Autor Tópico: Traduções e interpretações da avaliação de uma 75-300 Olympus  (Lida 2604 vezes)

efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Avaliação da Olympus 75-300 (150-600 equivalente) do Lens Rentals:

"Image quality is decent for a consumer-grade telephoto lens, and autofocus is adequate for stationary up to slower moving subjects."

A tradução disso interpretada para o entusiasta amador é:

"A qualidade de imagem é EXCELENTE para o entusiasta amador, e o autofoco IMBATÍVEL para objetos/seres à distância."

Não desejo nada melhor do que esse desempenho de nitidez, contraste e cor para uma 600mm usada sem tripé que pese 400g e caiba no bolso, e não tem bicho andante (talvez algum "voante" mais preguiçoso...) que não congele a 1/1000s. :D

Foco na torre vermelha e branca, as treliças da torre não são perceptíveis a olho nu... É só clicar na imagem...




marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2015, 14:13:19
O grande problema de análise de zoom long range / long telephoto é que o público principal desse tipo de lente é birder (pessoal que fotografa pássaros), e qualquer lente que você não veja o olho do piolho no topo da cabeça da cacatua que estão fotografando com nitidez plena basta para classificar a lente como lixo. :)
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2015, 14:26:16
O grande problema ...é que o público principal desse tipo de lente é birder...

Você tem toda razão, Márcio, mas as análises para o pessoal do "BIF" (Birds In Flight) são diferentes, pois se a "águia careca" estiver quieta no ninho o resultado é bastante satisfatório. Aliás, para quem visita Pantanal e Amazônia, não precisa colocar 80-400 de $2700 (nos USA) para ter uma imagem muito compensadora.

Realmente tenho testado aqui no Rio com alguns urubus ("águia careca" de carioca  :shock:) e vc joga a Olympus na sacola e usa só a Nikon mesmo. O meu ponto é que, excetuando-se essas situações BIFs, a lente é fantástica, pois qual amador tem $$$ e espaço na bolsa para Bigmas ou 80-400, né? ...  :ok:


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2015, 14:31:12
Realmente tenho testado aqui no Rio com alguns urubus ("águia careca" de carioca  :shock:)

Ahahahahaha, isso dá uma exposição, hein? :)

Eu ando meio interessado na 100-300mm, mas estou me forçando a dar pausa em compras...
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2015, 14:33:50
Ahahahahaha, isso dá uma exposição, hein? :)

Essa nossa terrinha é uma tristeza...  ;)

Eu optei pela 75-300 pelos reviews, inclusive do Ming Thein, afirmando que o desempenho do AF é melhor. É um f/stop de luz, realmente... Mas eu estive com ambas nos EUA e a Oly é MUITO mais compacta, leve e, para minhas fotos ao ar livre com boa luz, tanto faz. No seu caso, shows e espetáculos diversos, não vejo muita saída que não as Pros da Oly não...  :(
« Última modificação: 16 de Julho de 2015, 14:36:57 por efilho »


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2015, 14:40:40
Essa nossa terrinha é uma tristeza...  ;)

Eu optei pela 75-300 pelos reviews, inclusive do Ming Thein, afirmando que o desempenho do AF é melhor. É um f/stop de luz, realmente... Mas eu estive com ambas nos EUA e a Oly é MUITO mais compacta, leve e, para minhas fotos ao ar livre com boa luz, tanto faz. No seu caso, shows e espetáculos diversos, não vejo muita saída que não as Pros da Oly não...  :(

Sim, pra mim OIS seria uma meia necessidade (a E-M5 cuidaria da estabilização, mas com OIS serviria pra um vídeo eventual em festivais), mas o stop de luz faz MUITA diferença (pra mim seria ainda melhor se o stop final fosse f/4).
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2015, 14:45:52
Pois é, já vi muito gringo reclamando de peso, preço e tamanho impostos ao desenvolver lentes f/2.8. Se fossem f/4 essas lentes seriam bem mais acessíveis e compactas. É mais ou menos a linha de primes f/1.8 G e zooms f/4 da Nikon. Quem está com $$$ e precisa para seu trabalho 70-200 f/2.8, nem tanto 70-200 f/4 ou ainda uma 24-120 f/4...

