Autor Tópico: Desistindo do LR como conversor de RAW  (Lida 5008 vezes)

ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Online: 16 de Julho de 2015, 08:08:52
Olá, gostaria da opinião dos colegas mais experientes, até mesmo para saber se a minha observação pode fazer algum sentido, ou se estou fazendo algo errado:

1- Camera: Canon 6D, Fotografo em RAW.
2- Edição LR 5.7

Conforme a exigência vai aumentando em relação a edição e resultados finais, principalmente em relação a cores, contraste, tons de pele... desde o tempo que possuia a T5i - tenho uma certa insatisfação com os perfis disponíveis no LR - Adobe Standard (era o que mais usava), e os emuladores de perfis da Canon como o Standard, Portrait, etc... Tenho demorado um tempo maior para tentar atingir resultado e ainda assim de forma insatisfatória. (Veja que me refiro não somente ao aspecto da imagem no LR, mas também o mesmo aspecto nos JPEGs exportados)

Veja bem, gosto de todos os demais recursos do LR - acho o programa genial, prático, rápido e torna o fluxo muito intuitivo, o meu problema é como ocorre a conversão do RAW (Talvez seria mais correto culpar o ACR).

Pois bem, peguei o CD que veio com a Canon 6D e instalei o DPP 4.0, interface menos intuitiva e fluxo mais lento, além da ausência das funcionalidades do LR, segui o seguinte caminho:

1- Utilizei o DPP apenas para revelar o RAW - deixei desativado os controles de sharp e noise reduction, mexi apenas na exposição, recuperação de sombras, gama, WB, tons, etc.... com bem menos trabalho - cheguei ao resultado que desejava.

2- Após exportei em TIFF (ainda não sei se devo exportar em 8 ou 16 Bits, para o meu propósito) - depois importei no LR para crop, ajustes localizados, remoção de manchas, sharp, etc.

3- Exportação em JPEG para o destino final.... Os resultados foram o que espera ver nas minhas fotos, muito mais próximo da cena que imaginei ao fotografar, cores, etc.. Apesar de utilizar 2 programas - no final o fluxo ficou mais rápido pois consigo no DPP chegar ao resultado desejado bem mais rapidamente que conseguia no LR, fazendo a revelação do RAW lá.

Bem é isto, procede a minha observação, mais alguém??
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2015, 09:07:44
Eu não tenho esse problema com os arquivos da minha 5Dc. O ACR converte bem, os tons de pele e texturas ficam exatamente como quero e acho que deveria ser.
Tens como postar aí as fotos com cada conversor pra gente comparar?
Olha a minha:
https://www.flickr.com/photos/41853805@N07/18643970328/in/dateposted-public/
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2015, 09:09:58
2- Após exportei em TIFF (ainda não sei se devo exportar em 8 ou 16 Bits, para o meu propósito) - depois importei no LR para crop, ajustes localizados, remoção de manchas, sharp, etc.

16 bits é melhor.

Citar
3- Exportação em JPEG para o destino final.... Os resultados foram o que espera ver nas minhas fotos, muito mais próximo da cena que imaginei ao fotografar, cores, etc.. Apesar de utilizar 2 programas - no final o fluxo ficou mais rápido pois consigo no DPP chegar ao resultado desejado bem mais rapidamente que conseguia no LR, fazendo a revelação do RAW lá.

Para ter cores mais próximas no LR vai no esquema

 


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2015, 09:11:09
Cara, eu estou tendo um problema com o lightroom que não sei como resolver. Ele altera a iluminação da foto mesmo eu desmarcando qualquer opção de alterar. Quando eu importo a foto, ela está de um jeito, quando clico nela ela altera a exposição... Levemente mas faz!

Alguém já passou pelo mesmo problema?
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2015, 09:12:34
Olá Silvano, estou no trabalho, vou postar hoje a noite.

Interessante que sentia a mesma dificuldade com os arquivos da minha T2i, T5i e agora na 6D... portanto não considero um problema câmera dependente...  talvez o problemas esteja comigo mesmo em conseguir chegar ao resultado que desejo no LR...

Perceba que consigo chegar a ótimos resultados com LR, porém com necessidade de mais trabalho sobre cada arquivo.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2015, 09:19:54
Cara, eu estou tendo um problema com o lightroom que não sei como resolver. Ele altera a iluminação da foto mesmo eu desmarcando qualquer opção de alterar. Quando eu importo a foto, ela está de um jeito, quando clico nela ela altera a exposição... Levemente mas faz!

Alguém já passou pelo mesmo problema?

Lizandro, este era um dos problemas que eu percebia no LR, durante a importação não aplicava nenhum preset, mas percebia esta mudança na iluminação... percebi que o fato ocorria em consequência da aplicação do campo "Calibração da Câmera", normalmente era aplicado o Adobe Standard... este por si só já altera a iluminação, contraste, tons, etc....

Depois tentei utilizar como padrão um perfil igual ao que utilizei na câmera como o Câmera Standard, de forma interessante os resultados não são tão agradáveis !! Fica a impressão de que os modos de calibração para a Canon no LR são apenas emulações ou aproximações dos modos originais da Canon...

Conforme respondi ao Silvano anteriormente, consigo após os ajustes no LR resultados bons... porém ao abrir o arquivo inicialmente no DPP, tudo se parece mais com o que vi na cena, com o que vi no LCD e como eu imaginava a foto, aí perco menos tempo na edição, exporto em TIFF quando desejo ajustes adicionais...
« Última modificação: 16 de Julho de 2015, 09:22:35 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2015, 09:21:05
16 bits é melhor.

