Autor Tópico: CANON 6D - Foco  (Lida 6758 vezes)

DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 16 de Julho de 2015, 14:53:19
Alguém saberia confirmar se na abertura muito grande, no caso 1.8 é mais difícil mesmo de pegar um ponto para focar? no caso estamos falando de retrato.

Quanto maior a abertura, menor será o DOF. Por isso é tão importante, no caso de retratos, que o foco seja feito nos olhos. Para você ter uma idéia, em uma foto feita com uma 50mm em f/1.8, a 1m do retratado, e com uma câmera cropada, o DOF é de apenas 2.5cm. Com uma FF melhora um pouco, passa para 4cm.

Citar
Resgatando um ponto citado acima por mim mesmo, que perdi fotos por falta de foco. Algumas fotos eu mirava no rosto da pessoa e o foco ficava em uma arvore atrás etc. Isso me incomodou ... será que pontos de foco cruzados seriam a solução etc.

Nesse caso faltou "mira", ou conhecimento sobre os recursos da câmera. Nesse caso, dificilmente a qualidade ou quantidade dos pontos de foco seriam a solução. Se o ponto central estiver selecionado na câmera, e estiver sobre o rosto da pessoa retratada, é lá que será feito o foco. A única exceção será se a distância entre a câmera e a pessoa for menor que o mínimo aceitável, que é uma característica de cada lente.

Citar
Nosso amigo Thales fez um vídeo e ele falou muito bem do ISO e este é um fator muito importante pra mim. Talvez eu acabe pegando alguns trabalhos em academias de luta, onde o ambiente é muito mal iluminado e "ISO" tem criado um peso na decisão...   :aua: :aua: :aua: :aua:

Neste aspecto, não há nem o que discutir. Se você precisa de baixo ruído em ISO elevado, uma FF sempre será superior.
« Última modificação: 16 de Julho de 2015, 14:53:49 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


fyamaguti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #16 Online: 16 de Julho de 2015, 15:11:02
Citar
Nesse caso faltou "mira", ou conhecimento sobre os recursos da câmera.

Eu não sei como se chama a configuração na câmera, mas tem uma forma de setar o "meio" do frame... na SL1 por exemplo, tem uma opção "rostinho + meio" .. uma outra quadradinho e uma outa " (     ) "

eu costumo deixar no "(  )"
Seria isso o que ocorre e faz que perda o foco? Mira eu não deixei faltar  :assobi: :assobi:

Obrigado
Canon SL1 // 18-55(Kit) f3.5-5.6 // 18-135 f3.5-5.6 // 40mm 2.8 STM // 50mm 1.8 // Tripé // Bolsinha


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 16 de Julho de 2015, 15:25:50
Eu não sei como se chama a configuração na câmera, mas tem uma forma de setar o "meio" do frame... na SL1 por exemplo, tem uma opção "rostinho + meio" .. uma outra quadradinho e uma outa " (     ) "

eu costumo deixar no "(  )"
Seria isso o que ocorre e faz que perda o foco? Mira eu não deixei faltar  :assobi: :assobi:

Confesso que não captei que configuração é essa. Os nomes seriam bem mais úteis :D

A SL1 não tem seleção de foco por área (pelo menos não achei no manual em uma olhada rápida), portanto a seleção só pode ser um ponto individual (qualquer um dos 9) ou automática, quando é dada prioridade ao ponto central mas ela usará o que for mais adequado. Esse modo é problemático, pois a câmera geralmente tenta focar no objeto mais próximo da lente (que seria o rosto da pessoa), mas isso nem sempre ocorre da maneira que gostaríamos, e é bastante comum que alguma coisa no fundo atraia a "atenção" do AF, mais do que o rosto a ser fotografado.

A "regra" geral é nunca usar seleção automática, quem deve escolher onde focar é você, e não a câmera  :ok:
« Última modificação: 16 de Julho de 2015, 15:34:44 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 16 de Julho de 2015, 15:29:54
Tem o fator lente tb, não recomendo usar a 50mm antiga como parâmetro.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fyamaguti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #19 Online: 16 de Julho de 2015, 15:38:23
DMZamora

Este é o menu

http://www.canon.ca/support_images/KB_Images/G0154259.gif

vangelismm - também perdi com a 18-135 STM e a 40mm 2.8 STM


Obrigado
Canon SL1 // 18-55(Kit) f3.5-5.6 // 18-135 f3.5-5.6 // 40mm 2.8 STM // 50mm 1.8 // Tripé // Bolsinha


