Autor Tópico: Dúvidas sobre estudio  (Lida 1235 vezes)

Milani

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 15 de Julho de 2015, 22:09:43
Olá pessoal. Sou novo por aqui. Não tenho grandes conhecimentos sobre fotografias. Sou dentista e gostaria de fazer um pequeno estúdio para fotografias de rosto. Tenho dúvidas em relação ao equipamento necessário. Tenho uma sala de 3 m x 3 m, será que é suficiente? Disponho hoje de uma nikon 7100 , uma lente 105 mm e flash circular para fotos de boca. Mas gostaria de fazer boas fotos de rosto também. Espero ajuda de vocês. Obrigado


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2015, 22:31:11
Está satisfeito com as fotos de boca que faz agora? Acredito que seu equipamento seja o suficiente para esse tipo de foto. Apesar de que não conheço a 105, ela é macro? Se não vc pode trocar por uma macro, que vai te trazer um ótimo resultado pra esse tipo de foto.

Quanto a fotos de rosto/retrato, o espaço deve ser o bastante para a 105 que é uma lente bem fechada, faça um teste e veja se enquadra o rosto da maneira que vc quer ou se falta espaço. Se ela estiver boa vc só precisa de equipamento de iluminação, se as paredes forem brancas dois flashes em exposições diferentes rebatidos pra cada lado já devem ser o bastante (se quiser economizar em softbox), e se eles tiverem modo slave não precisa nem de rádio.


Milani

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2015, 07:33:49
Obrigado pela resposta Lucas. Sim , minha lente é macro, a nikkor 105. Estou fazendo planejamento de sorriso em computador, antes da execução dos trabalhos, para efeito de estudo. Atualmente faço com alente macro de 105  mesmo. Mas gostaria de dar um tom profissional para as fotos de rosto. Estive pensando em fundo preto para aparecer somente o rosto, não o fundo, e 3 pontos de luz. Dois soft box laterais a 45 graus e um flash central.
Será que preciso de rebatedores? Qual a potência necessária desses equipamentos para uma sala de 3 metros x 3 metros? No aguardo


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2015, 09:10:38
Estive pensando em fundo preto para aparecer somente o rosto, não o fundo, e 3 pontos de luz. Dois soft box laterais a 45 graus e um flash central.
Será que preciso de rebatedores? Qual a potência necessária desses equipamentos para uma sala de 3 metros x 3 metros? No aguardo

Então, tudo depende da sua referência para retratos, pode tanto fazer com uma ou diversas fontes de luz, com luz frontal, lateral, cabelo.... tem alguma foto de exemplo?

Estes são retratos que fiz usando uma fonte de luz e um rebatedor, daria pra fazer com uma tocha de 150, e com o espaço que vc tem esta tranquilo tb, n precisa mais que isso...



WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Milani

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2015, 13:02:40
Obrigado leonobox !!!! O tamanho das fotos de rosto são esses, não preciso maior que isso. Só não posso ter sombra no rosto. Por isso a minha dúvida, em relação a quantos pontos de luz. Estive pensando em fundo preto, não quero que apareça o fundo e não quero fazer efeitos atrás e e nem no cabelo. Uma tocha central de 150 resolve? Talvez use dois soft box nas laterais  também , o que acham? Que tamanho de soft box necessito? 30 x 30. E potência? No aguardo .


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2015, 13:50:11
1 tocha 150
1 Octobox de 90cm
1 Rebatedor

Um esquema pra retratos:



A questão da sombra vai da aproximação do rebatedor  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Luiz_Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2015, 14:52:30
Leo

Sou seu fã!  :worship:

A maneira como você compartilha seu conhecimento aqui no fórum é demais!  :clap:


Milani

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #7 Online: 16 de Julho de 2015, 22:03:27
Nossa, que legal Léo. Muito obrigado pelo auxílio. Parabéns pelo seu trabalho e obrigado pelas informações. Fico muito grato mesmo. Um abraço.