M4/3 está ficando oito ou oitenta. A 12-40 Pro é bastante aceitável, mas achar que 40-150 f/2.8 m4/3 com peso e tamanho de uma 70-300 para full-frame é algo adequado simplesmente pq pesa e mede metade de uma equivalente em full-frame é jogo duro...  ;)
« Última modificação: 16 de Julho de 2015, 14:46:26 por efilho »


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Julho de 2015, 09:53:47
Sobre a 12-40mm compartilho da sua opinião....a lente é ótima...e pela versatilidade é a que mais tem ficado montada no corpo da minha E-M1, no começo estranhei um pouco o peso...que é bem acima da média, pesa igual a 75-300mm (mas pelo range a gente espera menos peso) mas depois acostumei. Agora qualquer peso acima da 12-40mm e da 75-300mm já começo achar complicado. Sou um feliz proprietário da 75-300mm, nesse range novamente concordo com vc e não apoio aberturas maiores em detrimento do tamanho e peso, acho complicado.... sim... uma abertura maior pode possibilitar ISOs mais baixos e mais qualidade em algumas situações...mas pode comprometer a portabilidade e o $bolso$...em demasia....dois pontos que acho sensíveis. 
« Última modificação: 17 de Julho de 2015, 09:55:10 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 17 de Julho de 2015, 10:38:49
Eu já interpretei o texto da análise como: "lente que atende às necessidades entre boa pra ótima mas longe de ser excelente"
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 17 de Julho de 2015, 12:09:31
Eu já interpretei o texto da análise como: "lente que atende às necessidades entre boa pra ótima mas longe de ser excelente"...

Gostaria que clicasse na foto e ilustrasse os pontos que embasam sua opinião. Exatamente o que faz com que ela seja "ótima" porém "longe de ser excelente"?????  ;)

« Última modificação: 17 de Julho de 2015, 12:13:53 por efilho »


Cristiano Oliveira

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 164
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Julho de 2015, 14:02:29
Vocês me permitem desviar por alguns segundos o propósito do tópico?

Bem, serei proprietário de imã omd em5 em alguns dias. Como não conheço as nomenclaturas e as compatibilidades do sistema , pergunto se aa lenteObjetiva ZUIKO Digital EZ 40 - 150 mm F3.5 - F4.5 eé compacompatível?
Clicar é fácil, difícil é não deixar o momento escapar para sempre. Qualquer um aperta o botão, mas poucos eternizam momentos. É por isso que eu preciso aprender mais... E não me canso! E sigo em frente!


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 17 de Julho de 2015, 14:16:12
Ela é uma lente do formato 4/3, portanto será compatível com sua E-M5 se usar um adaptador. Entretanto, se usada com a E-M1, vc poderá desfrutar de um autofoco aprimorado, já que aquela dispõe de sensores de fase, mas também precisa do adaptador 4/3 para m4/3.  :ok:
« Última modificação: 17 de Julho de 2015, 14:17:09 por efilho »


Cristiano Oliveira

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 164
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Julho de 2015, 14:37:29
Vou mandar MP. Espero que não se incomode
obrigado.
Clicar é fácil, difícil é não deixar o momento escapar para sempre. Qualquer um aperta o botão, mas poucos eternizam momentos. É por isso que eu preciso aprender mais... E não me canso! E sigo em frente!


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 17 de Julho de 2015, 15:58:54
Vou mandar MP. Espero que não se incomode...

Já respondi, mas acho que aqui vc terá mais respostas para sua dúvida... Abra um tópico que deve ter gente que usa lente 4/3 em m4/3 com adaptador... Sempre tem uns "senões" nessas adaptções...  :ok:


Cristiano Oliveira

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 164
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 17 de Julho de 2015, 18:33:20
Grato... Desisti da compra. Seu esclarecimento foi suficiente.
Clicar é fácil, difícil é não deixar o momento escapar para sempre. Qualquer um aperta o botão, mas poucos eternizam momentos. É por isso que eu preciso aprender mais... E não me canso! E sigo em frente!