Autor Tópico: Quantos ensaios um fotógrafo tempo integral faz por mês?  (Lida 11210 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #30 Online: 20 de Julho de 2015, 17:00:27
Milton, li tudo rsrsrsrs

Hoje eu diria que uns 30% dos meus trabalhos são indicação.

Sobre ensaios em casa após as 18h que você citou. Aqui tem uma cultura forte do "dia de sol", já tive gestante que cancelou ensaio porque queria por do sol e o dia estava nublado.
Acredite, já fiz um anuncio na fanpage procurando uma gestante para um ensaio em domicilio, naquele estilo que mostra tipo a rotina do casal em casal e tal.
Era da graça, choveu candidatas, mas na hora da verdade elas queriam fazer externo.
Eu explicava que externo não me servia pois queria montar portfolio com ensaio em casa.
Resultado, fiz 3 ensaios externos pagos e 0 em casa.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


The Punisher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 20 de Julho de 2015, 17:31:25
se quando você trabalhava em estúdio ja tinha "tudo pronto" é um bom motivo pra ter parado.

Eu trabalho em estúdio e externa, e pela dificuldade de variação de luz/cenário, acho muito mais díficil um ensaio em estúdio render do que em externa

Se você acha estúdio mais difícil é você quem deveria parar, ou talvez estudar mais um pouco, é assim mesmo no início.


The Punisher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 20 de Julho de 2015, 17:37:15
:shock: :no: :doh:

Como já diria alguem mais sábio do que eu: "Nao alimente os Trolls."  :ok:

O troll aqui é você meu amigo, tentei gerar empatia com você, inclusive elogiando seu trabalho, e você foi estúpido comigo, levando para o lado pessoal, se só gosta de falar e ouvir sua opinião não entre em um fórum, eu ajudo muitas pessoas aqui trocando experiências e ideias, apesar de participar a pouco tempo.

Mais respeito e maturidade.


KoioZ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 20 de Julho de 2015, 17:42:47
Não seria melhor expor apenas opiniões para melhorar o desenvolvimento de idéias do que ficar realizando ataques pessoais velados ou ostensivos? :ponder:

Se o colega não pediu para julgar o trabalho dele, pra que tecer comentários? :doh:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #34 Online: 20 de Julho de 2015, 18:24:54
Eu ainda estou tentando entender a pergunta do tópico. É uma pergunta que nao serve como parâmetro para nada.  :shock:

Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #35 Online: 20 de Julho de 2015, 20:05:04
Eu ainda estou tentando entender a pergunta do tópico. É uma pergunta que nao serve como parâmetro para nada.  :shock:

Vamos lá  com um exemplo:

Hoje meu custo mensal com a fotografia é 2.600,00 reais.
Onde 600,00 reais é meu custo com depreciação do equipamento, anuncios, site, seguro e etc
2.000 é o salario que eu estipulei.

2.600,00 dividido por 4 ensaios no mês, 650,00 é  o valor que cobro por ensaio.

Me acompanhando ainda?

Quero largar meu emprego, supondo que eu ganhe 3 mil reais clt com benefícios, convertendo o salario para PJ, por baixo, 5 mil reais.

2.600,00 + 5.000,00 = 7.600 reais. Dividido por 4, 1.900,00 reais por ensaio.
Valor que está longe de minha realidade cobrar.

Com base na experiencia dos colegas que trabalham em tempo integral com a fotografia, quero ter uma ideia da media (x) de ensaios que fazem ou julgam um numero seguro.
Assim eu posso dividir 7.600,00 por x e saber quanto preciso cobrar.

Se eu quisesse manter o valor do ensaio em 650,00, teria que fazer 12 ensaios por mês.
Seria 12, um numero pessimista? otimista? surreal? pé no chão?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #36 Online: 20 de Julho de 2015, 21:04:26
Vamos lá  com um exemplo:

Hoje meu custo mensal com a fotografia é 2.600,00 reais.
Onde 600,00 reais é meu custo com depreciação do equipamento, anuncios, site, seguro e etc
2.000 é o salario que eu estipulei.

2.600,00 dividido por 4 ensaios no mês, 650,00 é  o valor que cobro por ensaio.

Me acompanhando ainda?

Quero largar meu emprego, supondo que eu ganhe 3 mil reais clt com benefícios, convertendo o salario para PJ, por baixo, 5 mil reais.

2.600,00 + 5.000,00 = 7.600 reais. Dividido por 4, 1.900,00 reais por ensaio.
Valor que está longe de minha realidade cobrar.

Com base na experiencia dos colegas que trabalham em tempo integral com a fotografia, quero ter uma ideia da media (x) de ensaios que fazem ou julgam um numero seguro.
Assim eu posso dividir 7.600,00 por x e saber quanto preciso cobrar.