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #20 Online: 16 de Julho de 2015, 15:59:20
Este é o menu

http://www.canon.ca/support_images/KB_Images/G0154259.gif

Ah, esse é o AF no Live View! Ele é ruinzinho mesmo, não vale a pena usar muito não, só para alguns casos específicos. Use o AF normal, olhando pelo visor óptico, esse sim é mais confiável, e de preferência sempre o ponto de AF central.  :ok:


fyamaguti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #21 Online: 16 de Julho de 2015, 16:09:36
Ah, esse é o AF no Live View! Ele é ruinzinho mesmo, não vale a pena usar muito não, só para alguns casos específicos. Use o AF normal, olhando pelo visor óptico, esse sim é mais confiável, e de preferência sempre o ponto de AF central.  :ok:

Humberto, eu não uso live view.. só quando precisa colar a camera no chão ,,, daí em alguns lugares não tem como deitar não é? .... mas obrigado, esclareceu o uso desse menu..

 :worship:
Canon SL1 // 18-55(Kit) f3.5-5.6 // 18-135 f3.5-5.6 // 40mm 2.8 STM // 50mm 1.8 // Tripé // Bolsinha


carlosvitor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
Resposta #22 Online: 16 de Julho de 2015, 16:54:55
Alguém já usou a Canon 6D com a 50L em f/1.2 com a técnica "focar e recompor" usando o ponto central de foco? Será que há um grande risco de assim mudar o plano e perder o foco?
5DIV - 35LII - 85L IS


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #23 Online: 16 de Julho de 2015, 17:00:37
Humberto, eu não uso live view.. só quando precisa colar a camera no chão ,,, daí em alguns lugares não tem como deitar não é? .... mas obrigado, esclareceu o uso desse menu..

Eu também, só em fotos próximas ao chão ou acima da cabeça. Então tente usar sempre o ponto AF central, deve te dar mais acertos que os periféricos.

Alguém já usou a Canon 6D com a 50L em f/1.2 com a técnica "focar e recompor" usando o ponto central de foco? Será que há um grande risco de assim mudar o plano e perder o foco?

Nunca usei na 6D, mas usei na 5D II como ponto central e recompus. Tem um enorme risco de perder o foco por conta da baixa profundidade de campo sim. O segredo de recompor é sempre se movimentar o mais paralelo possível ao plano do sensor. Se girar a câmera no seu eixo, daí as chances de sair do foco são maiores.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 16 de Julho de 2015, 17:05:03
Complementando o que o Humberto disse, também depende da distância. A 1m o DOF será de 2.6cm, mas a 3m será de 24cm.

Ainda assim, como regra geral , não é aconselhável usar focar-e-recompor em grandes aberturas. Embora em grande parte das ocasiões isso não seja possível, o mais adequado é compor e usar o ponto de foco mais próximo da área em que você quer focar.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #25 Online: 16 de Julho de 2015, 17:06:00
Complementando o que o Humberto disse, também depende da distância. A 1m o DOF será de 2.6cm, mas a 3m será de 24cm.

 :ok: :ok: :ok:


fyamaguti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #26 Online: 16 de Julho de 2015, 17:07:12
Alguém já usou a Canon 6D com a 50L em f/1.2 com a técnica "focar e recompor" usando o ponto central de foco? Será que há um grande risco de assim mudar o plano e perder o foco?

Perco muita foto recompondo ... uma técnica que aprendi no youtube foi que o cara desliga o Auto Foco da lente... depois só bate as fotos sem sair do lugar.
Canon SL1 // 18-55(Kit) f3.5-5.6 // 18-135 f3.5-5.6 // 40mm 2.8 STM // 50mm 1.8 // Tripé // Bolsinha


Luiz_Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 17 de Julho de 2015, 08:29:42
... uma técnica que aprendi no youtube foi que o cara desliga o Auto Foco da lente... depois só bate as fotos sem sair do lugar.

Mas se você mantiver o botão pressionado vai surtir o mesmo efeito (de desligar o auto foco da lente).

O problema de recompor, que eu saiba, é que você acaba alterando um pouco a distância entre o que você focou e o sensor da câmera.


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 17 de Julho de 2015, 08:31:27
Perco muita foto recompondo ... uma técnica que aprendi no youtube foi que o cara desliga o Auto Foco da lente... depois só bate as fotos sem sair do lugar.

Essa imagem pode explicar porque vc está perdendo algumas fotos.


carlosvitor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
Resposta #29 Online: 17 de Julho de 2015, 08:52:48
Valeu pessoal!
Acredito que essa é a principal dificuldade usar a Canon 6D. Como apenas o foco central é cruzado e -3EV, muitas vezes teria que usar a técnica "focar e recompor" e aí em grandes aberturas corre-se muito o risco de mudar de plano e perder o foco. Mas acho que com a prática você consiga minimizar bastante isso.
5DIV - 35LII - 85L IS