Para ter cores mais próximas no LR vai no esquema


Olá Pictus, como sempre objetivo e eficiente, vou seguir o esquema do LR para as cores e depois posto informações.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 16 de Julho de 2015, 09:27:31
Ronaldo, o LR é um programa fenomenal, tem muitas coisas que só ele faz, e faz muito bem. Mas a conversão do RAW sempre vai ser engenharia reversa, só mesmo os fabricantes têm a "fórmula" exata dos seus arquivos pra poder extrair o máximo de qualidade na conversão. Por isso, programas dos fabricantes geralmente conseguem resultados um pouco superiores. Ênfase nas palavras "geralmente" e "um pouco", rsrs...

Eu sou fã do DPP da Canon. Acho ele bem limitado, mas é muito simples de se mexer e eu acostumei com a interface. Pro tipo de tratamento que eu faço nas minhas fotos, acho ele bem competente. Mas também sou fã do LR, hoje em dia trabalho muito com os dois. DPP para tratamento e conversão do RAW, LR para catalogação, redimensionamento e tratamento do JPEG.
« Última modificação: 16 de Julho de 2015, 09:27:50 por Humberto Yoji »


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Julho de 2015, 09:34:15
Ronaldo, o LR é um programa fenomenal, tem muitas coisas que só ele faz, e faz muito bem. Mas a conversão do RAW sempre vai ser engenharia reversa, só mesmo os fabricantes têm a "fórmula" exata dos seus arquivos pra poder extrair o máximo de qualidade na conversão. Por isso, programas dos fabricantes geralmente conseguem resultados um pouco superiores. Ênfase nas palavras "geralmente" e "um pouco", rsrs...

Eu sou fã do DPP da Canon. Acho ele bem limitado, mas é muito simples de se mexer e eu acostumei com a interface. Pro tipo de tratamento que eu faço nas minhas fotos, acho ele bem competente. Mas também sou fã do LR, hoje em dia trabalho muito com os dois. DPP para tratamento e conversão do RAW, LR para catalogação, redimensionamento e tratamento do JPEG.

Olá Humberto, valeu pelo comentário... é muito importante saber que não estou ficando louco na minha observação....

Concordo plenamente e também acho o LR fantástico, minha única dificuldade/crítica realmente era a conversão do RAW, para todo o restante continuaria utilizando o LR normalmente.
Concordo também que a diferença final não é "abismal" e ainda que dependendo da cena, contraste etc... os resultados são idênticos.

Valeu ! Minha idéia é utilizar o DPP para a seleção e expurgo inicial do material, conversão do RAW e depois LR para ajustes pontuais, etc..

Abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 16 de Julho de 2015, 09:38:24
dependendo da cena, contraste etc... os resultados são idênticos.

Bem isso mesmo!


Valeu ! Minha idéia é utilizar o DPP para a seleção e expurgo inicial do material, conversão do RAW e depois LR para ajustes pontuais, etc..

Eu trabalho assim também.  :ok:


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Julho de 2015, 10:08:23
Cara, eu estou tendo um problema com o lightroom que não sei como resolver. Ele altera a iluminação da foto mesmo eu desmarcando qualquer opção de alterar. Quando eu importo a foto, ela está de um jeito, quando clico nela ela altera a exposição... Levemente mas faz!

Alguém já passou pelo mesmo problema?
Sim passo pelo mesmo problema, voce olha pra foto e ela está com as cores e contraste iguais o JPEG e aí quando você clica nela ela dá uma mudada violenta. Mais eu percebi como deixar ela mais próxima do look inicial, é um pouquinho a mais de contraste, aumentar um pouco a exposição e +5 de vibração.
EU percebo mais isso quando a foto fica levemente sub ou no --I-- e aí no RAW ele fica escura, mais na verdade é porque o Jpeg que "melhorou".
Seria ideal se, quando clicasse a foto ficasse 100% das vezes igual a visualização inicial.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 16 de Julho de 2015, 10:56:38
Tente o DxO, versão demo. Vai tomar um susto.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Julho de 2015, 11:07:45
Tente o DxO, versão demo. Vai tomar um susto.

Estava mesmo esperando o seu comentário  :D :D  :worship: :worship:
Pelo seus posts prévios, percebo a sua insatisfação com o ACR e conhecimento no assunto.

Vou testar sim, baixando o Demo - Agora  :ok: :ok: :ok:.

Depois coloco as impressões.

Obrigado a todos que comentaram e que opinaram, sempre é muito bom compartilhar informação !
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 16 de Julho de 2015, 11:10:04
Estava mesmo esperando o seu comentário  :D :D  :worship: :worship:
Pelo seus posts prévios, percebo a sua insatisfação com o ACR e conhecimento no assunto.

Vou testar sim, baixando o Demo - Agora  :ok: :ok: :ok:.

Depois coloco as impressões.

Obrigado a todos que comentaram e que opinaram, sempre é muito bom compartilhar informação !


Tanto o Pictus quanto eu somos fãs do DxO. Não é um programa de uso muito óbvio mas depois que você se acostuma ele mata a pau. O RawTherapee também é fantástico mas leva um ano para você aprender haha.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 16 de Julho de 2015, 11:16:23

Tanto o Pictus quanto eu somos fãs do DxO. Não é um programa de uso muito óbvio mas depois que você se acostuma ele mata a pau. O RawTherapee também é fantástico mas leva um ano para você aprender haha.

 :ok: Instalei o RawTherapee aqui, fiquei uns 4 meses usando, obtive resultados muito bons.... mas realmente a curva de aprendizado dele foi o obstáculo, desisti... fico mais leve em saber que o programa é complexo mesmo e que o problema não está comigo   :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Valeu!
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/