Se eu quisesse manter o valor do ensaio em 650,00, teria que fazer 12 ensaios por mês.
Seria 12, um numero pessimista? otimista? surreal? pé no chão?
ahhhhh. Acho que agora entendi....
Voce quer saber se é viável, levando em conta o fator tempo, fazer 12 ensaio por mês. É isso?
Continua sendo um pouco vago, pois há inúmeras variáveis envolvidas, como o tempo que você dedica a cada cliente (veja que nao falo em tempo de ensaio), seu nivel de produtividade e o tempo livre que você gostaria de ter para dedicar a outras coisas.
Em relaçao ao tempo q vc dedica a cada cliente voce deve levar em conta a quantidade de fotos que você oferece, tempo de atendimento, tempo destinado ao ensaio, tempo de pos-venda etc. Veja que é uma coisa bem pessoal. Nao tem como você levar em conta a realidade dos colegas.
Outra coisa, vejo muita gente determinando o valor do trabalho a partir dos custos e isso é totalmente errado. Levantar os custos ajuda a determinar um piso pois abaixo disso o trabalho se torna iniviável. No entanto, o valor deve ser determinado a partir da visao do mercado de quanto custa o seu trabalho. Neste sentido, é essencial fazer uma boa pesquisa de mercado e, além disso, ter a real noçao de quanto vale o seu trabalho. Isso inclui em pensar na "raridade"do serviço que voce presta e no tempo que voce poderia estar destinando parar fazer outras coisas que sao importantes para você.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #37 Online: 20 de Julho de 2015, 21:13:59
ahhhhh. Acho que agora entendi....
Voce quer saber se é viável, levando em conta o fator tempo, fazer 12 ensaio por mês. É isso?
Continua sendo um pouco vago, pois há inúmeras variáveis envolvidas, como o tempo que você dedica a cada cliente (veja que nao falo em tempo de ensaio), seu nivel de produtividade e o tempo livre que você gostaria de ter para dedicar a outras coisas.
Em relaçao ao tempo q vc dedica a cada cliente voce deve levar em conta a quantidade de fotos que você oferece, tempo de atendimento, tempo destinado ao ensaio, tempo de pos-venda etc. Veja que é uma coisa bem pessoal. Nao tem como você levar em conta a realidade dos colegas.
Outra coisa, vejo muita gente determinando o valor do trabalho a partir dos custos e isso é totalmente errado. Levantar os custos ajuda a determinar um piso pois abaixo disso o trabalho se torna iniviável. No entanto, o valor deve ser determinado a partir da visao do mercado de quanto custa o seu trabalho. Neste sentido, é essencial fazer uma boa pesquisa de mercado e, além disso, ter a real noçao de quanto vale o seu trabalho. Isso inclui em pensar na "raridade"do serviço que voce presta e no tempo que voce poderia estar destinando parar fazer outras coisas que sao importantes para você.

Eu uso os custos como ponto de partida para garantir que não estou levando prejuízo.

Você faz quantos ensaios por mês?

Eu sempre soube que orçamento era tabu na fotografia, poucos colocam quanto cobram no site, por exemplo.
Mas dizer a quantidade de ensaio é novidade.
Não vou voltar reclamando de ninguém por não conseguir o numero dito, nem escrever um manual definitivo da fotografia com esse numero.  :hysterical:

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #38 Online: 20 de Julho de 2015, 22:13:13
O troll aqui é você meu amigo, tentei gerar empatia com você, inclusive elogiando seu trabalho, e você foi estúpido comigo, levando para o lado pessoal, se só gosta de falar e ouvir sua opinião não entre em um fórum, eu ajudo muitas pessoas aqui trocando experiências e ideias, apesar de participar a pouco tempo.

Mais respeito e maturidade.

Mais calma amigão!  ;)



André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #39 Online: 20 de Julho de 2015, 22:16:45
Se você acha estúdio mais difícil é você quem deveria parar, ou talvez estudar mais um pouco, é assim mesmo no início.

Eu respondo ad hominem com meu portfólio apenas.

www.flickr.com/andreluisjacob
www.andrejacobfotografia.com
« Última modificação: 20 de Julho de 2015, 22:17:45 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #40 Online: 21 de Julho de 2015, 03:34:28
[...]
Seria 12, um numero pessimista? otimista? surreal? pé no chão?

12 pode ser persimista ou otimosta.
Depende muito que tipo de fotografia vc faz e quuanto tempo tempo vc precisa para finalizar o trabalho de cada servico. E o quanto vc gosta de trabalhar.

Para quem ama o trabalho a ponto de so querer fazer isso e consegue concluir cada trabalhonrapido, 12 pode ser pouco. Principalmente se o valor cobrado for baixo. Ou para quem quer ganhar mais dinheiro possivel e veque esta com tempo atoa enquantompoderia estar trabalhando para mais clientes. Para toda essa ocasiao e perfil, 12 pode ser pouco.

Para quem leva mais tempo para concluir o trabalho, que depende so tipo de servico, tipo de fotografia, localidade, etc. ou para quem oferece servico mais para pagar as contas do que pelo gosto para o negocio e ganhar mais dinheiro possivel, ou para quem ja cobra um bom valor por servico e valoriza mais tempo livre para fotografar projetos pessoais, dedicar mais tempo a familia, amigos, passa tempo, etc. 12 pode ser muito.

Depende muito de cada individuo. O que significa sucesso para uns pode significar fracasso para outros.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #41 Online: 26 de Julho de 2015, 18:38:57
depende, no meu ensaio completo, se fizesse 12 por mês estaria totalmente satisfeito, nao precisaria fazer nem eventos mais... mas talvez conseguiria ter um dia da semana de descanso e olhe lá...

Como disse o CROIX, varia, nem todo profissional trabalha da mesma forma.
@jacobfotografiacriativa


The Punisher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #43 Online: 28 de Julho de 2015, 21:06:57
Não alimentarei um troll novato de fórum que não mostra seu portfólio e caga regra

Beijinho no ombro
@jacobfotografiacriativa


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #44 Online: 28 de Julho de 2015, 21:38:17
Galera..... Vamos manter a discussão civilizada e sem trocar de farpas para o bem do tópico.

The Punisher, pega mais leve com os seus comentários. Não precisa causar discórdia.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales