Autor Tópico: Dúvida sobre revelação manual  (Lida 2065 vezes)

Meeky

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 15 de Julho de 2015, 19:32:08
Olá,
por conta do tema do meu tcc terei que fazer revelação manual de fotografias.
Estou com dúvida na hora da ampliação, eu tenho que necessariamente revelar o filme ou posso usar o negativo direto no ampliador?
Obrigada desde já.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2015, 20:20:34
Amigão, ta longe de sucesso no TCC

O filme P&B tem quer ser revelado, sabe como é.. sala escura, espiral, química, latinha, etc e ai vai gerar o negativo

Se vc tiver ampliador, ótimo, caso contrário revela o por contato que sai no tamanho do negativo, o tal copião

A vantagem  do ampliador é que dá pra fazer "pós", umas queimadinhas nas áreas escuras.

Pela sua pergunta aconselho a dar mais uma googada

Abs



Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2015, 20:22:38
Google basta?


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #3 Online: 15 de Julho de 2015, 20:32:05
Tem de tudo nesta coisa, se não tiver certamente encontra livro, artigo ou qualquer outro material, da revelação ao menos.... o colega queria velar o filme todo no ampliador, tá bem desinformado


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2015, 09:39:17
Olá,
por conta do tema do meu tcc terei que fazer revelação manual de fotografias.
Estou com dúvida na hora da ampliação, eu tenho que necessariamente revelar o filme ou posso usar o negativo direto no ampliador?
Obrigada desde já.
Meeky, você já respondeu na sua própria pergunta: "tenho que necessariamente revelar o filme ". A resposta é SIM, você tem que revelar o Filme.
Como revelar aí é outra estória, sabes fazer? Caso não, inicie uma nova pesquisa.
O google ajuda bastante, eu aprendi a revelar usando o google, que me mandou pra sites, videos no youtube e até o forum aqui.
Lembre que se for revelação colorido, método C41 dificilmente dá pra fazer em casa, tens que mandar num laboratório mesmo.
Em casa aconselho se for PB. Eu aprendi com esses videos aqui, mais não tem muito mistério não.
https://www.youtube.com/watch?v=GZwMi2ZeAqE
https://www.youtube.com/watch?v=vksIJcRcH6E

Eu fiz meu próprio método.
1 - Revelador, Uso D76 Kodak, no tempo recomendado.
2 - Fixador, Uso Tiosulfato e descobri com o Google esse site aqui (http://fotando.blogspot.com.br/2012/11/formula-de-fixador-caseiro-revelacao.html)
3 - Stop Bath. Uso 1 colher de vinagre pra 200ml de água pra fazer a mistura, na hora de usar eu coloco umas 2 colheres dessa mistura no tanquinho e preencho o resto com água. Faço 2x.
4 - Banho final. Faço uma mistura de algumas "apertadas" de detergente limpol neutro dentro de um recipiente de 200ml. Na hora de usar eu mexo e jogo no tanquinho uns 50ml disso e preencho com água. Mexo bem e depois retiro e deixo a torneira aberta em cima até a espuma sair bem.
é o MEU JEITO e sempre funcionou bem.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 31 de Julho de 2015, 15:39:12
Meeky, você já respondeu na sua própria pergunta: "tenho que necessariamente revelar o filme ". A resposta é SIM, você tem que revelar o Filme.
Como revelar aí é outra estória, sabes fazer? Caso não, inicie uma nova pesquisa.
O google ajuda bastante, eu aprendi a revelar usando o google, que me mandou pra sites, videos no youtube e até o forum aqui.
Lembre que se for revelação colorido, método C41 dificilmente dá pra fazer em casa, tens que mandar num laboratório mesmo.
Em casa aconselho se for PB. Eu aprendi com esses videos aqui, mais não tem muito mistério não.
https://www.youtube.com/watch?v=GZwMi2ZeAqE
https://www.youtube.com/watch?v=vksIJcRcH6E

Eu fiz meu próprio método.
1 - Revelador, Uso D76 Kodak, no tempo recomendado.
2 - Fixador, Uso Tiosulfato e descobri com o Google esse site aqui (http://fotando.blogspot.com.br/2012/11/formula-de-fixador-caseiro-revelacao.html)
3 - Stop Bath. Uso 1 colher de vinagre pra 200ml de água pra fazer a mistura, na hora de usar eu coloco umas 2 colheres dessa mistura no tanquinho e preencho o resto com água. Faço 2x.
4 - Banho final. Faço uma mistura de algumas "apertadas" de detergente limpol neutro dentro de um recipiente de 200ml. Na hora de usar eu mexo e jogo no tanquinho uns 50ml disso e preencho com água. Mexo bem e depois retiro e deixo a torneira aberta em cima até a espuma sair bem.
é o MEU JEITO e sempre funcionou bem.

Silvano, hoje quem sabe revelar um negativo é alguém que precisa ser reverenciado.

Deixa eu te fazer uma pergunta (e não me leve a mal), neste "seu jeito" de revelar tens conseguido resultados bons? Digo, fica tão bom quanto a revelação "tradicional/protocolar"?

Valeu!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 31 de Julho de 2015, 17:26:11
Silvano, hoje quem sabe revelar um negativo é alguém que precisa ser reverenciado.

Revelar filme PB é bem mais simples do que qualquer um imagina... Ampliar é um pouco mais difícil por causa do equipamento e ambiente necessário, mas mesmo assim, tecnicamente simples...
« Última modificação: 31 de Julho de 2015, 17:26:51 por Luciano.Queiroz »


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Agosto de 2015, 10:37:59
Revelar filme PB é bem mais simples do que qualquer um imagina... Ampliar é um pouco mais difícil por causa do equipamento e ambiente necessário, mas mesmo assim, tecnicamente simples...
Isso mesmo Luciano, é bem simples e eu dispenso vários preciosismos que o pessoal geralmente tem. Claro, sempre mantendo a qualidade.
Deixa eu te fazer uma pergunta (e não me leve a mal), neste "seu jeito" de revelar tens conseguido resultados bons? Digo, fica tão bom quanto a revelação "tradicional/protocolar"?
Então Araujo600, o revelador eu uso o método tradicional e os demais são, digamos, igual comprar remédio genérico, é a mesma coisa mais sem a "Marca".
Sobre os tempos eu tento manter um padrão, eu tenho conseguido bons resultados e meu 1o negativo já faz 2 anos e ainda não sofreu nenhuma ação do tempo.
Essas daqui foram reveladas por mim e praticamente sem nenhuma edição, filme Arista Premium 400 (tri-x). Não recomendo o Arista Edu Ultra, muito ruim.

Roll1_A001915-R1-19-19_2 by Silvano Rocha, no Flickr

Roll1_A001915-R1-21-21_2 by Silvano Rocha, no Flickr

Roll1_A001915-R1-31-31_2 by Silvano Rocha, no Flickr

Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A