Autor Tópico: Os caçadores de estrelas: Fotografia de longa exposição do céu noturno  (Lida 91046 vezes)

bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #435 Online: 20 de Julho de 2020, 23:41:15
Jonas Vaz e Felipemendes valeu as dicas. Estou instalando o Sequator e li os tutoriais dele.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #436 Online: 21 de Julho de 2020, 07:37:06
Eu li em outro site que as Fuji, apesar dos poucos pixels vermelhos no sensor, capturam bem a luz emitida pelo hidrogênio ionizado (H-alfa). O que me faz chegar a duas conclusões:
1. Eu devo estar fazendo alguma coisa errada, ou mesmo o céu onde eu acho que está limpo, não está. Minhas fotos ainda estão um tanto difíceis de processar.
2. Apesar do bom desempenho de imagem, ferramentas essenciais pra enquadramento e foco não são disponíveis pra Fuji. Pra ter uma ideia, há software que baixa a imagem pro PC, analisa o foco e ajusta (uma espécie de autofoco pra telescópios). Só que o suporte a operação remota (pelo PC) nas Fuji ainda é sofrível. A melhor opção por hora é de código aberto (gphoto2), porém justamente a operação das Fuji é bugada pra longas exposições.

Já viu como está a poluição luminosa no local onde você fotografa? As vezes isso que está interferindo!
Quem sabe usar um filtro narrowband ajude

Vou te dizer que a Fuji pega mais detalhes da via láctea que a canon que usei no passado!


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #437 Online: 30 de Junho de 2021, 20:47:33
A "via láctea classica", com partes alaranjadas bem luminosas, só aparece no hemisfério sul no inverno, durante o verão está claro ainda pra fotografar, geralmente uso o app Stellarium pra ver a posição (entre as constelações de escorpião e sagitário) e o TPE, outro app pra ver posição e fase da lua, na lua nova o céu geralmente é melhor, mas na lua cheia também rola, tipo essa foto.
https://www.instagram.com/p/5FVMpSjVSj/?igshid=7bqt5zp4s3j3

Jonas Vaz só agora que eu vi sua postagem. É um tópico que ando pouco, são raras as oportunidades de sair de minha cidade, ainda mais nestes tempos de pandemia.

Este ano fiz astrofotos com a minha Rebel T5 e a Helios 44M-4 58mm f2. Pela regra que observei, usei exposição de 1s e ISO 1600 e as processei no Sequator. Saí numa noite sem lua, de madrugada e por trás da cidade. A cidade tem 50 mil habitantes, fica no sertão do Rio Grande do Norte. Nas fotos dá pra ver a poluição luminosa da cidade. Algumas fotos saíram bem granuladas e me serviram pra eu me inteirar mais do programa e pra eu ficar insatisfeito com o resultado. Das lentes que possuo tenho a Mir-1 37mm f2.8 e a Helios 44 58mm f2. Posso fazer as fotos com a Mir, mas acho que a Helios deve se sair melhor por ser f2.
Ainda assim gostei da experiência e compartilho aqui com vocês.

01 Baobá


02 Tapera


03

Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro