, 18:25:54
Nas fotos que fiz não consigo visualizar a Via Láctea. Vou vibrar no dia que conseguir essa façanha.

A "via láctea classica", com partes alaranjadas bem luminosas, só aparece no hemisfério sul no inverno, durante o verão está claro ainda pra fotografar, geralmente uso o app Stellarium pra ver a posição (entre as constelações de escorpião e sagitário) e o TPE, outro app pra ver posição e fase da lua, na lua nova o céu geralmente é melhor, mas na lua cheia também rola, tipo essa foto.
https://www.instagram.com/p/5FVMpSjVSj/?igshid=7bqt5zp4s3j3


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #430 Online: 25 de Março de 2020, 21:27:01
A "via láctea classica", com partes alaranjadas bem luminosas, só aparece no hemisfério sul no inverno, durante o verão está claro ainda pra fotografar, geralmente uso o app Stellarium pra ver a posição (entre as constelações de escorpião e sagitário) e o TPE, outro app pra ver posição e fase da lua, na lua nova o céu geralmente é melhor, mas na lua cheia também rola, tipo essa foto.
https://www.instagram.com/p/5FVMpSjVSj/?igshid=7bqt5zp4s3j3

Stellarium é uma referência pra quem quer entender o que fotografar.

Tem a questão da noite mais longa no inverno, mas o mais importante é que no verão do hemisfério sul o planeta fica virado pro centro da Via Láctea durante o dia. De noite, o planeta fica virado pra parte de fora da galáxia. No No inverno, as posições se alternam.


batman2001

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 843
  • Sexo: Masculino
Resposta #431 Online: 26 de Março de 2020, 20:47:29
Confere em parte, da pra empilhar, cropar e rotacionar pra nao ter rastro, mas se tiver alguma paisagem já era.

Muito grato Jonas pelas dicas.... :ok:

Stellarium é uma referência pra quem quer entender o que fotografar.

Valeu Felipe, é isto aí....Obrigado !!!
Estava olhando agora aqui no Stellarium as constelações de escorpião e sagitário, de hoje pra amanhã la pelas 01:42, no horizonte alinhando, Júpiter, Marte e Saturno....Imagina que belo registro......putz !!!
"Dê a um homem um peixe e Ele o alimentará por um dia. Compre uma câmera para Ele e você o manterá ocupado por anos." Michael Connor 1965


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #433 Online: 14 de Julho de 2020, 16:33:15
Recentemente saiu um artigo na Fujirumors sobre astrofotografia com Fuji.

https://www.fujirumors.com/astrophotography-with-fujifilm-get-stellar-results-with-fujifilm-aps-c-and-medium-format-cameras/

Eu li em outro site que as Fuji, apesar dos poucos pixels vermelhos no sensor, capturam bem a luz emitida pelo hidrogênio ionizado (H-alfa). O que me faz chegar a duas conclusões:
1. Eu devo estar fazendo alguma coisa errada, ou mesmo o céu onde eu acho que está limpo, não está. Minhas fotos ainda estão um tanto difíceis de processar.
2. Apesar do bom desempenho de imagem, ferramentas essenciais pra enquadramento e foco não são disponíveis pra Fuji. Pra ter uma ideia, há software que baixa a imagem pro PC, analisa o foco e ajusta (uma espécie de autofoco pra telescópios). Só que o suporte a operação remota (pelo PC) nas Fuji ainda é sofrível. A melhor opção por hora é de código aberto (gphoto2), porém justamente a operação das Fuji é bugada pra longas exposições.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #434 Online: 14 de Julho de 2020, 16:45:40
Eu li em outro site que as Fuji, apesar dos poucos pixels vermelhos no sensor, capturam bem a luz emitida pelo hidrogênio ionizado (H-alfa). O que me faz chegar a duas conclusões:
1. Eu devo estar fazendo alguma coisa errada, ou mesmo o céu onde eu acho que está limpo, não está. Minhas fotos ainda estão um tanto difíceis de processar.
2. Apesar do bom desempenho de imagem, ferramentas essenciais pra enquadramento e foco não são disponíveis pra Fuji. Pra ter uma ideia, há software que baixa a imagem pro PC, analisa o foco e ajusta (uma espécie de autofoco pra telescópios). Só que o suporte a operação remota (pelo PC) nas Fuji ainda é sofrível. A melhor opção por hora é de código aberto (gphoto2), porém justamente a operação das Fuji é bugada pra longas exposições.
Talvez valha a pena buscar informações com o autor do artigo que postei, às vezes existem atalhos pro que você deseja fazer.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk