Autor Tópico: 70-200mm f/2.8G VR II - vale o peso e preço?  (Lida 11138 vezes)

carlosvitor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
Online: 17 de Julho de 2015, 09:23:48
Olá pessoal,

Estou pensando em comprar uma tele-objetiva para eventos, ensaios fotográficos (retratos ao ar livre) e eventualmente tirar foto de sobrinhos praticando esportes ou fazendo alguma apresentação em ginásios, teatros e auditórios.
No dia-a-dia eu costumo usar lentes fixas, como 35mm ou 50mm. Acho bem mais leves e claras que a 24-70 e normalmente consigo me movimentar bem para conseguir o enquadramento sem precisar de uma zoom.
Mas queria adquirir uma lente tele-objetiva e a primeira que veio à cabeça é a famosa 70-200mm f/2.8G VR II, com seus 1,5kg.
Como alternativas, penso numa 85mm f/1.8G e 105mm f/2.8G VR macro. Existe também a 135mm DC. Porém, ambas têm alcance bem menor, mas são bem mais leves. Poderia pensar também na 70-200mm f/4, mas gosto demais de lentes mais claras. A 105mm tem outra vantagem de poder usá-la como macro mesmo, para tirar fotos de alianças, vestidos ou outros objetos, mas isso não é muito corriqueiro para mim. Não sei se seria o caso de comprar um tubo de extensão.
Em eventos e talvez em ensaios, seria o caso de usar duas câmeras com uma alça tipo Black Rapid, uma com a 35mm e a outra com a tele-objetiva.
A questão principal é o tamanho e o peso da 70-200mm f/2.8G VR II. O que vocês acham dela? Cansa muito as costas e as mãos? Alguém já se incomodou demais com isso?

Valeu!


5DIV - 35LII - 85L IS


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2015, 09:41:39
A questão principal é o tamanho e o peso da 70-200mm f/2.8G VR II. O que vocês acham dela? Cansa muito as costas e as mãos? Alguém já se incomodou demais com isso?

Grande e Robusta. Qualidade fantástica. Não me incomoda nem um pouco mas não é Leve.

Quanto ao uso, como de costume, vais ter N opiniões por aqui.  De 18 à 600mm vai aparecer de tudo  :eek:

Vai pelo seu uso e aplicação. De 70 a 200 cobre um bom range e vai te ajudar muito quando a movimentação for meio complicada.
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



carlosvitor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2015, 10:01:32
Valeu Alex! Vi na sua assinatura que você praticamente só usa lentes f/2.8. Não tem vários momentos que você gostaria de ter uma f/1.8 ou 1.4? Costuma usar flash para tirar fotos de pessoas durante a noite?
5DIV - 35LII - 85L IS


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2015, 10:27:16
Eu também já me peguei nesse tipo de dúvida e cheguei à seguinte conclusão: só testando mesmo.

Eu acho que você não irá se adaptar muito por já estar acostumado com fixas e, além disso, achou a 24-70 pesada. Imagina essa? Contudo, o range 70-200 é bem mais amplo e com muito mais possibilidades para se tê-la do que numa 24-70 onde é mais fácil de substituir com primes.
Eu, se fotografasse profissionalmente ensaios e eventos teria uma 70-200 2.8.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2015, 11:57:09
Olha, eu tinha essa grande dúvida. Aconteceu comigo o seguinte: Tive a oportunidade de comprar uma 70-200 sigma muito em conta. Fiz um ensaio com ela e achei pesada demais. Vendi.

Comprei mais algumas fixas e tals, até que cheguei na 105DC. Com o meu kit de fixas, eu estava bem satisfeito.

Ai surgiu a oportunidade denovo de comprar outra 70-200 e confesso que fiquei muito tentado. Os desfoques dela são incríveis e a nitidez nem se fala. Como trabalho muito com casamento, resolvi comprar novamente.

Sim, ela é muito pesada. MAs vale a pena ter ela no kit para fotografias onde é ideal que você não seja notado, ou seja, de longe. Você consegue cliques fantásticos com ela e consegue capturar momentos espontâneos.

O conta é somente o peso mesmo. Mas você não vai ficar com ela o tempo todo né? Eu sugiro comprar a 85 e ela, caso esteja interessado.

A 85 me surpreende todos os dias. É uma lente versátil para retratos e casamentos, e relativamente barata.

Se quiser, posso te mandar algumas fotos que fiz com ela.  :ok:
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


carlosvitor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2015, 13:10:26
Valeu pelas dicas! Realmente a 70-200mm é insubstituível. A 85mm f/1.8G é incrível e pequena. O único problema talvez seja o alcance mesmo.
5DIV - 35LII - 85L IS


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2015, 13:16:11
Vale sim.

Eu tinha a 85mm f1.8G, depois que comprei a 70-200 tive que vender a 85 pois não usava.


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #7 Online: 17 de Julho de 2015, 13:34:59
Valeu Alex! Vi na sua assinatura que você praticamente só usa lentes f/2.8. Não tem vários momentos que você gostaria de ter uma f/1.8 ou 1.4? Costuma usar flash para tirar fotos de pessoas durante a noite?

Já tive 1.4 e 1.8 nas 50 mm. A 1.4 me dá saudade, leve e excelente. Confesso que gosto, mas não sou tarado, das grandes aberturas. faz parte, mas não é essencial.
Se não existisse zoons no Mundo, meu set dos sonhos seria 14, 24, 35, 50, 85, 105, 135, 200, e 400 mm  :D

Com o meu "trio parada dura" tenho esta cobertura em 3 zoons + 1 TC. Qualidade mediana....segundo alguns, mas para meu uso amador está de bom tamanho  :ok:

Em tempo, fixas e zoons podem conviver bem em meu set também.
Ainda procuro uma 85 1.4 G  :D
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 17 de Julho de 2015, 13:39:40
Se já está acostumado a fixas te recomendo a Nikon 180mm 2.8 AF, tenho uma e acho demais, nítida já em 2.8 e um bokeh maravilhoso. Nunca utilizei em eventos, pois não curto essa distância focal para essa finalidade, mas para ensaios é demais.
Umas amostras:









Obs. Têm uma dando sopa no classificados. :D


carlosvitor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
Resposta #9 Online: 17 de Julho de 2015, 13:58:00
Ótimas fotos, Douglas! Mas realmente acho que uma 180mm seria específica demais e eu não usaria tanto como uma 70-200mm, apesar de ser a metade do peso. Valeu!
5DIV - 35LII - 85L IS


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Julho de 2015, 15:19:49
Olá pessoal,

Estou pensando em comprar uma tele-objetiva para eventos, ensaios fotográficos (retratos ao ar livre) e eventualmente tirar foto de sobrinhos praticando esportes ou fazendo alguma apresentação em ginásios, teatros e auditórios.
No dia-a-dia eu costumo usar lentes fixas, como 35mm ou 50mm. Acho bem mais leves e claras que a 24-70 e normalmente consigo me movimentar bem para conseguir o enquadramento sem precisar de uma zoom.
Mas queria adquirir uma lente tele-objetiva e a primeira que veio à cabeça é a famosa 70-200mm f/2.8G VR II, com seus 1,5kg.
Como alternativas, penso numa 85mm f/1.8G e 105mm f/2.8G VR macro. Existe também a 135mm DC. Porém, ambas têm alcance bem menor, mas são bem mais leves. Poderia pensar também na 70-200mm f/4, mas gosto demais de lentes mais claras. A 105mm tem outra vantagem de poder usá-la como macro mesmo, para tirar fotos de alianças, vestidos ou outros objetos, mas isso não é muito corriqueiro para mim. Não sei se seria o caso de comprar um tubo de extensão.
Em eventos e talvez em ensaios, seria o caso de usar duas câmeras com uma alça tipo Black Rapid, uma com a 35mm e a outra com a tele-objetiva.
A questão principal é o tamanho e o peso da 70-200mm f/2.8G VR II. O que vocês acham dela? Cansa muito as costas e as mãos? Alguém já se incomodou demais com isso?

Valeu!

Entendo que há duas opiniões principais que você deve considerar. A do Alex, pois ele tem a danada e usa muito. A opinião dele portanto é fundamental, mas ele não é profissional e portanto seu uso é apenas de amador. A segunda opinião que pode lhe ser util seria de alguém que a usa profissionalmente, e por aqui apareceu o Carlos Ferrari. Como ambos te disseram que sim, não vacile e caia dentro!
« Última modificação: 17 de Julho de 2015, 15:21:12 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 17 de Julho de 2015, 17:45:28
Carlos Vitor,


EU uso a 70-200 2.8 VR II profissionalmente há uns dois anos e até bem pouco tempo atrás eu, e a equipe, pensávamos que ela era insubstituível (e ponto). Sim, ela é um "cadinho" mais pesada mas este para mim não é o ponto.

Nítida que só a porr@ (para uma zoom), o resultado de imagem que ela entrega é excelente.

Contudo, para o meu caso, 2.8 começou a "ficar escuro". Comecei a sentir falta de um pouco mais de luz, tanto pela minha "adaptação de estilo" quanto pelos eventos que estavamos fotografando, bem escuros.

Soma-se a isso o fato de que eu substitui a minha 24-70 2.8 por uma 35mm Art e uma 50mm Arte e o resultado me fez não querer ver nem pintada de ouro a 20-70.

Nesse embalo, de bons resultados (de nitidez, leveza, desfoque e de permitir trabalhar em locais bem mais escuros), eu resolvi investir em uma lente 85mm 1.8 ( e em uma câmera para low light). Bummm.

O resultado foi espetacular. Estou muito feliz com o conjunto.

Agora, e acho que é o que mais te interessa, embora eu tenha gostado muito da 85mm, dependendo do evento eu uso a 70-200. (elas se revezam).

O fator que mais conta nesta história, para mim hoje, é a condição de iluminação do local da cerimônia. Está escuro? 85mm. Está bom de luz? 70-200.

E claro que estou desconsiderando uma série de outros fatores, como o desfoque, por exemplo, mas no frigir dos ovos, peso, para mim não é problema. E, quer saber, embora eu curta MUITO a 85mm, eu adoro a 70-200 2.8 VR II.

Lente fod@.


D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #12 Online: 17 de Julho de 2015, 18:42:03
O fator que mais conta nesta história, para mim hoje, é a condição de iluminação do local da cerimônia. Está escuro? 85mm. Está bom de luz? 70-200.

E claro que estou desconsiderando uma série de outros fatores, como o desfoque, por exemplo, mas no frigir dos ovos, peso, para mim não é problema. E, quer saber, embora eu curta MUITO a 85mm, eu adoro a 70-200 2.8 VR II.

Lente fod@.


Resumiu bem demais  :clap: :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



carlosvitor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
Resposta #13 Online: 17 de Julho de 2015, 19:30:37
Carlos Vitor,


EU uso a 70-200 2.8 VR II profissionalmente há uns dois anos e até bem pouco tempo atrás eu, e a equipe, pensávamos que ela era insubstituível (e ponto). Sim, ela é um "cadinho" mais pesada mas este para mim não é o ponto.

Nítida que só a porr@ (para uma zoom), o resultado de imagem que ela entrega é excelente.

Contudo, para o meu caso, 2.8 começou a "ficar escuro". Comecei a sentir falta de um pouco mais de luz, tanto pela minha "adaptação de estilo" quanto pelos eventos que estavamos fotografando, bem escuros.

Soma-se a isso o fato de que eu substitui a minha 24-70 2.8 por uma 35mm Art e uma 50mm Arte e o resultado me fez não querer ver nem pintada de ouro a 20-70.

Nesse embalo, de bons resultados (de nitidez, leveza, desfoque e de permitir trabalhar em locais bem mais escuros), eu resolvi investir em uma lente 85mm 1.8 ( e em uma câmera para low light). Bummm.

O resultado foi espetacular. Estou muito feliz com o conjunto.

Agora, e acho que é o que mais te interessa, embora eu tenha gostado muito da 85mm, dependendo do evento eu uso a 70-200. (elas se revezam).

O fator que mais conta nesta história, para mim hoje, é a condição de iluminação do local da cerimônia. Está escuro? 85mm. Está bom de luz? 70-200.

E claro que estou desconsiderando uma série de outros fatores, como o desfoque, por exemplo, mas no frigir dos ovos, peso, para mim não é problema. E, quer saber, embora eu curta MUITO a 85mm, eu adoro a 70-200 2.8 VR II.

Lente fod@.

Valeu pela resposta completa! Realmente eu gosto de usar primes por causa da claridade, da profundidade de campo e do peso.
Mas não tem vezes que você acha a 85mm muito curta?
E para ensaios fotográficos ao ar livre, você prefere usar a 70-200mm em 200mm f/2.8 ou em 85mm f/1.8 para isolar bem o casal do fundo?
5DIV - 35LII - 85L IS


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 20 de Julho de 2015, 19:03:50
Por essas e outras, tenho, e uso, as duas.
 :ok:

às vezes explodir o fundo não é a melhor alternativa, as vezes fechar o ângulo te salva. Quer um exemplo? Fotos protocolares. As vezes o lugar é horroroso mas tem um fundo (cenário) bonito, que a noiva gastou uma grana. Com a 70-200 em 200 você consegue (embora nem sempre em função da distancia necessária - isso já é um problema para discutirmos em outro momento) sumir com o teto e as laterais.

Uma vez eu fotografei um casamento em que a festa foi num lugar onde o fundo tinha uma lona transparente começando nuns 3m e indo até uns 7m do chão (no Ilha, aqui em Vitória), bem atrás da mesa do bolo. A luz batia "naquela merda" e "c@gav@" a foto toda. Como tinha espaço, larguei o soft box perto da mesa com a noiva e mandei ver, la de longe. Pronto, as fotos ficaram ótimas, sem parecer que tinha um espelho na conversa (atrás da noiva). 

O Mais comum é nas laterais. É terrível, um fundo lindo e na foto umas bordas feias, como saída da cozinha, ou entrada para o banheiro. Aquilo entra na foto e bagunça tudo. Se sai da foto quem olha acha que a foto foi até em outro lugar. (nossa, onde foi isso, que lindo? as amigas da noiva perguntam)

O mesmo vale para externas. As vezes se pretende descaracterizar o lugar, ou ainda, é preciso clicar de longe mesmo, como num canion...

Se fosse para clicar crianças então (embora não seja o caso), que não param. Certa feita eu penei com um guri. Se não fosse a 70-200 em 200, esquece. Ele me esperava chegar perto e abaixar para sair correndo.

Enfim, ai vai depender do que você precisa na hora, fundo gelatinoso, parecendo sonho, vai de 85mm, está de longe, ou quer diminuir o ângulo, vai de 70-200. Se puder, tenha as duas. Se for começar, vá de 85mm 1.8 que é bem mais barata e depois manda a 70-200.

Essa é a minha dica.

 ;)


D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.