Autor Tópico: ADAPTADOR LENTES OM EM CANON  (Lida 1835 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Online: 13 de Julho de 2015, 10:39:22
Galera, ganhei umas lentes antigas - modelo OM (acho que o mount é M42) e vi esses adaptadores para vender no mercado livre.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-677698636-anel-adap-lente-olympus-zuiko-para-canon-eos-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-671856776-anel-adaptador-sem-chip-use-lentes-olympus-om-em-canon-eos-_JM
E na B&H: http://www.bhphotovideo.com/c/search?Ntt=om+adapter+eos&N=0&InitialSearch=yes&sts=ma&Top+Nav-Search=

Alguém já usou? Achei muito interessante, pois as lentes são realmente legais (tenho até uma 400mm e 2 teleconverter de 2x). :eek:

Outra coisa: será que o indicador de foco segue funcionando, mesmo que TUDO MAIS seja manual nessas lentes?

Abraços.
« Última modificação: 13 de Julho de 2015, 10:57:41 por nandoespinosa »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 13 de Julho de 2015, 12:11:02
Achei isso: https://en.wikipedia.org/wiki/Lens_mount
Então OM-mount é um modelo diferente do M42  :)


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Julho de 2015, 13:49:27
Esses adaptadores funcionam, mas para obter confirmação de foco precisa ser uma versão com chip.

Os preços no ML estão ridículos, comprei esse no eBay por US$ 10:

http://www.ebay.com/itm/221232822868?_trksid=p2060353.m1438.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

O único problema é que demorou seis meses na estrada até chegar aqui  :doh:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #3 Online: 13 de Julho de 2015, 17:11:56
Então Daniel. Pra mim acho que não terá utilidade o chip mesmo, pois as lentes são antigas, analógicas.
Mas fiquei um pouco na dúvida pois vi que existem adaptadores mais finos e outros mais grossos.. Será que todos funcionam igual?


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Julho de 2015, 17:25:42
Então Daniel. Pra mim acho que não terá utilidade o chip mesmo, pois as lentes são antigas, analógicas.
Mas fiquei um pouco na dúvida pois vi que existem adaptadores mais finos e outros mais grossos.. Será que todos funcionam igual?

O chip de confirmação de foco existe exatamente para agregar a função às lentes analógicas. O que ele faz é "simular" a existência de uma lente EOS, assim a câmera ativa a confirmação mesmo com o uso de uma lente mecânica (não eletrônica).

Quanto à espessura, todos são iguais, isso é pré-requisito para que a focagem ocorra da maneira correta, pois a distância entre a lente e o sensor precisa ser exata.

O que parece mais "grosso" é específico para a EOS M, modelo mirrorless da Canon.
« Última modificação: 13 de Julho de 2015, 17:27:18 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #5 Online: 13 de Julho de 2015, 17:34:10
Humm.. legal. Obrigado pela ajuda!!! :clap:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #6 Online: 14 de Julho de 2015, 09:56:10
Comprei do ebay mesmo Daniel.. Muuuito mais barato e com o chip ainda.
Agora é esperar e esperar pra começar a brincar  :snack:
Mais uma vez, valeu pela ajuda!


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #7 Online: 15 de Julho de 2015, 11:28:55
Eu comprei os meus adaptadores pelo e-bay, infelizmente na época eu não conhecia estes com chip, acho que vou comprar um deste indicado pelo Daniel. Os meus chegaram em +/- 30 dias, acho que tive sorte.
Tenho uma Zuiko 50 1.4, uma Tamron 55 1.8 e uma Vivitar 135 3.5, embora seja um pouco difícil acertar no foco, é muito legal usar essas manuais antiguinhas. Afinal antigamente não havia auto-foco e a turma fotografava...e muito!!!
Um abraço


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Julho de 2015, 11:37:19
Fotografar com a antigas te faz pensar mais antes de fotografar, exige um planejamento maior. Melhora sua fotografia nesse aspecto.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #9 Online: 15 de Julho de 2015, 12:01:01
Concordo com o Fuca e o Gustavo. Pra fotografia amadora, acho muito legal usar lentes manuais. Sobre o chip de confirmação de foco, o único adaptador meu que tinha, com o tempo acabei arrancando ele, não me adaptei e no fim mais atrapalhava que ajudava...  :hysterical:


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #10 Online: 15 de Julho de 2015, 12:41:33
Fotografar com a antigas te faz pensar mais antes de fotografar, exige um planejamento maior. Melhora sua fotografia nesse aspecto.
Concordo com o Fuca e o Gustavo. Pra fotografia amadora, acho muito legal usar lentes manuais. Sobre o chip de confirmação de foco, o único adaptador meu que tinha, com o tempo acabei arrancando ele, não me adaptei e no fim mais atrapalhava que ajudava...  :hysterical:

É isso mesmo Fuca e Alê, para quem está aprendendo, como eu, usar essas lentes manuais e mesmo as antigas de filme totalmente manuais, faz vc pensar na foto, na abertura, no resultado que o tempo de exposição vai causar na foto, quando vc vai "sentando o dedo" e só buscando o resultado a foto "boa" acaba saindo por acaso, diferente de quando vc pensa a foto.
Veja só, minha filha de 11 anos gosta mais de fotografar com a Pentax Spotmatic, toda manual, do que com a 60D. E ela está aprendendo.


Abraço.

Gustavo
« Última modificação: 15 de Julho de 2015, 12:44:44 por Gustavo Fernandes »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #11 Online: 03 de Setembro de 2015, 09:55:10
Meu adaptador chegou ontem  :eek:
Já dei uma testadinha e aparentemente funcionou 100%, mas como já tava escuro tive que usar o tripé nos testes. O resultado foi legal. Agora estou esperando a limpeza e ajuste da minha lente makinon 400mm. Quero usar ela, mais um tele converter pra tirar fotos da bandeira dos Estados Unidos na lua  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Abraço e valeu novamente pelas dicas.


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #12 Online: 04 de Setembro de 2015, 10:25:40
Oi Nando!

Qual o site onde vc comprou? Demorou quanto tempo?  :ok:

Abraço.



nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #13 Online: 04 de Setembro de 2015, 11:31:25
Comprei do ebay: http://www.ebay.com/itm/221232822868?_trksid=p2057872.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT
Demorou 76 dias!!!  :eek: Já tava quase desistindo.
Mas o vendedor foi solícito e me respondeu a todos os questionamentos e se colocou de prontidão para resolver caso eu não recebesse o produto.