Autor Tópico: Estou pronto pra subir um degrau?  (Lida 2295 vezes)

andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Online: 15 de Julho de 2015, 21:06:49
Olá, pessoal!

Há um tempo leio sobre fotografia e tento aprender um pouco mais, mas nunca tive uma máquina decente. Aliado a isto, como não vivo de fotografia, o tempo nunca sobra pra pegar pesado nos clicks, e nessa área teoria não basta mas sim muiiittttoooos disparos (conscientes), vou me esforçando na medida do possível! Tenho me empenhado mais ainda agora que minha princesa nasceu...

Já tive uma SX130 IS, atualmente tenho uma Canon SX510 HS e estou namorando uma DLSR/Mirrorless há um tempo, e estou prestes a comprar a Samsung NX3000.

Minha pergunta é: estou pronto para subir um degrau investindo numa câmera decente de modo que vá tirar proveito ou ainda tenho que esperar mais?

Vejam minha fotos, por favor, e comentem!

https://www.flickr.com/gp/andreluigo/0x0Gfp

https://www.flickr.com/gp/andreluigo/9v45mQ (as primeiras sem marca d'água eu ainda achava que uma foto digna era inaceitável edição)

Abraços e desde já obrigado a todos que dedicarem um tempinho pra mim...
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2015, 21:36:42
Acho que vale avançar sim!!! As fotos estão em um bom caminho, estão um pouco clichê, mas isso é natural com o tempo vai desenvolver uma identidade própria, mas acho que já deve fazer um up-grade sim!!!  :ok:
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2015, 21:42:51
Pra mim só o fato de vc se predispor a aprender um pouco mais a fundo já lhe faz subir esse "tal degrau merecedor de DSLR/mirrorless", se é que ele existe.

Vá fundo, não perca a chance de registrar sua princesa com uma câmera de melhor qualidade (sabendo que só mudar a câmera não melhora as fotos naturalmente).


DaniKas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #3 Online: 15 de Julho de 2015, 21:50:52
Com certeza!
No meu pensamento, o que mais diz se o up grade é devido ou não é a vontade de aprender.
Se vc estuda e pretende melhorar sempre esse é o caminho!


dadozen

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 652
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Julho de 2015, 22:33:02
Vai fundo! Na minha opinião, já está mais pronto do que muita gente que aparece no fórum, pergunta qual a melhor câmera para começar a ganhar dinheiro com fotografia, e some depois de abrir o tópico.
D750 + 20 1.8G + 35 1.8G ED + 50 1.8G + 85 1.8G + 70-300 VR / SB910 + SB700
wish list: 135 DC f/2 / 70-200 f/4


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #5 Online: 15 de Julho de 2015, 22:40:18
Acho que nao precisa comprar nada nao. Dá pra treinar mais com o equipamento que tem ;).
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #6 Online: 15 de Julho de 2015, 22:48:13
Valer comprar algo melhor, sempre vale, mas ja deixo avisado que uma DSLR com uma 18-55 não vai te proporcionar muita coisa diferente do que ja fazes, talvez nao proporcione nada diferente.

Suas fotos estão legais, a dica que posso dar é focar mais na seleção, é aquela história que ja ouvi de outro fotógrafo que nao lembro o nome, você leria um livro que em uma página tem umas 5 ou 6 sentenças parecidissimas mas com uma ou outra palavra diferente? Sei que as vezes clicamos 40 fotos e tem la suas 10 fotos legais, mas selecione uma ou duas e verás que na composição geral do final ficará bem melhor!
@jacobfotografiacriativa


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #7 Online: 15 de Julho de 2015, 23:01:13
Muito obrigado pelos comentários...
São muito encorajadores e aumenta ainda mais minha vontade de melhorar!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #8 Online: 16 de Julho de 2015, 03:08:43
sou da mesma opinião que o spiderman.Estao legais sim,logicamente,cada uma com seus devidos "erros"(sem querer ofender)quero dizer,sempre tem o que melhorar,entao,acho que nw precisa trocar agora.Alguem ai resumiu bem,mudar de equipamento não significa que melhorara automaticamente suas fotos!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #9 Online: 16 de Julho de 2015, 07:39:59
Eu também sai de canon HS (continuo com ela pelo zoom), comprei uma DSLR usada, baratissima, e mais uma lente 50mm, f/1.8. O que vc ganha: qualidade mesmo com pouca luz, só aí já vale. Agora, o que vc faz com uma compacta, vc precisa de várias lentes de caracteristicas diferentes, e a maioria custa caro. Eu tenho a lente do kit (que dá pro gasto no dia a dia) e essa 50mm que é bem clara. Queria ter uma zoom, mas aí já vai uns R$ 700,00.
Resumo: DSLR=qualidade, Compacta avançada(controles manuais)=versatilidade.
Pra finalizar, a foto que eu fazia com a sx240 em ISO 1600, eu faço em ISO 200 nas mesmas condições (fiz esse teste das duas ao mesmo tempo). Ontem tinha uma T3 pouco usada com lente por 500 paus na OLX.
« Última modificação: 16 de Julho de 2015, 07:41:02 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #10 Online: 16 de Julho de 2015, 13:16:21
Continuo grato pelas contribuições!
Acho meio exagerado dizer que as mesmas fotos que se faz com uma DSLR/Mirrorless faz com uma compacta nas mesmas condições. As lentes são mais claras e qualidade muittoooo superior. Tem diferença em analisar técnica fotográfica e qualidade de imagem, e creio que seja indiscutível uma compacta apanhe feio.

Bem, este comentário era só pra contar que acabei comprando hoje pela manhã a NX3000 com lente 20-50mm (não é a 16-50mm power zoom que eu queria mas pelo preço tá bom) em uma promoção que apareceu por R$ 743,00. Logo em seguida pretendo comprar a 30mm/2.0.

@Gilberto Benasse Por enquanto vou manter a SX510 tbm por causa do zoom, mas lá pro fim do ano pretendo vendê-la pra comprar uma lente de zoom...

@Silvio Takahata Seria interessante apontar os erros e como corrigí-los para que eu possa melhorar!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #11 Online: 16 de Julho de 2015, 13:20:06
Tecnicamente há mais possibilidade de obter "melhores" (senso comum) fotos.
Agora, falando em linguagem, olhar, fotografia de fato, nao mudará nada.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #12 Online: 16 de Julho de 2015, 13:20:27
Continuo grato pelas contribuições!
Acho meio exagerado dizer que as mesmas fotos que se faz com uma DSLR/Mirrorless faz com uma compacta nas mesmas condições. As lentes são mais claras e qualidade muittoooo superior. Tem diferença em analisar técnica fotográfica e qualidade de imagem, e creio que seja indiscutível uma compacta apanhe feio.

Bem, este comentário era só pra contar que acabei comprando hoje pela manhã a NX3000 com lente 20-50mm (não é a 16-50mm power zoom que eu queria mas pelo preço tá bom) em uma promoção que apareceu por R$ 743,00. Logo em seguida pretendo comprar a 30mm/2.0.

@Gilberto Benasse Por enquanto vou manter a SX510 tbm por causa do zoom, mas lá pro fim do ano pretendo vendê-la pra comprar uma lente de zoom...

@Silvio Takahata Seria interessante apontar os erros e como corrigí-los para que eu possa melhorar!

Vc entendeu errado, mesmas condições foi uma camera ao lado da outra, mesma iluminação, abertura e objeto focado,  ou seja essas mesmas configurações. Nessas condições, a compacta usou ISO 1600 e a DSLR usou ISO 200 é isso. Claro que a DSLR é superior, ainda não estou completamente maluco. Mas só um detalhe, as cameras SX da Canon que tem sensor CMOS-BSI (SX240, sx50 que eu conheço) tem imagem melhor que as outras sem o BSI, tanto que em ISO 1600 a imagem não fica granulada.

Quanto a lente, eu acompanho todos os dias na OLX por preço bom, até aparece, mas estou com algumas despesas extras e tenho que maneirar. Comprei a 50mm, f/1.8, praticamente nova, por quase metade do preço. Tanto que tirei a lente do kit e mantenho ela direto da camera.
« Última modificação: 16 de Julho de 2015, 13:43:04 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #13 Online: 16 de Julho de 2015, 13:48:28
Vc entendeu errado, mesmas condições foi uma camera ao lado da outra, mesma iluminação, abertura e objeto focado,  ou seja essas mesmas configurações. Nessas condições, a compacta usou ISO 1600 e a DSLR usou ISO 200 é isso. Claro que a DSLR é superior, ainda não estou completamente maluco. Mas só um detalhe, as cameras SX da Canon que tem sensor CMOS-BSI (SX240, sx50 que eu conheço) tem imagem melhor que as outras sem o BSI, tanto que em ISO 1600 a imagem não fica granulada.

Quanto a lente, eu acompanho todos os dias na OLX por preço bom, até aparece, mas estou com algumas despesas extras e tenho que maneirar. Comprei a 50mm, f/1.8, praticamente nova, por quase metade do preço. Tanto que tirei a lente do kit e mantenho ela direto da camera.

Se era a mesma situação de luz, mesma velocidade de shutter, mesma abertura não tem como uma camera usa ISO 200 e outra 1600...
@jacobfotografiacriativa


cleriston

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 281
Resposta #14 Online: 16 de Julho de 2015, 13:54:44
Na minha opinião vale a pena se o equipamento atual lhe impedir de chegar a um resultado que você queira atingir e o $ permitir.
Depois q comprei uma dslr, nas minhas viagens de férias percebi que muita gente tem DSLR, mas pouco conseguem extrair os benefícios que ela oferece.