Discordo num ponto do Punisher . Não precisa ser bom fotógrafo, mas precisa de um bom ponto comercial pra ter um bom volume de vendas. Como vc perguntou em tempo integral vou dar exemplo pessoal. Um tio meu q tinha estúdio no centro de sp na época boa fazia 60 cabeças ( foto 3x4 ) e cerca de 30 ensaios fotográficos ( entre gestante,criança,noiva e book ) ou seja no máximo 1 por dia . Fluxo absurdo de pessoas ,chutando por baixo 200 mil por dia . Caso 2 , amigo meu, excelente fotógrafo ,estúdio de grande porte, afastado do centro . Fluxo mínimo de pessoas , maioria passava de carro . Facilidade de estacionamento, mesmo assim ninguém parava. Média de 2 books por semana(eu sei porque minha esposa era sempre chamada pra maquiar e produzir as modelos) . Dependia de eventos pra pagar o aluguel do ponto . Faliu em menos de 2 anos . Meu caso, estúdio em bairro, fluxo de pessoas quase zero , dependendo basicamente de indicação , todos ensaios são puxados por eventos . Tipo a mulher vai fazer um aniversario de 60 anos e pede uma sessão de fotos pra escolher uma pro banner . Ou e´filho ou filha de alguém q fez evento comigo . Tbm não tem como dispensar eventos , q[é de onde vem o grosso do dimdim . Gente sem conexão com eventos feitos por mim, eu chuto no máximo 2 por mês . Detalhe : eu cobro acima da media aqui da regiaõ e não to nem aí . Se acha caro eu indico um barato amigo meu . Caso 4 : o cara tem o melhor ponto comercial ,do lado da estação , atende desde classe A até classe E , ganha muito com foto 3x4 editada na hora e foto pra rede social com direito a maquiagem . Focado em fotografia infantil e adolescente faz sessões rápidas de 15 minutos a meia hora e agrega fotoprodutos as vendas ,chaveirinhos,canequinhas e toda essa tranqueirada q mãe baba . Moleque inteligente ,fotografo mediano, nenhuma das 4 fotografas do estúdio são formadas em fotografia ,todas eram atendentes no inicio, mas tem carisma é bom comerciante e com certeza já passou do primeiro milhão na conta bancária faz tempo.
Tirando essa questão de ponto comercial e tino pro negocio ,aí sim o cara tem q ser muito bom, acima da média pra se sobressair ou ter um bom marketing . Rede grande de contatos não conta, por dia me procuram muita gente por indicação de rede social ou de amigos, mas qdo passo o orçamento ,todo mundo se lembra q tem um primo ou uma amiga q tem uma câmera " profissional " . O cara pode ser seu amigo e precisar de um book ,mas se tiver um zé favela q faz pela metade do preço ,negócios e amizade não se misturam .Teve uma época q fiz promoção de fotolivro com capa personalizada de 10 laminas ( cerca de 20 fotos ) por 500 contos . Mesmo assim fechei todos por indicação e nenhum por divulgação na net . Antes de largar o emprego tem q ter agenda fechada pra todo fim de semana ,senão é suicídio.