Autor Tópico: Recusa em fotografar casamento gay: aspectos legais  (Lida 6899 vezes)

vmarins

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Vini Marins - Fotografia
Resposta #45 Online: 22 de Julho de 2015, 13:57:48
vmarins, eu acho que se vc tem um estúdio, ou trabalha profissionalmente, onde tem cartaz ou cartão profissional dizendo que fotografa casamento, aniversários, etc, a manifestação artística sai de lado e entra  relação de consumo profissional, cabendo sim o codigo defesa consumidor e as leis que a cercam. Nos EUA abriu um leque de defesa quando uma familia que tem acho que um restaurante e não quis alugar para um casamento gay. O juiz deu ganho de causa, pois a família invocou que essa união é contra os princípios religiosos que a família do dono do restaurante segue. Em todo caso, a melhor saída é mesmo dizer que já tem outro trabalho naquele dia e descartar dessa forma...
Desculpe, mas a Constituição não "sai de lado" frente a uma lei. Existe uma hierarquia normativa entre elas. Se a lei diz uma coisa e a Constituição outra, vale o que está na Constituição.
Quanto a saída de dizer que tem outro trabalho na data, se a pessoa esperar um tempo e pede pra alguém perguntar se a data está livre e você diz que sim?
DSLR - Nikon D750/ D700/ D300 / Nikkor 50mm f1.4D/ Nikkor 85mm f1.8D/ Nikkor 24-70 f2.8G ED/ Nikkor 70-200 f2.8 VRII/ SB-910(x3)/ SB-600


Marcel A.

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 348
  • Marcel
Resposta #46 Online: 22 de Julho de 2015, 14:05:53
O autor quer saber as conseqüências legais de recusar. E Direito é matéria subjetiva , cada um interpreta como quer ,mas , quem decide é o juiz. Na MINHA visão, você pode recusar sim. Fotografo não é restaurante, e seu estúdio não é lugar publico.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #47 Online: 22 de Julho de 2015, 14:22:05
Esse tópico já deu. Tá rendendo discução de Lei e aqui não cabe isso.

Se quer recusar sem sofrer as consequencias: fala que está com a data cheia.

Tópico trancado.

Se o autor achar necessário, mandar mensagem para a moderação que destrancamos o tópico.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM