Autor Tópico: Autorização em locais publicos para fotos pessoais ????  (Lida 1878 vezes)

Tigerjubs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 19 de Julho de 2015, 12:15:12
Estou sabendo de varias historias de fotografos amadores a profissionais de serem abordados em locais publicos por policiais que pedem a necessidade de autorização para fotografia autoral de minha regiao, SP, jundiai, campinas, sorocaba etceteras, EM LOCAIS PUBLICOS como parques e ruas, até onde conhecia sabia não existir essa necessidade para fotos pessoais, sendo que hoje com celular todo mundo fotografa tudo a todo o tempo, o problema seria voce fotografar com uma camera profissional ?

Bem, gostaria de saber de alguém que entende a LEI de direitos autorais o que é o que nessa historia de fotografar em LOCAIS PUBLICOS ou estamos perdendo nossa liberdade de expressão nesse regime autoritario que nosso pais esta vivendo.

Desde ja agradeço a todos
"Não fazemos uma foto apenas com uma câmera;
ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos,
as pessoas que amamos." Ansel Adams

Nikon D610/D7100 | Nikkor 50mm/18-35mm | Sigma 50-150mm/18-35mm


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 19 de Julho de 2015, 12:26:38
O tema é longo e complexo.
Mas local público não significa dizer de "uso livre". A rua, por exemplo, é pública, mas não é em toda parte que se pode estacionar.
A autorização pode estar condicionada à atividade de controle estatal para verificação de se o direito de outrem não restará prejudicado; um fotógrafo que interdite, mesmo por pouco tempo, um espaço público terá feito uso privado de propriedade pública.
Não é um palpite; é a posição dos tribunais.


Marcel A.

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 348
  • Marcel
Resposta #2 Online: 19 de Julho de 2015, 13:51:29
" Estou sabendo " ??? .... Cita as fontes, fica mais fácil analisar o caso.